Recordando o formato
Já anunciado pela FPF em abril, o formato da Liga 3 assenta numa primeira fase a duas voltas, com um total de 22 jornadas em cada série. Os primeiros quatro classificados de cada série apuram-se para a fase de subida, ao passo que os clubes do quinto ao 12.º lugar em cada uma das duas séries jogam pela permanência na Liga 3.
Na fase de subida, a série 1 vai ter o primeiro e o quarto classificados da série A a cruzar com os segundo e terceiro da série B. Na série 2, o inverso: o primeiro e o quarto da série B cruzam com o segundo e o terceiro da série A. Esta fase joga-se a duas voltas e o primeiro classificado de cada série apura-se para a final da Liga 3, subindo também à II Liga. Já os dois clubes que acabarem a fase de subida em segundo lugar das respetivas séries, disputam uma eliminatória a dois jogos e o vencedor desta joga outra eliminatória, desta feita com o antepenúltimo classificado da II Liga, para apurar quem vai ser a outra equipa a marcar presença no segundo escalão.
Na fase de permanência, os outros 16 clubes são divididos em quatro séries de quatro clubes cada, da seguinte forma:
SÉRIE 3 - 5.º, 7.º, 9.º e 11.º classificados Série A
SÉRIE 4 - 6.º, 8.º, 10.º e 12.º classificados Série A
SÉRIE 5 - 5.º, 7.º, 9.º e 11.º classificados Série B
SÉRIE 6 - 6.º, 8.º, 10.º e 12.º classificados Série B
Esta fase também é disputada a duas voltas e com bonificação de pontos, isto é: o quinto classificado na fase regular parte para esta segunda fase com oito pontos, o sexto com sete pontos, o sétimo com seis, o oitavo com cinco, o nono com quatro, o 10.º com três, o 11.º com dois e o 12.º com um. Os últimos classificados de cada uma das quatro séries descem ao Campeonato de Portugal (CP), que passa a ser o quarto escalão do futebol nacional. No sentido inverso, deste sobem quatro emblemas à Liga 3.