Escola deixou crianças à fome (Portugal)

Estupidez de ambos os lados (pais, que mesmo tendo sido avisados mandam os filhos para lá sem terem o que comer, e escola) , no meio disto tudo safa-se a funcionária, um bem haja a essa senhora :great:

Foi exactamente isso que me fez espécie quando ouvi a noticia pela 1ª vez!

Não só não comes como ainda cheiras a bucha dos teus colegas e os vez comer!

dasse, e vergonha na cara. Não temos?

As duas partes (escola e pais) falharam. Não pagavam acho muito bem que as refeições sejam cortadas, mas colocar uma criança junto das outras, vê-las almoçar e não o poder fazer sem saber bem porquê é daquelas coisas que pode marcar a infância. Gostava de saber melhor os contornos da falta de pagamento da família (se por esquecimento, falta de vontade ou impossibilidade financeira), mas que nos próximos tempos vão surgir cada vez mais notícias deste tipo não tenho dúvidas. Ainda no outro dia assistia a uma cena no autocarro, uma mulher que já tinha sido apanhada várias vezes sem bilhete foi convidada a sair e ela respondeu “levem-me presa, façam o que quiserem, mas eu não vou pagar bilhete”.

A escola poderia ter alguma razão se, com antecedência, avisasse do risco que corria a menina em caso de incumprimento contínuo; o que parece que aconteceu. Mas perdeu-a toda quando impediu que a tal funcionária pagasse o almoço à menina e quando a sentou junto de outras que estavam a alimentar-se. E mesmo assim, era apenas “alguma razão” porque deveria ter encaminhado o caso para a Protecção de Menores e responsabilizar os pais pela eventual “fome” que passasse a menina…

Falando a título pessoal , a minha mãe está colocada numa escola onde há mais de 50.000 euros de montante em dívida pela parte dos pais , muitos deles vão buscar os putos com grandes carrões mas pagar o almoço dos putos é que não.

Já houve despedimentos e congelaram a contratação de mais funcionários por causa disso , mas os responsáveis da escola tiveram a decência de avisar todos os pais que se não regularizarem as contas os putos vão ficar sem almoço.

Já vamos a meio de Outubro e ainda não houve pagamentos para ninguém , e qualquer dia lá vem uma notícia destas.

Mas julgam que alguém recusa comida a uma criança se não tiver um grande motivo para isso?Eu não acredito , até porque uma decisão dessas ninguém toma sozinho e teve de ter apoio da restante direcção.Esta situação não é assim tão preta e branca , de certeza que há história por trás , tipo já terem avisado os pais montes de vezes e eles “cagarem na cena”.

As escolas já não têm orçamento para quase nada , tentem lá gerir uma instituição que dá prejuízo crónico e para ajudar à festa leva cortes no orçamento , se as pessoas não cumprirem as suas obrigações “não dá mesmo”.

O que aqui está em causa na minha opinião não é a recusa da refeição mas sim a atitude.

Claro que há mais história, até porque é impossível perceber o porquê de a escola não ter permitido que uma outra pessoa pagasse a refeição à criança. Isto sabemos: a criança não tem culpa.

Sim, as escolas não têm dinheiro nenhum disponível. Sei-o bem porque sou fornecedor de vários agrupamentos escolares (a boa ideia do governo de agregar as escolas e reforçar o poder de negociação) que me devem algumas dezenas de milhares de euros. Os prazos de pagamento, muito enaltecidos na hora dos concursos, já expiraram, mas a luta para que me paguem é diária. Mas se fosse eu a dever dinheiro ao Estado…

A minha irmã está a tratar de um processo de insolvência de uma empresa que deve cerca de 35.000 ao estado.A empresa já foi desmantelada , 20 pessoas no desemprego .Era uma instituição perfeitamente estável e viável.

A parvoíce da história é que o próprio estado deve mais de 200.000 à empresa em questão por serviços prestados.

E a lei impede que o Estado pague esses 200.000 euros porque a empresa…deve ao Estado (Segurança Social). É a lei que temos.

É um labirinto autêntico que defende quem está na economia sabendo que a controla (Estado). Se o director dessa empresa se dirigisse a esse devedor estatal e lhe pedisse que pagasse os 200.000 para que ele pudesse liquidar a dívida que tem para com o Estado, esse mesmo devedor não o poderia fazer…porque a empresa deve dinheiro ao Estado.

É uma estupidez de todo o tamanho. Quando as empresas não tem qualquer mau ponto no seu historial, a aprovação do pagamento deveria automática, mas “eu” sou obrigado a requisitar documentos às Finanças - mensalmente, vários documentos, num desbaratar de tempo ridículo - em como nenhuma das empresas deve dinheiro ao Estado, para que possa receber esse dinheiro que o Estado me deve.

E pagam-me numa média de 20 dias depois do acordado (90 dias).

Para não fugir ao tópico , posso adiantar que muitas empresas já começam a recusar prestar serviços ao estado , mais concretamente fornecer comida ás escolas , mesmo por causa destes casos , as escolas não têm dinheiro , logo não pagam , e as empresas podem correr o risco de fechar se não entrar dinheiro.

[hr]

Essa lei de que falas é feita à medida para o Estado aplicar calotes.

se não fosse esta atitude chocante e radical provavelmente ninguém falava no assunto. assim pelo menos sempre se discute a situação.

às vezes sao precisas atitudes destas para acordar uma sociedade adormecida e alienada.

Acabei de ouvir a Directora da Escola em questão na televisão. A situação não foi tão grave (fazendo fé nas palavras dela) como a que foi denunciada pelo Correio da Manhã.
Segundo o que disse a senhora, não é verdade que a criança tenha sido obrigada a ir para o refeitório com as outras crianças. A criança foi metida numa outra sala juntamente com uma Auxiliar Educativa que se encontrava a almoçar nesse local. À criança foi-lhe recusado o almoço mas que lhe deram algumas sandes (não me apercebi do número). Para além disso, tinha já sido dada ordem para reforçar o lanche da criança.

Sendo verdade o que disse a Directora, considero que a situação já não é extremamente grave.

Mas continua a ser muito grave.

Mas que raio deu na cabeça desta senhora para recusar o almoço a uma criança?

Eu estou-me pouco borrifando para as atitudes dos pais, se estavam a trabalhar, ou a beber, ou se não têm dinheiro ou se são pura e simplesmente maus pais. Estou-me borrifando se a Senhora Directora tem ou não um orçamento apertado. Estou-me borrifando se ela fez 6 ou 7 avisos.

Não se recusa uma refeição a uma criança. Repito. Não se recusa uma refeição a uma criança.

Pior que isso é o facto de a senhora ter resolvido castigar uma criança de 5 anos pelas atitudes (ou provavelmente pela pobreza) dos pais. Mesmo admitindo que foram os pais que falharam por incúria (embora não esteja descartada a hipótese de ter sido por incapacidade ou pobreza), não se castiga uma criança pelas acções dos seus pais. Ainda para mais um castigo alimentício.

Sem querer desculpar a Directora - teve uma atitude asquerosa, incompreensível e provavelmente (quero eu acreditar) impensada, maldito seja este país e estes (des)governos dos últimos 35 anos que “obrigam” as escolas a terem estas atitudes, racionando-lhes os orçamentos. A alimentação das crianças (pelo menos na primária) deveria ser gratuita. A falta de alimentação leva as crianças a terem falta de rendimento escolar.
Por tudo isto, este país tem de mudar. E drasticamente. E rapidamente. Antes que eles acabem connosco.

A direção participou à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.
:clap:

esta história não tem nada de novo, aconteceu o ano passado numa escola que conheço muito bom porque eu era então o presidente da associação de pais. Demorou foi mais tempo até isso acontecer, foram 3 meses. E depois aconteceu, e a criança em questão também ficou com as outras no refeitório, o que tem uma explicação muito simples: não há pessoal para ter uma funcionária só com uma criança.

Percebam bem isto, pura e simplesmente as escolas públicas não têm pessoal, já tinham pouco, e foi diminuído. Ou ficam as crianças todas juntas, ou ficam sem acompanhamento, o que não pode ser. Queriam que fizessem o quê com a míuda, que a fechassem sozinha trancada numa sala, ou a pusessem da porta da escola para fora? A alternativa tinha sido chamar a segurança social para levarem a menina!

E os pais sabem disto! E temos empresas a ir à falência, e a despedir pessoas que também têm filhos, porque há pais que acham que não são responsáveis pelos seus filhos. Os mesmos pais que, na escola que o Diego8 conhece, têm brutos carros, ou na escola que eu conhecia, passam as tardes no café a beber o RSI.

@Liurai: se tinham que pagar é porque não têm direito a SASE; ou seja, têm um rendimento per capita superior a 400 euros por mês, se for pai mãe filha são €1200/mês, ora as refeições custam €1,46, quem ganha 1200 pode pagar! Não me venham falar de “pais pobres coitadinhos”!

A escola agiu como tinha que agir, com uma coragem brutal, sabendo que iria ser vilipendiada, e tem todo o meu aplauso!

quem recusou a refeição à criança foram os pais. o resto é balelas

Baixa lá o braço e deixa de nazi :lol:

A Atitude da escola em deixar uma criança a fome e ao lado de outras que estão a comer é desumano. Não se recusa comida a uma criança. Uma criança de 5 anos tem lá culpa que os pais sejam caloteiros, mas mesmo assim ainda se fosse uma fortuna, agora 30€, mas mais casos destes vão começar acontecer porque as pessoas simplesmente não tem dinheiro!!

Well, como se viu quando foi necessario removar uma das ditaduras mais bolorentas da Europa, tudo e possivel, basta querer…

Noticia sensacionalista à Correio da Manhã :arrow:

Fica o comunicado da escola:

[url]http://www.esla.edu.pt/joomla17/images/comunicacaoescolafamilian5.pdf[/url]

[b]Aos muitos cidadãos e cidadãs responsáveis que se voluntariaram para pagar as refeições desta menina informo que a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres receberá,de bom grado, o contributo da vossa generosidade[/b], não para esta criança em particular, uma vez que não precisa,[b]mas para as muitas outras que necessitam de ajuda[/b]

:clap:

Muito gostam voces de generalizar. Metam nacabeça que o falso pobre, que diz que não tem e anda nos cafés e com brutos carro está em vias de extinção. Metam na cabeça que existem muitas familias com pobreza extrema. Familias que não tem o que dar para comer aos filhos.

SASE!? A minha irmã recebe mais que 400 euros mas não chega aos 500. Não tem direito a SASE. Tem 2 filhos. É Preciso explicar aqui por A + B as contas que ela tem de fazer para dar de comer aos meus sobrinhos!?

Já enjoa a conversa do RSI gasto nos cafés. Isso pode acontecer, mas a maior parte não paga porque não tem. Ponto.

M**** de sociedade. M**** de mentalidade.

Toca a ssobiar para o lado, ser politicamente correcto e andar em frente. Desde que em nossa casa não falte o pão que se lixem os outros.

ÁGua e pão não se rejeita a ninguém. E quanto ás escolas não terem dinheiro para pagar a firmas, sem stress, vendam os brutos carros.

Gostava era que esta comunicação social popularucha noticiasse o que se passa já há vários anos referindo o porque de muitas crianças terem como única refeição a da escola.

Acredito que isso não interesse para nada, convém esconder o estado máximo de pobreza do país.

Não sabem o que é ter um autocarro de miúdos cheio logo de manhã a gritarem que tem fome.

Agora pegam num caso, extremam ao máximo, ainda por cima do Correio da Manhã, em que para umas coisas tudo o que escrevem é mentiras em outras já se acredita piamente em tudo o que escrevem, depois vê se no fim que não foi nada de tão extraordinário. Desde que entregaram os refeitórios às empresas privadas que a qualidade que já não era muita caiu ainda mais a pique, também se tivesse um filho não sei se pagaria o valor mensal para essa trampa. A quantidade de criticas que recebem é enorme.

O comunicado da escola toca num ponto importante se querem ajudar que ajudem porque há muitos que realmente precisam de ajuda.