Respondendo ao desafio do Patrick, cá vai o meu testamento.
Guarda-Redes
Ricardo – Se ganhar alguma humildade e reconhecer que também falha como os outros, então temos guarda-redes.
Ele é bom debaixo dos postes e no 1 para 1. Nos cruzamentos para a área é algo sofrível.
Joga muito bem com pés.
Nelson – Os entendidos dizem que é melhor tecnicamente que o Ricardo.
Acho o mais seguro nos cruzamentos. Com os pés é fraco.
Tiago - Considero não ser GR para o Sporting. Entre ele e o Nuno Santos, prefiro de longe o Nuno.
DEFESAS
Miguel Garcia - Central de Formação, tem sido adaptado á posição de lateral direito.
Penso que se perde um razoável central para se ganhar um mau lateral, por isso é uma adaptação sem muito futuro. Peca por por vezes abusar do jogo violento, sendo amarelado muitas vezes.
Rogério - Ao que parece, é muito apreciado pela SAD e por Peseiro pelas suas qualidades humanas e profissionais, fazendo um “bom balneário”.
Como Lateral é sofrível. Mas sabe atacar e tem bom remate. A defender peca por ser um pouco lento.
Beto - O capitão é de fases. Quando está em forma é muito bom, quando não está bem comete erros imperdoáveis. Gosto da sua atitude enquanto atleta do clube, é um exemplo da mística leonina.
Polga – Disciplinarmente é uma nódoa. Quando quer jogar à bola é tal como Beto muito bom. Deste brasileiro já o vi fazer jogos fantásticos, como já o vi cometer erros que nem nos juniores são admissíveis. Parece-me algo instável psicologicamente.
Semedo – Tem futuro. É sólido a defender e bom na marcação. Pareceu sempre sereno a jogar. Não complica, joga fácil.
Tonel – Parece-me que foi uma opção de recurso da SAD. Tinha preferido o Zé Castro da Académica. No entanto vem de um clube ( FC Porto ) que tem fama de formar bons centrais. Vi pouco dele para ter um opinião mais bem formada.
Paito - Um caso de estudo. Tinha tudo para ser um belo lateral, por motivos que não sei explicar, parou de evoluir. A defender é péssimo. É veloz e cruza bem.
Tello – Fomos bem enganados com este chileno. Não lateral, não é extremo. Foi um desperdício de dinheiro.
Edson – Parece-me ainda pouco à vontade no Sporting e preso de movimentos. Quando se soltar vai confirmar o seu valor. Ataca bem e tem remate forte e colocado.
MEIO CAMPO
Custodio – Ao contrario da opinião generalizada, gosto deste jogador. Sabe jogar à frente dos centrais, sendo um bom, “filtro”, cortando muitos dos ataques das equipas adversárias. Acho que evolui nas mãos do Peseiro. Quando apareceu promovido a titular por Fernando Santos, era um jogador que se limitava a ganhar a bola e a passá-la. Agora arrisca mais o passe à distancia, sobe com algum propósito e até marca golos.
Loureiro – Ganhamos peso e altura com ele no meio-campo. É possante, e por isso usa muito o físico. Pode ser importante em algumas fases da época. Não acho que seja um titular.
Carlos Martins - Temo pelo futuro deste jogador. A sua afirmação definitiva tem sido adiada época após época. Será desta ? Tem bons pés, e remate fácil. Espero que venha a confirmar toda a sua qualidade.
Moutinho - A jóia da coroa. Humilde, calmo e introvertido. No campo um Leão cheio de raça. Vai ser grande.
João Alves – Não o conheço bem. Por isso fala quem sabe. Jesulado Ferreira : Tentei incutir-lhe uma cultura táctica que lhe permitiu, com mais ritmo e experiência, tornar-se num médio completo, que tem também nota alta no remate fora da área e uma enorme capacidade de trabalho. No fundo, o seu maior trunfo é ser um jogador de equipa, o que é determinante no futebol moderno. Tem excelente capacidade de resistência e depois da evolução em Braga aprendeu a jogar de área a área, o que pode fazer dele uma pedra muito importante no Sporting.
Nani - Aparenta ter valor, e parece ser aposta do treinador. Naturalmente precisa de se ambientar a uma nova realidade. Tem bom drible e personalidade.
ATAQUE
Liedson - Não há muito a dizer. 55 golos em 83 jogos oficiais. É dos melhores que já vi jogar pelo Sporting. Espero que a SAD renove com ele.
Deivid – Trás o rotulo de goleador no Brasil. Parece faltar identificação com equipa e com o futebol português. Tem bom toque de bola.
Sá Pinto – Ricardo “Coração de Leão”. Ídolo das claques em especial da Juve Leo, é importante pelo que representa no balneário, o seu processo de renovação dizem tudo, sobre a forma como sente o clube. Quando terminar a carreira é para ficar no clube. A sua experiência poderá ser importante durante a temporada e em determinados jogos mais quentes.
Douala – Em forma é muito perigoso. Tivesse um pouco mais de inteligência a jogar e seria dos melhores da Europa no seu lugar. Muito rápido e letal no 1x1. É um desequilibrador.
Silva – Não gosto e pronto !
Pinilla – Ás vezes parece uma estrela de cinema. Tantas são as manchetes que ele faz no Chile. Gosto do Pinilla, com sorte e menos lesões pode vir a ser muito útil.
Varela - Ler o que escrevei sobre o Nani. E acrescento, Internacional Sub-21, tem tudo para vingar no futebol profissional.
Wender - Espero que tenha sorte, e cale muita gente que não acredita nesta contratação.