Entrega da declaração de IRS ano 2023

Ja tenho declaração certa desde dia 09 de abril e ainda nada.

1 Curtiu

Eu meti ai em cima as datas de cada fase do ano passado, dá para teres uma ideia.
Se foi manual e só passou agora a certa, ainda vai demorar um pouco.

1 Curtiu

Venho só escrever até para o ano.
O meu já caiu.
Meti automático no dia 8.

Fdx meteste dia 8 e já recebeste?

A minha foi entregue dia 2, dada como certa dia 11 e até agora não passa disso…

entregue dia 15, recebi hoje

Estou na mesma situação…

Entreguei dia 12 e aparece-me “declaração certa” desde dia 22

Acredito que, no máximo, 2 semanas devo receber, segundo o vosso relato

Só está a receber quem entregou automatico. Quem fez manual fica como declaração certa e demora cerca de 1 mês só a passar a outra estado.

O meu assim continua…

O meu apareceu declaração certa dia 11 e até agora não passou disso.

O meu continua por validar e submetido dia 1…

1 Curtiu

800 paus já cá moram…

Automático?

Eu entreguei dia 1 (automático) e já recebi há uma semana. Se não foi automático como dizem aí mais atrás vais ter de esperar cerca de 1 mês.

Manual.

Deve ter sido por ter declarado a conta da XTB

Se entregaste manual, vai ter de ser validado por eles.

as modelo 3 automáticas estão a ser reembolsadas por estes dias. as outras serão depois. é o normal de todos os anos (desde que há automáticas).
a minha entrou no primeiro dia, não é automática e nem sequer está liquidada. durante o próximo mês recebo. tem sido assim.

Para a próxima, faz como eu fiz o ano passado… fiz o automático e no fim do reembolso fiz uma substituição com a conta revolut… Este ano ainda não fiz, mas como não tenho proveitos nenhuns não estou preocupado…

1 Curtiu

Desculpem a ignorância, qual a diferença entre IRS automático e manual?

Pergunto isto porque foi a minha contabilista que fez isto tudo.

Automático é só carregares no botão, vês a simulação assumes que está tudo correto e pumba.

Manual é quando tens de acrescentar coisas que não estão no automático, como por exemplos outros rendimentos que não aparecem no automático… Tens de fazer uma entrega como se fazia dantes, a declaração é pré-prenchida com os dados das finanças e tu tens de completar o que está em falta.

1 Curtiu

No automático o sistema carrega os dados conhecidos, ganhos como dependente, agregado familiar, despesas declaradas com recurso ao e-fatura. Só há necessidade de verificar e com tudo correcto, submetem. Rápido e dado o sistema já ter os dados validados, tudo anda mais rápido.

Já no manual, é preencher tudo o desconhecido diretamente pelo sistema da AT. Acontece com mais-valias de transações feitas, contas estrangeiras, correções ao e-fatura, contas de criptoativos, entre outras coisas.

Tendemos a caminhar para o automático, há ainda muito por andar, quanto mais a tecnologia blockchain avançar.

1 Curtiu