O Sporting vai publicar no site e jornal entrevistas com todos os cabeças de lista das listas candidatas a todos os órgãos sociais.
Se acharem por bem mudar o local, ou alterar qualquer coisa … força.
Fica a 1ª.
[hr]
[center][size=16pt][b]Entrevista com candidatos ao Conselho Leonino[/b][/size][/center]
[b]Iniciamos esta série pelo Conselho Leonino, com duas listas, a lista A, encabeçada por Jorge Gabriel (vinculada à lista que apresenta Carlos Severino como candidato a presidente do Conselho Directivo), e a lista B, encabeçada por João Trindade (vinculada à lista que apresenta Bruno de Carvalho como candidato a presidente do Conselho Directivo).
A lista C (que apresenta José Couceiro como candidato a presidente do Conselho Directivo) e a lista D (que apenas concorre ao Conselho Fiscal e Disciplinar, liderada por Vicente Caldeira Pires), não apresentam candidaturas ao Conselho Leonino.
- Como nasceu o seu Sportinguismo?
Jorge Gabriel (lista A) - Como a da maioria dos Sportinguistas. Foi herdado do meu pai que desde cedo considerou que eu poderia vir a ser um “Manuel Fernandes”, ainda na ressaca de Hector Yazalde, que por coincidência nasceu no mesmo dia que eu. Do lado da minha mãe, a influência remonta a 1929, quando o meu tio-avô, Eduardo Mário Costa, foi presidente do nosso clube.
João Trindade (lista B) - Em casa, desde que me lembro de ser gente, rodeado de Sporting por todos os lados. O meu pai foi um dos mais apaixonados sportinguistas que conheci em toda a minha vida. Vivíamos em Angola. Em 1949 vim, pela primeira vez, a Lisboa; levou-me à sede, na Rua do Passadiço, e fez-me sócio. Até hoje.
- Um jogo do Sporting que tenha ficado para sempre na sua memória?
Jorge Gabriel (lista A) - Foi na ultima ocasião em que consegui entrar no saudoso Estádio José Alvalade sem pagar bilhete. Já não tinha idade para usar calções mas atrevi-me a tentar agarrar na mão de alguém que me deixasse passar pelos porteiros consigo. Em boa hora, uma alma leonina com um coração grande aceitou ser meu avô por instantes. Ganhámos 3 - 0 ao Dínamo de Zagreb, com três golos de António Oliveira, no dia em que tinha falecido o seu pai. Abracei-me a tantos desconhecidos que jamais me esqueci dessa ocasião. Ainda aproveitei para regressar tarde a casa. Tinha o meu pai na porta à minha espera. Fui perdoado quando, entusiasmado, lhe descrevi aquela noite inesquecível.
João Trindade (lista B) - Um que assisti ao vivo: Sporting 5, Manchester United 0. A “missão impossível” (recuperar os 4-1 de Inglaterra) foi, afinal, possível! Outro que assisti pela televisão: o do famoso “cantinho do Morais” que nos deu a Taça das Taças. Uma das vezes que chorei, de alegria, pelo meu, e nosso, Sporting!
- Uma figura de referência do Sporting?
Jorge Gabriel (lista A) - Já atrás o referi. Manuel Fernandes sempre foi o meu ídolo, grande Sportinguista que faz o favor de ser meu amigo.
João Trindade (lista B) - Um clube com a antiguidade, o prestígio e o ecletismo do Sporting Clube de Portugal tem, na sua riquíssima história, inúmeras figuras de referência. É ingrato escolher só uma e é injusto não referir tantas outras. Mas, a ter de escolher apenas uma, escolho o inesquecível José Travassos.
- É defensor de um modelo de Clube baseado no futebol ou defende o ecletismo?
Jorge Gabriel (Lista A) - O Sporting tem, em diversas modalidades, dado óptimos exemplos de gestão equilibrada e sensata, sem esquecer a componente competitiva. O nosso Clube não pode virar as costas à realidade e tem como obrigação, ser exemplar. O ecletismo está no ADN do clube com, exige-se, conta, peso e medida. Os dirigentes das diversas modalidades do Sporting fazem das tripas coração, há muitos anos, para conseguirem dignificar o clube e os atletas que nos representam. O futuro não revela dias auspiciosos, porém terá de aguçar o engenho colectivo para nos esforçarmos em manter o maior número de modalidades possível.
João Trindade (lista B) - O Sporting, na minha opinião e, tenho a certeza, na opinião da maioria dos seus sócios e adeptos, apesar da força actual do “futebol/indústria/espectáculo”, tem de ser um clube em que o ecletismo seja uma das suas razões de existir. Foi assim que aprendemos a amá-lo, foi assim que se impôs, foi assim que se tornou no clube que é tão querido e respeitado em todo o mundo. Claro que, na época em que vivemos, temos de escolher as modalidades com que podemos viver de forma sustentada e actualizada.
- Defende o modelo da eleição separada dos diferentes órgãos sociais ou preferiria uma lista única?
Jorge Gabriel (Lista A) - O problema não está na forma como o conselho elege os seus membros. A sua essência é que deve ser discutida, com normas rígidas de disciplina entre os seus membros. Não se trata de censura. Apenas de salvaguarda da honra da instituição que os membros do conselho leonino deverão estar obrigados a respeitar. Quem quiser assumir um lugar deve estar ciente da responsabilidade do mesmo. Quem necessitar de expressar as suas opiniões fora de portas, fá-lo-á, livremente mas, no meu entender, fora deste âmbito. Os canais de televisão estão ansiosos por adeptos sem obrigações éticas.
João Trindade (Lista B) - Os novos estatutos, elaborados por uma comissão de pessoas competentes, aprovados pelo Conselho Leonino com representantes de nove tendências, e, posteriormente, aprovados também pelos sócios em Assembleia Geral, definem uma metodologia para a eleição dos diferentes Órgão Sociais com a qual estou inteiramente de acordo. De ressaltar a importância do uso do método de Hondt na eleição do Conselho Fiscal e Disciplinar bem como na do Conselho Leonino. Um riquíssimo exemplo de saudável democracia.
- Há quem defenda a extinção do Conselho Leonino. Qual é a sua opinião?
Jorge Gabriel (Lista A) – É natural que tal suceda. Os membros do Conselho Leonino devem manter uma postura de recato, equilíbrio e bom senso para que possam, como indica o nome do órgão em causa, aconselhar. Nada mais.
João Trindade (Lista B) – O Conselho Leonino foi, em julho de 2011, legitimado por todos nós em Assembleia Geral. Os argumentos dos que defendem, agora, a sua extinção, parecem-me extemporâneos, falsos e enviesados. Compete-nos respeitar e dignificar todos os Órgãos Sociais do clube. E, a quem assuma a honra de os integrar, exige-se que cumpra as suas funções com competência, empenhamento e dedicação. Entendo, em suma, que o Conselho Leonino pode ter um papel fundamental e muito importante na vida do Sporting.
- Que análise é que faz da situação actual do nosso Clube?
Jorge Gabriel (Lista A) – Faço minhas as palavras de Carlos Severino. Estamos à beira da catástrofe.
João Trindade (Lista B) – Não vale a pena escamotearmos a realidade: atravessamos uma fase da nossa existência muito complicada e dolorosa. Talvez a pior e a mais dura de sempre. O nosso principal problema é, sem dúvida, o problema económico e financeiro da SAD e do Clube. Isso reflete-se, inexoravelmente, na estrutura do futebol profissional e nas prestações da nossa equipa principal. Caímos num círculo terrível. Sofremos agora os danos de gestões menos conseguidas, de sucessivos desaires, de repetidas incompetências, de insensatos programas e de decisões pouco realistas. Gastámos mais do que podíamos e devíamos. A frase é banal, o conceito é, infelizmente, aplicável com propriedade ao nosso clube. Investimos e perdemos. Pior: investimos mal e não soubemos parar para pensar.
- Como pensa que essa situação pode ser invertida?
Jorge Gabriel (Lista A) – Por muito contraditória que esta ideia possa parecer, só com todos os Sportinguistas envolvidos. Uns dirigindo, outros colaborando em absoluto altruísmo, e ainda quem com os seus contactos possa encontrar soluções em conjunto e não em oposição militante com os eleitos.
João Trindade (Lista B) – Apontar os erros e personalizá-los é fácil e, por vezes, apetecível. Não quero cair no comodismo dessa poltrona. Confio e acredito em que há modelos, há estratégias, há soluções. E que há pessoas capazes de as terem bem pensadas e estudadas, maduramente equacionadas, e de as saberem pôr em prática com êxito. Julgo haver a necessidade urgente de uma diminuição dos custos operacionais, de uma gestão inteligente e transparente das aquisições, de uma renegociação das dívidas, de uma reestruturação dos empréstimos, de uma entrada de investimentos na “Sporting SAD”, sérios e criteriosos, de um maior compromisso com uma rigorosa sustentabilidade. Confio e creio que o nosso clube vai encontrar a solução credível e ajustada à causa comum que é, a de, unidos, invertermos esta insuportável situação.
- Que modelo de actuação defende para o futuro Conselho Leonino?
Jorge Gabriel (Lista A) – Creio que atrás já respondi a esta pergunta.
João Trindade (Lista B) – O Conselho Leonino tem as suas competências bem definidas nos nossos Estatutos (Art.º 61º). Temos, apenas, de o organizar em moldes mais modernos e eficientes: rever e actualizar o seu Regimento, reunir com maior frequência, criar comissões específicas e especializadas em certas áreas, como, por exemplo, uma Comissão de Economia e Finanças, uma Comissão Permanente que, junto da Comissão Directiva, possa ter uma acção de apoio mais próxima, mais fácil e eficaz. Deve ser como que um Conselho de Estado, eminentemente interventivo na vida do clube. Deve ser também, através de uma Comissão de Provedoria, um auditório da voz dos nossos associados. Renovar para melhorar, ao serviço do clube e dos sócios que, no seu conjunto, constituem o verdadeiro Sporting Clube de Portugal.
- Que mensagem quer deixar aos sócios e adeptos do Sporting?
Jorge Gabriel (Lista A) – Não deixem para outros a decisão que também é de todos. Para que tal aconteça votem. Qualquer que seja a vossa opinião, e no final, respeitem com civismo os resultados.
João Trindade (Lista B) – Apenas uma: de esperança! Simbolicamente, até porque o verde é a cor da esperança. Isso nos une, isso nos unirá, isso constitui um dos pilares da nossa paixão, da nossa entrega, da nossa fé, da nossa certeza de que somos um dos maiores clubes do mundo. É diferente ser do Sporting, é lindo ser do Sporting! Vamos vencer estes tempos menos bons. O sonho vai continuar! Vamos todos gritar, sempre, bem alto, Sporting, Sporting, Sporting! Com o “Sporting no coração e confiança no futuro”![/b]
[url]http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_eleicoes13_entconselholeonino_060313_107646.asp[/url]