Estádio José Alvalade

https://www.wikisporting.com/index.php?title=Estádio José Alvalade

Faltam dados sobre as três eras que se pdoem distinguir:

  1. Qual a capacidade oficial até 1983?
  • qual o dia da inauguração da bancada nova?
  1. Qual a capacidade oficial depois de 1983 e até colocarem cadeiras? (num Caderno d’A Bola eu tinha 75 mil e qualquer coisa)
  • qual o dia em que ficou terminada a colocação de cadeiras?
  1. Capacidade final oficial? (julgo que era de 52411 espectadores, confirma-se?)

E ainda quais as maiores enchentes durante estas três eras em termos de jogos de futebol?

tenho um livrinho sobre o estádio antigo que se calhar diz isso, vou ver! Se no entretanto alguém encontrar alguma referência, avise sff!

não diz! Apenas que eram cerca de 60 mil inicialmente, passando para mais 15mil com a bancada nova. :inde:

Existe algum mal se mandares um email ao responsável disso do Clube?

dá-me o email do responsável do clube pela lotação inicial do Estádio José Alvalade anterior, pela construção da bancada nova, e pela instalação das cadeiras, que eu mando. Mas olha que não deve ser muito fácil arranjar. :mrgreen:

^-^ ^-^ ^-^

Falei se mandares para o actual funcionário… mas é possível nem saber…

sim, mas qual funcionário, responsável por o quê? Tenho ideia que não há ninguém responsável por estas coisas… quem deve saber é com certeza o Mário Casquilho, que às vezes encontro, e posso perguntar-lhe, mas não sei se sabe isto de cor ou sequer se tem pachorra para me aturar. :inde:

Eu sei que é um mau princípio, mais até, é um erro usar como fonte para uma enciclopédia outra enciclopédia.

Mas na wikipedia.pt encontramos isto:

Bancada Nova

Em 1983 João Rocha cumpre uma velha ambição dos sportinguistas a construção da Bancada Nova, alargando a capacidade para 75.200 espectadores. Com esta bancada o Estádio ficou dotado de novas instalações desportivas: a Nave de Alvalade e vários ginásios, onde se treinavam as modalidades de lutas e ginástica.

Esta bancada fechou o Estádio, eliminando o anterior peão, tendo representado também o fim da mítica pista de ciclismo, em nome de um aumento da lotação. no entanto, esta obra permitiu que 7.500 ginastas utilizassem as novas instalações de elevada qualidade.

Em 1984, com esta bancada, o Sporting possuía no estádio e imediações 40 ginásios, sete pavilhões, uma pista de gelo, dois campos de treinos relvados, pista de tartan e o Estádio com capacidade para 72.000 pessoas.

Parece estar aqui uma contradição, ou será que o segundo valor é um typo? Na caixa de informações sobre o estádio no topo da página voltam a aparecer os 75200.

e aparece ainda noutro lugar do mesmo artigo 75000.

Ou seja, inicialmente teria “cerca de” 60000 lugares, e com a bancada nova passou para “cerca de” 75000.

Estive a ver na Wiki o artigo sobre o velho Alvalade, e reparei na história do balneário escondido com equipamentos em farrapos. Já tentei ver na net se encontrava mais sobre o assunto, mas não consegui. Alguém da Wiki me pode explicar a história mais pormenorizadamente? :great:

Não conheço a história, quem escreveu esse artigo foi o Pireza

acho que se calhar fui eu que meti essa parte; está no livro sobre o velho estádio que eu tenho mas que de momento não consigo encontrar. Tenho ideia que foi escrito/coordenado pelo Mário Casquilho.

EDIT: coordenado por José Goulão e rita Taborda, o Mário Casquilho tem um agradecimento especial “apoio, pesquisa, sugestões e participação”.