Gosto da ideia das “tarjas” (esqueci-me do nome real lel) mas esse preto não fica nada bem no emblema. Eu pelo menos não gosto… preto associado ao Sporting faz-me lembrar croquettes.
Não vejo porque não :inde:, basta ver os emblemas do Man. Utd, Liverpool, Real Madrid, etc… Até porque a meu ver, um emblema “vazio” ou com pouco conteúdo como o atual parece frágil e com pouca história.
Porque está complexo demais.
Basta olhar para as camisolas que aí meteram atrás para ver que nem está perceptível…
Quanto à história… os elementos dos emblemas dos clubes que citaste não estão lá por acaso. No teu caso, tirando o leão, e o lema, o que é que tens de histórico? Nada.
Creio que devia ser simplificado, e uniformizado … refiro-me concretamente à eliminação dos contornos a preto que dão um ar demasiado carregado e da parte preta onde tem o 1906 que me parece tar a mais, ao uso de apenas um tom de verde, e à substituição do fundo preto no lema, por outra cor.
Complexo? já viste os do porco, fifica, boavista, etc… Os designers gráficos têm por hábito considerar como regra fundamental que os logótipos devem ser os mais simples possíveis, para serem facilmente reconhecidos a primeira vista e para fácil reprodução quer digital quer em impressão. Hoje as tecnologias de reproduções gráficas estão suficientemente evoluídas para reproduzir pequenos detalhes. Não podemos esquecer que Sporting não é uma empresa, mas sim um clube, por isso é que se chama emblema e não símbolo, logótipo ou outra palavra sinonima a isso, por isso não por ser visto como tal.
Sim têm alguma falhas em termos de hierarquia. Mas no seu todo, isto é na sua forma acho que está bom, está diferente de qualquer clube português que conheça pelo que era facilmente reconhecível de longe.