Emprestados 2019/20

Sporting Tático

11 h ·

:mag_right:Matheus a brilhar, Palhinha a valorizar, Geraldes a estagnar, Bragança a reclamar e Gelson Dala a falhar, com 23 milhões de euros de investimento a rodar!

:pushpin: Eis a situação atual dos Emprestados do Sporting:

:mag_right:M.Pereira: Formação
:mortar_board:Idade:23
:airplane:Clube de empréstimo: West Bromwich
:game_die:18 Jogos
:watch:1.307 minutos
:soccer:4 Golos
:dart:11 Assistências para Golo
:scroll:Contrato com Sporting até 2022

:mag_right:Francisco Geraldes: Formação
:mortar_board:Idade:24
:airplane:Clube de empréstimo: AEK
:game_die:6 Jogos
:watch:326 minutos
:soccer:0 Golos
:dart:1 Assistência para Golo
:scroll:Contrato com Sporting até 2021

:mag_right:Palhinha : Formação
:mortar_board:Idade:24
:airplane:Clube de empréstimo: Braga
:soccer:20 Jogos
:watch:1.788 minutos
:soccer:1 Golo
:dart:0 Assistência para Golo
:scroll:Contrato com Sporting até 2023

:mag_right:Bragança: Formação
:mortar_board:Idade:20
:airplane:Clube de empréstimo: Estoril
:game_die:8 Jogos
:watch:571 Minutos
:soccer:3 Golos
:dart:2 Assistências para Golo
:scroll:Contrato com Sporting até 2023

:mag_right:Chaby: Formação
:mortar_board:Idade:25
:airplane:Clube de empréstimo: Académica
:game_die:11 Jogos
:watch:751 minutos
:soccer:2 Golos
:dart:1 Assistência para Golo
:scroll:Contrato com Sporting até 2023

:mag_right:André Geraldes : 500 Mil
:mortar_board:Idade:28
:airplane:Clube de empréstimo: Maccabi Telavive
:game_die:14 Jogos
:watch:1.201 minutos
:soccer:0 Golos
:dart:1 Assistência para Golo
:scroll:Contrato com Sporting até 2022

:mag_right:Alan Ruiz: 8M
:mortar_board:Idade: 26
:airplane:Clube de empréstimo: Aldosivi
:game_die:7 Jogos
:watch:213 minutos
:soccer:1 Golo
:dart:0 Assistência para Golo
:scroll:Contrato com Sporting até 2020

:mag_right:Diaby: 4.50M
:mortar_board:Idade:28
:airplane:Clube de empréstimo: Besiktas
:game_die:15 Jogos
:watch:998 minutos
:soccer:2 Golos
:dart:1 Assistência para Golo
:scroll:Contrato com Sporting até 2023

:mag_right:Lumor: 2.5M
:mortar_board:Idade:23
:airplane:Clube de empréstimo: Maiorca
:game_die:10 Jogos
:timer_clock:831 minutos
:soccer:0 Golos
:dart:0 Assistências
:scroll:Contrato com Sporting até 2022

:mag_right:Bruno Gaspar : 4.5M
:mortar_board:Idade:26
:airplane:Clube de empréstimo: Olympiacos
:game_die:2 Jogos
:watch:117 minutos
:soccer:0 Golos
:dart:0 Assistências
:scroll:Contrato com Sporting até 2023

:mag_right:Misic : 2.75M
:mortar_board:Idade:25
:airplane:Clube de empréstimo: PAOK
:game_die:14 Jogos
:watch:1.053 minutos
:soccer:4 Golos
:dart:4 Assistência para Golo
:scroll:Contrato com Sporting até 2023

:mag_right:Gelson Dala: Custo Zero
:mortar_board:Idade: 23
:airplane:Clube de empréstimo: Antalyaspor
:game_die:8 Jogos
:watch:325 minutos
:soccer:0 Golos
:dart:1 Assistência para Golo
:scroll:Contrato com Sporting até 2022

:mag_right:Leonardo Ruiz: 500 Mil
:mortar_board:Idade: 22
:airplane:Clube de empréstimo: Varzim
:game_die:11 Jogos
:watch:968 minutos
:soccer:8 Golos
:dart:0 Assistências para Golo
:scroll:Contrato com Sporting até 2022


Nenhuma descrição de foto disponível.

Li algures que há alterações recentes no que respeita a João Palhinha.

EMPRESTADOS DO SPORTING JOGAM POUCO E LONGE DO REGRESSO

Jogadores cedidos pelo Sporting CP jogam 50% dos minutos possíveis. Em exclusivo ao Leonino, Fernando Mendes e Tiago Fernandes explicam o que está a falhar

Duarte Pereira da Silva

Texto

8 de Fevereiro 2020, 18:51

summary_large_image

O Leonino fez as contas e chegou à conclusão de que os jogadores emprestados pelo Sporting CP têm uma utilização de apenas 55,2% do tempo disponível de jogo. Nesta lista estão incluídos 15 nomes e a verdade é que se uns jogam muitos minutos, como é o caso de Misic (82%), Palhinha (76%) ou Pedro Marques (83%), há casos em que a utilização é quase nula, nomeadamente o agora regressado Francisco Geraldes (12%), Gelson Dala (18%), que rumou a Vila do Conde no mercado de inverno, ou Bruno Gaspar (12%). Em exclusivo ao Leonino, Fernando Mendes, ex-lateral esquerdo verde e branco, e Tiago Fernandes, atual técnico do Estoril e que no passado orientou o Sporting nos juniores, na equipa B e em alguns jogos da equipa principal, falaram sobre este problema e apontam o fim da equipa B e os empréstimos a ligas pouco competitivas como algumas das decisões erradas, e que já estão a ter consequências para o Clube.

Por que não Palhinha em vez de Doumbia?

Para Fernando Mendes esta é uma situação “preocupante para o Clube porque os jogadores têm pouca utilização e ainda mais para os próprios porque saem do Sporting para clubes de menor dimensão e não têm tido capacidade para se afirmar e mostrarem que têm valor para regressar à casa mãe”. Na prática, quer dizer que quase todos os jogadores emprestados não estão preparados para regressas ao Clube a curto prazo.

Sobre o critério que deve presidir ao empréstimo dos jogadores verdes e brancos, o agora comentador da CMTV entende que “têm de ser cedidos a clubes onde o ritmo competitivo seja alto e que lhes deem arcaboiço suficiente para o regresso ou para uma possível venda”. O antigo jogador do Sporting CP confessa não perceber situações do passado em que “jogadores que saíam da equipa B do Sporting para continuar a jogar na segunda liga ou até em campeonatos inferiores e, muitas das vezes, com o Clube a suportar a massa salarial desses jogadores. Isso não faz sentido rigorosamente nenhum”.

Fernando Mendes considera estranho alguns casos de jogadores que, no seu entender, tinham lugar no atual plantel verde e branco: “Qual é a diferença de Palhinha para Doumbia? Formado no Sporting, tem qualidade, impôs-se no Braga e manda-se um jogador desses embora? Faz-me um pouco de confusão este tipo de decisões”. Além da situação de Matheus Pereira, que considera ter “uma qualidade tremenda”, o antigo lateral esquerdo leonino recorda também a situação da venda de Domingos Duarte, que “foi considerado uma das revelações da liga espanhola”.

No lote selecionado pelo Leonino estão vários jogadores que se encontram a atuar no estrangeiro, designadamente Pedro Marques, Matheus Pereira ou Ivanildo Fernandes. Acerca desta questão, Fernando Mendes é da opinião de que “é das melhores soluções porque faz bem a estes miúdos, que estão habituados a estarem no Sporting e a todas as regalias que dai advém, a sair para o estrangeiro para conhecerem outra realidade. Sentem na pele o que outros passam e percebem que nem tudo é fácil”.

Fim da equipa B foi decisão errada

O comentador da CMTV considera que “acabar com a equipa B e ficar com os sub-23 foi dos maiores erros que o Sporting tomou. Os sub-23 não fazem sentido nenhum porque, na prática, aqueles miúdos andam a jogar uns contra os outros desde pequeninos”. Fernando Mendes justifica dizendo que “alguns dos melhores jogadores dos nossos rivais saíram da equipa B. O ritmo é totalmente diferente. Um miúdo com 18 ou 19 anos que vá jogar com jogadores mais experientes é totalmente diferente. A segunda liga, apesar de não ser bem jogada, é extremamente competitiva e exigente”.

Tiago Fernandes é também da opinião que “ter acabado com a equipa B foi um erro muito grande, mesmo quando desceu de divisão, deveria ter ido para o Campeonato Nacional de Seniores para tentar subir novamente”.

Futuro está assegurado e Daniel Bragança pode fazer parte dele

Por fim, tanto Fernando Mendes como Tiago Fernandes consideram que existem jovens jogadores de qualidade nas fileiras leoninas. “Temos quatro ou cinco miúdos que têm qualidade para fazer parte deste plantel. Não tenho dúvida nenhuma disso”, frisou Fernandes Mendes.

O treinador do Estoril entende que “o Sporting está atento aos jogadores da formação. O próprio Presidente Frederico Varandas disse agora que quer valorizar e renovou vários contratos com jogadores da formação e certamente que, no futuro, o Sporting terá bastantes na equipa principal”. No que concerne a Daniel Bragança e Rafael Barbosa, jogadores que estão às suas ordens, o técnico português afirma que “são dois jogadores a que o Sporting está atento. Neste momento, estarem numa liga bastante competitiva fá-los crescer e tem sido importante para eles jogarem com regularidade para poderem mostrar o seu valor”. Em relação à posição em que podem render mais, o treinador do Estoril defende que “depende sempre do sistema”, mas “o Daniel Bragança é um número ‘8’” e o “Rafael Barbosa pode atuar como médio criativo ou como extremo com características mais de jogo interior”.

Sobre a possibilidade de Daniel Bragança integrar o plantel principal já na próxima temporada, Tiago Fernandes considera que “o Daniel deverá ser observado na próxima pré-epoca do Sporting e depois os responsáveis que lá estiveram na altura decidirão o que é melhor para ele”.

Os 15 jogadores da lista

Nesta lista estão incluídos Abdoulay Diaby (54% de tempo de jogo, Beşiktas), André Geraldes (83%, Maccabi Tel Aviv), Bruno Gaspar (14%, Olympiacos), Daniel Bragança (67%, GD Estoril Praia), Elves Baldé (33%, CD Feirense), Francisco Geraldes (12%, AEK e atualmente no Sporting CP), Gelson Dala (18%, Antalyaspor e atualmente no Rio Ave FC), Ivanildo Fernandes (28%, Trabzonspor e atualmente no Çaykur Rizespor), João Palhinha (76%, SC Braga), Josip Misic (82%, PAOK), Leonardo Ruiz (78%, Varzim SC), Lumor (62%, Mallorca), Matheus Pereira (69%, West Bromwich Albion), Pedro Marques (83%, FC Dordrecht e atualmente no Den Bosch) e Rafael Barbosa (69%, GD Estoril Praia).

O Leonino optou por excluir Bruno Fernandes, Bruno Paulista, Carlos Jatobá, Diogo Alves, Edmilson Santos, Edu Pinheiro, Filipe Chaby, Gonçalo Filipe, João Queirós, João Queirós, Marco Tulio e Mauro Riquicho por se tratarem de jogadores que há muito estão fora de hipótese para o plantel principal.

Abdoulay Diaby :

  • 23 jogos em 30 possíveis
  • Titular em 18 jogos
  • 1471 minutos em 2700 possíveis = 54%

André Geraldes:

  • 23 jogos em 27 possíveis
  • Titular em 22 jogos
  • 2011 minutos em 2430 possíveis = 83%

Bruno Gaspar:

  • 6 jogos em 33 possíveis
  • Titular em 5 jogos
  • 477 minutos em 3330 possíveis = 14%

Daniel Bragança:

  • 17 jogos em 22 possíveis
  • Titular em 15
  • 1336 minutos em 1980 possíveis = 67%
  • 3 golos marcados

Elves Balde:

  • 10 jogos em 23 possíveis
  • Titular em 3 jogos
  • 693 minutos em 2070 possíveis = 33%

Francisco Geraldes:

  • 6 jogos em 29 possíveis
  • Titular em 2 jogos
  • 326 minutos em 2610 possíveis = 12%

Gelson Dala:

  • 9 jogos em 26 possíveis
  • Titular em 4 jogos
  • 415 minutos em 2340 possíveis = 18%
  • 2 golos marcados

Ivanildo Fernandes

  • 10 jogos de 34 possíveis
  • Titular em 10 jogos
  • 854 minutos em 3060 possíveis = 28%

João Palhinha:

  • 29 jogos em 37 possíveis
  • Titular em 29 jogos
  • 2542 minutos em 3300 possíveis = 76%
  • Marcou 3 golos

Josip Misic

  • 26 jogos de 29 possíveis
  • Titular em 23
  • 2133 minutos em 2610 possíveis = 82%

Leonardo Ruiz:

  • 20 jogos em 25 possíveis
  • Titular em 20 jogos
  • 1755 minutos em 2250 possíveis = 78%
  • 13 golos

Lumor:

  • 17 jogos em 25 possíveis
  • Titular em 14 jogos
  • 1400 minutos em 2250 possíveis = 62%

Matheus Pereira:

  • 27 jogos em 33 possíveis
  • Titular em 22
  • 2057 minutos em 2970 possíveis = 69%
  • 5 golos marcados

Pedro Marques :

  • 22 jogos em 26 possíveis
  • Titular em 22 jogos
  • 1938 minutos em 2340 possíveis = 83%
  • Marcou 6 golos

Rafael Babosa:

  • 20 jogos em 22 possíveis
  • Titular em 16 jogos
  • 1361 minutos em 1980 possíveis = 69%
  • 3 golos marcados

Fotografia de GD Estoril Praia

Leonino

Os dados demonstram o contrário do título da notícia. As estatísticas dão para tudo, até para dizer o contrário da realidade.

10 em 15 tem mais de 60-70% de utilização. Só 5 tem menos de 50%, mas andam nos 30%.

Sempre foi um “problema” do clube. Parece que cá ou não têm oportunidades ou quando as têm nunca prestam. E lá fora são sempre mais valorizados.

Já o disse várias vezes, não são titulares, porque não os querem a titulares. Se não vejamos; como chegaram a titulares, além dos craques (Cristiano & Cª), todos os que lá chegaram?
Simples, apostaram neles! Aquilo que hoje em dia não há tomates para fazer!
De há bué a esta parte, a política é oposta, despacham-se os jogadores para longe, bem longe, «longe da vista, longe do coração»… Para quê? para serem despachados sem que isso seja posto em causa, sendo até apresentado como algo lógico e natural.
Poderíamos perguntar se faz sentido, investir em jogadores e depois despachá-los. É óbvio que alguém ganha com isso, além das comissões, os vendedores de refugo, que têm numerosos atletas dos Balcãs e da América do sul no seu portfolio… E, de comissão em comissão, algumas galinhas vão enchendo o papo!

Palhinha lidera lote de regressados

Daniel Bragança, Ivanildo Fernandes e Leonardo Ruiz também à espreita do regresso

Com Gonzalo Plata certo no primeiro plantel com chancela de Rúben Amorim, existem outros jogadores com ligação ao Sporting que podem receber bilhete ‘só’ de volta para Alvalade. Neste lote encontram-se João Palhinha, atualmente cedido ao Sp. Braga; Daniel Bragança, emprestado ao Estoril; Ivanildo Fernandes, que representa o Rizespor; e Leonardo Ruiz, que tem sobressaído no Varzim.

Os quatro têm sido acompanhados com especial atenção pelos responsáveis do departamento de observações, e as suas exibições – especialmente as dos dois primeiros – deixam-nos próximo de conseguirem uma vaga no plantel 2020/21. Claro está que Palhinha, por já ter trabalhado durante dois meses sob o comando de Rúben Amorim, parte com uma vantagem teórica para a corrida rumo à integração no grupo de trabalho.

Record

EMPRESTADOS: MATHEUS PEREIRA EM DESTAQUE

SPORTING 15-03-2020 19:55

Por
Redação

O Sporting tem uma dezena de jogadores colocados por empréstimo, todos desde o mercado de verão - Gelson Dala ainda regressou em janeiro do Antalyaspor, mas voltou a ser cedido, desta feita ao Rio Ave.

Os principais destaques vão para Matheus Pereira, que deverá rumar aos ingleses em definitivo por 9,5 milhões de euros, que é o segundo mais utilizado atrás de João Palhinha e com um registo de 16 assistências.

Misic, que figura na lista de emprestados, acabou por já ser adquirido pelo PAOK - pagou dois milhões de euros pelo médio.

Emprestados :

Nomes Clube Jogos Minutos Golos Assistências
Matheus Pereira West Brom 34 2620 6 16
João Palhinha SC Braga 35 2964 4 1
Diaby Besiktas 32 1779 3 2
Misic PAOK 31 2567 6 11
Lumor Maiorca 21 1697 1
Bruno Gaspar Olympiakos 14 821
Gelson Dala Antalyaspor/Rio Ave 15 546 4 2
André Geraldes Macabi Tel Aviv 27 2371 3
Alan Ruiz Aldosivi 18 828 2

A Bola

Alguém consegue fazer uma especie de quadro como o que está abaixo (copiado da noticia de cima), mas com todos os emprestados do SCP?

Quando digo todos, são mesmo todos, mesmo aqueles emprestados ao CNS ou algo do genero, ou seja, não só da equipa A, mas os que estão vinculados e já se perdeu o rasto

Emprestados :

Nomes Clube Jogos Minutos Golos Assistências
Matheus Pereira West Brom 34 2620 6 16
João Palhinha SC Braga 35 2964 4 1
Diaby Besiktas 32 1779 3 2
Misic PAOK 31 2567 6 11
Lumor Maiorca 21 1697 1

O Rafael Barbosa já não é nosso? Está a fazer uma bela época no estoril…

PAULO POEJO E OS EMPRESTADOS DOS LEÕES: «PREFIRO QUE OS JOGADORES CRESÇAM COMO HOMENS»

SPORTING 29-03-2020 23:25

Por
Redação

Paulo Poejo concedeu este domingo uma entrevista à Sporting TV. Responsável leonino por acompanhar os jogadores cedidos, garantiu que o clube está atento a todos os atletas.

«A estrutura do futebol está atenta ao desenvolvimento dos jogadores emprestados. Quando eles saem dos sub-23 ou dos juniores ainda não adquiriram algumas competências para estarem na equipa principal, por isso têm de competir para irem evoluindo mais e melhor. Obviamente que vai ser complicado regressarem todos, mas vão ficar com ensinamentos para o resto das carreiras», começou por explicar.

Enunciando algumas dificuldades que os atletas sentem no estrangeiro, Paulo Poejo acabou por utilizar os casos de Ivanildo Fernandes (Trabzonspor) e Pedro Marques (Den Bosch).

«O Ivanildo está sozinho na Turquia, uma cultura muito diferente com muitos colegas eu não falam inglês. Situação semelhante para o Pedro Marques. Eu tenho que avaliar o rendimento deles ao longo da temporada, mas muitas vezes acabo por falar de tudo menos do futebol jogador. Prefiro que eles cresçam como homens e que percebam que há outros fatores para atingir o sucesso. Os adeptos só olham para o que se passa dentro do campo no jogo, mas eu tenho que perceber porque é que as coisas não estão a correr bem ao longo da semana», concluiu.

A Bola

«BENFICA E FC PORTO ESTAVAM INTERESSADOS, MAS O SPORTING FOI MAIS RÁPIDO»

SPORTING 02-05-2020 21:00

Por
Redação

Aos 22 anos, Mees de Wit vive a primeira aventura fora dos Países Baixos. Considerado um dos prodígios da academia do Ajax, o extremo optou pelo Sporting, perante o interesse de Benfica e FC Porto.

«Benfica e FC Porto estavam interessados, mas nunca chegaram a dar continuidade a esse interesse. O Sporting foi mais rápido, mais concreto. Estive também em contacto com Verona, Wolverhampton e alguns clubes dos Países Baixos, mas nenhum igualou a proposta», atirou ao Voetbalzone.

Recorde-se que Mees de Wit soma 21 partidas pela equipa sub-23 do Sporting, sendo que esta época foi cedido ao Orihuela, da terceira divisão espanhola.

A Bola

EMPRESTADOS SÓ REGRESSAM NO INÍCIO DE 2020/2021

SPORTING 03-05-2020 14:46

Por
Eduardo Marques

A prioridade passa pelo regresso da equipa principal à competição para completar as dez jornadas que faltam da Liga e todos os cuidados estão centrados nesse regresso, ainda dependente de luz verde da Direção-Geral da Saúde. Mas os dirigentes sportinguistas estão também atentos aos muitos jovens que foram emprestados no início desta temporada, cujo regresso a Alvalade não será antecipado por razões várias e que arriscam uma paragem competitiva a rondar os quatro meses, até ao início da temporada de 2020/2021.

Entre decisões da Federação Portuguesa de Futebol e da própria Liga, são muitos os jovens que foram afetados pela pandemia e que viram as fases finais das suas competições serem antecipadas. É o caso dos escalões da formação e da equipa de sub-23, mas outros também que estavam cedidos temporariamente a equipas que militam no Campeonato de Portugal e, mais recentemente, outros jovens que evoluíam na Liga 2.

Bragança não será exceção

Se muitos desses jogadores estão ainda longe de cumprir o sonho de chegar à equipa principal e afirmar-se definitivamente como jogador do Sporting, outros estão apenas à espera de subir o último degrau. Na Liga2, há o exemplo de Daniel Bragança, que na próxima época estará de regresso ao Sporting e será aposta de Rúben Amorim. Mas nem este caso será exceção, ou seja, não terá regresso antecipado para trabalhar regularmente com o plantel principal.

Por um lado, é preciso não esquecer que o contrato de empréstimo ao Estoril tem validade até 30 de junho e tem de ser cumprido. Mas, mesmo sabendo que não haverá mais jogos, o regresso do médio, como todos os outros jogadores emprestados a clubes nacionais e estrangeiros, só acontecerá quando o plantel principal der o pontapé de saída na próxima época que está agendado para final de agosto. A decisão da SAD de não fazer regressar os atletas emprestados não tem apenas a ver com a questão contratual, mas também com a necessidade de reduzir ao mínimo o perigo de contágio no plantel principal que está de volta aos treinos e, em breve, à competição. Assim, mesmo sabendo que muitos deles arriscam a uma longa paragem competitiva de quatro meses, a decisão, neste momento, tem como objetivo principal a salvaguarda da saúde de todos os atletas. E uma alteração da conjuntura só com uma evolução muito favorável da conjuntura pandémica, algo que ainda parece estar longe.

Poejo não os larga

Poejo, antigo jogador leonino, é quem tem a responsabilidade de acompanhar e observar os jogadores que estão emprestados. E nesta fase de incerteza o responsável tem tido o cuidado de falar com todos e dizer-lhes que o Sporting continua atento às situações individuais de cada um.

Para já, todos os jogadores continuam a trabalhar em casa e a seguir um plano de trabalho dos respetivos clubes, mas no futuro não será de descartar a possibilidade do Sporting poder também ajudá-los no plano de treinos individualizado, pelo menos até final de junho, já que o mês seguinte será de férias para os jogadores. E nesse período, como é normal, cada um fará sempre qualquer atividade para manter a forma física e preparar-se para o regresso ao trabalho tendo em vista 2020/2021.

A Bola

Percebo a ideia mas não me chocava nada que alguns deles regressassem à Academia e tivessem um campo alocado para poderem continuar os seus trabalhos individualizados.

Sobretudo os que contam mais para o futuro, era uma forma de poderem ser acompanhados de perto, até com planos de treino estabelecidos pela actual equipa técnica.