Equipamentos Sporting 2020/2021 (Macron)

Então sendo assim vou fazer aqui um resumo dentro do que eu me lembro! :slight_smile:

O Sporting teve um fórum na página oficial do clube, naquela altura em que todas as empresas achavam que ter um fórum aberto ao público era uma excelente ideia.
Depois chegaram à conclusão que se calhar a ideia não era assim tão boa (como é óbvio!) e o Sporting foi pelo mesmo caminho, fechando o fórum oficial por essa razão.

Mas o facto é que já se tinha criado uma comunidade porreira nesse fórum e eu na altura comecei a investigar quais seriam as opções para voltarmos a ter um fórum.
Então criei uma primeira versão do fórum num sistema online, que permitiu que passado algum tempo a comunidade se tivesse reunido novamente. Isto deve ter sido por volta de 2000/2001.

Este fórum online era muito limitado em termos de funções, mais uma vez fui investigar as opções e tendo eu um acesso ADSL disponível, resolvi montar um servidor Linux na empresa onde trabalhava escondido dentro de um armário :smiley: , com um computador que não estava a ser utilizado.
Instalei e configurei o Invision (se não me engano) e foi a partir daí que o fórum foi evoluindo.
Fui fazendo alterações à medida no código para que ficasse tudo o melhor possível, a certa altura mudei o fórum para o phpBB… à conta do FórumSCP aprendi a programar em PHP! :slight_smile:

A certa altura tornou-se ingerível manter o fórum num PC velhote mas também não havia dinheiro para grandes aventuras, eu mantinha o fórum por pura carolice e sem qualquer tipo de lucro ou rendimento, nada de anúncios ou patrocínios.
É aí que falo com o Avantix (julgo que por volta de 2003), que trabalhava numa empresa de alojamentos (a Artinova). Ele disponibilizou espaço para alojarmos o site e é nesta altura que o domínio do fórum muda para forumscp.artinova.pt .

Eu moderava o fórum sozinho e tudo correu bem até que alguns egos não se conseguiram controlar e em vez de ajudarem decidiram fazer de toda e qualquer decisão de moderação uma guerra sem quartel… enfim, coisas que não vale a pena estar a repisar passado tantos anos, apenas dizer que pouco me espantou a presença de certas figuras na direcção do Godinho Lopes tempos mais tarde.
Como disse antes, eu fiz tudo por carolice, não ganhava nada com o fórum e deixei de ter ‘saco’ para aturar estes egos desmedidos.

Pedi ao Avantix para fechar o fórum mas passado algum tempo ele surgiu online novamente, sem qualquer intervenção da minha parte e chegamos assim aos dias de hoje.

É mais ou menos disto que me recordo, depois de tantos anos.

21 Likes

Parabéns e obrigado pelo teu trabalho :clap:

1 Like

Portanto acho que podemos dizer que este ano é o vigésimo aniversário do FórumSCP! :partying_face:

2 Likes

Estive agora a ver e só me juntei em Julho de 2012, mas recordo-me de estar algum tempo em que só lia o fórum, por isso devo ter tomado conhecimento por volta de 2010 ou 2011, ou seja 10 anos depois dele nascer!

The real OG!

Respect

1 Like

Obrigado,

Devia-se juntar estes testenunhos, inclusive os anteriores sobre a história do(s) forum(s) Sporting (@Paracelsus) e guardar na wiki sporting @nunoni , ou numa página do forum… História é história e alguém vai querer saber algures no futuro como isto tudo começou.

Se as coisas tivesses todas bem documentadas na FPF não haveria dúvidas sobre os 22 campeonatos em vez de 18.

Isto é história! Que fique imortalizado para que não se perca a evolução deste forum que já tanto contribuiu para um pedaço da história do Sporting.

Chegou a estar em cima da mesa a possibilidade do FórumSCP se tornar no primeiro Núcleo Virtual do Sporting (algo que seria também uma inovação em Portugal), mas a ideia acabou por ficar pelo caminho quando alguns contactos exploratórios com a direcção da altura deixaram claro que isso só aconteceria com o controlo do clube sobre os conteúdos publicados, algo que achei que não se devia aceitar a bem da independência do fórum e das opiniões dos membros.

3 Likes

a Wiki tem isto sobre si mesma

https://www.wikisporting.com/index.php?title=Wiki_Sporting:Sobre

se alguém quiser escrever um artigo sobre a criação do Fórum seria muito bom, mas teria que ser quem lá esteve a escrever :slight_smile:

1 Like

Isto é um bom acordo?
Confesso que não sei.

Alguém me consegue explicar porque é que ano após ano o quadrado de publicidade na camisola fica pior? Porque não se pode meter a publicidade sobre a lista sem caixa? Estraga por completo o equipamento…

1 Like

Estava bem, até aparecer isto do 5G da nos. É bom que para a próxima época ou tirem o 5G da camisola, ou metam tudo na caixa cortada

Eu acho que nunca está bem mas ok… Já vi imensas equipas sem caixa e fica muito melhor…

1 Like