Engenheiro mata com neta ao colo

Lamento a abertura de mais um tópico com anuncio da desgraça alheia, mas é de uma revolta o termo trágico que um pai teve apenas porque gostaria de estar com a filha sem ser controlado.

As discussões com a família da ex-companheira, juíza em Ílhavo, eram muitas e as oportunidades que Cláudio Rio Mendes, um advogado de 35 anos, tinha para ver a filha eram escassas. No dia 5 de Fevereiro, durante uma visita à menina, de quatro anos, no parque da Mamarrosa, em Oliveira do Bairro, o clima de tensão aumentou e Cláudio foi executado com seis tiros pelo ex-sogro, Ferreira Silva. O homicídio foi filmado por telemóvel pela sobrinha da namorada do advogado, filme esse entregue à PJ de Aveiro. A juíza assistiu a tudo.

Ferreira Silva, engenheiro, fugiu do local com a filha, Ana Carriço, a neta e uma tia. De seguida, ligou ao irmão da vítima, a quem relatou o crime. “É só para te dizer que o teu irmão está morto.” O homicida, de 62 anos, dirigiu-se depois ao posto da GNR de Bustos, onde se entregou. À hora do fecho desta edição, estava a ser interrogado na Polícia Judiciária de Aveiro.

“Ouvi gritos e liguei para a GNR. A namorada da vítima estava em cima do corpo com um pano, a fazer pressão no peito”, contou ao CM Susana Pato, que alertou as autoridades.

O crime ocorreu às 11h30, altura em que Cláudio se encontrou com a juíza Ana Carriço no parque da Mamarrosa. O ex-casal tinha um processo de regulação paternal a correr no tribunal, pelo que a vítima apenas poderia ver a filha quinzenalmente, durante uma hora. O encontro deveria ser num local público e ambos levavam testemunhas para evitar a tensão. Cláudio levou a namorada e a sobrinha dela; Ana foi com o pai e a tia-avó.

Durante o encontro, o advogado envolveu-se em confronto físico com a família da juíza. A sobrinha da namorada de Cláudio, 17 anos, gravava tudo. Até que, enfurecido e sem que nada o fizesse prever, Ferreira Silva pegou num revólver .32 e disparou cinco tiros. O primeiro atingiu Cláudio no peito; dois atingiram-no nas costas, quando tentava fugir; os outros dois não lhe acertaram. Enquanto o homicida e a família saíam do local do crime, a namorada de Cláudio tentava, em vão, salvá-lo.

PERFIL

Advogado Cláudio Rio Mendes, de 35 anos, exerceu durante muitos anos as funções de jurista na Câmara do Porto. A separação de Ana Carriço, juíza, levou-o a um estado de depressão que acabou por o desestabilizar emocionalmente. Actualmente exercia as funções de advogado no Porto.

CRIME NO PARQUE CHOCA POPULAÇÃO

Durante a tarde de ontem, algumas horas após o crime, foram vários os populares que se deslocaram ao local do crime. Incrédulos com o sucedido, garantiam que o homicida, Ferreira Silva, era uma pessoa estimada na zona. “Ele era uma jóia de pessoa, embora fosse introvertido e não comunicasse muito com as pessoas aqui da terra. Mas nunca pensei que fosse capaz de cometer um crime destes”, garantia ao CM uma vizinha. “É uma tragédia”, lembrava outro, enquanto o facto de o agressor estar armado levantava dúvidas aos moradores.

Os populares de Mamarrosa também ainda não conseguiam ontem acreditar como é que o crime foi cometido em pleno parque, um local que é habitualmente frequentado por famílias aos fins-de-semana e também por muitas crianças.

VIU O HOMICIDA A FUGIR DO LOCAL

Os tiros ecoaram pelas redondezas. Susana Pato, uma engenheira de 29 anos, estava em casa quando ouviu os estrondos. “Vi logo que eram tiros. E depois ouvi gritos, fui à rua e vi uma senhora no meio da rua a gritar por socorro”, recorda a mulher. Susana ainda chegou a assistir à fuga de Ferreira Silva, que apressado saiu do local a toda a velocidade. “Vi dois carros a sair muito depressa, um era da filha e o outro do pai”, concluiu a testemunha.

FAMÍLIA ACUMULOU FORTUNA

O engenheiro Ferreira Silva e a mulher, Graciete, vivem há vários anos na localidade da Mamarrosa, numa vivenda rodeada por muros altos, onde também residem a juíza Ana e a filha de quatro anos. Mas na vizinhança quase ninguém os vê.

“Entram e saem de carro da vivenda e ninguém sabe nada deles. Não se dão com ninguém por aqui. Mas o senhor é bem-educado e também nunca tratou mal ninguém”, contou ao CM uma vizinha, que preferiu não ser identificada.

Embora seja engenheiro agrónomo, Ferreira da Silva era conhecido pelos negócios no ramo imobiliário, através dos quais conseguiu juntar uma enorme fortuna. Comprava terrenos e construía casas, que depois vendia. “Ultimamente o negócio dele eram zonas florestais que explorava”, disse outro vizinho ao nosso jornal.

Ontem, à porta da família, não havia movimentações. Após entregar-se à GNR, o homicida foi levado para as instalações da Polícia Judiciária de Aveiro, onde foi interrogado durante várias horas. Ficará detido até amanhã, altura em que será presente a um juiz de instrução do Tribunal de Oliveira do Bairro.
In Expresso

Link: [url]http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/pai-de-juiza-filmado-a-executar-advogado220101980?nPagina=2[/url]

Quem estiver interessado no link do video, poderei envia-lo por PM

[mod]Este tópico está reaberto. Relembro apenas que este é um espaço para todas as idades, portanto peço a todos os foristas para não colocarem “links” que conduzam ao vídeo sobre esta ocorrência.[/mod]

É pá, ainda só li o título e já perdi a vontade de ler o artigo. Ultimamente é com cada tópico, parece que estamos no Fórum “O Crime”, no “Diabo”, no “CM” ou no já extinto “24 horas”… :inde:

A parte “interessante” desta noticia é o video!!
Quando o vi, senti uma profunda tristeza, acreditem ou não… especialmente pela criança que vai crescer com o avô na pildra por ter morto o seu pai, consigo ao colo, acto a que assistiu!!!

É muito triste!! Quanto aos julgamentos, sinceramente prefiro não fazer, porque se por um lado o tipo manda uma bolachada na velha, o velho vai para um encontro de um pai com uma filha onde só deveriam estar estes e a mãe da criança, com uma arma carregada e pronta a disparar e saca da mesma ainda antes da velha levar a bolachada; e por outro lado ainda diz-se que o tipo também batia na mulher (filha do velho)… são muitos ses para tomar um partido e para começar a julgar!

A única conclusão, volto a repetir, é que tudo isto é demasiado triste especialmente para a criança!

Já tinha avisado . Mods mais valia criarem um tópico 24 Horas para o pessoal meter lá todas as notícias deste género .

:arrow:

Realmente. Anda tudo passado.

O smile que resume esta notícia: :xock: :xock: :xock:

Se alguém quiser ver o vídeo, ele está no site do CM. (Ou Sapo Vídeos)

O homicida era senhorio de um colega meu. Ao que se consta, o falecido batia na mulher(filha do homicida) e só podia ver a filha uma hora por semana com supervisão dos avós.
Não condeno o homicida, eu tenho uma irmã, e acho que perdia a cabeça se soubesse que o namorado ou marido lhe batesse. Imagino então se fosse minha filha.

Não li nada, mas parecia-me, pelo som, uma 6.35. O velho já estava armado, mas o gajo, o que foi fuzilado, para bater numa velhota, deve ser dos bons, deve.

Peço novamente á moderação, a possibilidade de incluir o link do video, visto este, já ter sido divulgado no CM e Sapo, onde terá sido entendido em como as imagens não seriam assim tão pertubadoras, e também de ter sido a causa maior para a abertura deste tópico.

O velhote devia era receber uma condecoração. O outro teve o que mereceu, se é capaz de bater numa velhota daquela idade então nem imagino o que fazia à própria mulher.

Minha opinião: mais do que ao acto gratuito do homicidio em si, estranha-me sempre ver é os comentários nas caixas de comentários pela net fora igualmente levianos de pessoas que não fazem a mais pequena ideia do que se passou, dos antecedentes, do feitio do pai, da filha, do avô ou do periquito, que baseiam sentenças em palpites e rumores. E principalmente de quem não é marido de alguém, ou pai de alguém. Seja o pai de uma filha supostamente agredida, seja o pai a quem a mãe supostamente use as suas influências para impedir o marido de estar com a filha de ambos como se um leproso se tratasse. Aqui a história está mal contada para ambos os lados.

Por muito mau que se possa presumir que fulano assassinado era, ali aquela não é certamente a forma de resolver o assunto. Quem também pensar que todos os casais divorciados são santinhos, que a juiza era toda cheia de boas intenções, que o encontro não teve contextos premeditados (o avozinho simpático já levava a arma) está a ser ingénuo. Podem-se fazer n perguntas do que reagir ou fazer perante determinado cenário, mas quem leva uma arma para um suposto encontro familiar certamente não estará a pensar que não a vai usar, logo o pretexto tanto pode ser uma estalada na tia do avô como mandar um insulto para o ar (resta saber se também há quem ache que se lhe insultarem um familiar se deva responder com 6 tiros no lombo…)…

Certezas tenho poucas. Provavelmente uma delas é saber que, se não fosse o video, o avozinho nesta altura já estaria safo, pois basta ver que a desculpa da defesa foi dizer que o tipo morto estava armado e levou a mão a uma pistola invisivel… Ainda assim, com influencias da filha e compadrios deste país podre, se levar pena suspensa já será muito… O sorriso do avô da foto tirada à entrada do tribunal é priceless.

Posso abominar suposta violência doméstica, quem bate em mulheres e tudo isso. Mas acho sempre piada a um certo cinismo que tudo justifique uma morte a sangue frio como a que se vê neste video.

E no meio disto só tenho pena das crianças inocentes (a de 4 anos e a que estava na barriga da agora viuva, grávida), que ficam sem pai e muito provavelmente uma delas vai ter a educação de um avô materno carniceiro.

De facto, eu também sou separado e sofri imenso para estar com a minha filha. Por momentos a minha vontade era apertar o pescoço á familia toda dela.
Nós homens/pais, somos e seremos sempre os maus da fita. Não poderia estar mais correcta a tua observação, Hollow.

:arrow: :arrow: :arrow:

completamente de acordo.
eu sou filho de pais separados mas nc houve problemas nem com visitas (sempre me foi dado a escolher quando queria tar com o pai ou com a mae) nem com a relaçao entre os 2. mas sei de colegas meus que quando os pais, tb separados os iam buscar ao colegio faziam um escandalo ali a porta pq “hj é o meu dia”, “nao! é o meu!” e o que começa assim sabe-se la ate onde vai. no entao nada se justifica passar de um bate boca a um abate genro.

enfim, cada vez mais existe violencia gratuita na nossa sociedade.

um exemplo claro sao as cenas de pugilato no transito apenas e so pq um apitou ao outro.

Claro que sim, o castigo justo para alguém que mande uma estalada noutro é de facto 6 tiros nos cornos!!
Fdx… haja paciência para tanta idiotice!! :cartao: :cartao: :cartao:

Não foram nos cornos, alguns já foram nas costas.

Agora a sério, não consigo emitir grande opinião. Mas já percebemos que um deles, pela própria filha era capaz de matar.

Eu compreendo o pedido, mas vou manter a minha posição. O vídeo é perturbador e eu não quero que uma criança utilizadora deste fórum se sujeite ao seu visionamento.

A pergunta que coloco é: Porque é que o título é “engenheiro mata (…)”, e não “Idoso mata (…)”, ou então “Cidadão mata(…)”…

Alguma vontade própria em deteriorar a classe dos Engenheiros? Ou é por ser mesmo o correio da manhã a criar a notícia?

Quanto ao resto da notícia, … Não há comentários possíveis!

Tanta idiotice o quê? Lê melhor o post… eu disse que ele devia de ter sido baleado por dar um estalo? Mania que têm.

Se calhar gostavas que a tua filha levasse nas trombas, com todo o respeito. Eu não tenho filhos, mas de certeza que se fizessem isso repetidamente, eu não agiria de cabeça fria.

Ai não? Então o que está a bold é o que?!