isso ja anda a circular a algum tempo na blogosfera é só irem lá.
Tens ai um forista encima que fez um exercicio de quem podia ser
Isso terás que perguntar ao jornal.
Eu so contínuo a perguntar porque dizes que é mentira e nao é o Catena.
Honestamente também não há muitos que possam ser, e da lista acima, só se sabe que o Catena está em Ibiza ![]()
pq é que seria o catena , porque o nojo o diz? não achas estranho que nem a bosta , nem o rascord falam em nome nenhum?
Porque dentro dos jogadores possíveis, sabe-se que o Catena está em Ibiza, mais concretamente em Sant Antoni. E honestamente isto vai-se saber. Não me parece que o jogo noticie isto baseado em especulação da blogosfera
Tu es o tipo mais bipolar deste espaço.
Quando os pasquins, como tu lhes decides chamar, avançam com notícias que te convém, leia–se criticar, tomas tudo como verdadeiro.
Quando não te interessa, é tudo mentira e afinal os jornais nada sabem.
Não sei se é o Catena ou não, mas de algo sei, tu também não sabes se o que o jornal escreve é mentira ou não.

es o maior é só isto .
,mais palmas

Agora no seguimento do esboço q deixei há uns dias atrás sobre a equipa B aqui vai uma possível ideia com a informação disponível do @PedroP mais 2 promoções dos Juvenis e eventuais 2 contratações pelo scouting (tipo Jallow ou Canário) para ficarmos com um plantel de 22 jogadores q para este escalão é suficiente (tirando as alturas em q é preciso tirar jogadores para a Youth League).
Antes de deixar aí, só uma nota para a minha opinião sobre a competição dos sub 23 em si. Com a saída do Guimarães, a dúvida q tenho se aquela aberração do B Sad vai manter uma equipa neste escalão, o próprio Farense, se o nível da competição ainda for pior do q tem sido eu n sei se vai valer a pena manter o esforço de ter 2 equipas em simultâneo.
Escusado será dizer q valorizo mais a B, os sub 23 é útil para dar rodagem a Juniores para jogarem contra jogadores mais velhos, mas se o nível da competição baixar n sei até q ponto vale a pena continuarmos aqui e n meter os ovos todos na B, até lá vamos ver o nível desta temporada…
Aqui no setor defensivo a minha única alteração para o @PedroP é promover o Emanuel para a B e coloco aqui o João Muniz no lugar dele, sobretudo pq acho q o Muniz precisa de um estimulo maior do q a primeira fase dos Juniores.
Eu já disse q n hipervalorizo os títulos na Formação, por isso para mim ele é um dos q joga sub 23 e Youth League de 2005, depois se terminar a competição nos sub 23 e for mais importante q ele dispute a Fase Final dos Juniores n tenho nada contra.
Mas n é por se vencer campeonatos na Formação q se vai ter mais ou menos jogadores na Principal, já sei q n é popular dizer isto aqui…
Ainda por cima qdo já vi pessoal a barafustar por se perder um jogo nos Iniciados no Olival 3 dias depois de sermos campeões com direito a insultar putos de 14 e 15 anos ou outros q aparecem sempre nos tópicos a debitar teses estratosféricas de q os jogadores n evoluem pq n vencem titulos na Formação ou n vencem a Liga Revelação ou a Liga 3 e q os putos querem abandonar o Sporting pq estão fartos de perder, acho q sou mais um q tenho direito a teses mirabolantes por aqui…
Aqui só acrescentei o Vivaldo Semedo como alternativa ao Canário, a mesma coisa q o Muniz, disputa sub 23 e Youth League, sinceramente ainda n sei se na Youth League vale a pena continuar a ir o Chermiti e Ribeiro mas isso é outra conversa.
Ou seja da falada geração 2005 para mim Essugo fica no plantel principal mesmo q o Matheus Nunes continue (e eu acho q deve continuar para bem do Sporting,mesmo q alguns prefiram as caracteristicas do Bragança para titular, o q é legitimo), o Rodrigo Ribeiro para mim fica na B com o Chermiti ( para mim n faz sentido ser a suposta alternativa ao Slimani, é brincar com o fogo…) e o Muniz e Vivaldo sub 23.
Se isto depois irritar o pessoal q prefere vencer títulos nos Juniores e depois vão passar tempos nos tópicos a debitar teses de q a nossa Formação n presta e colchões e pardais ao ninho pq n se vence essa competição e se prefere ter jogadores noutros escalões temos pena mas é a vida…
Além do Vivaldo precisamos de mais 2 contratações para o meio campo para ficar com um plantel de 22 jogadores no mínimo para prevenir algumas baixas de qdo há jogos na Youth League (scouting).
Q já agora prefiro q seja disputada maioritariamente por jogadores de 2005 e alguns de 2004 para complementar, maioritariamente dos sub 19 e 23, da B no máximo só levaria o Travassos e Mateus Fernandes, este ano temos de poupar a B a tantas ausências e rotações por causa da Youth League, basta ver os clubes q estão na nossa série…
E pronto, agora é ver no inicio de Agosto a calendarização das competições e como vão ser a base dos 2 plantéis, escusado será dizer q a ser alguém prejudicado no seu trabalho diário pelas ausênicas seja o João Pereira.
N pq tenha alguma coisa contra ele mas pq acho q a equipa B é mais importante para nós e n nos podemos dar ao luxo de cometer os mesmos erros da temporada passada, se os sub 23 forem prejudicados no desempenho é o preço a pagar, impossível com necessidade de tantos jogadores e diferentes competições n contratar jogadores vindos de fora.
Já disse q na B são precisos 2 laterais além do Diogo Abreu e do Mexicano e aqui pelo menos mais 2 médios, motivo pelo qual é necessário avaliar no final da temporada se vale a pena ter B e sub 23 em simultâneo, sobretudo se o nível da Liga Revelação baixar, por algum motivo o Porto nunca quis participar naquilo e o Presidente da FPF é portista…
Acho que até podemos vir a ter mais jogadores de 2005 a integrar sub23/B, mas logo se vê. De resto, há de ser mais ou menos isso.
Um ps:
O Vitória, por exemplo, vai acabar com Sub23 mas irá a ver equipas novas. Creio que o Estrela e o Mafra, por exemplo, já vão competir na Liga Revelação
Vamos ver,só faz sentido continuar com este escalão se houver mais equipas a competir, e sobretudo se essas equipas tiverem um minimo de qualidade, n quero ser mauzinho, mas a Formação do Vitória tem qualidade para fazer uma equipa de sub 23, Estrela e Mafra? O Estrela tinha Formação de qualidade na década de 80 e 90…
Em relação ao Estrela tens toda a razão ![]()
Vi grandes jogos da Formação entre Sporting e Estrela e também com o Vitória de Setubal no tempo em q tinham lá o Frechaut, Sandro, Bruno Ribeiro q depois jogou no Leeds, etc.
Uma lástima o q aconteceu na Formação desses 2 clubes a Sul e já agora no Boavista a Norte, lembro de muitos jogadores do Boavista e Guimarães nas Seleções Jovens na década de 90, hoje em dia só o Braga tirando os 3 é q mete lá jogadores.
Eu disse isso, porque na altura que referiste, década de 80 / 90, eu jogava a lá e sim, batiamo-nos com SCP, Lamps, Belém…
Eu ainda me lembro um pouco do Calado ser ali talvez o jogador com maior cartel da Formação do Estrela e estar presente ali nas seleções com aquela geração q tinhamos aqui do Porfirio, Poejo, depois havia o Litos do Boavista, etc.
O Chainho é q acho q já tinha vindo do Casa Pia, mas havia mais gajos bons no Estrela, o Rodolfo q chegou a ser adjunto do Keizer, acho q havia o Jordão também, sem duvida faz falta clubes desse nível, como o Boavista a Norte.
Está tudo muito concentrado nos 4 clubes, às vezes evolução na forma como se trabalha n significa q é benéfico estarem tantos jogadores concentrados em tão poucos clubes.
PS - Depois de consultar vi q o Calado afinal também fez a Formação no Casa Pia, foi para o Estrela já nos séniores, nem me lembrava q o Abel Xavier foi da Formação do Estrela!
o vitoria tem voltado a meter vários jogadores na seleção
Mas nessa altura eram mais consistentes, até pq diga-se q no tempo do Pimenta Machado naquela altura tinham das melhores infraestruturas do país, chegaram a treinar em melhores condições do q nos clubes grandes.
Mas tens razão q há uma retoma ali, ainda assim o Braga trabalha num nível superior, o problema do Guimarães é q houve uma altura e talvez estejam a melhorar, é q miúdos entre os 14 e 16 q se destacavam ali o FCP e SLB principalmente iam lá pescar os mais talentosos, talvez esteja a mudar isso.
O Rodolfo jogou comigo nos infantis e depois novamente nos júniores. Ele é um ano mais novo que eu. Quem também jogou comigo foi o Carlos Andrade, irmão do Jorge Andrade, que era 3 anos mais novo que nós.
Como é q me fui esquecer do Jorge Andrade, a par do Abel Xavier talvez os 2 maiores produtos da Formação do Estrela, tinha mesmo na cabeça q o Calado foi formado lá, mas tanto ele e Chainho chegaram ao Estrela já em idade sénior com formação de Casa Pia.
Ainda havia outro gajo q era extremo, acho q Paulo Ferreira, talvez um pouco anterior ao Rodolfo, fui consultar isto ao zero zero e parece q receberam uma ordem de despejo da Reboleira salvo erro por dividas antigas do clube aos credores, talvez já n seja desta Direcção, o Geraldes ainda anda por lá?
Deves estar a referir-te ao Paulo Sérgio. Jogou comigo nos júniores do Estrela e esteve em França, no Montpellier e também jogou no Guimarães e no Braga, onde era conhecido como Beckham de Braga:
Curiosidade: o nosso treinador era o Miguel Quaresma, adjunto do Jejum durante muitos anos e que até há pouco tempo fazia parte dos quadros do Sporting, na área de formação.
Nem me lembrava deste já, também fez boa carreira acho q jogou no Montpelier com o Gouveia ou com o Rui Pataca, já n me lembro, mas n era esse.
Acabou depois por ainda ser contratado pelo Porto no tempo do Fernando Santos tal como o Rodolfo mas acho q nenhum dos 2 se afirmou por lá.
Exatamente, sim o Miguel Quaresma foi treinador de muitos destes jogadores lá, bom pelo menos dá para perceber pq esteve na nossa Formação nos tempos mais recentes.