Eu diria que a Puma está a dar algumas dores de cabeça á Nike na Europa…no minimo está a colocar em causa a estratégia da Nike para Futebol na Europa, sem falar na Adidas claro…
Quem me informou sobre este assunto, trabalha para uma empresa intermediária que coloca contratos para a Puma em Portugal e Espanha, é a empresa que trata do Contrato do Braga por exemplo e que participou nas negociações com a Seleção Nacional como assistente…Não me disse muito mais, mas confirmou as negociações com o Sporting para a época 25/26…mas o Sporting acabou por renovar com a Nike para mais 3 anos.
Sermos Premium da Nike num futuro próximo parece-me tão distante… basta ver que, por exemplo, o Panelas já é Adidas há uma carrada de anos e, aparentemente, só agora vão ser lá de Elite ou Premium ou lá o que é. E convenhamos que, futebolísticamente falando, têm feito mais que nós (todos sabemos bem como, mas a Adidas não quer saber disso, muito provavelmente).
Ainda para mais havendo o tão falado desinvestimento da Nike… não precisamos de ir vestir uma Lacatoni ou a marca da Decathlon, mas sermos top tier de uma Kappa desta vida, acho que seria muito interessante.
Isso nunca seremos.
Nem me parece ser essa a discussão, pelo menos de alguém minimamente sensato.
O que se exigia, neste caso mais até da parte do Sporting e de quem gere este dossier, era uma negociação com a Nike por forma a termos “special treatment”.
E a prova que isso é possível, é o equipamento CR7.
Temos os argumentos para poder sentar com a Nike e negociar uma espécie de acordo lower tier, higher benefits… tudo menos isto que temos.
O Sporting não constar da lista muito restrita de clubes Elite não me choca, o que é chocante é que se tenha aceite este modelo de “catálogo”, em que tudo parece saído de uma prateleira da SportZone, e a preços comparáveis às equipas elite. Aliás, em muitos casos, até bem mais caro.
Mas mais depressa anseio por outra marca.
Tiveram 4 anos para mostrar serviço, e só mostraram mediocridade.
Pois, concordo contigo. Temos estado bem melhores a nível nacional, e também a nível internacional, que é o que interessa mais, poderíamos usar isso a nosso favor. Seríamos um bom representante em Portugal, uma vez que até vamos passar a ser o único… e eles, não aceitando, começar a ponderar outras alternativas.
Como já disse aqui e digo sempre, eu não acho que o argumento de que a Nike ajuda a vender seja, de todo, descabido. Mas também acredito que Puma ou Kappa tivessem um efeito igual ou semelhante.
A Kappa aos dias de hoje nunca seria opção para o Sporting, pagam muito pouco, verbas a rondar 1M época no máximo de Up front fee…até a Macron pagou(paga) melhor…
A Puma(dos dias de hoje) acentava que nem uma luva a um clube como o Sporting, quer nas verbas de Up front fee, quer na costumização de padrões(templates é tudo corrido com os mesmos), quer na visibilidade da Marca.
Pelos vistos o Sporting preferiu continuar a ser Team B da Nike…esperemos que haja justificação para isso…
Acho mesmo muito improvável termos algum sucesso em negociar mais com a Nike. Não parecem muito interessados em “soccer”, ou pelo menos fora das Elite Teams.
E o Sporting não se deveria expôr a este tipo de serviço, mesmo que bata recordes de vendas.
Uma Stromp boa não tem as mangas com as cores invertidas. É verde de um lado e branca do outro. Bi-partida.
Eu sei que as Stromp dos anos 90 também inventaram nesse aspecto, mas é o que é.
O Sporting só pensa no dinheiro que encaixa das marcas e a Nike faz de nós o que quer. Saem umas camisolas manhosas, o Marketing do clube encarrega-se de fazer uma lavagem cerebral aos adeptos e a coisa está resolvida. Infelizmente esta é a realidade.
Voçês continuam a culpar a Nike…
A Nike não obrigou o Sporting a assinar contrato Team B com eles…a culpa da perda da identidade Sporting e o uso de camisolas de fraca qualidade é unica e exclusivamente culpa da direção do Sporting…a Nike apresenta o que tem disponivel, cabe aos responsáveis do Sporting decidir se é aceitável, pelos vistos foi e vai continuar a ser…vamos esperar que haja uma melhoria para apróxima época.
O Arsenal e Tottenham são clubes muito mais conhecidos que o nosso em todo o mundo. Volto a dizer, se não fosse o facto de termos formado o Cristiano Ronaldo, ninguém nos conhecia. Podem vir com mil e uma desculpas mas esta é a verdade. Dói de ouvir como sportinguista, mas eu prefiro ser realista. É o que é. Arsenal e Tottenham vendam mais que nós, têm mais plantel, mais dinheiro, mais adeptos (em Inglaterra o Tottenham talvez tenha menos adeptos que nós mas no resto do mundo têm muito mais adeptos, basta ir só à Coreia do Sul). Estes dois clubes conseguem encher um estádio com 60 mil adeptos num jogo de pré-época.
Nós não temos tanta história como o Arsenal. A do Tottenham ninguém conhece mas na ultima década cresceram de tal forma que já são considerados membros do Big 6 de Inglaterra. Nós jogamos numa liga de merda, eles jogam na melhor liga do mundo. É irrealista compararmos.
Então e todos os outros clubes que têm melhores contratos que nós com as Nikes, Adidas e Pumas que não estão na Premier nem têm milhares de adeptos asiáticos?
Como é que fizeram para não terem de andar a jogar com kits rascas de catálogo?