Espanha ponderou declarar guerra a Portugal aquando do 25 de Abril!

Ja quiz fazer esta pergunta ha uns dias atras porque saiu na imprensa holandesa(na 3a passada se nao me engano), citando documentos da CIA que foram tornados publicos recentemente, que o ultimo 1o ministro espanhol sob o regime de Franco ponderou declarar guerra a Portugal a seguir ao 25 de Abril de '74. Motivo: conter o comunismo. Os espanhois chegaram a falar com Kissinger tipo como que a pedir autorizacao pra seguir em frente.
Eu sigo mais ou menos os jornais tugas online e nao vi qualquer referencia a isto!

A noticia passou ao lado em PT ou foi dada pouca importancia ao assunto?

Eu ouvi qualquer coisa sobre isso nas notícias (Antena1), mas sem qualquer destaque.
Não me admiro que tenha sido verdade. :cartao:

A única coisa que sei é no dia 25 de Abril os americanos tinham um navio de guerra ao largo de Portugal para o que desse e viesse.

Xii, se o tivessem feito provavelmente eu nasceria no brasil. :think:

Mais grave:

O que seria o Sporting Clube de Portugal?

Espanhóis :cartao: :cartao:

:whistle:

De facto, assim foi. Durante o ano de 1975 existiram 2 golpadas dos militares que iam retumbando em guerra civil.

Tanto quanto me lembro de ouvir falar na coisa, isto esteve mesmo por um triz, pois os Espanhóis já andavam a “namorar” os americanos com a tal da “ameaça comunista” durante a primavera de 1975.

De facto, os espanhóis temiam uma guerra civil por cá. Vivia-se o PREC (Período Revolucionário Em Curso) e existia uma certa anarquia generalizada entre as forças armadas, o Governo e a própria sociedade.

No 11 de Março de 1975, verificam-se diivisões profundas entre oficiais do MFA. A ala spinolista é levada a tentar um golpe de estado. Dá-se uma insurreição na Base Aérea de Tancos e o ataque aéreo ao Quartel do Regimento de Artilharia 1, em Lisboa. Fuga para Espanha do General Spínola e outros oficiais.

É nesta altura que os espanhóis começam a ver o caso mal parado. Daí até falarem com o Kissinger foi um pulinho. A resposta dos americanos foi “vamos esperar para ver”.

Foi uma altura muito perigosa, sobretudo durante todo o verão quente de 1975, que culminou no 25 de Novembro, a segunda golpada desse ano.

Se com os espanhóis a coisa foi “esperar para ver”, já com os indonésios, que tb lá foram “pedir opinião” os americanos foram mais complacentes e tacitamente responderam que “não se oporiam a uma invasão”. Dia 7 de Dezembro de 1975, a Indonésia invadiu e anexou Timor.

Se o pior tivesse acontecido, seriamos agora o Deportivo Club de Portugal :xock: :twisted:

Ainda bem, senão não podíamos ficar no mesmo grupo do Barça e não nos apurávamos para os oitavos de final. :hand: :slight_smile:

:whistle:

Isto até é normal dado o historial de relações entre os dois países , foram eles que tambem tiveram por trás das invasões francesas.

Temos que ter em conta que :

• O regime de Salazar esteve fortemente envolvido na guerra civil espanhola , até chegou a enviar um destacamento , os Viriatos , aliás sem o apoio directo de Salazar com o território português a servir de base de apoio nunca o Franco teria conseguido o poder.

• Ainda por cima o pessoal habitual invadiu e destruiu a embaixada espanhola em Lisboa.

Tendo em conta os precedentes em cima a Espanha tinha toda a legitimidade para intervir , só o não fez porque o regime de Franco estava completamente isolado a nível internacional e porque mantinhamos os contactos com os nossos aliados , o facto de nunca ter chegado a haver guerra civil deve tambem ter pesado bastante para nunca ter chegado a haver uma intervenção estrangeira.

Gasolina a cerca de menos 0,25 euros/litro (da Galp)…
Automóveis muito mais baratos…
Salário mínimo a cerca de 1500 euros…
E isto entre outras coisas…

Dá que pensar… :shifty:

E depois pensas: eu vou ser espanhol? Falar alto ao telemóvel para todos me ouvirem? Ser espalhafatoso? Comida que mete nojo, pão sem açúcar? Filmes dobrados com vozes de telenovela mexicana? :sick: :twisted:

Se tivesse acontecido
já nem pensarias
simplesmente serias! :twisted:
Já pensaste nisso? :twisted: :twisted:

Talvez por viver perto da fronteira, conheço muitos “hermanos” que são o contrário do que retratas.
Ai, essa tendência humana de generalizar… ;D

Primeiro nao acabas a partida de xadrez (nem desistes) e segundo só porque uns marados quaisquer
decidiram invadir a embaixada Espanhola (fizeram muito bem , que naquela altura eram uma cambada
de fdps nacionalistas) consideras que isso dá legitimidade a alguem para invadir outro pais ?

Tambem acho piada quando dizes que sem o apoio do Salazar os fascistas nunca teriam ganho a
Guerra Civil Espanhola. Aposto que se o Franco tivesse que escolher entre Os Viriatos e a Legiao
Condor nem pensava duas vezes. Descartava logo os Junkers, pilotos da Luftwaffe e
os outros “voluntarios” da Condor,em favor dos mosquetes, canivetes e chouricos d’Os Viriatos.
Infelizmente nao teve que fazer tao dificil escolha, podendo assim contentar-se com as bombas
Alemas e a salsicha Portuguesa. Reparem que nao tenho intencao alguma de insultar o bom nome
do Franco ou dos Nuestros Hermanos ao dizer que andavam contente com a salsicha Portuguesa.

Mas mais engracado ainda é achares que os Americanos eram/sao nossos aliados, ainda estou para
perceber que escolha teriamos se eles decidissem nao ser “nossos aliados”
Nós quanto muito somos “protegidos” mas pagamos pelo privilegio com bases militares e/ou declaracoes
de guerra em solo Portugues (nunca me senti tao envergonhado em ser tuga como nesse dia), o voto
certo nas Nacoes Unidas e nao esquecer um mercado de 10 milhoes de papalvos para a Coca Cola, McDonalds,
Starbucks e outros productos que dificilmente iriamos conseguir sobreviver sem os ter ao nosso
dispor…Como podes constatar somos nós os que mais lucramos com a protecao dos nossos amigos.
Nem sei como é que conseguimos ser independentes durante os outros 700 anos

Se até os Ingleses tem que baixar as calcinhas, iamos mesmo ser nós os aliados, deve ser por
causa do nosso poderoso e vasto exercito lhes fazer muita falta…

Eu vivi quase dois anos em Barcelona e digo-te já que se queres generalizar:
A comida é melhor que a nossa, nem sabia que o pao tinha acucar, telemoveis quase que nao
havia* e quanto ao ser espalhafatoso, só te digo que sair lá á sexta ou sabado á noite é muito mas muito
melhor que em Lisboa (onde nasci e acredita que me custa dizer isto) e os filmes infelizmente sao
dobrados por actores Espanhois, por isso nao sei onde é que vais buscar essa dos Mexicanos, mas posso-te
dizer que há varios cinemas onde podes ver os filmes com legendas.

*Já passaram uns bons anitos, vivi lá no principio dos 90.

Claro que em portugal não se deu destaque, tudo o que sirva para denegrir a “sagrada esquerda” passa ao lado dos nossos média, com a benção do Dr(…) Sócrates.

Quanto a generalização dos espanhóis, o que eles pensam dos portugueses e do típico portugues é aquele gajo de calças de treino do benfica que compra 2 bifes para o jantar em casa.um para ele e o outro para dividir pela mulher e pelos 7 filhos, todos com bochechas rosadas e buço desde os 3 anos. O típico lampião,portanto.

E em Barcelona vive-se com uma classe, em todos os aspectos, como em Portugal pouco há.

P.S-Eu tenho ORGULHO em ser português, mas não me orgulho da maioria dos portugueses :arrow:

Agora fiquei mesmo confuso, explica-me lá como é que dar a noticia ia denegrir a imagem da esquerda?
Antes que comecem as bocas, quero dizer que nem sou de esquerda nem nunca votei em nenhum
partido, nem esquerda nem direita.

Nao consigo entender como é que se fossemos invadidos pelo governo fascista Espanhol ainda ia ser
culpa dos que fizeram o 25 de Abril, os mesmos que te deram a liberdade para estares aqui a dizer
mal deles ou de quem te apeteca.
Espera, já alcancei…Esse revolucionarios da merda deviam era ter estado quietinhos lá no quartel deles,
deixarem a PIDE arrancar as unhas ao pessoal, o estado a devia continuar a matar indigenas nas colonias,
a censura a cortar todos os filmes ou cancoes em que apareca a palavra liberdade, os hospitais a tratarem
dos militares que vinham de Africa com 21 anos e sem uma perna e a Mocidade Portuguesa a marchar aos
domingos, que era onde tu irias estar com essa idade. E podias comecar a preparar-te para ir para o mato
andar aos tiros com os inimigos da Patria Amada, já viste a tua sorte ?

Diz lá que nao estavamos muito melhor sem esses tipos com a mania das liberdades ? Com um bocado
de sorte o Franco ainda perguntava se nao queriamos mudar o nome para Galiza do Sul e juntarmos os
trapinhos Azar do ca****o, tiveram que vir esses revolucionarios de um lado e do outro da fronteira
dar cabo disto tudo, logo agora que tudo ia de vento em popa…

E quanto a Barcelona tambem te posso dizer que há muitos lampioes xungas de fato de treino, aliás
até há um nome para esse tipo de pessoas, chamam-se garrulos mas nao sei se escrevem assim.
Podem nao ser lampioes mas sao xungas quanto baste. pessoas dessas há em todo lado, já os vi
na Alemanha ou em Inglaterra. Só muda a marca e a cor, o fato de treino é quase igual

Aqui na Suécia não há :mrgreen:

Quanto ao resto do texto, por agora não me pronuncio

Claro que para mim a invasão de uma embaixada não é motivo para invadir um país , mas olha que dá um bom pretexto e as embaixadas têm estatuto extra-territorial , no caso da embaixada espanhola é território espanhol.
Dizes que eles fizeram bem em invadir a embaixada porque eram uns fdp duns nacionalistas , por essa ordem de ideias então eles poderiam ter usado esse mesmo pretexto já que não gostavam que a sua embaixada fosse atacada por um bando de comunas.

Quanto aos Viriatos é claro que foram carne para encher chouriços , o principal foi o apoio lojístico.

Quanto ao jogo de xadrês não vou desistir porque quero continuar , apesar de achar o teu jogo muito defensivo e cauteloso.

Entao continua, e teres a lata de dizer que eu jogo muito defensivo e cauteloso quando tu fazes uma
jogada cada tres meses deve ser pra rir.

Vamos todos bater palmas por o Salazar ter mandado Os Viriatos servirem de carne para canhao
em Espanha, e nao esquecer o apoio logistico, que nao passou de abrir as fronteiras e deixar
os assassinos dos nacionalistas irem atacar onde mais jeito lhes desse.
Nao te esquecas que estas a defender os aliados dos NAZIS

E ve lá se jogas mais e mandas menos bocas, eu tenho mais de 60 e tal jogos terminados.

Nacionalismo não é crime