1. João, como se processou a tua vinda para o Sporting?
Joguei no Real Massamá 2 épocas e na época de 97/98 houve interesse por parte do Sporting, ao qual também se juntou Benfica e Estrela da Amadora, mas na altura a escolha recaiu no clube que melhor formação tem em Portugal e no facto de já ter sido treinado pelo treinador de escolas na altura, o Mr Luís Dias que hoje está nos sub-17 do SCP.
2. Jogar no Sporting é um sonho tornado realidade? Até onde ambicionas chegar neste clube?
Sem dúvida alguma, representar um clube com esta dimensão inda por cima sabendo que é um clube que toda a Europa toma por exemplo na área da formação é algo de fantástico e algo que me deixa extremamente orgulhoso pois hoje em dia, um jovem formado na academia é visto por todos como que possuidor de um selo de qualidade, dado os inúmeros talentos que estão a surgir todos os anos.
A minha maior ambição é, sem dúvida, chegar à 1ª equipa do SCP e fazer carreira num clube desta dimensão.
3. Esta questão é feita poucas horas depois da vitória dos juniores leoninos frente ao Benfica no terreno do adversário. Como te sentes depois desta vitória?
Satisfeito e orgulhoso pois mais uma vez ganhámos a uma boa equipa inda por cima no seu reduto e aumentámos a distância para o segundo classificado para sete pontos, fazendo com que o apuramento para a fase final esteja muito bem encaminhado, no entanto sinto que não jogámos ao nosso melhor nível e que ainda podemos melhorar muito.
4. A mudança de treinador a meio da época ressentiu-se no vosso balneário? Pessoalmente como reagiste a essa situação?
Reagi com normalidade e tranquilidade, num clube deste nível sabemos sempre, que se sai um bom treinador como o era o Mr Luis Martins, virá um que nos dá garantias de evolução para podermos atingir os nossos objectivos. Já na época transacta aconteceu semelhante situação com o Mr Paulo Bento, por isso já não é uma situação nova para mim.
5. É conhecido que a tua verdadeira posição é centro campista. No entanto, em algumas partidas tens sido utilizado como defesa direito. Em que posição gostarias mesmo de evoluir como atleta?
Não tenho preferências apesar de nesta altura me sentir mais á vontade no meio, pois deste escolinha que jogo nessa posição, no entanto já joguei algumas vezes na direita quando era juvenil e penso que posso evoluir bastante nessa posição.
6. Como está a tua situação contratual com o Sporting. Poderemos contar com o João Gonçalves vestido de verde e branco na próxima época?
O meu sonho desde que entrei com 9 anos para o SCP é jogar na equipa principal no entanto não podem ser todos chamados para integrar o plantel e ao ter um contrato que termina no final desta época inda não sei quais são as prespectivas do clube em relação a mim, mas como é obvio espero um dia poder vestir a camisola da equipa principal e jogar em alvalade.
7. Qual o teu ídolo dentro do Sporting e fora do Sporting?
Fora admiro bastante Gerrard e Lampard, dentro do clube os meus ídolos são os jovens que como eu sonhavam em chegar hà equipa principal e que o conseguiram.
8. Qual o teu principal objectivo desde que estás no Sporting? Preferes singrar no clube verde e branco ou seguir o mesmo rumo que Diogo Tavares e quiçá partir para o estrangeiro?
O meu objectivo é jogar em alvalade de verde e branco, mas senão tiver essa oportunidade o estrangeiro ou uma outra equipa que me dê boas prespectivas são sempre boas soluções.
9. Qual a tua opinião sobre senhores como Aurélio Pereira e Mário Lino? Como é a tua relação com estes dois senhores?
São sem dúvida 2 das pessoas que mais admiro no clube. São duas pessoas que vivem muito o clube e que sabem muito bem como falar com os jovens e como os ajudar quando em momentos menos positivos, são também duas pessoas muito presentes no dia-a-dia da equipa e estão sempre prontos para nos dar conselhos que nos possam ajudar a evoluir.
10. João, como é o teu dia a dia?
Hoje em dia apesar de estar matriculado na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril a tirar gestão hoteleira o meu dia a dia é dedicado quase que exclusivamente ao futebol pois a maioria das aulas coincide com os treinos e o meu objectivo neste momento é evoluir como jogador.
11. O Sporting, sempre foi o teu clube desde pequeno até à actualidade? O que representa o clube na tua vida?
Em pequeno fui simpatizante do Benfica, muito por influência do meu pai, mas ao longo destas 9 épocas no clube fui aprendendo a gostar do Sporting e ganhando um carinho especial por ele, especialmente nos últimos anos quando vi algumas pessoas que lidavam comigo no dia a dia chegarem à equipa principal, o que faz com que torça por eles e espero que eles e o clube também tenham muito sucesso, se possível com a minha contribuição.
12. Como vês o sucesso do Sporting a nível da formação sabendo que tantos talentos têm saído da Academia, para o sucesso na equipa principal? É essa a motivação principal de um atleta mais jovem?
É algo de bastante positivo pois é uma motivação extra para todos os jovens que sonham chegar à equipa principal e que com todas as apostas que têm vindo a ser feitas em jogadores da formação, faz com que o sonho tenha mais possibilidade de se tornar realidade.
13. Bruno Pereirinha é um grande amigo teu que foi recentemente chamado à equipa principal. Se um dia essa possibilidade estiver ao teu alcance, como reagirias?
Penso que seria uma grande alegria pois era o concretizar de um sonho que vem desde que me conheço.
14. Qual o atleta dos seniores à excepção de Pereirinha, com quem tens melhor relacionamento?
Djaló e Veloso já os conheço há alguns anos e inda hoje vão muitas vezes à nossa cabine falar com a gente e o Nani, que já o conheço dos tempos do Real Massamá pois jogáva-mos juntos nos escolinhas.
15. Existe um fórum do Sporting C.P (www.sportingcp.artinova.pt) que tem uma parte dedicada à formação leonina e onde as partidas dos juniores são analisadas ao pormenor por elementos que vos seguem com enorme regularidade. Como te sentes com tamanho interesse?
Penso que é positivo para os jovens e também para as pessoas que nos acompanham que ficam a conhecer os possíveis talentos que estão a surgir na academia do seu clube de coração.
16. Falando um pouco mais tacticamente, na equipa dos juniores a equipa está bastante preparada no sistema 4-3-3, mas já se nota em alguns momentos, preparação para o famoso losango utilizado nos seniores. Em qual destes dois modelos entendes ser mais benéfico para as tuas qualidades futebolísticas?
Penso que tanto num sistema como no outro me adapto bem e não tenho qualquer preferência no esquema a utilizar.
17. Como é o ambiente no balneário da equipa de juniores?
É bastante bom, todos nos relaciona-mos bastante bem.
18. O sucesso na vida escolar é preponderante para o sucesso no Sporting também. Sendo uma boa medida, existem mais regras a cumprir por parte dos atletas?
Ao representar-mos um clube desta dimensão, temos sempre que ter em atenção a nossa postura, não só dentro mas também fora do campo, pois temos que ser exemplos para os outros milhares de jovens que sonhavam em estar no nosso lugar.
19. Para terminar, como vês a ascensão de atletas como João Moutinho, Miguel Veloso, Yannick, Nani e agora Pereirinha e qual a tua opinião sobre os mesmos? Podemos contar com um João Gonçalves ao lado desta geração?
São todos jogadores e pessoas fantásticos e todos nós que treinámos e jogámos com alguns deles, vemos a ascensão deles com bastante alegria esperando ter também um dia a nossa oportunidade.
Não sei se vou atingir esse patamar, mas trabalho para isso todos os dias e sonho com esse momento.
João, um enorme obrigado pela tua disponibilidade em me conceder esta entrevista. Grande abraço.
Obrigado pelo apoio que nos dão, espero que assim continue e que consigam cativar cada vez mais pessoas a irem ver os jogos das camadas jovens e a apoiarem-nos. Abraço.