Estoril Open 2009

Mais um grande nome no Estoril Open:[b] Richard Gasquet[/b] pela 3ª vez no Jamor! 18/03/2009 18:52

Após o anúncio, ainda antes do Natal, dos três primeiros tenistas confirmados para o Estoril Open (James Blake, Nikolay Davydenko e David Nalbandian), João Lagos anuncia mais um “peso pesado” do circuito a uma semana do fecho das listas.

O francês Richard Gasquet, de 22 anos, marcará a presença no evento luso pela 3ª vez na carreira e dois anos após ter perdido a final para Novak Djokovic, na sua segunda aparição no Jamor. A primeira ocorreu em 2004, na qual perdeu na 2ª ronda frente a outro nome que se tornou um colosso do circuito mundial, o actual nº 1 Rafael Nadal, num encontro que punha frente a frente as duas maiores esperanças do ténis mundial nessa época.

Considerado um dos mais talentosos tenistas do circuito, Gasquet não passa a melhor fase da sua carreira. Depois de ter chegado ao top-10 do ATP (o seu melhor ranking é 7º), o tenista não conseguiu confirmar o seu potencial durante 2008 e caiu no ranking, sendo actualmente 24º.

É ainda o mais novo campeão mundial de juniores de sempre tendo finalizado em 1º lugar do circuito em 2002, na altura com apenas 16 anos. Ganhou, nesse escalão etário, os Grand Slams de Roland Garros e o US Open, para além de ter negado o título a Leonardo Tavares no torneio de Istres de 2002.

A conferência de impresa para apresentar a 20ª edição do torneio decorrerá no dia 25 de Março (4ª feira), dia em que também fecham as inscrições para o quadro principal.

Este ano, Frederico Gil terá, quase de certeza, entrada directa, dando mais margem de manobra a João Lagos para a atribuição dos 3 convites masculinos. Rui Machado é o mais forte candidato a obter um. Gastão Elias, João Sousa e Leonardo Tavares são outros candidatos, mas o número de ‘wild cards’ para tenistas portugueses pode ser restringido conforme a solicitação de tenistas populares no circuito à última da hora (nota: a inscrição na qualificação e a atribuição convites tem apenas como limite um dia antes do início da fase de qualificação).
Autor: João Saro

http://www.lusotenis.com/index.php?subaction=showfull&id=1237427577&archive=&start_from=&ucat=1&

Gasquet regressa e Gil entra directo MANUEL PEREZ

A João Lagos Sports anunciou ontem o francês Richard Gasquet como o quarto nome sonante da 20.ª edição do Estoril Open (2 a 10 de Maio). Depois do estreante norte-americano James Blake (actual 13.º ATP) e de dois ex-campeões do torneio, o russo Nikolay Davydenko (5.º) e o argentino David Nalbandián (14.º), eis o regresso de Gasquet (24.º). O gaulês já ocupou a sétima posição da hierarquia mundial e, aos 22 anos, continua a ser apontado como um dos “pros” com mais potencial, fruto do enorme virtuosismo de raqueta em punho.

Gasquet já conquistou cinco títulos em todas as superfícies usadas no circuito ATP e vai actuar no Jamor pela terceira vez. Em 2004 foi afastado, na segunda ronda, pelo espanhol Rafael Nadal, numa altura em que ambos tinham apenas 17 anos. Em 2007 foi batido na final pelo sérvio Novak Djokovic.

Outra óptima notícia refere-se à entrada directa de Frederico Gil no quadro principal. Será a primeira vez que um português consegue esse “milagre” no torneio criado em 1990. As inscrições encerram na próxima segunda-feira, e, no ranking a editar nesse dia, Gil não deverá deixar de aparecer em torno do actual 79.º lugar. Aliás, nos últimos anos, a média do cut-off do Estoril Open tem andado pela 107.ª posição.

Este ano, como se esperava vai-se pagar cara a factura de ter trazido o Federer no ano passado, e prevê-se um quadro fraquinho. Já não há pachorra para o Davydenko, que vem cá todos os anos, e não é propriamente um jogador de que os adeptos de ténis gostem. O James Blake foi uma péssima escolha, porque deve ser caro, e sendo mau na terra batida, corre-se o risco de vir cá e ser eliminado cedo. Resta a esperança de que os 3 wild cards sejam atribuídos a portugueses e assim tenhamos 4 portugueses com entrada directa no quadro principal, e eventualmente mais um ou outro vindo da qualificação.

Havendo este ano pouco dinheiro para trazer vedetas, julgo que o melhor seria aproveitar para trazer essencialmente jogadores com ténis muito atractivo e jovens esperanças a despontar. Por isso deixo aqui uma espécie de lista de sugestões modestas que seriam uma espécie de quadro principal ideal atendendo a limitações financeiras:

jogadores top-20:

  • Verdasco
  • Nalbandian
  • Wawrinka

top-50:

  • Gasquet
  • Tursunov
  • Melzer
  • Feliciano Lopez
  • Gulbis
  • Granollers
  • Chardy
  • Tipsarevic
  • Acacuso
  • Florent Serra

top-100:

  • Fabrice Santoro
  • Dudi Sela
  • Youzhny
  • Juan Monaco
  • Guillermo Canas
  • Frederico Gil
  • Llodra
  • Nishikori
  • Baghdatis
  • Korolev
  • Gramelmayer

Wild Cards:

  • Rui Machado
  • Leonardo Tavares
  • João Sousa

Como adepto de ténis espero ter uma final Gasquet-Nalbandian. São dois jogadores que parecem ter o síndrome da eterna promessa.

Não se falou à uns dias dum jovem croata, que dizem ser o novo Federer, um puto com 17 anos, que tinha pedido um wild-card?
Será uma mais valia?

RMP, deves saber de quem estou falando, agora não me recordo do nome do rapaz.

Sinceramente, não ouvi falar nisso. Nem estou a ver quem seja o croata de 17 anos que dizem ser o novo Federer.

Mas acho uma estupidez não dar os wild cards todos a portugueses. Só se justifica atribuir o wild card a um estrangeiro se for a uma vedeta mundial do ténis que não tenha sido inscrito a tempo mas que mostre vontade de jogar o torneio sem cobrar um cachet elevado.

Por exemplo, no ano passado isso esteve para acontecer, o Djokovic que não tinha sido inscrito pediu para lhe ser reservado um wild card, porque equacionava começar mais cedo a temporada em terra batida. Mas depois abdicou de jogar o torneio e assim o último wild card disponível foi atribuído e muito bem ao Rui Macahado.

Já fui procurar o rapaz, e mea culpa, não é croata, é búlgaro, de seu nome Grigor Dimitrov. Conheces? É tão bom como dizem?

O Dimitrov, sim conheço. Recentemente surpreendeu bastante no torneio de Roterdão ao ter ganho ao Berdych e ao obrigar o Nadal a jogar 3 sets. Na altura eu falei dele aqui no fórum: http://www.forumscp.com/index.php?topic=8067.msg499146#msg499146

Mas reitero: seria uma estupidez atribuir um wild card a um estrangeiro, excepto no caso de ele ser uma estrela mundial do ténis. Se é para apostar em miúdos poderia por exemplo ser dada a oportunidade ao nosso Miguel Almeida de apenas 16 anos que tem tido um excelente percurso tanto no seu escalão (já derrotou algumas das maiores esperanças internacionais), como já ao nível sénior onde já em dois torneios future em Marrocos e no Egipto conseguiu passar a qualificação e ainda passar as primeiras rondas do quadro principal.

Ainda não está confirmado oficialmente.

A lista provisória e oficiosa, postado no Men Tennis Forum é esta:

Entry deadline: March 23, 2009 Seeding: April 27, 2009

1 Davydenko, Nikolay RUS 5
2 Ferrer, David ESP 12
3 Blake, James USA 14
4 Nalbandian, David ARG 15
5 Gasquet, Richard FRA 25
6 Fish, Mardy USA 28
7 Montanes, Albert ESP 35
8 Serra, Florent FRA 49
9 Gicquel, Marc FRA 53
10 Monaco, Juan ARG 59
11 Hernandez, Oscar ESP 66
12 Ginepri, Robby USA 67
13 Gabashvili, Teimuraz RUS 72
14 Junqueira, Diego ARG 73
15 Gil, Frederico POR 74
16 Gonzalez, Maximo ARG 75
17 Garcia-Lopez, Guillermo ESP 76
18 Martin, Alberto ESP 78
19 Gimeno-Traver, Daniel ESP 79
20 Andujar, Pablo ESP 81
21 Calleri, Agustin ARG 83
22 Kendrick, Robert USA 85
23 Capdeville, Paul CHI 86
24 (SE)
25 (SE)
26 (Q)
27 (Q)
28 (Q)
29 (Q)
30 (WC)
31 (WC)
32 (WC)

Alternates

  1. Gremelmayr, Denis GER 88
  2. Nishikori, Kei JPN 95
  3. Minar, Ivo CZE 96
  4. Dabul, Brian ARG 97
  5. Lapentti, Nicolas ECU 98
  6. Darcis, Steve BEL 99
  7. Roitman, Sergio ARG 100
  8. Odesnik, Wayne USA 101
  9. Navarro, Ivan ESP 102
  10. Koellerer, Daniel AUT 103
  11. Beck, Andreas GER 104
  12. Baghdatis, Marcos CYP 105
  13. Kim, Kevin USA 107
  14. Ferrero, Juan Carlos ESP 108
  15. Golubev, Andrey KAZ 110

in http://www.menstennisforums.com/showthread.php?t=140490

Só hoje ao final do dia deverá ser confirmada a lista final pela organização, ficando a faltar depois anunciar os Wild Cards.

Se for essa lista, parece-me bom, mas parece-me ter vários jogadores que apesar de bem cotados no ranking não costumam dar uma para a caixa em terra batida, como o Blake e o Mardy Fish. Mas para compensar tem um esquadrão argentino interessante com Nalbandian, Juan Monaco, Calleri e Maximo Gonzalez, o que é óptimo porque são os argentinos que dão mais espectáculo na terra batida.

E espero sinceramente que o Nishikori seja um dos alternates a entrar, seria uma grande oportunidade para ter em Portugal uma das maiores esperanças do ténis, e que é um jogador pelo qual torço bastante pelo seu estilo de jogo.

Entretanto já saiu a lista oficial para o torneio feminino:

Estoril Open: Finalistas de 2008 lideram lista QUADRO PRINCIPAL DO TORNEIO FEMININO FECHA NA 77.ª DO RANKING

A organização do Estoril Open revelou esta quarta-feira a lista de inscritas no torneio feminino, onde se destacam as presenças das finalistas de 2008. A checa Iveta Benesova, que foi derrotada pela russa Maria Kirilenka, é a melhor classificada no “ranking” mundial, ocupando o 31.º lugar.

Apesar de não haver nenhum jogadora do top-30 - atendendo à classificação neste momento, que poderá alterar-se até ao momento da competição, que se realiza entre 2 e 10 de maio -, o quadro principal acaba por ficar marcado pelo equilíbrio, pois a última tenista com entrada direta, a francesa Pauline Parmentier ocupa a 77.ª posição.

Fora desta lista está a portuguesa Michelle Brito, que será certamente uma das 4 premiadas com um “wild card”.

Lista de inscritas:

  1. Iveta Benesova (República Checa/31)
  2. Maria Kirilenko (Rússia/39)
  3. Sorana Cirstea (Roménia/41)
  4. Petra Kvitova (República Checa/44)
  5. Shahar Peer (Israel/46)
  6. Ekaterina Makarova (Rússia/54)
  7. Sabine Lisicki (Alemanha/56)
  8. Oolga Govortsova (Bielorrússia/58)
  9. Anna-Lena Groenefeld (Alemanha/61)
  10. Barbora Zahlavova Strycova (República Checa/63)
  11. Petra Cetkovska (República Checa/64)
  12. Mathilde Johansson (França/65)
  13. Yung-Jan Chan (Taiwan/67)
  14. Edina Gallovits (Roménia/68)
  15. Julie Coin (França/69)
  16. Marina Erakovic (Nova Zelândia/70)
  17. Kristina Barrois (Alemanha/72)
  18. Severine Bremond (França/73)
  19. Akiko Morigami (Japão/73 SR)
  20. Yanina Wickmayer (Bélgica/75)
  21. Jarmila Groth (Eslováquia/76)
  22. Pauline Parmentier (França/77)
  23. QUALIFIER
  24. QUALIFIER
  25. QUALIFIER
  26. QUALIFIER
  27. WILD CARD
  28. WILD CARD
  29. WILD CARD
  30. WILD CARD
  31. FEED UP: Torhout (Bélgica - 6 Abril 2009)
  32. FEED UP: Monzon (Espanha - 6 Abril 2009)

in http://www.record.pt/noticia.aspx?id=c253b418-11a7-41b7-8740-9db6a17846a1&idCanal=00000117-0000-0000-0000-000000000117

Só pela Maria Kirilenko já me vou esforçar para ir ao torneio :drool:

Esforça-te que eu vi-a o ano passado e terminei a partida sem saber quem tinha ganho. :twisted:

Em principio consigo arranjar “VIP” para todos os dias menos a final. Espero que continue bom tempo. :slight_smile: :arrow:

No meun pódio estão ela e a Ivanovic, qual Serena, qual Jankovic :smiley:

Essa é a fórmula de sucesso do quadro feminino. Aliás, do actual top 10 se o Lagos quisesse investir “só” teria de trazer cá a Ivanovic. O resto seria desperdiçar dinheiro…

Não se estiquem que o namorado, o Igor Andreev, pode muito bem vir com ela… para dar umas raquetadas. :wink:

Sim, sim… Olha bem o slide projectado e depois diz-me se o Lagos está ou não preocupado em divulgar bem o ténis feminino! :smiley:

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=5605f26d-d0ca-41ef-84a4-659a5e8ab065&idCanal=00000117-0000-0000-0000-000000000117

Oh pra cara de satisfeito do homem :rotfl:

Para os babados, podem ver aqui uma data de fotografias fabulosas da Kirilenko e de mais duas tenistas, a Hantuchova e a Golovin:

http://sportsillustrated.cnn.com/2009_swimsuit/tennis/

Como é que é possível não gostar de ténis? :whistle:

[b]Michelle Brito opta por qualificação no Estoril Open[/b] 20/04/2009

João Lagos mostrou, logo na apresentação do torneio, a intenção de dar um convite a Michelle Larcher de Brito para o Estoril Open, mas os rumores de que a jovem prodígio irá preterir o mesmo estão a confirmar-se.

Na chegada à Turquia, onde a selecção disputa uma semana de Fed Cup no Grupo II (4ª divisão de nações), disse que pretende disputar a qualificação para poupar os ‘wild cards’ a que tem direito este ano. Ao jornal “Record”, explicou o critério: «tenho de defender muitos pontos em Stanford e no Canadá e preciso de convites para jogar esses torneios».

Segundo as regras do circuito mundial, Michelle apenas pode aceitar 4 convites até fazer 17 anos (em Janeiro de 2010). Recorde-se que já aceitou um para o WTA International de Memphis em Fevereiro, no qual alcançou a 2ª ronda.

A tenista lusa também está restrita a um máximo de 12 torneios WTA ou ITF. Até ao momento, já disputou quatro torneios desde que completou 16 anos, mas apenas Memphis conta para tal já que o Grand Slam do Australian Open e os WTA Premiers de Indian Wells e Miami são torneios considerados obrigatórios e estão excluídos desta contabilização.

http://www.lusotenis.com/index.php?subaction=showfull&id=1240261563&archive=&start_from=&ucat=2&

Estoril Open: Wild card para Neuza Silva MICHELLE BRITO PREFERE JOGAR QUALIFYING

João Lagos anunciou esta segunda-feira a atribuição de um convite à portuguesa Neuza Silva para a 20.ª edição do Estoril Open.

Depois de Frederico Gil se tornar no primeiro representante português a garantir o acesso directo ao quadro principal do Estoril Open e de Rui Machado ter sido o destinatário do primeiro wild card, Neuza também mereceu essa honra da organização.

“A Neuza é a atual campeã nacional e merece o wild card pelo que tem feito na sua carreira, sobretudo nos últimos tempos. É também a primeira e até agora única tenista portuguesa a ultrapassar a primeira ronda do Estoril Open. Tem ganho experiência e rodagem para poder bater-se com as jogadoras do quadro principal”, referiu João Lagos.

João Lagos referiu ainda ter um wild card para o quadro principal reservado para Michelle Brito, mas a jovem portuguesa optou por competir no qualifying para melhor gerir estrategicamente os parcos convites que os seus 16 anos lhe permitem ter este ano no WTA Tour.

Com os convites endereçados a Rui Machado e a Neuza Silva, ficam por determinar dois wild cards para o quadro principal masculino e três para o quadro principal feminino.

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=0ad06d77-5569-4728-bc65-1924b68b2f6e&idCanal=00000117-0000-0000-0000-000000000117

Momento non-sense:

[b]Irmãos Bryan fora do Estoril Open por erro de inscrição[/b] 27/04/2009

O contingente norte-americano sofreu duas baixas de peso para a participação do Estoril Open. A mais notada e, também caricata, é a reviravolta sobre a presença dos irmãos Bryan, a melhor dupla do mundo da actualidade.

Na passada 5ª feira, a dupla norte-americana foi anunciada pela João Lagos Sports, com os gémeos e o seu treinador até já terem pormenores como hotel reservados, mas não durou muito a ficar em dúvida a presença de ambos.

As listas de entradas para as competições de pares do Estoril, Munique e Belgrado saíram ainda antes do fim-de-semana e nela constava que eles estariam em… Munique. Justificação? Parece que o agente da Best (agência da dupla) que fez a inscrição enganou-se (?) no torneio.

Certo é que já não há volta a dar! Depois de inscritos, a dupla já não pode mudar de torneio.

Ginepri também falha

Outro norte-americano irá falhar o torneio luso. Robbie Ginepri não recuperará a tempo da intervenção cirúgica a uma apendicite aguda. O contigente norte-americano continua com outros três tenistas no quadro principal: James Blake (a grande atracção do torneio), Mardy Fish e Robert Kendrick.

A saída de Ginepri permite a entrada de um semi-finalista do ano passado, o alemão Denis Gremelmayr, fixando o cut-off na 88ª posição do ATP que ocupava na altura. Recorde-se que o tenista esquerdino ainda surpreendeu inicilamente Roger Federer nas meias-finais da edição transacta ao vencer o 1º set por 6/2 e equilibrando o segundo até 5/5.

É pena os manos!

Quanto a Ginepri, não faz falta, o mais certo era ficar-se pela 1ª ou 2ª ronda.