O fator Nike por si só vende… vende bem mais do que uma Macron, independentemente da beleza ou não dos equipamentos! Muitas pessoas de forma lógica podem dizer que não, mas a verdade é que sim…
As pessoas consomem marcas, grande parte da sociedade vive para a imagem e o aspeto em si das coisas fica para 2º plano, porque ser irreverente, diferente e um pouco de polémico faz parte da moda hoje em dia. Neste caso juntamos as duas coisas, a parte da marca e a parte da irreverência junto de polémica… está feito o prato perfeito para a sociedade consumir!
Já agora, não há um único equipamento da Nike que eu consiga dizer “Gosto! Está mesmo bem conseguido!”.
Camisola que na minha opinião é bem conseguida tendo em conta o limite de templates para se usar.
Mas NUNCA como principal…
Era porreiro que durante o Verão conseguissem emendar este erro…
Por exemplo.
Qualquer coisa será melhor para usar como “fake” principal que esta.
E atenção eu gosto desta camisola.
Mas não pode ser isto a principal , fds xD
E sou o primeiro gajo a apoiar inovações e cenas.
Mas numa principal “inovações” são nos detalhes, golas, mangas, flancos.
Nunca no padrão…
Estavam bebados.
Agora, parece-me que o principal problema é que aquela camisola é tudo menos uma camisola do Sporting. De Sporting tem muito pouco ou quase nada. Quanto muito para equipamento secundário podia servir.
Isso já foi refutado tantas vezes. Os estatutos desde 1996 que dizem apenas
“o equipamento a envergar pelos atletas deve adoptar, em princípio, as cores tradicionais do Clube”.
Nada mais, e apenas “em princípio”, podendo portanto eventualmente usar-se qualquer outra cor. Por ex., uma camisola toda vermelha, ou com riscas verticais azul/branco, não seria contra os estatutos. E chegou a ser considerado no ano do babete, pelo menos em equipamentos de treino, por ex. Sporting | encarnado
Nem que seja pela publicidade dos falsos perfis nas redes sociais.
Claro que vende. Quando estás na mó de cima, tudo vende. Podiam fazer uma camisola amarela com bolas azuis, que vendia certamente mais que a de 2011/12, que, pese aquele autocolante merdoso, era uma camisola bonita. Agora, apesar da LE, aquela equipa não andava nas palminhas como esta. Esta tem o elã das vitórias, tem os craques a aparecer em todo o lado, os putos querem, os adultos também, a malta sai de casa com ela, vende.
Neste caso não acho que a beleza ou a marca possam por si explicar vendas. O caso do Venezia sim, a produção e o marketing por si fizeram a diferença (uma equipa que desce e passa a vender tanto ou mais, algo está ali). Mas no Sporting as vendas andavam por baixo.
Acho que há muito de bandwagon nas reações à camisola que depois resultam num extremar de opiniões que depois resulta em muita falta de bom senso. Só falta ler aqui que queimam cachecóis e rasgam cartões de sócio, honestamente.
Compreendo a insatisfação por duas razões: como equipamento principal não faz sentido - o nosso equipamento é verde e branco às riscas e de preferência sem caixa nas costas e com as mangas listadas (algo que não acontece desde que a Nike nos equipa o que é lamentável); e como equipamento “homenagem” a Stromp é só parvo, porque não tem nada a ver com o Stromp (o equipamento e a pessoa).
Dito isto, e compreendendo a insatisfação, já não compreendo que as razões da mesma sirvam para menorizar completamente o de design da camisola. Eu sei que gostos são gostos, não se discutem, só se lamentam… mas esteticamente esta camisola é muito bonita. No inicio não gostei muito, mas depois de vestida e em campo acho que resulta bem. O único problema, mais uma vez - e será sempre um problema em camisolas listadas - é a merda da caixa preta nas costas. Se esta camisola fosse um dos alternativos, diria que seria um dos mais bonitos dos últimos 10 anos para aí. Eu sou suspeito pois adoro preto, e um dos alternativos que tenho foi aquele preto listado com cinzento e linhas finas verdes da Macron, mas acho sinceramente que é uma camisola bonita e que com o tempo irá ser muito melhor recebida do que agora.
De resto também não entendo tanta celeuma com o preto nos equipamentos. O Sporting usa preto nos equipamentos quase desde sempre, nomeadamente nos calções e meias. O próprio equipamento Stromp tinha calção e meia preta. Um dos brasões mais antigos do clube tem detalhes a preto. O preto não tendo a predominância do verde e branco, é a 3ª cor mais importante. E depois o preto assim como o branco, são cores neutras que ficam sempre bem com o verde. Não estamos propriamente a falar do amarelo, do cor-de-rosa, roxo etc… ou às bolinhas.
Volto a referir: acho a camisola bonita. Vi ai umas variações nomeadamente com maior predominância de branco que ficariam igualmente bonitas. Acho um exagero completo dizer que o equipamento é feio, que o preto não tem nada a ver connosco, etc.
Agora, sem dúvida que é um bonito alternativo e nunca um principal. E nunca uma homenagem Francisco Stromp.
O meu pai ofereceu-me a que era dele do Marselha da época que ganharam a Liga dos Campeões - também da Adidas - e após N idas à máquina de lavar ao longo de 3 décadas, continua como nova.
Incrível ver como desde os anos 90 não só se fazem produtos piores como a qualidade dos mesmos só decai (e o preço aumenta).
Em vez disto, acho que um alternativo igual ao nosso principal desta época mas negro e branco, com o verde a ser substituído pelo negro em todo o equipamento e no símbolo poderia ter sido mais engraçado.