Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões

vou tentar saber se o Museu tem essa Taças algures.

Vou tentar explicar a nossa posição e o que já foi feito.

A experiência diz-me que essa coisa de consultar as instituições é tempo perdido, geralmente não respondem, nem mesmo quando só queremos ajudar, isto porque os interlocutores são funcionários que pouco sabem dos assuntos e também não se estão para chatear.

Portanto ou temos um contacto privilegiado ou nada feito. Neste caso aproveitando o conhecimento travado com o Sr. Mário Casquilho, uma das pessoas mais conhecedoras da história do SCP, pusemos-lhe a questão há cerca de 2 anos quando detectámos esta discrepância entre a realidade e a versão oficial da AFL e, a resposta dele foi um evasivo “partilho da vossa leitura”, o que me levou a concluir que o Sporting não tem nenhum registo das suas vitórias nesta competição e quanto a encontrar estas taças no museu não deve ser tarefa nada fácil.

De qualquer forma eu explico como é que chegámos às nossas conclusões. Nós fizemos um levantamento tão minucioso quanto possível de todos os jogos da equipa principal de futebol e logo numa primeira fase verificámos que entre 1923 e 1959 não havia nenhum registo desses jogos, depois dava-se também a coincidência de no registo da AFL nesse período o vencedor da Taça de Honra ser sempre o mesmo do do Campeonato de Lisboa, logo aí comecei a desconfiar que se tratava de um erro provavelmente resultante do facto de nessa altura se chamar categoria de honra à equipa principal.

Tentámos então o tal contacto com o Sr Casquilho e passámos à fase de pesquisa nos jornais da época, o que nos levou a concluir que tal como suspeitávamos não havia Taça de Honra nenhuma nesse período. Foi então que a AFL resolveu ressuscitar a competição e os jornais desportivos trouxeram à luz do dia o palmarés oficial da prova.

Como os jornais seguramente tem acesso fácil aos seus arquivos, alertámos por e-mail para o erro que tínhamos detectado, até para ver se eles investigavam e confirmavam as nossas conclusões, aparentemente só o Record é que mordeu o isco e o ano passado publicou isto:

Diga-se que em relação ao que nós concluímos ainda existem algumas divergências, pois encontrámos um registo que pode ser de um jogo da Taça de Honra em 13-10-1920 no qual o Casa Pia terá derrotado o Sporting por 4 – 1, mas isso ainda está por confirmar pois esse jogo está referenciado como sendo da Taça da AFL. De qualquer forma pode ter havido Taça de Honra em 1920/21 e o vencedor terá sido o Casa Pia.

Assim na primeira fase da competição entre 1914/15 e 1921/22 teríamos 7 edições que se disputavam nos moldes de taça (deita fora), com 3 vitórias para o Sporting, 2 para o Benfica e 1 para Império e Casa Pia. Diga-se que a AFL atribui a Taça de Honra de 1921/22 | Wiki Sporting ao Sporting, mas quem ganhou foi o Benfica que nos derrotou na meia final antes de bater o Vit. Setúbal na Final, o que demonstra o rigor da contabilidade da Associação lisboeta.

Seguiu-se o tal período de 1922/23 até ao final dos anos 40 onde não houve Taça de Honra nenhuma, mas eles atribuem o titulo ao vencedor do Campeonato de Lisboa.

Na época de 1947/48 | Wiki Sporting o Campeonato de Lisboa deixou de dar acesso às competições nacionais que passaram a ter quadros fixos com descidas de divisão, mas nesse ano a prova ainda se realizou nos moldes habituais (todos conta todos a duas voltas), sendo referida na imprensa da altura como Torneio da Taça de Honra ou Taça da AFL. Na lista de títulos da associação o Sporting está como vencedor das duas provas, nós na Wiki optamos por contabilizar este título como mais um Campeonato de Lisboa, o Record considera-o como Taça de Honra.

A AFL atribuí vitórias ao Sporting nas duas épocas seguintes, no entanto não encontrámos nada sobre isso em 1948/49 | Wiki Sporting. Em 1949/50 | Wiki Sporting há um torneio entre equipas de Lisboa a que foi dado o nome de Preparação e que ficou famoso por ter sido aí que o Peyroteo disputou os últimos jogos pelo Sporting, mas Taça de Honra é que não há nada.

A segunda fase da prova já foi verificada e coincide com a versão da AFL, ou seja 29 edições entre 1959 e 1994 (Sporting 7 Benfica 16 Belenenses 6), quase sempre no modelo de costume, 4 clubes ao deita fora, embora haja algumas excepções a este formato.

Nesta 3ª fase estamos a ganhar por 2-0, ou seja temos 12 Taças de Honra e 19 Campeonatos de Lisboa, ou 13/18 na versão do Record. Agora 31 Taças de Honra não temos de certeza.

Viva,

Só para corrigir uma pequena incorrecção:

O Núcleo Sportinguista de Pombal @ http://www.wikisporting.com/index.php?title=Núcleo_Sportinguista_de_Pombal, já não sita na Rua João de Barros, nº 4 r/c D, 3100-454 Pombal, como indicado, mas sim na Rua de Leiria, nº50, R/C, 3100-437 Pombal! :great:

feito :great:

Obrigado! Para evitar que outros como eu, vagueiem por ruas sem sinal de verde e branco a ver a hora do jogo a chegar e tu às voltas perdido!

Esta parte preocupa-me. Tudo o que ganhámos tem de estar catalogado: por épocas, por competições e exposto. Como é possível então contabilzar os troféus se há alguns dos quais não se tem a certeza se estão lá ou não?

Então mas a AFL não tem registos históricos de todas as competições? A tinta e as páginas é que podem já estar estragadas, mas até as paróquias no século XVI já faziam isso.

Como é então possível estas coisas estarem tão «estrambalhadas» numa instituição dessas. Têm de existir comunicados da época, circulares, documentos, actas, registos, decisões, livros.

Poderá ter havido algum castigo, alguma reversão, desclassificação, até ser homologada?

Temos de saber como é que eles chegaram aos 31 e porquê. Eles têm de se pronunciar.

Será que não houve? pode ter havido alguma atribuição como acontecia nos últimos anos com a Taça Intertoto (quem avançasse mais na Taça UEFA, levava a taça).

Para mim esse é o vestígio que me leva a achar que realizaram essa prova para atribuir a Taça de Honra desse ano.

Até porque todos os campeonatos distritais na categoria principal terminam em 1946/47, excepto os insulares (porque era economicamente impossível estender os campeonatos nacionais às ilhas, como sabes).

Poderá ter tido outro nome?

Temos mesmo é de pedir ao museu que contabilize todos as Taças de Honras que lá tem. A não ser que se tenham extraviado à moda antiga.

Atenção, não quero nada que não seja meu como fazem os gajos do 33 nem comemorar o aniversário em 1850. Quero é que tudo seja esclarecido. Também não vale a pena responderes ponto por ponto. É muito chato citar com este software linha a linha.

o Museu tem tudo devidamente catalogado (o que lá está; pode é haver troféus que nunca tenham dado entrada, e por ex. ficado com a Secção que os ganhou, isso aconteceu no passado) e não tem essas Taças de Honra todas.

O Jornal Sporting não menciona jogo nenhum correspondente a essas taças todas, nem menciona essas taças todas, pelo menos onde pude verificar.

Ou seja, pelo que conseguimos saber, as TH que ganhámos são as que a Wiki diz que ganhámos.

Eu acho que nem vale a pena perder muito mais tempo com isto.

Nós corremos de fio a pavio os jornais Sporting e Diário de Lisboa à procura desses jogos da Taça de Honra entre 1923 e 1959 e não encontrámos nem um para amostra, se fosse um caso ou outro que escapasse, agora tudo em dois jornais e num período de 26 anos, parece-me impossível.

Depois lançámos o repto aos jornais desportivos, o Record também terá feito a sua investigação, seguramente suportada nos seus arquivos e chegou à mesma conclusão de que nós: não houve Taças de Honra nenhumas nesse período.

Esta confusão resulta seguramente da falta de rigor da AFL quando publicou as listagens dos vencedores das suas provas no seu site, e a minha experiência diz-me que nem vale a pena contactá-los para apuramento de factos e correcção de erros, é quase certo que nos ignoram.

o pior é que o Jornal Sporting foi na cantiga e publicou com grande destaque o erro, dizendo “apesar do que alguns dizem”. :inde:

O jornal Sporting o site o oficial do Clube são uma verdadeira miséria.

por acaso acho que o Jornal está no geral bom. O site, esse continua muito desactualizado, é enorme e é pouco mantido.

Ok, fico com poucas dúvidas.

Mas parece-me importante saber algumas coisas:

• Que troféu tem o Sporting correspondente àquela época de 1947-48
  • Quando é que as AF e a FPF começam a ser metódicas com a sua própria história. Tem de haver palavra oficial sobre estas e outras questões.

O site não tem qualificação possível, eu gostava de saber é se o Sporting paga a alguém para fazer aquilo ^-^

Quanto ao jornal para lá de continuarem a insistir na publicação à 5ª feira pelo que muitas vezes chega só a minha casa na 2ª feira seguinte, o acompanhamento da actividade desportiva do clube continua a ser muito fraco.

Não tivemos praticamente nenhuma informação sobre a preparação da Equipa B e os Campeonatos de Juniores e Juvenis começaram este fim de semana sem nenhuma publicação sobre essas equipas.

O acompanhamento ao atletismo também é muito fraco.

Enfim, é verdade que não há dinheiro, mas mesmo assim acho que se podia fazer mais

De acordo com o que entretanto nos foi possível apurar no Mundo Sporting, às Taças referentes aos Campeonatos de Lisboa, foram atribuídos diferentes nomes, como Taça de Honra, Taça AFL, Taça de Honra da AFL ou Taça AFL Categoria de Honra, ou seja ao vencedor do Campeonato de Lisboa era atribuído um troféu que por vezes foi denominado Taça de Honra, provavelmente por ser disputado pela então chamada categoria de honra, mas a competição era o Campeonato de Lisboa, não tendo nada a ver com a Taça de Honra que se disputou no início do século e a partir de 1959 e que agora foi reactivada.

Sendo assim a competição disputada na época de 1947-48 na nossa opinião deve ser considerada como Campeonato de Lisboa.

Quanto à segunda questão que levantas, como é evidente não podemos adiantar nada sobre isso.

Através de um contacto com a AFL confirmámos o seguinte:

Taça de Honra
Esta prova disputava-se a seguir ao campeonato de Lisboa, quando este terminava até 30 de Abril. Eram obrigados a concorrer os clubes da 1ª categoria do campeonato Distrital. Só se efectuou durante seis épocas e mesmo assim com algumas interrupções.
Foram vencedores:
Em 1914/1915, Sporting Clube de Portugal
Em 1915/1916, Sporting Clube de Portugal
Em 1916/1917, Sporting Clube de Portugal
Em 1917/1918, Sport Clube Império
Em 1919/1920, Sport Lisboa e Benfica
Em 1921/1922, Sport Lisboa e Benfica

Em 1947
Campeonato da Taça de Honra
O Campeonato Distrital que, desde 1910, vinha sendo disputado pela AFL desaparece, ingloriamente, esta época, mas disputou-se entre os filiados da I e II Divisões, um campeonato a que deu o título de campeonato da “Taça de Honra” para a qual se inscreveram todos os filiados que normalmente disputavam o Campeonato Distrital.

A designação Taça de Honra para referir a prova disputada em 1947/1948 surgiu, não porque se tratasse duma prova substancialmente diferente da prova anual da AFL, mas em face de um ofício da FPF, no qual se comunicava não poderem as provas das Associações Distritais que incluíssem clubes que disputam o Campeonato nacional apelidar-se de forma a levarem à suposição de que se trata de Campeonatos Regionais

Em 1959 passou a disputar-se no inicio de cada época, em duas jornadas, uma prova denominada “Taça de Honra”, na qual interviriam os quatro clubes concorrentes aos Campeonatos Nacionais, melhor classificados nessa altura.

Ou seja a nossa versão é confirmada na integra.

Também ficámos a saber que nos primeiros anos nem havia troféu para o vencedor devido à falta de verbas para o efeito

Muito bom trabalho!! :great:

Foi então um finca-pé da AFL que não queria acabar com o Campeonato de Lisboa. Entendido!

1.1. Falta saber que troféu recebemos nesse evento. Foi o troféu da Taça de Honra ou o do Campeonato?

1.2. Se foi o do Campeonato, será que vale como tal? é que esse ofício da FPF invalida que seja considerado como tal. Se a AFL o considera como Campeonato, foi um torneio clandestino!

1.3. E na “Taça Preparação”, recebemos alguma coisa? Eu sei que parece muito preciosismo, mas temos de saber tudo.

2.1. Das tais primeiras edições da Taça de Honra, viemos a receber alguma coisa a posteriori?

A título de exemplo, anos mais tarde o Porto e Benfica acabaram por receber troféus dos «Campeonatos da Liga» experimentais iguais aos da 1ª Divisão, o que serviu de pretexto para que o Benfica os adicionasse como troféus de “Campeão Nacional”. Interessante que o Porto até há pouco tempo não contabilizava a liga experimental ganha em 1935, pois dela só tinha um diploma de participação.

Quanto aos troféus talvez seja possível apurar isso no Museu do Sporting, vou tentar saber alguma coisa

as taças dizem “Taça Honra”.

Quais?

as correspondentes à Taça de Honra que na realidade era o Campeonato de Lisboa encapotado.