Entrevista de Paulo Bento ao Pasquim II

http://www.record.pt/noticia.asp?id=692716&idCanal=24

É uma entrevista interessante, embora sem fugir muito ao que se esperava que ele dissesse. Os pontos mais interessantes, cito abaixo:

RECORD – Que condições impôs? PAULO BENTO – Trabalhar com gente da minha confiança, que já conhecia e com quem me identifico profissionalmente. Depois, sabendo que havia necessidade de apetrechar a equipa técnica com um treinador de nível superior ao nosso (meu, do Leonel, do Peres e do João Aroso), entendemos que o Carlos Pereira reunia todas as condições para integrar o projecto. Por outro lado, sabendo que também a estrutura dirigente se desfizera, foi para mim importante a entrada de Carlos Freitas, uma pessoa com quem já trabalhara nos meus tempos de jogador. É uma peça fundamental na estrutura, um homem que entende as regras do meio em que se movimenta, constitui um apoio importante e conhece-me bem. O seu regresso foi uma mais-valia para o Sporting.
RECORD – Que resultados espera obter da reabertura do mercado? PAULO BENTO – Espero equilibrar o plantel.

RECORD – Está mais satisfeito agora, feito o balanço entre saídas e entradas?
PAULO BENTO – A questão fundamental, e disse-o já mais de uma vez, tinha a ver com o facto de o plantel ser demasiado extenso e constituir um potencial gerador de insatisfação. Ora isso, como todos sabemos, afecta a própria organização do trabalho. Creio, acima de tudo, que ficámos mais equilibrados.

RECORD – O que espera do Sporting até final da época? PAULO BENTO – Que a equipa continue a crescer, de forma a cumprir o que nos foi pedido.

RECORD – Numa perspectiva de futuro?
PAULO BENTO – Basta olhar para a média de idade da equipa para percebermos que o tempo corre a nosso favor – e tenho muito claro que o futuro é do Sporting. Isto sem perder de vista que há metas claras para esta época. Ser campeão nacional continua a ser o nosso grande objectivo. Bem como a vitória na Taça de Portugal. Que isso fique bem claro.

RECORD – Qual é a sua explicação para o afastamento de Beto? PAULO BENTO – Após o jogo com a U. Leiria, na digressão a Toronto, lesionou-se[...] e só ficou disponível para defrontar o Estrela. Não foi opção para esse jogo e também para os dois que se seguiram. Parece-me, pois, que estamos a fazer um grande alarido por um simples acto de gestão do plantel.

RECORD – Estamos, também, a falar do capitão…
PAULO BENTO – Certo, mas eu sou treinador e tenho de fazer opções. Depois do jogo no Dragão, confirmando de resto as indicações dadas em Penafiel, Polga e Tonel deixaram-me satisfeito. Insisti neles e, apesar de haver outras opções, entre as quais o Beto, naturalmente, acho que, neste momento, aquela é a dupla que melhor serve os interesses da equipa.

RECORD – É uma opção estritamente técnica?
PAULO BENTO – Corresponde, apenas e só, ao momento que o Beto atravessa, em contraponto com Polga e Tonel. Nada tem a ver com problemas disciplinares.

[…]

RECORD – Teve ou não uma conversa com ele?
PAULO BENTO – Tive. Admito, apenas, que ela não tenha sido bem entendida. Quando o Beto diz que ninguém falou com ele directamente, não é verdade. Pode é não ter entendido o que eu lhe disse. Mas isso não é bem a mesma coisa.

PB, ha nao muitas semanas atras especifiquei aqui que se viesse outro tecnico de maior gabarito para o substituir ainda esta época apoiaria a decisão… No entanto e neste momento (n tem a ver com a entrevista), acho que se deve deixar o homem sossegado a trabalhar, pensando bem, se abeculas como o drakul, o timex e o inenarravel pesito tiveram toda a tolerancia pq nao ha este ter uma hipotese?
Pensei que seria o descalabro total apos a derrota com o Estrela, mas ergueu a cabeça e continuaram a evoluir e a ganhar, talvez nao seja o melhor, mas é neste momento o mais apto dentro daquela espelunca a que a oligarquia chama clube. Se gosta de Cacá problema dele, ha de chegar a altura em que perceberá o erro, mais tarde ou mais cedo.
Formamos jogadores, gestores e agora treinadores, seja, nada a fazer… :roll:

Paulo Bento neste entrevista confirma aquilo que eu vinha pensado dele, um homem com uma enorme coerência e rectidão de carácter.

Esrou orgulhoso do treinador que tenho nao e o “SUPERSUMO” dos treinadores mas acho que e simplesmente um senhor do futebol…com enorme CARACTER e percebe muito muito de futebol de balnearios nao tivesse sido ele um jogador de futebol ao mais alto nivel durante muitos anos…so tenho pena que no lugar de Cácá nao tivesse escolhido uma pessoa do universo sportinguista que ja tivesse provas dadas…

Estou orgulhoso do treinador que tenho nao e o “SUPERSUMO” dos treinadores mas acho que e simplesmente um senhor do futebol…com enorme CARACTER e percebe muito muito de futebol de balnearios nao tivesse sido ele um jogador de futebol ao mais alto nivel durante muitos anos…so tenho pena que no lugar de Cácá nao tivesse escolhido uma pessoa do universo sportinguista que ja tivesse provas dadas…

Esa entrevista só veio confirmar a ideia que tenho do Paulo Bento : ideias definidas , alheio a pressões, competente e ambicioso ao mesmo tempo e um sabedor de futebol sabendo das limitações que tem.
É um homem que disse que apoio e que sempre apoiarei. Está a fazer o seu trabalho e bem na minha óptica por isso, um bom 2006 para ele e que isso possa significar um bom 2006 para o Sporting .

Meus Caros,

Não sei se será feliz em Alvalade, mas uma coisa tenho segura, Paulo Bento será um excelente treinador de Futebol…

Também acho , mas vamos esperar que junte as duas coisas …

Se gosta de Cacá problema dele, ha de chegar a altura em que perceberá o erro, mais tarde ou mais cedo.

Eu acho que não é propriamente “gostar” do Cacá…

Parece-me que PB sabe que Cacá é um “man for the job” que ele precisa, nomeadamente para negociar a colocação de jogadores dentro e fora do clube, devido à forma como Cacá se “mexe” no mercado. Agora na parte das comissões ou dos arranjinhos, PB deve-se estar é pouco lixando, já que não faz parte das suas funções fiscalizar a acção de Cacá ou saber qual o seu modus operandi… isso é competência de quem está acima de Cacá.

PB, ha nao muitas semanas atras especifiquei aqui que se viesse outro tecnico de maior gabarito para o substituir ainda esta época apoiaria a decisão... No entanto e neste momento (n tem a ver com a entrevista), acho que se deve deixar o homem sossegado a trabalhar, pensando bem, se abeculas como o drakul, o timex e o inenarravel pesito tiveram toda a tolerancia pq nao ha este ter uma hipotese? Pensei que seria o descalabro total apos a derrota com o Estrela, mas ergueu a cabeça e continuaram a evoluir e a ganhar, talvez nao seja o melhor, mas é neste momento o mais apto dentro daquela espelunca a que a oligarquia chama clube. Se gosta de Cacá problema dele, ha de chegar a altura em que perceberá o erro, mais tarde ou mais cedo. Formamos jogadores, gestores e agora treinadores, seja, nada a fazer... :roll:

Inci, meu caro, antes de mais um bom ano de 2006, principalmente com muita saúde

Deixa-me dizer-te, e tenho a sensação que tu como tens bom senso terás o cuidado de analisar o que te digo, que Fernando Santos, sem Jardel, fez mais pontos do que Boloni, Inácio e Peseiro. Este último ficará na história do nosso clube. Tu, como eu, sabes bem como nos roubaram o campeonato - foste guarda-redes, por isso terás a interpretação de que Luisão cometeu falta sobre Ricardo -, e ainda do feito que foi termos chegado à final da Taça UEFA.

Não sou mal agradecido e sei que Peseiro ficará na história do nosso clube assim como Anselmo Fernandez. E ficar na história não é algo que se possa enjeitar. Gostemos nós, ou não, da personagem.

Por isso, peço-te, que estimes o que de bom aquele homem fez pelo nosso clube e não substimes que aquela foi a época em que mais perto estivemos, realisticamente, de vencer todas as competições.

Termino reiterando para ti e para toda a tua família, um 2006 pleno de saúde e felicidade.

PS - Sobre Carlos Freitas só tenho a dizer que o nosso clube é miserável pela forma como acolheu um dos maiores desestabilizadores de balneário do início da temporada. Não tenho que provar nada a ninguém mas eu sei, muito bem, do que falo…

Constantine,

Sobre a para ti honorável figura do ex-treinador recomendo-te a entrevista de hoje ao jogo. Um desfilar de “coragem”, “assunção de quota parte da responsabilidade” e “0% de calimerice”. Neste entrevista aquele que ficará na história pq os jogadores decidiram dar o litro para mete ao bolso um prémio interessante e mostrar-se na montra dessa europa (a montra pobre é ceto) mostra toda a sua personalidade de luxo. Confesso que o achava mais honesto intelectualmente.

Bom ano caro amigo, já imaginava por onde andarias.

Percebo o que dizes, é provavel que a historia lhe venha a dar o tal lugar que falas, mas eu eqto for vivo nunca esquecerei a pobreza que foi.
Neste sentido temos maneira diferente de olhar para o assunto.
E sim, foi falta sobre Ricardo, poderia ter mudado tudo, hoje ainda la estaria provavelmente…
Nunca se sabe, respeito, mas nao consigo aceitar que um dia tenha entrado pela porta de Alvalade dentro…

PB deve-se estar é pouco lixando, já que não faz parte das suas funções fiscalizar a acção de Cacá ou saber qual o seu modus operandi... isso é competência de quem está acima de Cacá.

É raro o fiscal que não tem também o seu preço, infelizmente :).