Esperança para esta época 2007/08

Gostaria de saber não o que desejam, mas o que ainda esperam realmente para esta época.
Até agora tivemos apenas 3 resultados anormalmente bons: A vitória em Kiev e as duas sobre o FCP. Conseguimos assim, se não me engano, os nossos primeiros 3 pontos (de sempre) fora de casa na champions e ganhar a Super-Taça a um grande. A recente vitória em Alvalade ao FCP, apesar de termos tido a chamada “sorte-do-jogo”, soube-nos deliciosamente.
Fomos parar à Taça Uefa e agora há que lutar por ela. Acreditam?
Continuamos na Taça de Portugal e há que continuar a lutar por ela. Acreditam?
Estamos na final da Taça da Liga e há que vencê-la. Acreditam?
Estamos no quarto lugar da Liga e há que subir até ao segundo. Acreditam?
Eu, como não sou pessimista, oscilo habitualmente entre algum optimismo e um triste realismo face ao que o nosso clube tem vindo a evidenciar.
Assim, dado o regresso dos lesionados aliado às duas novas aquisições e a uma previsível (oh, lirismo!) subida da condição psicológica (visto o nosso calendário ser melhor que o dos lamps), penso que ainda vamos ter umas surpresas agradáveis esta época.
Mas já repararam que nos nossos 16 jogos em casa do adversário (3 da Champions, 10 da Liga e 3 da Taça da Liga), apenas ganhámos 1 da Champions, 2 da Liga e 1 da Taça da Liga? Apenas 4 em 16!!!

Espero antes de mais nada que se lembrem da dignidade da Taça de Portugal, para a juntarmos àquela que está a começar. E quero ambição europeia, achando que Basileia, Bolton ou Atlético é que deveriam ter medo de nós.

Acho que já há um tópico praticamente igual a este, mas não tenho tempo para procurar.

Eu sou um optimista por natureza por isso acredito sempre e acho que faz muita falta ao Sporting mais confiança e optimismo, a começar na Direcção que deveria ser o principal pólo aglutinador do Clube, passando pelos jogadores e acabando nos adeptos. Apoderou-se do Sporting uma certa dose de fatalismo, que passa do campo para as bancadas e vice-versa, e que se transformou numa espécie de maldição num Clube em que não param de acontecer coisas estranhas.

Repito que para quebrar este ciclo vicioso era fundamental que aparecesse um lider carismático que injectasse grandes doses de confiança na Academia, num trabalho que deve começar bem cedo e em que gente como Tomas Aires pode ser muito útil. Urge fomentar uma nova mentalidade vencedora e ambiciosa que depois deve ser transportada para a equipa principal até chegar aos adeptos para que deixemos de ler aqui que vamos lutar pelo 5º lugar ou que vamos ser goleados pelos nossos rivais.

Nesta época somos favoritos e temos a obrigação de ganhar a Taça da Liga e nem me passa outra coisa pela cabeça. Na Taça de Portugal é ganhar amanhã ao Marítimo e venha o próximo. Na taça UEFA somos melhores do que o Basileia e acredito que em Março estaremos em forma para enfrentar um adversário mais forte como o Atlético de Madrid ou o Bolton. No campeonato é começar já a dar pisca para ultrapassarmos os lamps no derby que se aproxima.

Sinceramente acho que não estou a pedir nada de especial pois equipas como Marítimo (amanhã), Basileia (13/02 e 21/02), E. Amadora (17/02), Setúbal (24/02 e Final da Taça da Liga), glorigozo (02/03) e Bolton ou mesmo Atlético de Madrid (06/03) não podem assustar os Leões do Sporting Clube de Portugal, é para ganhar e mais nada

Respondendo ao título do tópico: ou isto dá uma grande volta, ou então espero é que a época acabe depressa. :arrow:

[Apesar de ter para mim que temos equipa mais do que suficiente para ficar com o segundo lugar da Liga, ganhar a Cervejolas Cup, ir de novo ao Jamor e passar as próximas duas (sim, duas) eliminatórias da UEFA.]

Como as coisas estão, só faço previsões jogo a jogo.
Acredito que podemos ganhar amanhã ao Marítimo!
Ganhando esse jogo depois falamos do Basileia.

Nao é pela vitória sobre o Porto que vou dizer isto mas tenho mais medo de jogar contra um Maritimo do que contra o Atlético de Madrid ou os gaylamps…este Sporting jogando como underdog vai buscar forcas sei lá aonde e quando joga em casa contra o Leiria onde é indiscutuvelmente para ganhar parece que desaprendem o abc do futebol.

Tiraste-me as palavras da boca"! :slight_smile:

Para salvar a temporada exige-se:

-Taça de Portugal

• Caneco da Cerveja

• 2º Lugar

• Próxima fase da Uefa

• Ganhar aos lamps em Alvalade

(não necessariamente por esta ordem)

Esta, independentemente dos resultados a obter no final da temporada, será uma época desastrosa a todos os níveis e às vezes os resultados interessam mais, mas existem outras coisas que nos fazem ficar preocupados.

Se vencermos a Taça da Liga, a Taça de Portugal e conseguirmos ficar em segundo lugar (duvido mesmo muito), não apagará um retrato de uma época em que não tivemos nem temos um grupo de trabalho unido, não temos uma estabilidade e competência a nível directivo que são preocupantes e acima de tudo, ano após ano, vamos decaindo ainda mais. Isso preocupa-me.

O espectro de uma época positiva a meu ver, seria se conseguissemos dar uma enorme volta por cima do que se tem passado, conseguir uma razoável campanha na Taça Uefa (chegar aos quartos de final), vencer as provas internas acima inseridas e ficar em segundo lugar, mas tendo na mente que muita coisa teria que mudar no clube e no grupo de trabalho.

A nível de campeonato, só peço que a época termine rápido, pois estou mesmo pouco crente que conseguiremos aquilo que neste momento mais se pretende e que a esta hora é de rir: lutar por um segundo lugar.

A minha esperança para esta epoca é que comecem a jogar à bola, o resto virá por acrescimo. :arrow:

Uma boa época será vencer a Supertaça (já feito), a Taça da Liga e a Taça de Portugal e ficar pelo menos em 3º.

Digo com toda a sinceridade que, não sendo campeões, ficar em 2º ou ficar em 3º é totalmente indiferente para mim. O terceiro ainda dá direito à pré-eliminatória da Champions, onde seremos cabeças de série. Se não conseguimos passar essa eliminatória (coisa que o Benfica conseguiu 2 vezes consecutivas), não merecemos entrar na competição.

Porém, acho que há uma enorme diferença entre ficar em 3º e ficar em 4º.

Vencer 3 troféus num só ano jamais poderá ser considerado apenas “razoável”. Estivemos quase 5 anos sem ganhar um único troféu (2002-2007)! Para não falar dos 12-13 anos sem ganhar o que quer que seja (de 1982 a 1995).

Não houve por aí pelo meio uma Supertaça Cândido de Oliveira ganha até com uma vitória na Cesta? Foi por aí em 1986, certo?

Esperança…que a epoca acabe depressa.

O Maritimo já foi, venha o próximo

Sinceramente, não me recordo. Talvez tenhamos perdido a final da Taça contra o campeão desse ano, logo ganhámos direito a disputar a Supertaça. Mas não me recordo.

Recordo-me que a 1ª final da taça que assisti ao vivo no jamor tinha eu os meus 12 a 13 anos, o jogo foi contra o benfica e perdemos por 2-1. Ao intervalo já estávamos a perder por 2-0 e 1 dos golos foi marcado pelo Diamantino o outro não me lembro.
Na 2ª parte o Sporting reduziu por intermédio de Marlon Brandão que mais tarde seguiu carreira no Boavista.

Na caminhada para o jamor o Sporting eliminou o Porto nas Antas por 1-0.

Esta foi a única final da taça que o Sporting marcou presença depois da dobradinha em 82 e antes da vitória frente ao Marítimo no dia 10 de Junho( Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas) de 1995. Dia esse que ficou tb marcado pelo ataque SkinHead no Bairro Alto onde resultou na morte de Alcino Monteiro.

Em relação ao resto da época penso que podemos ganhar a taça da liga e a taça de Portugal se até ao final da prova jogarmos sempre em casa com adversários que não seja o Porto pq não voltamos a ter a mesma caga que tivemos no jogo do campeonato.

A nível da taça uefa penso que vamos ser eliminados pelo Basileia, não temos futebol para as competições europeias. Para o campeonato não acredito no 2º lugar, pq a jogar fora o Sporting é uma equipa banal. Os lamps não estão a praticar um futebol por aí alem mas nota-se uma diferença em relação ao Sporting. Quem vê um jogo do benfica pode constatar que eles carregam sobre o adversário e a qualquer momento podem marcar, no Sporting não se vê nada disso é uma equipa apática onde os jogadores andam perdidos em campo.

Quem me dera estar enganado, mas está época é o que nos espera…

Ganhámos a supertaça ao benfica em 86/86, tendo ganho num dos jogos por 3-0!

Por acaso já tinha comentado isso com um colega.
O Benfica também está a jogar mal, mas é evidente uma diferença entre os jogos deles e os nossos. É que eles lá conseguem ir criando umas oportunidades de golo que desperdiçam (contra o Nacional foram 3 ou 4 oportunidades claras de golo), enquanto nós por vezes passamos 30, 40, 50, 60 minutos sem criar uma única jogada de perigo.

Os jogos fora do Sporting são miseráveis, somos das piores equipas do campeonato nos jogos fora. Não podemos contar com vitórias em jogos fora com esta equipa.