Emma Ramírez

Emma Ramírez é reforço

Por Sporting CP
10 Jul, 2026

Futebol Feminino

Lateral direita de 24 anos chega proveniente da Real Sociedad de Fútbol

Emma Ramírez é reforço para a equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal. A lateral direita, que jogava na Real Sociedad de Fútbol, deu conta das primeiras sensações por passar a vestir a camisola verde e branca do Sporting CP.

“Estou feliz por poder representar este emblema. Conheço o Sporting CP há muitos anos e a verdade é que é um orgulho vestir esta camisola e sentir o que é jogar aqui”, disse aos meios de comunicação do Clube.

A força Leonina foi um dos muitos argumentos que facilmente convenceram a jogadora a aceitar o convite do Sporting CP, mas a futebolista distribuiu elogios por vários atributos que distinguem o Clube.

“O Sporting CP é um clube histórico, de onde saiu um dos melhores jogadores da história do futebol. Tem muita história e muitos adeptos.”

A jogadora está muito agradada com as primeiras impressões recolhidas sobre o Clube.

“Jogar aqui vai ser muito bonito. Gostei de tudo o que vi. Estou muito feliz de estar cá. A equipa e o Estadio Aurélio Pereira deixaram-me muito contente e espero que venham muitos adeptos. Espero conhecê-los a todos e que estejam tão felizes como eu”.

A futebolista deu a conhecer algumas das suas características em campo.

“Sou muito intensa e muito competitiva. Gosto muito de subir e descer pela ala mas sou, sobretudo, muito trabalhadora, gosto de ajudar e tenho muita vontade de ganhar sempre”.

A nova jogadora Leonina tem a ambição no máximo para a etapa de Leão ao peito.

“Eu coloco sempre os objectivos no máximo. Acho que temos uma equipa que pode lutar por tudo.”

A mudança para a Liga portuguesa é encarada como uma boa oportunidade.

“Pensei que vir para o Sporting CP era uma oportunidade muito boa. Este é um dos melhores sítios em que posso estar para continuar a crescer e para ganhar títulos diferentes e creio que vou crescer muito, não só como futebolista, mas também como pessoa”.

Emma Ramírez deixou ainda uma mensagem aos adeptos Sportinguistas.

“Espero vê-los rapidamente aqui no Estádio. Espero que nos venham ver jogar e espero que desfrutem tanto do nosso jogo como nós gostamos da companhia deles”.

BILHETE DE IDENTIDADE

Nome: Emma Ramírez

Data de Nascimento: 18/05/2002 (24 anos)

Nacionalidade: espanhola

Posição: Defesa

Clubes anteriores: Real Club Deportivo Espanyol de Barcelona, Futbol Club Barcelona, Real Sociedad de Fútbol

1 Curtiu

https://x.com/FutFemSCP/status/2075642709658964374?s=20

Emma Ramírez: “Sentir-me em casa vale muito”

Por Sporting CP
06 Ago, 2026

Futebol Feminino

Em entrevista, a espanhola faz um balanço do primeiro mês de Leão ao peito

Emma Ramírez estreou-se oficialmente de Leão ao peito na Áustria e, um mês depois de chegar ao Sporting Clube de Portugal, garante sentir-se já “em casa”. A internacional espanhola destaca o forte “sentimento de pertença” que encontrou no balneário e assume a ambição de “fazer algo grande” esta temporada.

“Todas queremos levar este símbolo ao mais alto nível”, afirmou em entrevista ao site oficial do Clube, que acompanha a equipa em St. Pölten.

Emma, olá! Na sua entrevista de apresentação disse que conhecia muito bem o Sporting CP. Agora, praticamente um mês depois de chegar, podemos dizer que o Clube correspondeu às suas expectativas?

Sim, claro que sim. Tive a sorte de encontrar um grupo humano muito bom. Acho que toda a equipa tem capacidade para representar o Sporting CP ao mais alto nível e, ao longo deste mês de pré-temporada, todas nós demonstrámos que merecemos estar aqui. Todas queremos levar este símbolo ao mais alto nível.

Fiquei surpreendida, sim, mas pela positiva, no sentido em que encontrei um grupo com um enorme sentimento de pertença ao Clube. Acho que isso é muito bom, porque sentir este símbolo e estas cores faz com que, na hora de jogar, demos sempre o máximo.

Essa lado humano de que fala é visível no dia-a-dia, tanto que a Emma e as restantes reforços parecem fazer parte do grupo há muito mais tempo do que, na realidade, o calendário conta. Como tem sido a sua integração no grupo?

Partilhar o dia-a-dia com pessoas assim torna tudo muito mais fácil, sobretudo quando chegamos e percebemos que toda a gente faz um esforço para nos integrar.

Pessoalmente, sentir que, ao fim de apenas um mês, já faço parte da equipa e do grupo ajuda-me muito, não só no dia-a-dia, mas também dentro de campo. Acho que a confiança que demonstramos em jogo também é um reflexo da forma como nos sentimos fora dele.

Temos muita sorte por termos este grupo de pessoas, tanto no staff como entre as jogadoras. A convivência diária fora das quatro linhas vai ajudar-nos, certamente, a alcançar os melhores resultados dentro de campo.

Podemos, então, dizer que o Sporting CP foi o lugar ideal para viver a sua primeira experiência no estrangeiro?

Sem dúvida. É algo pelo qual estou muito grata. Quando estamos tão longe da família e dos amigos, quando não podemos simplesmente pegar no carro para ir ter com eles, num dia menos bom ou quando surge alguma preocupação, é muito importante ter pessoas próximas, com quem sentimos que podemos falar sobre qualquer assunto, seja futebol ou outra coisa.

Sinto-me muito grata e, acima de tudo, feliz e tranquila. Quando saímos da nossa casa mas encontramos pessoas que nos fazem sentir em casa, isso vale muito.

Podemos dizer, então, que a Emma Ramírez já está totalmente adaptada ao Sporting CP?

(risos) Sim, acho que sim. Falta-me apenas melhorar um pouco o idioma, mas, de resto, sinto-me totalmente integrada na equipa.

Já aprendeu algumas palavras em português?

Algumas… poucas. Talvez as menos boas, por assim dizer. (risos) Mas também ajuda o facto de existirem várias nacionalidades no balneário. Se não for eu a perguntar, a pessoa ao lado vai fazê-lo, e lá acabamos por perceber o que foi dito.

Ontem fez a sua estreia oficial pelo Sporting CP, numa vitória importante para iniciar a época da melhor maneira. Como se sentiu? Apesar das condições difíceis, pareceu já perfeitamente integrada na dinâmica da equipa.

Senti a confiança do staff e de todas as minhas companheiras desde o primeiro dia. Isso permite-me ser eu própria dentro de campo e dar sempre o máximo.

É verdade que as condições eram muito difíceis, por isso temos ainda mais mérito pelo jogo que fizemos. Mantivemo-nos fortes do princípio ao fim e marcámos cinco golos, algo muito importante para a confiança do grupo.

Agora, é tempo de descansar, recuperar e preparar o jogo de sábado. Acho que estamos mais do que prontas.

O objectivo, esse, parece-me claro: vencer o torneio e dar mais um passo rumo ao objectivo de jogar a fase regular da UEFA Women’s Champions League. É nisso que pensam?

Sim, o objectivo é ganhar este jogo e todos os que se seguirem. O SKN St. Pölten é a equipa anfitriã do torneio e é provável que tenha mais apoio nas bancadas do que o SeaSters Odesa. Por isso, será necessário apresentarmos, desde o primeiro minuto, níveis ainda mais altos de concentração, ambição e vontade de vencer.

Queremos resolver o jogo o mais cedo possível e acredito que, se entrarmos com a mesma atitude, teremos todas as condições para conquistar a vitória.

Esse jogo com o SeaSters Odesa significou também a sua estreia a titular na competição, que na temporada 2022/2023 venceu, ainda muito jovem, ao serviço do FC Barcelona. Essa experiência pode ajudá-la a ser, agora, uma mais-valia na equipa de Micael Sequeira?

Sem dúvida. Acho que uma das melhores coisas que retiro desse ano é precisamente a experiência que ganhei. Ter vivido muitos desses jogos e tantos contextos competitivos diferentes faz com que hoje me sinta capaz de ajudar a equipa com a minha perspectiva.

Sou uma pessoa que gosta muito de comunicar e acredito que, com todas as competições que disputei nos últimos anos, consigo transmitir tranquilidade às minhas colegas. Quero ajudá-las a perceber que cada jogo deve ser encarado da mesma forma, seja da Liga dos Campeões ou nas competições nacionais. Nesse sentido, acredito que a minha experiência pode ser útil.

É interessante ouvi-la falar dessa maturidade competitiva quando tem apenas 24 anos…

Sim, mas comecei a minha carreira ainda muito nova. Neste grupo, são várias as jogadoras que, tal como eu quando dei os meus primeiros passos, mal passam dos 20 anos. Sei o que elas sentem, sei o que é viver o futebol e já conheci os dois lados da moeda, ou seja, tanto os momentos mais felizes como os mais difíceis.

Por isso, estou sempre atenta, porque também sei que, numa idade tão jovem, e sobretudo para as que não são portuguesas, não é nada fácil estar aqui. Sempre que posso, procuro saber como estão, como correu o treino ou como se sentem. Na minha altura, ajudou-me muito sentir que alguém se preocupava comigo e, agora, quero fazer o mesmo pelas minhas colegas.

Tem alguns objectivos individuais definidos para esta primeira época de Leão ao peito?

(sorri) Todos os anos faço uma espécie de competição com os meus amigos e com os meus pais, para tentar somar o maior número possível de assistências e golos.

Esta época, tenho a confiança e a liberdade para subir pela linha com maior frequência. Por isso, acredito que posso contribuir muito, não apenas do ponto de vista defensivo, que é aquilo que normalmente se espera de uma lateral, mas também ofensivamente.

Acredito que vou conseguir alcançar bons números esta temporada.

Já definiu uma meta concreta?

Ainda não… mas é segredo (risos).

Já colectivamente, a Georgia [Eaton-Collins] garantia que o Sporting CP tem ambições muito elevadas para esta temporada. Que ambições são essas?

O nosso objectivo tem de ser sempre o mais ambicioso possível. Depois, se o conseguimos ou não alcançar, dependerá de muitos factores, mas acho que estamos no caminho certo.

Sinto que todas caminhamos na mesma direcção, o que também é muito importante. Todas temos uma enorme vontade de fazer algo grande ao serviço do Sporting CP e de inverter aquilo que aconteceu nos últimos anos, em que não conseguimos conquistar títulos.

Acredito muito nesta equipa, nas jogadoras e também no staff. A ideia de jogo é muito clara e muito bem definida. Com mais um mês de trabalho estaremos ainda mais preparadas e acredito sinceramente que podemos alcançar grandes coisas.

Já estão ansiosas pelo início do Campeonato?

Muito! Acho que todas estamos.

No jogo frente ao SeaSters Odesa, teve a sua família nas bancadas a apoiá-la. Imagino que tenha sido um momento muito especial para si.

Sim. Tenho muita sorte nesse aspecto, porque os meus pais têm disponibilidade para viajar e conseguem acompanhar-me. Desde que comecei a jogar futebol, estão sempre presentes. Em qualquer país, em qualquer estádio, não importa a distância nem as horas de viagem.

Sempre que os vejo sinto uma motivação extra. Se já procuro dar o meu melhor todos os dias, quando eles estão na bancada há sempre qualquer coisa mais para dar. E, se algum dia as forças faltarem, basta olhar para a bancada para as recuperar.

Que mensagem gostaria de deixar a todos os Sportinguistas que, ao longo da temporada, apoiam a equipa no Estádio Aurélio Pereira?

Quero dizer-lhes que esperamos vê-los dentro de poucas semanas, quando começar o campeonato. Sabemos que, nesta fase da temporada, é mais difícil estarem presentes porque temos jogado longe de casa, mas esperamos que acompanhem a equipa, que se identifiquem com a nossa forma de jogar e com a maneira como competimos.

Espero que, à medida que a época avançar e as vitórias que ambicionamos surgirem, cada vez mais pessoas sintam vontade de nos apoiar. Aquilo que lhes posso prometer é que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para conquistar um título esta época e que deixaremos tudo de nós em campo.

Espero, sinceramente, que esta equipa consiga alcançar aquilo que merece.

1 Curtiu