Lá voltamos aos 4 defesas
Pelo contrário, por algum motivo os últimos 3 jogos dos sub 19 foram em 343, agora já percebo o motivo.
A sério? Admito que não vi os últimos jogos mas do que conheço do Pedro Coelho era um enorme defensor da clássica linha de 4 da formação.
Qual era o 11 típico nesse sistema?
Este foi o q resultou melhor, foi na semana antes dos jogadores de 2007 irem para o Europeu.
Sanhá e Momade nas alas com Ivanildo e João Simões na dupla de meio campo (creio q o Felicissimo estava castigado).
Trio da frente com Gabi, Sanca e Nilton com o pormenor do trio defensivo só o Marlon como central de raiz, o Mota entrou durante o jogo.
Na altura n percebi pq é q a tão poucos jogos do fim ele mudou se era tudo tão dogmático lá dentro em relação ao 433, agora consigo perceber.
Resta saber se é para manter ou se foi uma experiência, se for para regressar ao de sempre e com falta de reforços tem tudo para correr mal.
O Pedro não evoluiu, bem pelo contrário, e é recompensado?!
Momade na ala de certeza? Sempre o vi como defensivo, o Rodrigo Dias faria mais sentido (mais uma vez, não vi o jogo)
Sim na ala, aliás desde os sub 17 tem jogado sempre na lateral esquerda, falta-me ver ele mais vezes nesta função de ala e noutro contexto de sub 23 se for para manter, mas parece-me q assim potencias mais as caracteristicas dele e do Sanhá, embora n seja um jogador q me entusiasme para ser sincero.
Com tantas saídas previstas até pus a possibilidade de estarem a pensar acabar com este escalão, mas parece que não…
Um dos “problemas” óbvios para este ano vai ser a YL. O escalão “principal” para a YL será o de atletas nascidos em 2006 - relembro que, neste ano, o Sporting só tinha 16 atletas nascidos em 2006, dos quais 3 são GR. É uma enorme lacuna.
Relembro que o Sporting pode ter na sua lista 40 jogadores, dos quais 5 nascidos em 2005…
A YL vai ter como 11 base uma das melhores gerações do Sporting, a de 2007! Miguel Gouveia/Tiago Leitão, Mota, Denilson, Daniel, Felicíssimo, Simões, Camacho, Gabi, Winilson, e provavelmente Quenda! Poderão aparecer também o kissanga e o Sanhá.
Da geração de 2005, poderão jogar o Chico na baliza, Barroso/José silva na direita (não temos ninguém à altura de 2006/2007), Mendonça e Mauro Couto.
Resumindo, um provavel onze, a meu ver será:
Francisco Silva, Barroso, Mota, Taibo, Momade/Denilson,
Felicíssimo, Simões, Kissanga/Camacho, Quenda, Gabi e Mauro Couto.
Não pode.
Exceptionally, up to five players born on or after 1 January 2005 may be included on the list of 40 players, provided the following criteria are fulfilled:
The player has been eligible to play for the club concerned without interruption for the two years immediately preceding 10 September 2024 or has been eligible to play for the club concerned for two of the three years immediately preceding 10 September 2024 and registered with a maximum of one other club from the same association for an uninterrupted period of up to one year for the other one.
Em termos de competência e meritocracia é, obviamente, uma decisão dantesca.
No entanto, sendo coerente com o penso sobre este escalão, não me incomoda por aí além.
Importante ter agora um treinador de Sub19 competente e que permita aos jogadores evoluírem melhor e passarem directamente para a equipa B. Não que esta esteja muito melhor orientada, em teoria.
a equipa de 2007 é muito boa mas vai ter sentir dificuldades ao apanhar jogadores mais velhos 1 e 2 anos, o problema da nossa geração de 2006 ser muito fraca poderá nos prejudicar muito. Vamos a ver quem eles vao escolher de 2005 que vai ser muito importante para tentar diminuir esta diferença
Que decisão horrível…
mais uns anos a dar cabo das camadas jovens … para que? fdx despachem no logo
Sem recrutamento de jogadores de 2006 para os sub 23 n vais a lado nenhum, basta olhar para o nosso lote de centrais possíveis nos sub 23 para a próxima temporada e o melhor é de 2007 (Mota) se o Taibo subir para a B.
Boa sorte jogar em 343 com o Marlon, Machado ou Guilherme Silva.
N adianta nada o pessoal estar permanentemente a bater nos treinadores dos diferentes escalões, onde até posso concordar q deve haver treinadores mais competentes noutros clubes, qdo salvo opinião o problema vai muito além dos treinadores.
Basta olhar para a geração 2006 onde só tens 2 jogadores de nível interessante q foram recrutados já em idade mais avançada fora do clube (Taibo e Kissanga) os resultados das gerações 2008 e 2009 nos sub 15 para perceber q isto também é um problema serio do Recrutamento.
N me lembro nos anos mais recentes de termos 2 anos consecutivos desempenho tão fraco na Fase Final dos sub 15, a tentação é dizer q isto é tudo problema do Bruschy mas então e Scouting?
O Porto nos sub 15 já tinha geração mais forte do q nós e mesmo assim contratou bastantes jogadores, nós trouxemos de volta o Afonso Redondo q é GR suplente.
Claro q também existe problemas de treinadores mas achar q n existem problemas ao nível do recrutamento de jogadores para mim é n estar a ver bem o problema.
Se é falta de verba (duvido pq o Porto e Braga gastam menos do q nos) se os rivais chegam primeiro aos jogadores q o scouting identifica n sei, mas é bastante fácil de perceber q entre a geração de 2009 e 2005 esta temporada o único jogador q parecem ter acertado em cheio foi o Gamboa (2008), acho q o Mauro Couto tem perfil interessante mas esteve bastante tempo parado.
Isto ou há uma grande revolução a nível do perfil de jogadores q queremos trazer ou se continuamos neste caminho n faz sentido nenhum manter os sub 23 a partir de 2025 com tantas quebras de qualidade entre gerações.
É q isto depois também provoca problemas nas gerações onde existe qualidade como se viu nos de 2005 e 2007, onde tiveste de andar a subir mais jogadores de escalão do q em condições normais seria necessário.
N sou contra as subidas de escalão, pelo contrário, até acho q os títulos na Formação são sobrevalorizados, agora qdo precisas de subir tantos como aconteceu recentemente é sinal de q alguma coisa n está a ser bem feita entre gerações.
É q o pessoal fala e bem dos sub 15, mas até aí já tens pelo menos 4 ou 5 q jogam escalão acima do q deviam jogar pq andam a tapar os buracos da falta de qualidade q havia em 2008, isto depois é uma bola de neve e o pessoal q só olha para os resultados n se apercebe destes pormenores.
Peço desculpa por estar a falar do q se passa nos sub 15 num tópico de sub 23 mas parecendo q n isto está tudo ligado, neste momento a Formação n gera recursos internos em quantidade/qualidade suficiente para gerir tantos escalões diferentes sem melhorar e aumentar a capacidade de investimento no Recrutamento.
Já é preguiça mental achar q isto é só treinadores e q o Benfica e Braga n terem as quebras de resultados q nós temos entre sub 19/23/B também n está relacionado com o Scouting do clube.
O problema é q isto já começa a ter reflexos nos sub 15, qdo vejo pessoal a criticar os resultados nos sub 17 onde os 6 melhores de 2007 já jogam todos em escalões acima e o único reforço foi um cipriota q é suplente estamos conversados.
Normal n vencer títulos qdo n contratas fora do clube para compensar os q sobem de escalão, até acho bastante competente terminares em segundo ou terceiro lugar.
Claro, se encontrarem treinadores mais competentes fora do clube são sempre bem vindos, mas sem melhores contratações e melhores jogadores n há milagres.
N adianta nada querer manter sub 23 e B em simultâneo sem melhorar a capacidade de contratar fora do clube, e os sinais este ano foram francamente maus.
Em vez de estarem a desviar recursos para contratar jogadores ao Porto ou andar a recrutar n sei quantos jogadores fora do país foquem mas é em melhorar a capacidade de recrutamento na base.
Aceito q o Benfica consiga ter mais capacidade pq são os q investem mais, agora sermos mais incompetentes do q Porto e Braga qdo gastamos mais do q eles já devia ser motivo para exigir responsabilidades de quem decide.
Os treinadores são sempre o alvo mais fácil.
Que se vá buscar o puto treinador dos Sub-23 do Estoril que tem dominado completamente o escalão.
Estás desatualizado. Já veio a notícia que vamos promover o mestre da tática Pedro Coelho, atual treinador dos Sub-19
o vasco botelho ?