Este video e’ interessante e agora entendo porque e’ que a companhias do petroleo estao involvidas com os paneis solares e turbinas de vento, e eu pensava que eles estavam com boa intencao quando na verdade usando essas tecnologias tem que se usar mais energias como o gas natural, carvao e petroleo.
As companhias do petróleo estão orientadas para fazer dinheiro a vender energia, daí ser normal estarem no mercado das renováveis, continuam a controlar o mercado da energia em todas as suas valências e podem manipular como maior facilidade. Quiçá, até bloquear a inovação tecnológica das renováveis, basta ver que em 130 anos de avanços no solar e ainda nem se tem 30% de eficiência de conversão…
Energia solar e do vento nao vai ter futuro e como eles dizem quando nao ha’ vento ou sol temos que usar energia de fossil, Noruega por exemplo e’ muito diferente porque tem bastante albufeiras em que nunca falta agua por isso eles conseguem ter 100% energia renovavel, eu penso que o hidrogenio vai ser o futuro apesar de o thorium andar a fazer muita onda. A Franca por exemplo usa o combustivel nuclear 2 vezes antes de ser considerado lixo e provavelmente o chamado lixo atomico vai ser energia do futuro.
Eu estive em Portugal no ano passado e apesar de nao me deixarem aproximar de uma turbina eu vi bastante passaros mortos na base da turbina.
Para já, é impossível acabar com as centrais de base (essencialmente carvão e gás, em Portugal). Isto porque o vento flutua, a água flutua e o sol também e é necessário garantir que a produção é sempre igual ao consumo + perdas.
Em Portugal já tivemos uns poucos dias (muito poucos) em que a produção foi toda à base de renováveis mas isto foi em alturas de bastante chuva e temporais, onde estavam reunidas as condições para que tal acontecesse.
Para solucionar este problema, é necessário um método fiável para o armazenamento de energia. Se nas albufeiras isso é mais ou menos possível com o armazenamento de água e também com a bombagem, nas eólicas ainda não o é. Numa albufeira é possível guardar a energia (água) para produzir mais tarde, com o vento, seria necessário armazenar a energia já produzida em baterias e, neste momento, a tecnologia ainda não existe para projetos em grande escala. Já para não falar na poluição que as baterias acarretam.
Eu apesar de ter formação na área e de ter estudado bastante as renováveis, admito que ainda está um pouco longe de se acabar totalmente com as centrais fósseis em Portugal. Sou da opinião que se deve instalar e investir o máximo possível nas renováveis e vou ser um pouco polémico e dizer que para mim a solução ideal seria o nuclear + renovável.
Ah, já para não falar que nós aqui na Península Ibérica vivemos numa “ilha energética”. Basicamente só conseguimos vender/comprar energia a Espanha, devido aos Pirenéus e ao mar todo à nossa volta (as trocas com França são quase inexistentes). No entanto, creio que os projetos de construir um cabo submarino HVDC a Marrocos e outro de San Sebastian a França já avançaram e encontram-se em construção.
Aproveito este tópico já existente para lançar uma notícia sobre uma empresa (da qual tenho algumas acções) na qual acredito bastante a nível de inovação na área das energias sustentáveis e que hoje atingiu um milestone importante:
Já agora, peço que a discussão sobre alterações climáticas e coiso fique de fora do tópico e a malta troque impressões sobretudo sobre energias alternativas que sejam sustentáveis e/ou renováveis e/ou limpas.