Bom, aqui vai um esboço baseado nos jogadores q sabemos q fazem parte do plantel e outros apontamentos deixados pelo @PedroP .
Em primeiro lugar entre GR e setor defensivo além da contratação do Alcantar, mexicano q apenas sei q faz parte da seleção sub 20 do México, espero q pelo menos seja melhor do q o Lamba e Emanuel, afinal de contas é do mesmo ano (2003), mas ser internacional sub 20 pelo México n chega para me convencer, o Lamba é internacional sub 19.
Para mim faz sentido o Emanuel ser promovido para esta equipa compensando a saída do Rafael Fernandes, quem esteve atento à Fase Final de Juniores diria q o Emanuel foi melhorando ao longo da prova, o Marsá acho q faz mais falta a esta equipa do q à principal sinceramente…
Nas laterais e depois da já discutida saída do Esteves faz todo o sentido q seja aqui o espaço de desenvolvimento do Travassos, ainda assim faria uma contratação caso o Hevertton n se mantenha por aqui.
Situação do Nazinho o mesmo, n creio q seja igual ao Esteves, tenho sérias dúvidas q haja muitos clubes interessados nele, e se houver duvido q seja titular facilmente na Primeira Liga, a verdade é q o Nazinho precisa de jogar, e ele nem jogou muitos jogos na B, situação diferente do Esteves.
A meu ver também é necessário uma contratação aqui, acho q o espaço do Martim Marques é os sub 23 sinceramente.
Aqui já sei q vou levar na cabeça pq o Essugo n está ali. Para mim o Essugo é promovido ao plantel principal mesmo q o Matheus Nunes n seja vendido, e então se a opção for o Robertone vou andar aqui todos os meses a pedir o Essugo, prefiro morrer com os meus…
Para mim este é o espaço natural do Diogo Abreu, n me venham com conversa de q lhe foi prometido estar no plantel principal. Quem prometeu? O treinador? Duvido. O empresário plantou na imprensa? Talvez. Pessoal ligado à Direcção para dar cenourinhas aos adeptos da Formação? Pode ser q sim…
Depois com mais um ano de experiência do Renato Veiga, Mateus Fernandes, o próprio Menino, e atenção q acho q o Jallow pode ser interessante neste patamar, n é por aqui q nos vamos afundar.
Nas opções para extremos é q as coisas são mais dificeis, ainda acho q o Diogo Cabral tem aqui espaço, talvez até haja jogadores em excesso, e espero sinceramente q o Tiago Ferreira esteja completamente recuperado, foi uma ausencia prolongada e complicada.
Ao contrário de muitos eu acho q o Issahaku, o míudo ganês, apesar da idade dele o espaço natural dele n vai ser este plantel, q seria uma mais valia tenho poucas dúvidas, mas este miúdo veio de um contexto e de um país onde já é várias vezes titular nesta idade pela Selecção Principal, n é a mesma coisa q um Alcantar, Jallow, até um Esteves ou Diogo Abreu, cobrem-me se estiver enganado…
Finalmente, para PL ao contrário de muitos eu acho q a concorrência deve ser entre o Chermiti e Rodrigo Ribeiro, eles precisam de puxar um pelo outro neste nível, pode ser controverso mas n acho q o Rodrigo já tenha o grau de maturidade necessário para ser segunda opção no plantel principal, e como eu acho q depois de sair o Slimani é preciso um reforço e acabar com a brincadeira dos PL n ser importante marcar golos… sobretudo depois de sair Sarabia.
Nota final, para mim desde q o mexicano e Diogo Abreu estejam ao nível esperado, mais as 2 contratações para laterais, e desde q este ano desde o inicio da pré temporada se comece a trabalhar num 11 base mais definido,e q haja mais estabilidade no plantel, entre outras coisas um número menor de jogadores na B q vão à Youth League, n vejo motivo para o pessimismo exacerbado q vejo aqui.
É suficiente para terminar nos primeiros 4 lugares numa série com clubes tão fortes e com jogadores tão experientes? Diria q n, mas acredito q se estas condições forem cumpridas vamos vencer mais jogos, potenciar mais jogadores na faixa entre os 18 e 20 anos e ter mais opções para integrar no plantel principal, se em cima disso tivermos um dia o bónus de subir de divisão tanto melhor.
Como já disse noutras ocasiões eu n hipervalorizo os titulos nos escalões de Formação, a mesma coisa aqui, se subirmos melhor, mas n a qualquer preço, e se esse preço for contratar pazadas de jogadores “experientes” sacrificando o desenvolvimento de jogadores com potencial, simplesmente n contem comigo.
E agora em tom de provocação, e sabendo q eu n sou o @Kareem_Abdul-Jabbar a Formação do Sporting n está morta, nunca esteve e n vai estar, cabe agora a Amorim arranjar espaço para integrar um jogador aqui ou ali, sobre o resto das negociatas já muita coisa foi dita n vou por mais lenha na fogueira…