Entrevista: Abrantes Mendes - "Moutinho e Veloso não devem sair"

Desde quando o Dias da Cunha queria vender património ? Ele admitiu fazer um lease com buyback, bem diferente de vender.

Neste momento já foram os aneis, e muitos dedos… e ainda se quer vender o que sobra :wall:

No que refere à minha opinião podia estar a fundamentar, mas não levaria a nada. E portanto fico-me por aqui.

jmlima, porque sim pá, então não vês que é assim… tu chamas-te tipo “José Aventureiro” e no dia seguinte a seres eleito presidente do SCP, o BES faz um telefonema e diz à Polícia “Façam favor de ir trancar as portas do Clube a cadeado” enquanto manda 10 bulldozers deitar abaixo o Estádio de Alvalade ao mesmo tempo que manda eliminar todos os sócios do SCP com snipers pelo mundo fora para tratar dos que estão fora de Portugal, manda abaixo o multi-usos, destrói um eventual projecto de pavilhão na trituradora e faz terraplanagem à Academia com todos os jovens lá dentro. :twisted: :arrow:

Mas, se existe alguem aqui que defenda Abrantes Mendes como alternativa, pode explicar porquê? Que qualidades, que projecto vê nele?

Também gostava de saber… Pode-se não concordar com o modelo de gestão da actual direcção mas vir dizer que Abrantes Mendes é uma alternativa… :o

Ter credibilidade não significa ter dinheiro, e actualmente seja para renegociar todo o project finance do clube, seja para cumprir o que está estipulado, credibilidade será sempre precisa.

Tambem ainda ninguem disse porque e que nao e alternativa.

Ah, pera, esqueci-me , nao tem credibilidade junto da banca. (ainda que nao se perceba como alguem pode afirmar isto tao peremtoriamente).

O facto de constatar o obvio ja e um bom sinal, ha alguns que nem isso conseguem, ou melhor se cahar ate conseguem mas nao o querem , nem podem fazer. E dedicar mais de uma hora ao clube tambem seria um ponto positivo…

Opiniões. Só acho que o Sporting a mudar tem que ser para melhor e não para o Abrantes Mendes. Se a Geração Roquette é má, que dizer da Geração Gonçalves? Essa já foi muito boa?

Ora nem mais, enquanto lá andou o que é que fez?
Ah pois é, ainda bem que a memória neste caso, não foi curta, pois de certeza estariamos muito mal.

Ora la esta, a memoria nao e certamente curta. Entao que andou FSF a fazer antes de ser presidente?

Outra questão, o titulo desta entrevista. Moutinho e Veloso não devem sair.

A actual direcção já disse que só saem se alguem pagar as clausulas de rescisão. Se o Abrantes Mendes fosse o Presidente e alguem pagasse a clausula, o que faria ele para evitar isso?

Então ele não tem de propor uma alternativa ao modelo seguido pela direcção actual?! Nós é que temos de dizer porque não é alternativa?! Ele é que tem de mostrar opções credíveis porra… Senão qualquer um se candidatava e esperava que dissessem que não poderia ser alternativa porque… Ah espera, isso já acontece desculpa.

Provavelmente nada. Mas ele tambem nao diz que nao saem, diz que nao devem sair. Uma pequena , grande , diferenca. :arrow:

Fazia birrinha. Toda a gente sabe que as birrinhas anulam clausulas de rescisão ::slight_smile:

O João Lagos já afirmou publicamente que não lhe interessa ser presidente do Sporting. Deve preferir clubes pequenos, uma vez que comprou o Estoril. ::slight_smile:

O Abrantes Mendes vale o que vale. Não diz muito? Bem, o que dizer do actual presidente do Sporting, que cada vez que abra a boca deprime a nação leonina? Puhleeeeze.

O Soares Franco não tem nenhum peso junto da banca. É um mero empregado. Não é por acaso que após as saídas de Roquette e Dias da Cunha os bancos apertaram o “garganete”. Ter menos credibilidade que agora é impossível. O Sporting nunca teria podido ter acesso ao crédito ao longo destes anos sem Roquette e Dias da Cunha na presidência. O problema é que eles foram-se embora e as dívidas ficaram por pagar. Agora está lá um “presidente” que se vê cada vez mais apertado e desorientado, está claramente contrariado no Sporting e só desmoraliza atletas e adeptos. Não é em tal ambiente e com uma personalidade tão pouco influente, interna e externamente, que se recupera um clube desta grandeza.

Mas então porque raio diz ele que não devem sair? Que sentido faz isso? É obvio que ninguem ia dizer que eles deviam sair, nem mesmo o Abrantes Mendes…

Não o reconheço como alternativa, nem ele nem o Guilherme Lemos que também se candidatou nas ultimas eleições. Quando algum deles ou outro apresentar um projecto alternativo que seja terei todo o gosto em ouvi-lo. Caso contrário não tenho o minimo interesse em ouvir uma pessoa que esta época vem falar nos dias a seguir a uma derrota do Sporting e no resto do tempo está calado.

Dando de barato que era uma entrevista, nao um programa eleitoral, coisa que voces parecem esquecer, toma ai uma ideias recolhidas da mesma…

– Liedson é indispensável no Sporting da próxima época?

– Se o Sporting quiser ter ambição e discutir títulos tem de preservar o que tem de mais essencial na sua equipa. …

– João Moutinho ou Miguel Veloso devem sair no final da época, para equilibrar as contas?

– Isso será voltar atrás. Apostar na formação para vender depois não está certo. O clube tem de criar condições que lhe permitam manter a estrutura da equipa sem vender as suas peças mais valiosas…

– Pensa que Soares Franco dedica pouco tempo ao clube?

– Eu seria presidente a tempo inteiro. Penso que não será o caso de Filipe Soares Franco. Com a magnitude dos problemas, o Sporting precisa de um presidente a tempo inteiro…

– Soares Franco revelou que o passivo rondava os 230 milhões de euros. A alienação do património não devia ter tido um impacte maior na dívida do clube ou no reforço da equipa?

– Penso que sim. Hoje ainda não faço a mínima ideia de como foram aplicadas as verbas resultantes da venda do património, da venda do Nani, das contribuições da Câmara Municipal de Lisboa. As contas devem estar na internet, para que os sócios tenham conhecimento. Não basta dizer que os resultados são apreciados pela CMVM. Isso não me interessa, é uma questão de natureza legal. Fico contente por Soares Franco renegociar a dívida. Se tivesse sido eleito teria sido a minha primeira medida mas congratulo-me com esta intenção.

– A SAD do Benfica foi alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA) no ano passado. Receia que o Sporting possa ser alvo de uma OPA também?

– É possível, mas se eu fosse presidente do Sporting o clube nunca abdicaria do controlo da SAD.

– A aposta em Sá Pinto pode ser lida como uma forma de encontrar apoio entre os adeptos?

– Fico contente, mas penso que é uma manobra eleitoralista. Mais vale tarde do que nunca. Para mim não era só o Sá Pinto. É natural que tentem ganhar apoio. Até pelas funções que são dadas ao Sá Pinto, é só para arvorar a sua presença. Não devia ser essa a sua função [Comunicação].

– O Sporting deve investir mais dinheiro em contratações?

– Tem de investir, mas às vezes muito dinheiro não significa nada. Tem de ser gente competente a procurar jogadores de craveira, para a equipa chegar a outro nível.

– Pensa que a administração da SAD está longe da equipa?

– Os exércitos reflectem sempre os seus comandantes. Deve haver um acompanhamento especial, no sentido de levar a equipa a altos voos, e não uma postura passiva e conformista. O presidente tem de ter um discurso ganhador.

– Há pouco espaço para a crítica no Sporting?

– Quem critique é considerado ‘persona non grata’. O Sporting é dos sócios e não de meia-dúzia de pessoas que continuam a entender o clube como se fosse sua propriedade. Quero um Sporting popular, não um Sporting elitista.
– A aposta na formação…

– … tem de ser repensada, mas esta Direcção não é a primeira a apostar na formação. É uma inverdade. A Direcção também nunca apostou numa política criteriosa de aquisições.

Vou ser muito breve, AM não seria a minha opção. Mas sinceramente se não aparecer não aparecer ninguém melhor, vai ter de ser mesmo este, pois já não consigo com os que lá estão :cry: Ando numa depressão tal em que acho que nem que esta direcção me prometesse o Drogba, Ronaldo, Kaka, 1 pavilhão, bilhetes e transportes de graça para todos os jogos era capaz de lhes sorrir ::slight_smile:

Não gostei de 2 coisas:

Equacionar um individuo como o Rui Meireles para a direcção.
Basta olhar para a mais recente entrevista que este senhor deu para ver o seu raciocinio sobre o clube.

Dizer que o Veloso e o Moutinho não devem sair.
Para começar têm clausulas de rescisão.
Logo aí, não faz sentido o comentário.
Depois, discordo que não se possa vender uma pérola por ano.

No ano passado, fizemos muito bem em vender o Nani.
O problema está no que não fizemos e deviamos ter feito com os 25 milhões resultantes…
Com esse dinheiro, alguém com olho teria contratado 2 ou 3 grandissimos jogadores, daqueles que fazem mesmo a diferença…
Para além disso, é insustentável manter jogadores no SCP sabendo que poderiam estar a ganhar 10 vezes mais noutros clubes…

Ó Abrantes Mendes, eu quero acreditar em ti porque estou cheio de vontade de me livrar do FSF, mas não me venhas com tiradas destas…
Faz mal a uma coisa chamada credibilidade !

PS:
Quem me dera que alguém desse 30 milhões pelo Veloso.
Com esse dinheiro extra podia-se mudar o clube…

Se calhar faz mais sentido do que dizer que so saiem pela clausula de rescisao, repara, se alguem disesse isso estava meramente a constatar o obvio, ao menos quem diz que nao devem sair, revela alguma intencao de tentar mante-los… :arrow: