Estatisticas. Quaresma 01/02 Vs Nani 05/06

... Dizem-me que Fábio Paim será um (potencial) digno sucessor de Quaresma/Ronaldo/Figo. Confirmam-me (quem o viu a jogar já)?

a minha opinião sobre o F. Paim:

• fisicamente muito parecido com Ronaldinho gaucho (altura, constituição, cor de pele e penteado) exceptuando a dentadura inigualável do brazuca.

A jogar é um típico brinca na areia com fintas “à Quaresma” e truques à “Ronaldinho”. Falta-lhe, pelo menos por enquanto, maior repentismo nas suas acções. Parece-me a mim que ,entre os muitos puxões de orelha que já levou, está já com mais vontade (mas não muita…) de ajudar a defender como qualquer jogador de equipa. Mas quando engata dá gosto ver jogar. Leva muita “porrada” por segurar tão bem a bola (demasiado tempo por vezes) e consequentemente enerva-se facilmente, sendo muitas vezes admoestado disciplinarmente por responder ao adversário e/ou contestar com o juiz da partida…

Resta saber se se vai tornar “num Figo” ou “num Dani”…

"Só uma achega, apesar da consideração me parecer disparatada pois Quaresma é genial.

Quaresma estreou-se aos 17 anos, Nani é mais velho…"

O RQ10 nasceu em Setembro de 83 e esse jogo Vs o Porto foi em Agosto de 2001 portanto dizer que só tinha 17 aninhos é algo enganador. O Nani entrou na equipa com 18 e já demonstrava mais maturidade que o Quaresma na Primavera de 2003 agora esperar que o N20 faça fintas estonteantes é o mesmo que pedir-lhe que seja extremo e faça slaloms de 60 metros quando ambos vemos que o Nani não é um extremo puro mas tem técnica, é mais calmo que o RQ10 era em 2001/02 e sabe proteger melhor a bola, em alguns aspectos faz lembrar o saudoso Capitão Barbosa na maneira como quando joga no flanco esconde a bola e espera pela linha de passe enquanto o RQ de outros tempos não esperaria pela linha de passe e tentaria fintar esse opositor e ir para a área e perderia a bola por causa do seu egoismo. O Nani também tem técnica e fintas mas trabalha mais para a equipa em vez de tentar dar show.

Se olhar para as nossas 5 referências recentes (Simão, Viana, Quaresma, Ronaldo, Moutinho) e a comparar o Nani com alguém teria que ser com o Quaresma nem que fosse pela fisionomia dos 2 embora o Nani tem pernas longuissimas (tem umas pernas desproporcionais em relação ao tronco estilo Patrick Vieira).

Concordo que a finta curta do N20 é superior, bem com a sua visão de jogo a 60 metros também é melhor (o RQ evolui muito neste aspecto) e a sua capacidade de trabalhar para a equipa, e parece também ser mais adulto/maduro e muscularmente até agora parece mais forte que o RQ10 que continua algo gordito especialmente nas pernas comparado com os anos de Boloni o que o rouba da dinâmica de movimento que tinha no Sporting e Barça.

Estou apenas a salientar algumas qualidades do N20 e em nada a denegrir o RQ o qual muito estimo e sempre estimarei pois para além de ter uma técnica docinha é um rapaz humilde que não denegriu o Sporting para agradar ao seu novo patrão ao contrário do rapazola da Luz que nunca vai aprender a ser homem pois não passa de um garoto de merda.

P.S. a menos que o Simulão já esteja vendido duvido que o comprem no Verão depois da merda de exibições tristes que tem feito esta época e em Outubro faz 27 anos portanto a dar o salto tem que ser este Verão porque ninguém paga 20 milhões de euros por extremos de 27 anos que actuem na Superliga Betandwin.

André