Tirando o João Oliveira, achas que mais algum deles já se aguenta na primeira liga?
É que se não, entre ter na B, treinar com a A e até poder ser chamado a um jogo ou andar na tabela de baixo da segunda… prefiro a primeira. Além do mais, a equipa B tem de ter jogadores e até tem de lutar para subir. Vou emprestar a pagar salários e andar a contratar gajos oara a B, fica esquisito.
Por acaso acho!
O João Oliveira, o João Silva , o Tomás Silva e o Nuno Moreira foram só os jogadores em maior destaque (com melhores performances regularmente) nas últimas épocas nos sub23.
Qualquer um deles joga fácil na 1ª Liga…e não lhes devem faltar convites… e digo mais, qualquer um deles podia estar no plantel da equipa A do Sporting.
Como já vi escrito, até pelo Bruno Mascarenhas num artigo, se calhar não estão na equipa A porque fizeram os seus primeiros contratos profissionais com o Sporting na direção do BC… e esta nova direção, como entrou a assumir que a formação era um lixo, apostou nos jogadores mais novos, a quem pode agora chamar de “seus”…
Qualidade ao João Oliveira, ao João Silva, ao Tomás Silva e ao Nuno Moreira é o que não falta…!!!
Em minha opinião, e aí concordo com o @Levezinho84, pelo menos estes deviam e podiam seguramente estar numa primeira Liga, ou em campeonatos estrangeiros… jogarem no CNS, acho que para eles vai ser uma perda de tempo… mas como esta Direção já nos habituou a uma falta de gestão de carreiras, de noção do valor dos jogadores, de compras e vendas todas mal feitas e com claro prejuízo para o clube, nada de espantar que queimem mais umas carreiras de jogadores, e que desvalorizem ativos do clube… infelizmente, nada que surpreenda.
E quem tem capacidade mental?
O Tiago Tomás?
O Anthony Walker?
O Gonçalo Inácio?
O Eduardo Quaresma?
O Rodrigo Fernandes?
…
O clube tem de apostar em jovens, isso é para mim uma evidência… acho que anda é a apostar erradamente em “mais novos”, que esses sim ainda precisam de mais maturidade, quando tem os que mais se destacaram nos sub23, que por mérito deviam merecer uma aposta (nem que fosse a pré-época…), mas que liminarmente ficaram para trás ( e digo eu, repito, se calhar porque fizeram o contrato profissional com o Sporting com a direção errada, e esta direção está a “penalizá-los” por isso!)
Mas isto é só a minha opinião…!!!
E posso dar um exemplo: andamos a comprar Rosier, Camacho, milhões gastos… e temos o João Oliveira, que para mais encaixa neste modelo de jogo como uma luva…
Outro exemplo: vai fazer a pré-época nos A o A. Walker. Dos GR mais novos, o que mais defendeu nos sub23 (e quase sempre bem) foi o Hugo Cunha… ora, vai o Walker aos A porque foi contratação desta direção? O Hugo por já cá estar desde os tempos do BC fica para trás?
E já não vou falar da despromoção do Diogo Sousa… este, por favor, emprestem-no ou vendam-no… que apostem na “contratação” desta direção do André Paulo, aceito, mas não queimem o Diogo… ele não merece…
Já eu não sei, mas tenho a clara convicção que não só não há convites para alguns deles (a maioria) como nem temos uma estrutura capaz de os meter na 1ª liga e assegurar que jogam. sim, que para fazer número não quero, obrigado.
Quanto à equipa A, temos Max (21 anos e nem uma época completa de titular A), Eduardo Quaresma (18 anos e 3 meses de equipa A), Nuno Mendes (18 anos feitos há 2 meses e 3 meses de equipa A), Matheus Nunes (21 anos e 3 meses de equipa A), Gonzalo Plata (19 anos, jogador de rua e uma época como suplente A). Ainda o brinca na areia Camacho, com 20 anos, o Pedro Gonçalves que acaba de chegar e tem uma época de 1ª liga e o Tiago Tomás é bem capaz de ser o 3º avançado centro, um jogador de 18 anos e tremendamente imberbe.
Há quem ainda diga que o Inácio e o Joelson vão ser apostas pontuais.
Afinal, quantos jovens sem experiência achas que uma equipa aguenta?
E já agora, de forma geral. Se estes não jogam na B, joga quem? Vamos comprar um camião de sub23 para a B?
E se a equipa B não os consegue formatar para subirem à A e jogarem quando necessário ou estarem mais capazes de o fazer, a equipa B serve para quê’
E os interesses do Clube, nomeadamente subir o quanto antes à 2ª liga e terem todos um patamar competitivo um pouco mais alto, ficam onde? Vamos lutar para não descer do CNS com os Walkers e estes ficam a aquecer banco na 1ª ou 2ª liga, em vez de jogarem no mesmo sistema da A e jogarem para ganhar?
A aposta nos jovens, como disse acima, para mim é uma evidência… mas também como disse acima, acho que estamos a confundir algumas apostas, e com isso a desvalorizar claramente alguns ativos.
Dando outro exemplo, até pode ser que o Joelson venha a ser um craque de outro patamar (que digo já, e pode ser polémico, mas pelo que vi nos sub23, tenho as minhas dúvidas), mas neste momento, para a equipa A, apostava mais rápido no Nuno Moreira… acho que está neste momento bem mais preparado e com bem mais maturidade competitiva.
Outro exemplo, fomos agora contratar mais um defesa direito, o Porro, da mesma idade do João Oliveira… terá mais experiência, mas vem emprestado…!!! Não seria de pelo menos dar uma oportunidade de teste ao João Oliveira? É que já falhamos no Camacho e no Rosier, para a mesma posição… milhões deitados fora…
Até porque estes que referi, a quem posso juntar o João Silva e o Tomás Silva (e o Matheus Nunes, claro), foram claramente, para quem seguiu de perto, as unidades de maior relevo nas 2 últimas épocas nos sub23… e o mérito deverá contar para alguma coisa, foi isso que sempre me incutiram…
É só isto que analiso… não o número de jovens (que por acaso também acho excessivo, mas isso é outro tema), mas sim que apostaria nos que indico, em vez de nos que esta direção tem apostado… assumindo a meritocracia… e que questiono (também opinião pessoal, sem qualquer sustentação em factos), tal como já vi também defendido por algumas pessoas (nomeadamente o Bruno Mascarenhas) se não será propositado “queimar” esta geração (aliás campeã na formação em juvenis e juniores contra os Felix, os Florentino, Gedson, Dalot, Leite, …) porque este presidente assumiu desde o início que a formação deixada pela direção anterior não tinha qualidade!
E desta forma delapidam-se ativos do clube!
Apenas isto, e apenas a minha opinião!
SL
Isso é uma evidência.
Alguém tem de jogar na B, e dentro dos que temos, estes são seguramente os mais bem preparados.
Mais alguns emprestados, que podem aqui ajudar… até porque o objetivo tem de ser subir à Liga Honra.
Neste ponto, estamos de acordo completamente.
Só acho é que não podemos nem devemos desvalorizar ativos!
Mas vais apostar no Joelson ou ele vai andar a jogar num patamar mais abaixo e sobre de vez em quando? E isso não se pode estender ao Nuno? E será que o Nuno tem o perfil táctico para este modelo?
Um teste? Mas o jogador tem andado onde? Esteve a treinar e jogar na América do Sul? O Porro tem uma época inteira neste modelo em Espanha, deu nas vistas nesse modelo e vem para ser testado. Se interessar, podes comprar. Se não, vai embora.
Infelizmente, com muita pena minha, o campeonato de sub23 é uma brincadeira de mau gosto. E a nossa prestação segue a mesma filosofia.
Vê-se no Matheus Nunes, que andava lá a jogar a passo e nem se dava mal, o quanto o salto é enorme. Ou tens a qualidade intrínseca ou não é neste sub23 que te fazes jogador. O Matheus está tão preparado para jogar na A quanto… nada.
Muito honestamente, quem te parece mais preparado para jogar na A e neste modelo, o Quaresma ou o João Silva?
E mais, se calhar, se as coisas funcionarem como penso que o treinador quer, às tantas o Quaresma nem vai ser titular declarado como até agora. Se calhar até vai sentar.
Não, não é outro tema. É o tema principal. O que interessa é quem pode subir face a um número que não deve ser ultrapassado, por caíres na falta de condições para qualquer um. Mete o Nuno Mendes de lado, é de facto um talento à parte e (a meu ver) o único que de facto entra sem espinhas na A. A partir daí é uma questão de escolha.
Se os dirigentes acham que há diferença na aposta entre o Max ou o Tomás, entre o João Silva ou o Quaresma, entre o Matheus e o João oliveira na cabeça dos adeptos e sócios… são idiotas. A maioria dos velhotes nas casas ou a esmagadora maioria dos adeptos e sócios de outras idades, não sabem se o Matheus foi contratado pelo Bruno ou pelo Varandas. A mensagem que se vê por todo o lado é que afinal os miúdos não eram tão maus quanto diziam.
O resultado de subidas extemporâneas e alimentadas por mais nada senão Ego e papel de jornal viu-se no benfica. O fcporto tem uma geração de ouro nos jovens e é o que é.
Ninguém defende mais a formação que eu. Mas isto não é à toa. O Barcelona e o Ajax trabalham décadas para aparecerem resultados. Para aparecerem os miúdos do Guardiola, foram necessárias décadas de trabalho orientado . O Ajax necessitou de mais de uma década para recuperar o que tinham perdido e a filosofia já lá estava. As coisas não saem apenas porque queremos muito.
Infelizmente, com muita pena minha, o campeonato de sub23 é uma brincadeira de mau gosto. E a nossa prestação segue a mesma filosofia.
Eu não diria que é uma brincadeira. É um patamar para juniores mais desenvolvidos e seniores menos desenvolvidos mas, ao contrário da equipa B, não é um patamar com o objectivo de os preparar para a primeira equipa/primeira divisão. É um patamar intermédio entre a equipa B e os Juniores que proporciona aos juniores um contexto mais competitivo que o nacional de juniores (mas não tão difícil como a II liga) e que permite a seniores de potencial que ainda não se desenvolveram o suficiente para serem competitivos numa II liga poderem competir com regularidade e continuarem a desenvolverem-se.
E não se pode testar o João Oliveira neste modelo? O caminho que ele fez até aqui não vale de nada? Um jogador da casa, dos de maior destaque nos sub23?
3/
Por acaso acho que é o João Silva… neste momento, pelo menos…aliás, e já o escrevi anteriormente neste fórum, acho o João Silva o central mais bem preparado da formação para poder neste momento subir a um patamar de Equipa A… mas mais uma vez, é a minha opinião, e reconheço que pode ser polémica e contestada.
4/
Ms aqui no Sporting parece que é mesmo à toa… e não por mérito!
E como constato, a desvalorização de ativos é impressionante…
Da formação, e não só!
João Silva - Em condições normais estaria nesta próxima época num outro patamar competitivo, mas ser capitão da Equipa B do Sporting também não é mau de todo. E cheira-me que se ficar daqui a um ano está integrado no plantel na vaga do Neto.
João Oliveira - Precisa de rodar, não pode ficar na Equipa B. Primeira Liga ou mesmo uma equipa da II Liga que tenha ambição de subir. Não pode jogar no Campeonato de Portugal, seria estragar a sua evolução.
Tomás Silva - Também deveria ser emprestado. Embora as hipóteses de singrar nos A sejam poucas ou nenhumas (com este sistema táctico então são nenhumas).
Nuno Moreira - A Equipa B é o sítio certo para ele e a ver se é desta que se afirma numa equipa secundária. Não o fez inteiramente na mais pobre Liga Revelação…
Rodrigo Fernandes - Idealmente estaria noutro patamar competitivo, mas precisa de muitos jogos para ganhar a intensidade/rotatividade que não tem, se quiser ser jogador para o Sporting. A sua presença nos B, tal como a do Bruno Paz, pode fazer sentido mediante o número de médios da Equipa A…
Eu jogava com esta equipa no sistema do Amorim, até para facilitar a transição. Já não falamos aqui de rapazes pequenos ou de jogadores da formação.
GR - A. Paulo, G. Filipe (já com experiência neste Campeonato), A. Walker
DCD - Cont, Hevertton S.
DC - J. Silva, J. Ricciulli
DCE - G. Inácio(+ R. Rêgo entre u23 e B)
AD - Cont, Loide A.
AE - Cont, B. Fati
M - R. Fernandes, Edmilson S.?, B. Paz, B. Sousa (+ J. Daniel entre B e u23)
EX - B. Tavares, D. Mitrovski, Joelson F., N. Moreira
PL - T. Tomás, T. Rodrigues
Nos sub-23, o mesmo esquema:
GR - D. Almeida, H. Cunha
DCD - C. Silva(+ C. Lamba entre u19 e u23)
DC - J. Goulart, R. Fernandes
DCE - R. Rêgo, Cont
AD - Cont, A. Lami
AE - G. Costa, F. Nazinho
M - J. Daniel, Edson S., D. Rodrigues, S. Lobato, G. Batalha
EX - T. Ferreira, Geny C., D. Brás(+ A. Gonçalves entre u19 e u23)
PL - Cont, Rodrigo P.
Ou seja, os juniores são uma brincadeira e precisamos de um patamar para eles se adaptarem aos seniores, é isso? Então, se calhar, digo eu, valia mais reformular os escalões de formação.
Eu pensava que os sub23 seriam um escalão com maior adesão, que fosse a real fase final de transição dos juniores para os seniores. Onde pudessem também ser inseridos jovens jogadores, preferencialmente até aos 21 anos, vindos de ligas menos competitivas, como algumas ligas do leste, africanas, centro ou sul americanas, se calhar até da Escandinávia. Acho também que sub23 é demasiado.
Quem se aguenta e sobe à A, muito bem. Quem não se aguenta, sai e vai à sua vida, inserem-se em ligas onde o número de jogadores formados no exterior deveria ser menor.
O que temos é simplesmente ridículo. Uma coisa é a liga inglesa ter clubes com 25% de jogadores locais. Outra somos nós, liga pouco competitiva, ter clubes da 2ª liga a ir buscar jogadores do 5º escalão do Brasil, para depois vermos determinados clubes da 1ª liga terem 80 jogadores seniores nos seus quadros. E mais grave ainda, maniatam as ligas. Ou são maniatados por quem tem esses 80 jogadores ligados a si ou manietam os empresários que trazem os tais jogadores de todo o lado.
Não percebeste. A minha questão era sobre o que raio andaram a fazer, se não o observaram ainda. Então ele está ali a fazer o quê? Treina na Academia, joga na Academia, treina com a equipa principal e não é observado?
Eu não propriamente um defensor do trabalho feito no Sporting ao nível de activos. Agora, sempre assisti a jogadores que subiam ou não de escalão por aposta devido à observação dos treinadores de escalão acima e nem sempre por causa do que jogam nesse escalão. Isso não é apenas no Sporting. E não é só em Portugal.
O Nuno Mendes, por exemplo, está marcado desde o Keizer. Não fosse a lesão e já teria subido antes. Ou seja, não precisava de provar nada na sub23, já estava decidido.
Eu discordo relativamente ao João Silva e ao Quaresma. Eu acho que o João é um bom central, mas se eu quisesse meter um como lateral, escolhia o Quaresma. Num sistema de 3 defesas e não pensando em centrais, escolheria o Quaresma, não achei nada de estranho nisso.
Achei estranho foi o destaque dado ao Matheus, mas acho que foi mais graças à publicidade e ser aposta desta Direcção. Tal como acho inconcebível andar um tipo como o Walker a ocupar a baliza. Um tipo que de GR só tem o físico, mais nada. Em tudo o resto é miserável. Aí concordo com a cena da meritocracia.
Eu continuo a achar que ele pode ser convertido. Já sei que continuas a discordar!
Comparar o incomparável, ainda para mais com o benefício para o pior…quando o João Silva jogar com homens vai ser bonito, pois parece que anda piado. O Eduardo Quaresma, pode n ter o seu jogo aéreo, mas é muito mais jogadores é que nem se compara.
Tiago Augusto, médio de 18 anos que actuava nos ingleses do Fulham FC, é o mais recente reforço da formação Leonina para a temporada 2020/2021.
“Estou muito feliz, trabalhei bastante para isto. Quero agradecer a todos os que me ajudaram durante este processo. Esta é apenas mais uma batalha vencida, ainda falta atingir mais objectivos. Quero agradecer ao Sporting CP pela confiança que depositou em mim”, disse o atleta em declarações aos meios de comunicação do Clube.
Contando no currículo com passagens por SL Benfica e SF Palmense, Tiago Augusto descreve-se como um jogador “lutador”, característica essencial para todos aqueles que, tal como ele, sonham em chegar à equipa A.
“Gosto de ganhar, marcar golos, fazer assistências e ajudar o Clube que represento. Vou trabalhar muito para chegar ao plantel principal”, assegurou.
Para mim, o Mitrosvki devia ser emprestado a uma equipa da II Liga. O rapaz tem muito talento, mas andar eternamente em equipas secundárias não o favorece nada, antes pelo contrário.