Pois é caro Rui,
Quatro anos já la vão, desde que se chegou à conclusão que as ilações seriam tiradas nesta altura.
Muita coisa foi escrita, muita gente se chateou, muita gente entrou no forum, muitos sairam, o forum remodelou-se, fechou, reabriu e aqui estamos nós…
Basicamente e sucintamente.
Objectivos cumpridos;
Academia e Estádio, quebra do jejum dos 18 anos, aposta na formação.
Objectivos não cumpridos;
Fim dos constrangimentos financeiros, equilibrio nas contas, possibilidade da SAD viver através das suas receitas.
Continuação das convulsões directivas e da eterna luta pelo poder dentro do clube.
Danos colaterais;
Perda profunda de qualidade da equipa de futebol ainda que tenha obtido mais sucesso em 6 anos que nos 20 anteriores.
Completo desprezo pela parte dos profissionais em relação à instituição Sporting, ex: Jardel, Liedson, Polga, Enak, Douala, etc.
Paraíso de empresários, mercenários, dirigentes afectos a outros clubes e elementos estranhos ao Sporting que foram minando o chamado projecto.
Enfraquecimento na competitividade das amadoras, baixa geral no eclestismo sobretudo devido a falta de pavilhão proprio.
Passivo astronomico, que praticamente triplicou em relação à data de inicio do dito “projecto”.
Completa inoperancia e coerencia na escolha de treinadores para a equipa de futebol.
Mau “interface” entre as camadas jovens e a equipa principal, sendo que apesar da aposta na formação ter melhorado, continua a não existir um plano global no departamento de futebol na equipa.
Grande inépcia da parte dos dirigentes que têm passado, incluindo MRT, JEB, etc, sobre o que é o Mundo do futebol e como se mexer nesses meandros, levando a que oportunistas tenham ficado com o destino do clube nas mãos.
Má gestão de recursos humanos, má gestão na relação com sócios e adeptos, total desprezo pela massa apoiante do clube.
Completo “flop” do empreendimento Alvalaxia que não teve em conta o plano afectivo do “target”, tendo o clube ficado com um “elefante branco” nas mãos.
E podia continuar…
Sei que ha muita gente que terá muitas coisas positivas a escrever, ficarei a aguardar, eu não me orgulho de ter sido o primeiro a chamar-lhes oligarquia, antes pelo contrário, sinto-me estupido e sobretudo enganado por ter acreditado nisto.
Muito sucintamente, o projecto Roquette, já morreu ha muito, não passava afinal de um estádio e de uma academia que tanto nos orgulham, tirando isso, foi como um balão a perder gás.
Adorei ter estado na inauguração do estádio, continuarei a ter o meu lugar, continuarei a ir ver o meu Sporting como sempre, mas se pudesse voltar atras, preferia mil vezes ter o estádio antigo, continuar a ver os putos a treinarem nos pelados, e a ter uma equipa minimamente competitiva e com jogadores que faziam realmente a diferença, e não andar a passar vergonhas de não ter dinheiro para pagar ordenados, ou as contas da água e da luz na academia como no tempo de J.Gonçalves.
O malfadado projecto lançou o SCP numa crise ainda maior que antes e sobretudo deixou o clube nas mãos da banca.
O SCP avança para algo completamente indefinido e não se sabe para onde vai.
Todas as criticas que aqui lancei, todas os medos que aqui expressei, toda a revolta que sempre manifestei, nunca foram suficientes, vi que ia ser mau, nunca pensei que FOSSE TÃO MAU!
Os dirigentes do SCP vivem num autismo doentio, e nunca irão perceber que no futebol é preciso investir para tirar dividendos, escolheu-se o caminho da “tanga”, mas ninguém repara que quanto mais se poupa, mais prejuizo se tem, como tal é com grande apreensão que olho para o futuro…
Espero mais opiniões, que fale toda a gente é a minha esperança, gostava de saber realmente o que pensam
O meu “medo” já é de tal forma que prefiro começar a defender este “status quo” mesmo só na intenção de evitar mais danos, porque se vão começar tudo de novo, dentro de 8 anos estamos aqui a ter esta conversa outra vez.
Algumas coisas me terão passado no momento, se me lembrar de mais escreverei…