Estereogramas

Bem pessoal nao sei se ha aqui alguem que ja tenha queimado os neuronios a ver isto mas depois de se conseguir as primeiras vezes é muito interessante:

Um estereograma é uma técnica de ilusão de óptica, onde a partir de duas imagens bidimensionais complementares, é possível visualizar uma imagem tridimensional. Basicamente deve-se ver cada uma das duas imagens bidimensionais com um dos olhos, gerando-se a ilusão da tridimensionalidade.

Há anos, os estereogramas têm sido feitos sobrepondo-se fotografias com tomadas de ângulos ligeiramente distintos. Atualmente voltaram à fama, graças aos RDS (Random Dot Stereogram), criados com softwares específicos.

Para conseguir enxergar um estereograma, o principal é conhecer o resultado esperado. A idéia é desfocar a vista da imagem, de maneira que ambas as perspectivas sejam captadas. Alguns recomendam olhar o infinito, ou seja, fitar a vista num objeto distante e, sem desfocar, voltar a olhar a imagem. Outros preferem fitar a visão em um dedo sobre a imagem e lentamente retirá-lo, ou observar o reflexo da imagem num vidro, ou olhar a imagem bem de perto e, mantendo o foco, ir afastando a cabeça, de forma que o foco saia do papel até encontrar o ponto ideal. Depende de cada pessoa e sua condição visual. Alguns estereogramas já trazem um auxílio, como dois pontos, onde você foca a sua visão de forma que os 2 pontos se transformem em 3, então a imagem pretendida aparecerá.

Essas coisas nunca funcionaram comigo, não sei porquê. :inde:

Posso dizer a resposta? ;D

O segredo é nao desistir! Quando nao se desiste consegue-se e o resultado final vale bem a pena! Ja agora quem for tendo mais va pondo aqui.

Bem, eu vi duas formigas, com diferentes tamanhos. Era isto? 8)

Nem mais :wink:

Sempre achei piada a isto :inde:!

Tb vi as formigas, (mas inicialmente identifiquei-as como aranhas :wall: :wall:!)

:arrow:
Só vejo um monte de folhas, mas pelo o que eu percebi da descrição, mão é para focar na imagem, certo?

O objectivo é desfocar a imagem focando um ponto na imagem e procurando o infinito. A imagem revela-se! :wink:

Não consigo, mas parece que vai aparecer uma coisa no canto superior esquerdo, mas perco a concentração logo de seguida.

Fixa o olhar na imagem! Torna-se mais fácil :wink:

Eu até costumo ter olho para estas cenas, mas já fiz isso nesse, e nada :inde:

Vocês andaram a fumar o que? :eh:

É que não consigo “ver” nada :lol:

Também não consigo ver nada! :inde:

:arrow: :-[

O truque é NAO DESISTIR!!! :slight_smile:

Brutal!

Já não fazia isto aos anos!

Expliquem lá como se deve fazer ! :rotfl:

Não posso piscar os olhos!? Tenho de focar um pixel!?

Marijuana alert! :twisted:

“A idéia é desfocar a vista da imagem, de maneira que ambas as perspectivas sejam captadas. Alguns recomendam olhar o infinito, ou seja, fitar a vista num objeto distante e, sem desfocar, voltar a olhar a imagem. Outros preferem fitar a visão em um dedo sobre a imagem e lentamente retirá-lo, ou observar o reflexo da imagem num vidro, ou olhar a imagem bem de perto e, mantendo o foco, ir afastando a cabeça, de forma que o foco saia do papel até encontrar o ponto ideal. Depende de cada pessoa e sua condição visual.”

Aqui só para nós: é preciso fumar algum coisa? :mrgreen:

Já olhei para a imagem algumas 20 vezes e continuo sem ver nada. Normalmente até consigo ver estas coisas facilmente. Quando parece que vou ver alguma coisa, pisco os olhos e volta ao normal :lol: