Confirma-se então que o organograma que o Paracelsus apresentou não está completo. É só a mim que me faz confusão ver o Sporting constituído por 18 empresas?
Claro está que, sendo 18 sociedades, então deve ser a rebaldaria total. Se já com as empresas que vêm a público tenho dificuldades em compreender (por exemplo, o que é aquela EJA :eh:), então com o dobro a coisa não deve melhorar ;D.
Tem sido prática comum nos grupos empresariais começar por uma série de pequenas empresas especializadas nas várias áreas de negócio, e mais tarde fazer a fusão das mesmas…
Até pode ser uma forma de trabalhar, não vou discutir se é boa ou má, mas sem contas consolidadas e uma demonstração clara da utilidade de cada uma das empresas… é no mínimo pouco transparente.
No entanto, é assim o nosso Sporting há uns bons anos… e depois vêm com a história da carochinha “ah, as contas do sporting são enviadas para a CMVM, e tal, e são feitos relatórios e contas auditados e tal…”. Pois, da SAD. No limite algumas contas do sporting Clube. E as outras 16 ou 17 empresas, quem controla ? Os sócios têm acesso à sua actividade ? Existem órgãos sociais remunerados ? perguntasperguntasperguntas etcetectectectc
A SPM é a Sporting Património e Servicos e corresponde à extinta NEJA (empresa constituída com vista à construcão do Estádio). Portanto, continuo a não perceber o âmbito da EJA.
Que grande confusão… O Soldevi tem toda a razão, lá teremos de esperar por mais informacão então.
Encontrei isto num site qualquer na net que já fechei a tab :-[
A empresa "Estádio José Alvalade, SA" já foi constituída e vai explorar a nova infra-estrutura, responsabilizando-se pelo financiamento da obra.
Imagino que a continuidade da empresa se deva ao facto do estádio ainda não estar totalmente pago. Quanto à exploração do estádio, mais uma vez sem certezas, sempre pensei que fosse responsabilidade da SGPS.
Realmente é uma confusão… Espero bem que se faça a tal auditoria há tanto tempo pedida. E espero que essa auditoria tenha em conta todo o Grupo Sporting.
Porque como diz o Soldevi, as contas são transparentes… Na SAD. Porque nessas inúmeras pequenas empresas não há controlo do exterior.
A SPM é que tem tratado de tudo isso… aliás, o Project-Finance determina que a SAD tenha de pagar uma renda à SPM para poder utilizar o Estádio de Alvalade e colocar lá a sua equipa de futebol a jogar.
Por cada empresa existe um presidente decerto não? Isto significa entao 18 presidentes e 18 ‘‘tachos’’… e ainda dizem nao haver dinheiro pra investir no desporto (futebol e modalidades) sendo que cada tacho grande deve conter sub-tachos e este sub-sub-tachos(presidente->gestores->directores…e por ai fora) :arrow:
Vamos lá à pergunta parva, o que raio estão a fazer 9 Imobiliárias num Clube desportivo sem ninguém saber? :o :o Mas desde quando é que o Sporting Clube de Portugal passou a ser um nome de fachada para os negócios imobiliários?
P.S.: Não vos parece que a Olivesdesportos (Sportinveste, whatever…) come demasiado à conta do Sporting? Senão vejamos: não bastavam os 10% de acções da SAD como ainda possuem 25% da Sporting Multimédia, a mesma que celebrou um contrato com “o SCP e a Sporting, SAD, de cedência por 30 anos, de um conjunto de direitos a serem explorados através do site do Sporting. Como contrapartida desses direitos o SCP e a Sporting, SAD terão direito a receber, conjuntamente, 52,5% das receitas anualmente obtidas pela Multimédia, sendo que destes 15% são devidos ao SCP e 85% à Sporting, SAD.” Significa pois que 47,5% dessas receitas ficam retidas na Sporting Multimédia - se não vão para o SCP nem para a SAD (que ficam com os outros 52,5%), então só vejo uma entidade a poder receber essas receitas.
Pois… Mas deixa lá. Isto é que é transparência na gestão, e a lei das SAD e a CMVM e tal, como dirão os ignaros de serviço, completamente a leste do que estão a dizer.
A resposta é uma e está na ordem do dia: auditoria global, contas consolidadas.
Se eu encontrasse o Soares Franco na rua e lhe perguntasse porque é que o Sporting tem 8 imobiliárias… Será que ele me sabia responder? Será que sabe que elas existem?
há muito tempo que penso com os meus botões se não seria preferível voltar ao velhinho modelo de gestão…
nada de sads (tristes). o Sporting clube gere tudo e controla tudo. nem me escandaliza nada que haja para lá gente a ganhar dinheiro desde que seja competente e faça bem o seu trabalho…
mas com tanta empresa, isto só pode dar buraco e muita história mal contada…