Eu confesso que também não entendo a aversão a fazer guito que muita malta aqui tem
Não vamos cá negar, “brincar” com a nossa camisola principal, é uma vergonha. Quanto a tudo o resto… qualquer coisa vale aquilo que se esteja disposto a oferecer.
A minha cunhada, por exemplo, é do Panelas (daquelas que não vê bola sequer, só é do Panelas por causa da família) e achou a iniciativa muito fixe, tanto que até deu o toque ao meu irmão do tipo “Ah, se me oferecessem uma camisola do Sporting destas, eu até usava.”
Aversão a fazer guito, não.
Aversão a fazer os adeptos do clube de estúpidos, óbvio que sim.
Então naquela que é talvez a época mais polémica de sempre, no que a equipamentos diz respeito, a alternativa que o clube encontra para promover uma causa destas, é MAIS UMA VEZ fazer as pessoas de burras, e cobrar 95 euros por uma camisola que no catálogo custa 15?.. parece-me por demais evidente que o problema aqui não são os adeptos.
Estamos em 2024. Este assunto não pode ser eternamente ignorado como sendo um “mal menor”. Há todo um mundo de possibilidades que o clube é célebre em ignorar, e em ter um comportamento amador e desprezível.
Não há competência, e pior… há uma ideia que somos todos totós, e que não sabemos o que se passa. As cópias aos equipamentos passados do Celtic são a prova disso.
Fazem tudo como se os adeptos fossem uns iletrados.
Isso é altamente condenável da parte da direcção.
E o exemplo da tua cunhada é apenas a confirmação que em Portugal a esmagadora maioria dos “adeptos”, está-se bem cagar para se é assim ou assado. Desde que tenha lá o swoosh da Nike, já conta. Ou se é rosa, nesse caso.
Nem ligam a mais nada.
É claro que é a fazer algumas pessoas de estúpidas. Tal como comprar uma t-shirt de marca, tipo da Levi’s, feita na China por 1€, a 40€, também pode ser considerado uma estupidez. Há quem goste e compre? Siga! Não sou comunista para andar a querer regular preços e com o que os outros fazem ao dinheiro deles, posso eu muito bem.
Outra coisa, isto aqui o fórum é, como eu costumo dizer, os nerds do Sporting. Representamos uma percentagem mesmo muito pequena das pessoas que gostam deste clube. E parece-me por demais evidente que sim, claro que se calhar 95% dos adeptos do Sporting (e dos outros clubes também) está bem se cagando se a camisola é de catálogo, quanto é que custou, se o emblema é estampado por nós, etc. Gostou da camisola, pode comprá-la, o Sporting está a jogar bem, tudo isto ajuda, e zau, compra. O clube factura, a pessoa ficou feliz, e quem não gosta, tem a fantástica alternativa de não comprar. Há outras roupas, camisolas retro…
E eu nem sequer estou a defender a Nike nem nada! Fui defensor quando soube que íamos para isso, mas rapidamente mudei de ideias. Este ano não gosto de nenhuma camisola que não a TdT, pelo que, SE comprar, há de ser só essa. Mas se esta fórmula tem resultado, o clube tem facturado e os adeptos têm gostado e comprado, não me parece que a minha queixa tenha grande razão de ser (volto a reforçar que o que têm feito com a nossa principal é imperdoável, mas isso são outros quinhentos).
Por fim, a cena da minha cunhada parece-me um perfeito exemplo do quão uma simples iniciativa pode fazer com que pessoas queiram comprar uma camisola de 100€. E sim, nem que seja só pelo facto de ser uma camisola do Sporting toda cor de rosa.
A maior parte dos adeptos de Futebol(incluindo os do Sporting), simplesmente não sabem o que é que é um catálogo Teamwear de uma marca desportiva, ou que existem patamares(Tiers) dentro das marcas desportivas que equipam as equipas de futebol profissional…
Por isso, para a esmagadora maioria dos adeptos do Sporting, uma camisola basica do catálogo Teamwear da Nike é exatamente igual a uma camisola no material Vaporknit dado ás equipas de Elite…
Mas quando alguns perceberem que a camisola rosa ou a preta do ano passado, vendidas a 90/95 paus, são as mesmas que entregaram no kit da corrida do Sporting que custou 20€…
É como digo… e mesmo assim, acredito que muita gente, mesmo ao saber disso, compre na mesma e ache normal.
Também sou um grande crítico desta nossa “parceria”, não lhe posso é chamar de amadorismo nem incompetência ou seja o que for, uma vez que me parece que os resultados são, no geral, muito bons. Isto incomoda-nos porque aqui no Fórum o pessoal todo já tomou a Green Pill
Outra vantagem que o tal swoosh tem, é num mercado muito bom que é o do pedinchamento. É óbvio que os putos preferem andar com Nike do que com Macron, e os pais compram. E aqui para nós que andámos todos na escola, não é difícil entender o quão normal seria um puto levar uma camisola do Sporting da Lacatoni para a escola, e não a querer levar mais porque o puto do Panelas com uma Adidas, gozou com ele até não poder mais.
Como dizes é o dinheiro deles, mas não deixam de ser parvos, pois vão comprar uma camisola feia que devia custar no máximo 20€ por 100€.
Pois, tal como disse, posso muito bem com essas parvoíces, principalmente quando o meu bolso permanece intacto
concordo a 100% com a primeira frase.
discordo, em absoluto, da segunda.
aliás, até acho que estamos a viver uma fase em que, ou se é do politicamente correto, ou se é, de imediato, apelidado de intolerante, fascista, homofóbico, transfóbico e tudo o mais.
vejo muita gente a queixar-se da intolerância dos outros revelando uma total intolerância para com opiniões contrárias à sua.
Compreendo o teu ponto de vista, mas repito aquilo que disse, e talvez não me tenha explicado bem.
Aqui há uns anos (valentes), havia um certo pudor nas pessoas (maioritariamente homens), em se pronunciarem acerca de certos assuntos. Por medo de represálias, que podiam ser apenas sociais mas muitas vezes profissionais. E isso criava um certo travão na boca, ou dedinhos.
As ideias estavam lá, mas as pessoas eram mais contidas.
Podia-se trabalhar com um colega que fosse A ou B, e nunca se saberia.
Quantos casos se ouviu sobre alguém perder o trabalho porque teria vindo a público um qq comentário antigo, ou privado, etc…
Mas já na era da Social Media, e principalmente últimos anos desde o aparecimento de fenómenos como o Chega, e os Venturas desta vida, etc… tornou-se muito mais comum pessoas (lá está, homens na maioria), debitarem completas alarvidades online, sem qq pudor ou medo de consequências.
Basta ler os comnetários no IG, por ex., em notícias sobre feminismo, ou femicídio, abuso sexual, futebol, política… epá, eu tive de deixar certos hábitos, como ler ou participar em comentar notícias, porque não dá. É nojento.
E nem são os típicos velhos do Restelo… muitas vezes são putos de 20 e poucos anos. Cabeças complemente formatadas, ou pela inépcia de serem uns monos sem qq tipo de ideia original, ou porque cresceram sem o mínimo de orientação.
Como disseste e bem, rapidamente fulano ou fulana podem ser apelidados ou rotulados de A ou B, mas isso não parece impedir que as pessoas sejam ignóbeis de qq forma. E talvez até de forma mais gravosa.
Boa sorte a quem anda a educar crianças neste tempos.
(fim de off-topic)
Isto nunca vai ser oficial… claramente é chinesa do género da outra do Visconde…
Vale o mesmo para grande parte do merchandising, desde a caneta de 10 cêntimos à camisola de 15 euros, a diferença é o valor que fica no nosso clube, e isso sim é discutível.
Para ti gastar 10 cêntimos numa caneta é o mesmo que gastar 100€? Estás apresentado… O dinheiro para ti flui…
Eu apenas disse que nunca gastaria 100€ numa camisola horrível que vale para a nike 15€, mesmo associando-lhe o simbolo do Sporting, para isso gastaria numa que valha a pena… A causa como disse é válida, mas havia melhores formas de apelar às contribuições.
Olha que não. Aí há algum tempo dissecamos as imagens que um user da Vinted publicou lá e a camisola tinha as características de uma oficial
Terá sido um protótipo da Nike que não avançou.
A informação que me chegou é que era para ser apresentada…na altura não me disseram quando.
Não sejas demagogo, falo na margem dos artigos.
Cada qual sabe como gerir o seu dinheiro.
Se gastas 5 euros numa caneta que custa ao clube 50 cêntimos ou 100 euros numa camisola de 10 os meus parabéns são dois artigos que carregam o nosso símbolo.
Se não queres gastar dinheiro com artigos do clube, também está muito bem, podes contribuir para a fundação Sporting.
Se não acreditas em solidariedade também não há problema podes sempre restringir-te a seres sócio.
Se o valor das cotas é insustentável, podes sempre ajudar o clube com o teu apoio e comprar um bilhete.
Se mesmo assim não quiseres gastar um cêntimo com o Sporting podes continuar a partilhar connosco o amor a este clube aqui no fórum como todos o fazemos.
Isto de se exigir jogadores de qualidade a 20M tem o seu reverso da medalha, tal como as vendas em cima do joelho para garantirem trimestres positivos e bónus no final do ano.
Pelo menos uma tematica do defeso ta fechada, o Ionadis nao veio por causa do @polik ser forreta.
Não não sou nada forreta, pelo menos comparado com muitos de quem escreve aqui, eu contribuo e bem.