Equipa B - 2017/2018

Plantel 2017/2018

GR- Pedro Silva, Luís Maximiniano (ex- Júnior), Stojkovic

DEFESAS - Mauro Riquicho , Mama Baldé , Merih Demiral (ex- Alcanenense) , Kiki Kouyaté, Gonçalo Vieira , Guilherme Ramos , Ivanildo Fernandes, Diogo Nunes, Abdu Conté (ex-júnior), David Sulahe

MÉDIOS- Bubacar Djaló, Bruno Paz (ex-Júnior) , Pedro Delgado, Edú Pinheiro , Pedro Ferreira (ex- Júnior), Rafael Barbosa, Budag Nasyrov, Miguel Luís, Jefferson Encada (ex-Júnior)

AVANÇADOS - Pedro Marques (ex- Júnior), Jovane Cabral, Ronaldo Tavares, Liam Jordan, Ricardo Almeida, Ary Papel (ex- Moreirense), Cristian Ponde (Ex- Sporting Clube da Covilhã)

ENTRADAS

Luís Maxíminiano, Bruno Paz, Pedro Marques, Miguel Luís, Abdu Conté, Jefferson Encada e Pedro Ferreira (todos Ex- Júniores) , Merih Demiral (ex- Alcanenense /compra definitiva), Ary Papel (ex- Moreirense/regresso), Cristian Ponde (Ex- Sporting Clube da Covilhã/regresso)

SAÍDAS

GR- Guilherme Oliveira (Académica)

DEFESAS- Fídel Escobar, André Geraldes, Pedro Empis (empréstimo Académica)

MÉDIOS- Ryan Gauld, Fábio Martins (empréstimo Sporting Clube da Covilhã), Ricardo Guima (empréstimo Académica), Frederico Ruíz (acabou a carreira)

AVANÇADOS- Bilel Aouacheria(Sporting Clube da Covilhã), Luís Elói (empréstimo ao Sport Uniao Sintrense )

Treinador - LUÍS MARTINS

Jogos de pré - época

5 de Julho

SCP B- CF os Belenenses … 1-2 golo de Cristian Ponde

8 de Julho

Estoril -Praia- SCP B

Quanto ao plantel, mantinha a maioria deste ano mais os que sobem dos juniores, e uma ou outra aquisição jeitosa. De resto, o camião que cá está serve, não vale a pena ir bsucar outro camião.

Quanto ao treinador, falou-se no Litos. Quem quer que venhs também será um ano de adaptação por isso quanto menos mudanças no plantel melhor. Quem vier terá de coordenar os próximos anos.

ronaldo wilkins para extremo esquerdo com o bras a ir fazendo uns jogos tambem
gostava de ver rafael leao a segundo avançado com pedro marques na frente
demiral a patrao da defesa
bruno paz e pedro ferreira a serem apostas

Espero que a época que se avizinha não se repitam erros do passado. Um dos quais começar a época com 40 jogadores!!!
Talvez fosse importante/interessante um protocolo com alguma equipa do CNS da zona de Lisboa. E porque? Vou dar um exemplo Guilherme Ramos para mim um belíssimo central (nos juniores fantástico) e na B jogou pouco e nestas situações de transição sempre podiam jogar regularmente.
Jogadores como Fabio Martins ou Elói já iam de vez

Por mim seria preferível emprestar a equipas de 2a liga do que colocá-los no CNS.

No inicio da época muitos queixavam-se dos empréstimos a equipas de 2a liga, mas fizeram todo o sentido para dar minutos a jogadores que cá não os teriam e portanto deveríamos continuar a utilizar essa estratégia sempre que haja jogadores que contém pouco na equipa B, não se queira desistir dos jogadores e não se consigam empréstimos na 1a liga.

Depois os que não contam de vez é deixá-los sairl.

Treinador : Tiago Fernandes

Guarda redes: Max; Stoj; Diogo Sousa
Laterais Direitos: Thierry e Ruiquicho
Laterais Esquerdos: Abdu e reforço
Centrais: Demiral, Kiki, Guilherme, Nunes e Vieira
Médios: Pedro Ferreira, Paz, Miguel Luis, Bragança, Edu, Guima, Delgado, Franco e 2 reforços
Extremos: Jovane, Encada, Leão, Elves, Papel e reforço
Avançados: Pedro Marques, Ronaldo, Ruiz e Gil

Empréstimos:
Pedro Silva (acredito que seja o 3º da A, mas preferia mete-lo a jogar na 1ª Liga e ter o Max como 3º)
Mama Baldé (precisa de novos desafios e de evoluir noutro nível)
Empis (igual ao Mama)
Rafael Barbosa (se o JdD for para um clube de 1ª liga é mete-lo lá)
Ivanildo (clube de primeira liga que lhe dês muitos minutos)

Penso que o Almeida e o Bilel estão cá 2 anos, não acredito que nos possam dar alguma coisa em termos de futuro

Ahahahah o craque do Vanuatu? Se fosse era para os juniores ele nasceu a 30/12/1999, é quase da idade do Brás.

Fazia uma razia a metade da equipa, incluía o Esgaio como já disse várias vezes a capitanear esta equipa, e abria as portas a muitos jogadores dos Júniores, no entanto será importante colocar os melhores em equipas de primeira Liga ou em ligas periféricas, segundas ligas apenas de grandes campeonatos como Espanha, Alemanha, Inglaterra ou Itália. Por cá mais vale ficarem na B a menos que não tenham lugar no plantel. Ir buscar apenas 2 ou 3 jogadores com potencial de fora para colmatar posições.

Dito isto:

Pedro Silva: Emprestar primeira Liga ou estabelecer como 3º guarda-redes nos seniores.
Luís Maximiano: Manter
Vladimir Stojkovic: Manter
André Geraldes: vender (de preferência) ou emprestar.
Fidel Escobar: Dispensar
Kiki Kouyaté: Emprestar primeira Liga se não der fica na B.
Empis: Emprestar primeira Liga se não der fica na B.
Mama Baldé: Manter.
Diogo Nunes: Dispensar.
Mauro Riquicho: Emprestar primeira Liga (não deve dar) se não der fica na B.
Ivanildo Fernandes: Eu pessoalmente não lhe vejo futuro, se houver vagas disponíveis manter, caso contrário fazer sair.
Guilherme Ramos: Manter.
Davide Sualehe: Manter se não se afirmar dispensar.
Gauld: Emprestar primeira Liga.
Pedro Delgado: Emprestar primeira Liga.
Bubacar Djaló: Manter
Edu Pinheiro: Dispensar.
Guima: Emprestar primeira Liga se não der fica na B.
Nasyrov: Dispensar.
Rafael Barbosa: Manter
Gelson Dala: Emprestar ou incluir nos A (De preferência).
Luis Elói: Dispensar.
Bilel: Dispensar.
Ronaldo Tavares: Manter.
Ricardo Almeida: Dispensar.
Leonardo Ruiz: Emprestar primeira Liga.

Não sei se me esqueci de alguém do plantel actual, sem contar com os que actuam nos juniores.

Saídas: Guilherme Oliveira, Fidel,Diogo Nunes, Budag, Luis Elói, Fábio Martins, Ricardo Almeida, Bilel, Bruno Fernandes
Aqui vão 10 nomes à vida, sei que Bilel e Ricardo tem mais um ano de empréstimo mas como dificilmente irão a algum lado tentava anular o empréstimo, pelo menos o do Ricardo que ficaria a fazer número mais uma época.
Empréstimos: Mama Baldé, Empis,Ivanildo, Delgado, Gauld, ,Dala, Edu Pinheiro
O último ao contrário dos outros é porque não lhe vejo nada de especial, seria para abrir vagas para outros não por achar que precisa de um nível competitivo superior.
Permanências: Pedro Silva, Kiki, Guilherme Ramos, Mauro Riquicho, Sualehe, Bubacar, Guima, Barbosa, Jovane,Ronaldo, Leo
Entradas: Maxi, Diogo Sousa, Demiral, Vieira, Thierry, Conté, Paz, Pedro Ferreira, Bragança, André Franco, Leão, Pedro Marques, Encada, Gil Santos e mais uma outra contratação

Não percebo porque é que tanta gente quer o Bilel fora. Este jogador bem trabalhado pode ser um extremo de grande futuro no clube. Digo pelas capacidades técnicas, não sei como ele é em termos de ‘cabeça’. Mas sempre que o vi jogar pareceu-me um jogador de qualidade.

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Exato fiquei fã, acho que um gajo que joga assim com selecoes como a alemã pode jogar na nossa segunda liga

Fazer 1 plantel que honre e dignifique o clube. Isto com jogadores sub23

O resto, cada qual colherá os frutos do seu trabalho/talento…

Segundo diz hoje o record o Luis Martins vai continuar a ser o treinador da equipa B e a acumular funcoes de director tecnico do futebol de formacao …

Nao me agrada nadinha esta opcao. Ou faz uma coisa ou a outra, acumular funcoes de forma temporaria e uma coisa, fazer disto normal ja e algo que nao faz sentido algum.

Sou da exacta opinião.

Não vejo como pode conjugar os dois trabalhos em pleno.Coordenar toda a formação do clube não é algo que se possa dispensar alguns minutos somente por dia.Para além do mais o mesmo sempre afirmou ser um treinador interino (e tinha lógica devido á tal sobreposição de funções).

A não ser que algo lhe tenha sido prometido em função de continuar como treinador da equipa B e consoante os resultados que obter.Pondo o cenário onde lhe coloquem um objectivo extremamente aliciante acredito que isso o possa convencer a continuar na equipa.

Mas acho um risco, até para a sua própria imagem no clube (se o projecto B correr mal).

Não vejo grande sentido, idealmente era preferível encontrar outra pessoa.É um malabarismo demasiado grande entre funções durante demasiado tempo (uma coisa são um par de meses, outra uma época inteira).

Apagar

Eu já tinha dito que não manteria o Luís Martins, a não ser que o mesmo deseje mesmo continuar como treinador. Se ele tem assim tanto gosto pela área e se consegue conciliar com a coordenação que fazia, tudo bem. Mas que não seja descurado o trabalho que tinha na área da formação.

Quanto ao plantel… Não manteria nenhum dos emprestados. Nem sequer aqueles que têm empréstimo por mais uma época, como o Bilel ou o Almeida. Eventualmente o Almeida poderia continuar para compor o plantel embora as minhas apostas mais sérias para a posição fossem Pedro Marques e Ronaldo Tavares.

Não dispensaria o Diogo Nunes, ao contrário do que vi por aqui. Estranhei a sua curta utilização esta época mas ainda o manteria na equipa B mais um ano para compor a defesa juntamente com o Demiral e o Kiki e, eventualmente, o Guilherme a fechar o quarteto.

Entre Mama Baldé e Mauro Riquicho (estão os dois a 100%?), colocaria um por empréstimo na Liga, já estão ambos há tempo a mais na equipa B.

Entre os que estiveram na B este ano, diria que o Pedro Delgado poderia igualmente subir para a Liga por empréstimo, assim haja interesse em apostar no jogador. Entre os restantes, manteria os promissores na B e promoveria a saída dos outros.

E não vejo qualquer motivo lógico para Guilherme Oliveira, Stojkovic, Fábio Martins e Luís Elói continuarem na B…

Revendo o post anterior e explicando melhor o que quero dizer.

Baliza

Certeza -> Luís Maximiano
Dúvida -> Guilherme Oliveira ou Vladimir Stojkovic
Aparições ocasionais -> Pedro Silva (equipa principal)

O Luís foi titular a época toda nos júniores, chamado ao Mundial Sub-20 onde estavam maioritariamente séniores, já treinou várias vezes com o plantel principal e tem um enorme talento. Faz todo o sentido dar já o salto para a Equipa B e assumir o lugar, para não estagnar e continuar a evoluir. A suplente, bastaria um (entre 2 com que temos contrato), até porque o Pedro Silva, que para mim faria este ano o lugar do Jug, pode descer quando estritamente necessário, até para ir mantendo o ritmo pontualmente.

Defesa

Certezas - Mauro Riquicho ( DD ), Thierry Correia ( DD ), Demiral (DC ), Gui Ramos ( DC ), Kiki K. ( DC ), Conté ( DC/DE ), Empis ( DE)
Dúvida - Sualehe ( DE ) ou Gonçalo Vieira ( DC )

Para a lateral-direita, tentava recuperar o Riquicho (fisicamente e no que toca à confiança), depois de uma lesão muito complicada. Como alternativa pode ficar o Thierry, que foi titular a época toda nos júniores e que, nesse escalão, pode abrir portas aos muitos jovens que temos a precisar de maturar nesse escalão (João Oliveira, Diogo Rodrigues, Bernardo Prego).

No centro, Demiral, Kiki e Guilherme Ramos parecem-me formar um bom trio que dará garantias durante a época. Sendo Demiral, claro, a grande promessa.

Depois há o Empis, lateral-esquerdo, que manteria como titular, até porque duvido que, com a escassez de utilização no Mundial Sub-20, tenha algumas hipóteses de agarrar o lugar como titular (no plantel acredito, como titular não) num clube da Primeira Liga. Pelo menos ficaria mais 6 meses.

Sobra o Abdu Conté, que pode fazer as duas posições (central canhoto e lateral-esquerdo) e uma dúvida - manter Sualehe, defesa-esquerdo contratado o ano passado (o que obrigaria a trabalhar Conté como central do lado esquerdo - a sua posição de origem, diga-se), ou promover Gonçalo Vieira, talentoso central dos júniores que não teve grandes oportunidades esta época no escalão mas que tem um passado inequívoco de qualidade (na formação do Sporting e nas selecções nacionais jovens)? Decisão difícil.

Meio-campo

Certezas - Pedro Ferreira ( MD ), Bruno Paz ( MC ), Miguel Luís ( MC/ED )
Dúvidas - Bubacar Djaló ( MD ) ou Edu Pinheiro ( MD ) ?
Possíveis aparições - Daniel Bragança ( MC, júniores)

Para o duplo pivot de meio-campo, promover Pedro Ferreira e Bruno Paz, dupla dos júniores que deverá marcar presença no Europeu sub-19 agora no Verão e que tem enorme qualidade, e subir o Miguel Luís, júnior que já se impôs nesse escalão e que até foi utilizado no Mundial Sub-20, ao lado de muitos séniores. Nos júniores estaria o Daniel Bragança, que poderia ser chamado aos B em caso de necessidade.

A dúvida seria entre manter o Bubacar Djaló ou o Edu Pinheiro, dois médios-defensivos jovens, com alguma qualidade, mas com menos potencial que o Pedro Ferreira (pelo que convinha não ficarem os 2 a tapar completamente o Pedro).

Alas

Certezas - Rafael Barbosa ( EXT ), Jovane Cabral ( EXT )
Dúvida - Pedro Delgado (EXT ) ou contratação (EXT) ?
Possíveis aparições - Elves Baldé ( EXT/2º AV, júniores)

Atacar a época com um trio de qualidade nas alas é importante. Rafael Barbosa deve ficar. Jovane Cabral sobe a sénior e deverá ser aposta. Resta uma dúvida: o Pedro Delgado mantém-se, ou roda e temos de ir buscar um ala? Nesse caso, há boas opções canhotas em Portugal, como o já falado Samu (Boavista), o Rui Gomes (V. Guimarães B) e o Bernardo Dias (Belenenses), que pode perder espaço no Restelo com o Chaby.

Seriam apenas 3 porque o Miguel Luís, médio, também pode jogar ali se necessário, e porque entre os júniores e a Equipa B estaria o Elves Baldé, jogador que já foi utilizado neste último escalão e que tem muito potencial.

Avançados

Certezas - Gil Santos ( 2º AV ), Ronaldo Tavares ( PL ), Pedro Marques ( PL )
Dúvida - Ponde ( 2º AV) ou contratação ( 2º AV) ?
Possíveis aparições - Rafael Leão ( PL, júniores)

3 opções seguras, 3 jogadores séniores: Gil Santos mais segundo avançado, jogador de muita qualidade que este ano só não se impôs totalmente por causa de uma difícil lesão (o seu percurso anterior no Sporting, particularmente nos juvenis, não deixa dúvidas a ninguém), e Pedro Marques e Ronaldo Tavares, mais pontas-de-lança.

A dúvida seria no concorrente do Gil para 2º avançado. À partida, seria ideal ter um jogador forte, até para perceber o que o Gil pode dar no pós-lesão. Eu pessoalmente resgataria o Ponde, que tem contrato e que nunca pôde, no seu percurso sénior, jogar com regularidade na melhor posição para ele, segundo-avançado. Foi sempre obrigado a jogar sozinho no ataque, o que não o beneficia. Se rescindir (emprestar novamente à II Liga não faz sentido, e não se impôs o suficiente para se impôr já na I), temos de ir ao mercado contratar um Gelson Dala.

Em resumo - Um plantel curto (21 jogadores), para permitir a chamada de alguns júniores de qualidade (sobretudo Daniel Bragança, Elves Baldé e Rafael Leão), que no resto do tempo ajudariam a equipa de júniores a sagrar-se bi-campeã e a ter, finalmente, um desempenho na Youth League digno dos pergaminhos internacionais da formação do Sporting. No máximo poderiam ficar 22, ficando o Bubacar e Edu Pinheiro em simultâneo no plantel.

Coloco aqui pois não encontrei o tópico relativo ao ano anterior.

Média de idades ajustada aos minutos jogados da Equipa B do Sporting na última época: 20,8 anos.
Média de idades ajustada aos minutos jogados da Equipa B do Benfica na última época: 19,9 anos.

Considerando que ficaram 8 pontos à nossa frente (63 vs 55 pontos; 50% pontos possíveis vs 43,7% pontos possíveis), parece-me que apesar da diferença ser bem menor do que muita comunicação tentou passar, de facto eles utilizaram jgadores mais jovens que nós e ficaram à nossa frente na classificação.

Muito pode ser escrito relativamente a este assunto. Tenho sérias dúvidas que o impacto da equipa B seja muito relevante no processo formativo, pois quem é realmente bom nos juniores não me parece que lucre muito com os minutos de equipa B, ainda para mais com esta % de aproveitamento de pontos. Vejo-a mais como uma montra precoce para alguns jogadores, que ao fim de meia época já devem estar noutro patamar.

Também é de notar que é muito diferente ser craque na equipa B ou jogar na equipa A. O Matheus é um claro exemplo mas há muitos outros [a maioria?]. Mesmo que a diferença entre as equipas de cima da 2ª liga e a metade de baixo da 1ª liga não seja assim tão grande, o certo é que pesa muito jogar num candidato ao título. Claro que é melhor que eles tenham esta experiência e o Benfica pode vangloriar-se o que quiser de ter uma média de idades [absurdamente] baixa. É bom que os miúdos [em geral] possam competir em ligas profissionais o mais cedo possível. O problema vem depois. Quantos desses aproveita o Benfica? Ou mesmo nós? Não é fácil.

Concordo contigo. Acho que a equipa B pode acelerar a afirmação de alguns jogadores (que se afirmariam de qualquer forma), mas não me parece que altere o percurso dos restantes. Um ex junior jogar numa 2a liga não é nada de extraordinário e diz pouco do jogador. Há muitos exemplos disso.