Gostava de ver confirmada, se fosse possível, os anos em que Mário Coelho | Wiki Sporting Gonçalves jogou no Sporting e a sua posição.
Isto porque encontrei esta informação num site:
Mário Salgado Gonçalves: Nascido na Costa da Caparica em 15 de Setembro de 1931. Aos 18 anos ingressou no Sporting onde jogou durante 7 anos como defesa-central, mas viu sempre a sua ascensão prejudicada devido a um outro grande defesa-central, o Passos, que era também titular da Selecção Nacional. 1954 – Campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal. Realizou excelentes exibições no torneio da Nato, jogando pelas Forças Armadas Portuguesas, ganhando o mesmo. 1956 – Emprestado ao Atlético por uma época realizando excelentes desafios. 1958 – Campeão nacional pelo Sporting, mas sempre jogando menos do que podia pois o lugar tinha dono "efectivo". Nos anos seguintes representou vários clubes entre os quais o Salgueiros e o Vianense, acabando a sua carreira desportiva no clube da sua terra, os "Pescadores".
Já actualizei a página com a informação que não entra em conflito, mas gostava de saber qual das duas informações (wiki ou site) está correcta :great:
De acordo com o Almanaque do Sporting, o Mário Gonçalves era Médio e só jogou no Sporting durante 2 épocas, nomeadamente 1953-54 (título nacional e Taça de Portugal) e 1957-58 (título nacional).
Em 1953-54 actuou num jogo para o Campeonato e em 7 jogos para a Taça de Portugal, enquanto que em 1957-58 actuou somente num jogo para o Campeonato.
Em nenhuma das épocas marcou qualquer golo.
[hr]
O Almanaque confirma a data de nascimento desse site e acrescenta que a sua estreia pelo Sporting ocorreu a 16 de Maio de 1954, no Jamor, numa vitória nossa por 3-2 sobre o benfica. O treinador era o Szabo.
[hr]
Ou seja, a posição que está na wiki deverá estar correcta, bem como o seu palmarés. No entanto, na wiki dá a ideia que ele teve mais do que duas épocas no Sporting e coloquei aqui mais alguma informação para a eventualidade de quereres desenvolver a página
Combinadas não, mas reformular a página das Modalidades, talvez dando-lhe um outro objectivo seria mais proveitoso… por exemplo tornando a página um mini-portal para encontrar os vários elementos das diferentes Modalidades pela Wiki fora.
Quanto à função de mini-portal, acho que a página já cumpre isso em certa forma, já que em cada modalidade procura-se fazer um pequeno resumo histórico, lista-se os palmarés e todas as figuras que possuem páginas na Wiki. Talvez poder-se-ia é fazer uma reformulação a nível gráfico
A página Sporting Solidário está categorizada como “Grupos e Organizações” mas não foi colocada na respectiva sub-secção nos Relacionados, no entanto pelo que percebi o Sporting Solidário é um projecto do Clube e não um grupo ou uma organização, se assim for não será muito difícil encaixar uma referência a este projecto por exemplo na secção “história e factos relevantes” mas para isso era necessário ter um pouco mais de informação.
Vou ver porque é que João Salgado não consta dos planteis de que fez parte na formação do Sporting. Deve ter sido um esquecimento meu :-[
As páginas Carlos Marques e Manoel Filho foram criadas quando comecei a meter os jogos particulares, mas estes jogadores nunca fizeram parte dos planteis principais do Sporting e por isso nunca jogaram em jogos oficiais, daí que não apareçam em lado nenhum. Depois verifiquei que havia muitos mais jogadores nestas circunstâncias e optei por não criar mais páginas similares.
Quanto à última questão é verdade que o Futebol é uma modalidade, mas por norma faz-se a distinção entre a actividade desportiva principal e as restantes desta forma, de resto o que está na Secção Palmarés é a relação dos principais títulos conquistados nas modalidades de maior visibilidade, enquanto na Secção Modalidades cada uma delas tem o seu palmarés mais detalhado, portanto não é a mesma coisa nem me parece que essa observação faça muito sentido porque julgo ser importante haver uma forma rápida de de se ir directamente ao palmarés do Clube e uma secção para todas as modalidades excepto o Futebol que já tem um tratamento pormenorizado época a época.
Ao fazer o calendário do mês de Outubro, só encontrei uma imprecisão nas datas que não consegui resolver.
Na página do Virgílio Lopes | Wiki Sporting temos que nasceu a 21 de Outubro de 1967, mas na internet encontrei as datas de 27 de Outubro de 1957 e 21 de Outubro de 1957.
1967 não pode ser porque foi campeão em 1982 (15 anos…).
Aliás se jogou no Sporting, como diz a wiki, entre 76 e 88, devia ter sido campeão em 1980.
E isso não está na wiki e tb. não consta do plantel campeão do armazém. http://armazemleonino.blogspot.com/2009/05/plantel-da-epoca-7980-campeao.html
Quanto ao dia exacto de Outubro, não faço ideia
É uma imprecisão no texto, porque se clicares em “Páginas Afluentes” (no menu lateral na secção Ferramentas) ele não aparece listado nas temporadas 1978/79 a 1980/81
Quanto ao Virgílio é evidente que o ano do seu nascimento foi 57 e não 67, nesse caso fui induzido em erro pela Enciclopédia Fundamental do Sporting :-[, quanto ao dia a dúvida mantém-se, 21 segundo essa enciclopédia e o Almanaque, ou 27 segundo os Cadernos da Bola ?
De resto o Virgílio fez parte do plantel do Sporting nas épocas de 76/77 e 77/78, lembro-me que depois emprestado ao Famalicão onde julgo que esteve três temporadas, regressando ao Sporting na época de 1981/82. Mas ele até poderia ter feito parte do plantel de 1979/80 e não ter sido utilizado no Campeonato.
De qualquer forma estou a actualizar todas as páginas dos jogadores de futebol do Sporting da frente para trás, e neste momento ainda vou na época de 1997/98, quando chegar lá, o Virgílio terá a sua página à maneira, mas já corrigi o ano de nascimento :great:.
Quanto ao dia, se eu tivesse de escolher entre Almanaque/Enciclopédia e os Cadernos da Bola obviamente ia pelos primeiros.
Não por ser 2-1, mas porque do outro lado está a Travessa da Queimada…
Agora a sério, a minha confiança ou faro não contam, até porque não é de excluir que os primeiros se tenham “copiado” e contribuído para perpetuar um equívoco ou erro.
Não faço a mínima ideia e, para além de 7 e 1 serem números que, à mão, são facilmente confundíveis, até pode ser um caso (conheço directamente alguns menos longínquos) de registo distinto da data real de nascimento.
Nada melhor que o próprio, a família (ninguém conhece?) ou, ainda mais difícil, o clube para esclarecer.
Claro que podia estar em Alvalade e não ter sido utilizado em 79/80: nem pensei nisso. :-[
PS: se falo tanto do Virgílio é porque, mesmo sendo muito puto, me lembro dele e por ter sido 1 dos que contribuiu para que começasse a admirar jogadores que fazem mais de 1 posição (e a não ir tanto à bola com os que fazem birras quando desviados da preferencial).
PS1: MRG, reparo que não te cheguei a agradecer por me teres explicado o que eram as páginas afluentes, funcionalidade que, também por não aceder com o firefox, nunca tinha utilizado :great:
Sim, as “Páginas Afluentes” é uma funcionalidade muito útil porque permite ver quais são as páginas que possuem ligações para a página que estamos a consultar. Mas de resto, não percebi o que tinha a ver a utilização do Firefox, porque com IE também funciona.
Não tem nada a ver, tudo (acho eu) funciona.
O problema é como o ecrã te é apresentado com o chrome (e com o IE), a disposição das funcionalidades e os vícios de consulta.
É difícil de explicar, mas é qualquer coisa do género:
Com o chrome, o ecrã apresenta-te a barra da esquerda em cima e o texto em baixo.
Não estão em paralelo, logo só utilizo a barra no início (universo Sporting) e depois, quando estou a ler retrocedo e nem reparo na barra (que está lá em cima, muito longe do texto)
Segundo o Almanaque a Enciclopédia este Pedro Brito nasceu em 26 de Setembro de 1969 o que confirmar-se significaria que em Abril de 85 quando ele fez o seu único jogo pelo Sporting teria 15 anos, o que é pouco provável. :naughty:
Mas há um outro Brito - Luís Miguel BRITO Ferreira, que segundo os Cadernos da Bola fez parte do plantel do Sporting na época de 1987/88 mas nunca jogou, cuja data de nascimento é a mesma e aí sim já faz sentido.
Depreendo assim que o Brito que jogou em 85 é o cabo-verdiano nascido em 64 que consta daquela lista que nos foi amavelmente cedida pelo Manuel Góis, pelo fiz a correcção.