Equipa B pode ser reativada

axo muito bem

Gostava de ver de novo a equipa B dentro das seguintes condições:

  • Enquadramento de jovens entre os 18 e 20 anos na transição para o futebol profissional.
    -Todo o trabalho enquadrado na Academia de Alcochete, acompanhado por toda a estrutura do futebol profissional (físico,técnico, táctico, psicológico e nutricional).
    -Disputa da II Divisão B como um primeiro patamar de disputa do futebol profissional.
    -Conforme a maturidade dos atletas fosse aparecendo (19, 20 anos), estes seriam integrados na equipa principal ou emprestados a equipas da Superliga, ou equipas estrangeiras que os solicitassem e pagassem os salários, podendo ser incorporados na equipa principal do Sporting até aos 24 anos.
  • Projecto da Sporting TV de forma a dar visibilidade à equipa e aos jogadores e de forma a captar publicidade que financiasse o projecto.
  • Jogos alternados em Alvalade com a equipa principal.

Gostei imenso da entrevista, apesar de muito extensa é uma boa leitura, obrigado pelo link. :great:

Revejo-me em muitas das suas ideias, talvez não concorde com uma ou outra, como a de se formar jogadores com determinadas características desde muito novos a pensar no modelo de jogo que vão encontrar enquanto adultos, mas de resto 5 estrelas.

Destaco também a constatação dos malefícios desta nova casta de dirigentes (vamos colocá-lo deste modo para simplificar):

(...) Eu acho que o Sporting perdeu a mística que existia, passou a ser visto como um mundo empresarial, passaram a pensar que têm lá uma pessoa que ganha X e podem contratar outro que ganha três vezes menos, por isso fazem isso. E independentemente da qualidade do trabalho, é no fundo o que acontece com as empresas, contratos de três meses, manda-se embora, vai-se buscar outro, no fundo a parte económica está acima da parte humana, e o Sporting perdeu um pouco com isso.

Acho que o Sporting clube, não merecia e não merece que a mística que existia no futebol de formação, todos os treinadores, a maneira como se trabalhava, a forma como todos eram amigos, a direcção, todos mesmo, isso deixou de existir, as relações passaram a ser mais frias, mais distantes, e o clube na minha opinião ficou a perder. Perdeu-se um pouco essa mística sportinguista.

Foi como passar de um ambiente de família para um ambiente mais empresarial?

Exactamente, era mesmo uma família e mudou, não lhe vou chamar um ambiente empresarial, porque há empresas em que toda a gente se dá bem e toda a gente corre para o mesmo lado. Uma empresa má, passou-se de um ambiente familiar para uma empresa má, onde uns trabalham para ter sucesso e outros trabalham para o outro não ter sucesso. Há empresas assim não é? O Paulo Bento até disse umas coisas engraçadas quando saiu, falou algumas que eu ainda me lembro do tempo em que lá estava…

Algumas em particular que queira partilhar connosco?

Quando ele saiu do Sporting, vejam o que ele disse… O problema que existe muitas vezes nos clubes…

Invejas, intrigas, nos corredores?

Na minha maneira de ver, eu não me lembro de um ambiente desses no futebol de formação antes das SAD’s, antes de aquilo se tornar no que é agora. No último ano em que lá estive foi uma diferença abismal para os outros anos, e na minha opinião para pior.

Caro Paracelsus e restante foristas, se não lêram toda a entrevista assim o deveriam fazer, porque, para quem se interessa pela formação, não só pelos jogadores, mas tambem ao nível da metodologia de treino, esta entrevista é extremamente interessante (desvela algum do seu trabalho não só no Sporting, como no União da Madeira)

Em relação ao que assinalei a bold, talvez a ideia do Mister Nuno Naré só resultasse caso o treinador dos seniores se mantivesse durante muitos anos (vide caso Ferguson). Mas confesso que também partilho de algumas dúvidas em relação a esta medida, embora seja inegável que tenha de existir uma comunicação entre a equipa técnica sénior e todo o departamento de formação.

Quanto à sua opinião pelas SAD’s nada a dizer. É semelhante à minha.

Caro

Não levo a mal o exemplo dele, acho-o é demasiado centrado no jogador e pouco realista tendo em conta a situação e necessidades dos clubes e o jogo das trocas dos plantéis e equipas técnicas ano após ano.

A vida não é um limbo encantado em que tudo são rosas. O ensino deve ter como finalidade não só desenvolver as potencialidades de cada indivíduo como também fornecer-lhe as ferramentas necessárias para se saber adaptar às circunstâncias da vida futura para que continue a progredir.

Ou seja, pegando no exemplo que ele dá, a um defesa-lateral deve ser-lhe ensinado não apenas o ABC de correr pelo flanco para se envolver num movimento atacante, mas também incutida cultura táctica para que perceba que provavelmente nem sempre isso lhe vai ser pedido, porque é que alguns treinadores abdicam dessa nuance e que comportamento em campo deve ter nessa situação (princípios básicos do futebol, já que os específicos costumam ser transmitidos pelo treinador). Não concordo quando o Nuno Maré diz que o jogador deve ser formado ao longo dos anos para potenciar características que são do agrado do treinador X e que encaixam bem no modelo de jogo Y, isso parece-me que é completamente irrealista e até nefasto dado que falamos de muitos jovens que são acima da média em muitos aspectos.

Não quero que a equipa B seja reactivada porque aumentava as despesas. Mais vale emprestar aos clubes da 1ª Liga. Assim já não tinha aumenta de despesas.

lololololol

Deixa-me desde já dizer-te que estás completamente enganado. Os jogadores que o Sporting empresta aos clubes da 1ª e 2ª liga têm os salários pagos a 100% pelo próprio clube, é que nem os treniadores seriam despesas extra porque nós pagavamos por exemplo o salário do Filipe Ramos no Real Massamá.

Por isso as despesas seriam iguais ou ligeiramente superiores mas na minha opinião o retorno desportivo seria bastante mais proveitoso principalmente porque os jogadores poderiam alternar entre a equipa prinicipal e a B.

Por mim activava-se já hoje, e metia-se lá o Maniche a jogar. Podia ser “o motor” da nova equipa.

E a equipa A, haverá planos para a reactivar?

tiraste-me as palavras da boca.

ja agora metia-se la o PS haver se começava a perceber algo de futebol.

:arrow:

:arrow:

Vinha aqui de propósito postar isso.

nós neste momento só temos a equipa Z; falta reactivar o alfabeto todo até chegar ao B.

Terei de recuar uns 14 anos, numa equipa comandada pelo nada saudoso Robert Waseige, para encontrar um plantel do Sporting tão fraco como o de esta época. Safam-se uns 4 ou 5, o resto é refugo.