Escola deixou crianças à fome (Portugal)

[size=20pt][b]Escola deixou crianças à fome[/b][/size]

Nada justifica uma criança passar fome. Não é justo castigá-la a ela." A crítica é de Teresa Francisco, mãe de uma criança de cinco anos que foi proibida de almoçar na última quinta-feira na EB1 nº 2 de Quarteira (Loulé). Tudo porque a família não pagou a mensalidade da alimentação, cerca de 30 euros.

A denúncia do caso partiu de pais de outros alunos, que pediram anonimato, que ficaram revoltados com a situação, considerando um acto de “má-fé” a forma encontrada pela escola para lidar com o caso. Ao que o CM apurou, mais alunos não almoçaram nesse dia pelos mesmos motivos, noutras escolas do Agrupamento Dr.ª Laura Ayres.

A aluna da EB1 nº2 frequenta a pré-primária e terá mesmo ficado “sentada ao lado dos colegas, sem refeição, enquanto estes almoçavam”, conta Teresa Francisco. Vários pais criticam a violência psicológica a que a menina foi sujeita e afirmam que “uma das funcionárias foi impedida pela direcção da escola de pagar a refeição da menina do seu próprio bolso”.

Sobre o assunto, a directora, Conceição Bernardes, explica que “todos os pais foram informados das medidas, que seriam aplicadas caso não regularizassem as dívidas até 9 de Outubro”. Além disso, “podiam ter pedido a renegociação desses valores e até dos escalões, mas alguns foram negligentes e não o fizeram”. Os casos de incumprimento “foram participados à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens”.

[url]http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/ensino/escola-deixou-criancas-a-fome[/url]

Só peço isto a todos os foristas, e que passem a palavra:

[b]Porque a barbárie contra as crianças é assunto de todos[/b]

A propósito disto, a Lucia Gomes escreveu a seguinte missiva:

Exmos. (as) Senhores (as),

face à notícia da edição do Correio da Manhã do dia de hoje, não posso deixar de manifestar o maior repúdio pelo sucedido e pelas declarações da Directora da Escola E.B.1 de Loulé.

Informo V.Exas. que o sucedido configura a prática de um crime de maus tratos a menores, a quem foi confiada a sua educação (!), crime previsto e punido pelo artigo 152º – A do Código Penal. Visto tratar-se de um crime público, efectuei já a competente queixa crime contra a Directora da referida escola.

Espero que da parte do Município seja aberto o competente processo disciplinar com vista ao despedimento e a proibição imediata do contacto dessa senhora com as crianças.

É, de todo, inadmissível, que, confrontada com a situação tenha respondido com o facto de ter avisado as famílias e que estas foram negligentes.

É dever de qualquer pessoa, até por mera questão de civismo e humanismo, respeitar as crianças. Essa senhora não só não respeitou, como violentou desumanamente e impediu que uma funcionária fosse ao seu auxílio.
É indescritível e inadmissível o sucedido. E mais o será se o agrupamento nada fizer.

Com os melhores cumprimentos,

Peço desde já a todos os cidadãos preocupados que se sintam revoltados perante uma criança a quem é recusada comida para o almoço que enviem este e-mail para:

info@eb1-n2-quarteira.rcts.pt; cmloule@cm-loule.pt; dge@dge.mec.pt; gestao.esla@gmail.com

[url]http://5dias.net/2012/10/16/porque-a-barbarie-contra-as-criancas-e-assunto-de-todos/[/url]

Atrasada mental, mentecapa de m.erda.

Eu não quero viver nesta sociedade. Metam os orçamentos num sitio que eu cá sei

Isto só ao tiro.

Isto está a ficar inacreditavelmente insuportável! Haja um pingo de vergonha nesta gente e tornem-se seres humanos!

A palavra será passada, paraver.

Cambada de atrasados mentais!!!

concordo plenamente com a acção da escola. Os pais sabem que não pagaram, e mesmo assim enviam a criança sabendo que não vai ter comida. A empresa que fornece as refeições tem salários para pagar, em geral muito perto do salário mínimo, e se os pais não pagam, os funcionários não recebem. Para além disso, muitos pais que não pagam as refeições se calhar depois passam as tardes no café a beber minis.

Esses pais deveriam ser responsabilizados pelo abandono a que votaram a filham, deixando-a passar fome. A responsabilidade é toda deles, a escola fez o que tinha a fazer, ainda alimentou a criança 30 dias quando não o tinha que fazer. Se a escola falhou, foi por não ter chamado a comissão de protecção de menores para tomar conta do caso.

Ya, também fizeram muito bem em não deixar a funcionária pagar a refeição à criança. :wall:

Eu não condeno a escola, porque há muita família que não tem dinheiro para comer mas tem dinheiro para andar no café e comprar tabaco. Agora,quererem pagar a senha à criança, e a direcção não deixar… Isto ultrapassa-me. É chocante.

Segundo revelou ao jornal Teresa Francisco, mãe da aluna que frequenta a pré-primária naquele estabelecimento de ensino, a menina ficou "sentada ao lado dos colegas, sem refeição, enquanto estes almoçavam". Outros pais contaram, sob anonimato, que [b]uma das funcionárias foi impedida pela direcção da escola de pagar do seu próprio bolso a refeição da criança[/b]. Os pais acusam a escola de ter agido de má-fé e de ter exercido violência psicológica sobre a criança.
In Jornal I

Estas m***** revoltam-me :wall:

Sentar a criança ao lado das que vão comer, a meu ver é tortura psicológica. Epá, essa merda não consigo aceitar.

Na crise, é o pior do ser humano a vir ao de cima. :’(

Mas não podemos tomar a parte pelo todo, sobretudo quando essa “parte” é claramente minoritária.

Mas mesmo que fosse esse o caso, e sobretudo no estado em que estamos, não justifica em nada que se recuse comer a uma criança. Este é um exemplo da falta de valores com que estamos neste país. Tem começado nos governos que nos têm desgovernado (este governo é do piorio mas os anteriores não se ficam muito atrás), e depois estende-se para alguma população que tal como o governo quer ser mais papista que o papa e depois só faz figuras tristes e neste caso agravado por um evidente caso de maus tratos a menores. É mesmo vergonhoso.

:arrow: :arrow:

Que filha da puta! Não sabe o que é viiver! e aposto que não tem filhos… se tem nao os ama!

:xock: :xock:

Nem quero acreditar no que li.

Fonix
Nao se nega comida a ninguem , e em especial a crianças
Ainda por cima senta.la á mesa a ver as outras comer
Que vergonha
Enfim nao consigo qualificar
Isto nao iliba eventuais responsabilidades dos pais

SL

Portugal!? Eu não quero voltar para a ilha, EU VOU VOLTAR PARA A ILHA!!!

Atitude nojenta dessa mulher! :’( Não se faz!

O que me choca nisso é o facto de terem colocado a criança junto das outras mas sobretudo o facto de não terem deixado a funcionaria pagar a refeição.No resto tenho de concordar com a atitude da escola.

Há qualquer coisa aqui que não bate bem. Então a gaja não deixa a criança comer porque não foi paga a refeição, e rejeita que uma outra pessoa pague a refeição da criança? Isto é sadismo.

Epá não defendam o que não tem defesa. Se a criança estava com a mensalidade em atraso, era enviada para casa com os pais logo de manhã. Agora negar comida, e ainda pior, meter a pobre na mesa a ver as outras comer? Estamos a falar de uma criança de 5 anos? Têm noção da gravidade da situação? E impedir que alguém lhe pagasse a refeição???

Despedimento imediato para essa vaca.

Era uma bigorma em cima dessa besta!