Lanço este tópico com intuito de lançar ideias e opiniões sobre o que deverá ser o projecto do Sporting para o próximo mandato.
Ideias sobre pequenas ou grandes coisas que gostaríamos de mudar e que venham a fazer parte do / dos projectos que vão a eleições no Sporting.
Bruno de Carvalho tem sido um líder incontestável, com trabalho tremendo à frente do Sporting, mas temos de ser exigentes como ele, como ele sempre pediu aos Sportinguistas para serem. Os tempos das focas amestradas que batiam palmas a tudo o que se dizia nas assembleias nao pode voltar, porque quase nos levou à ruina.
Da minha parte, independentemente de sermos campeões ou não, Bruno terá o meu voto. Depois do trabalho fantástico que fez em todos os sectores do clube, não poderá estar dependente se a bola entra ou não.
O “meu projecto” sugestivo para o Bruno de Carvalho, é o seguinte:
-
Criar um cartão único para os sócios. Um cartão ao estilo “Cartão do Cidadão”, onde o " Cartão de Sócio " desse para acrescentar a Gamebox Futebol, Gamebox Modalidades, Cartão Fundação ou até o de desconto da gasolina. Quem fosse sócio e adquirisse a Gamebox futebol, ela seria " carregada " no cartão de sócio. No desconto da gasolina, bastava apresentar o cartão de sócio, escusávamos de andar com mais um cartão na carteira.
-
Contrato com a marca desportiva transversal a todas as modalidades. Tanto a Adidas como a Nike, têm equipamentos para todos os desportos, desde o Futebol, ao Judo, passando pelo Ciclismo, Rugby, etc.
-
Negociar o naming da Academia com a Nike ou Adidas, incluindo no contrato com a marca desportiva de equipamento. Tanto Figo como Ronaldo são patrocinados pela Nike, com os 2 bolas de ouro associados a essa marca, poderiam ser dois excelentes embaixadores para esse patrocínio, e a Nike ficava associada a uma das melhores academias dos mundo. Com um bom poder negocial e de marketing, seria possível fazer um contrato deste género, em que ambas as partes iriam beneficiar.
-
Um vice para as modalidades, jovem e dinâmico. Pronto para ir a combate pelo Sporting e pelas suas modalidades, junto das federações, na comunicação social, alguém pronto para caminhar ao lado do Bruno enquanto for presidente.
--------------------------------- // ---------------------------------------------------------------------
Posto isto deixo para reflexão algo que poderá pesar no futuro do Sporting e que deveria ser debatido nas assembleias gerais e por membros da direcção. Qual o rumo do Sporting em termos de património ? Qual é a ideia ? O que é realista e o que é utópico ?
-
Que futuro para a camadas jovens das modalidades do Sporting ? Vão continuar a treinar longe de Alvalade ?
-
Onde será o Centro de Altletismo Mario Moniz Pereira ?
-
Repensar todo o Complexo Alvalade. 4 anos de mandato para trabalhar sobre isso. Colocando várias questões:
–» Dá ou não para ter um bom relvado em Alvalade ? ( penso ser a resposta fulcral )
–» Caso não dê, temos de levar o próximo mandato a pensar, analisar, projectar um futuro estádio, nem que ande os próximos 10/20 anos em papel, e analisar várias questões:
-
Se não der para recuperar os terrenos, e daqui a 10/20/30/40 anos, quisermos outro estádio, vamos mudar de localização ?
-
Quais os principais erros do estádio ? O que foi mal feito e não pode ser repetido ? Como construir um estádio que dê garantias de ter um excelente relvado ?
-
O que é essencial num estádio de futebol ? Onde se gastou dinheiro desnecessariamente neste ?
-
O que foi bem feito neste estádio e que poderá ser bem aproveitado para o seguinte ?
Algo que também deve ser ponderado e respondido de uma vez aos sócios, é se é possivel recuperar os terrenos do antigo estádio ? Se houver dinheiro, dá para recomprar ? não dá ?
O clube poderá recuperar aqueles terrenos através da SAD ? Quanto valem os terrenos ? ( deixo como nota, que os terrenos da antiga feira popular estiveram à venda por 100 milhoes e ninguem lhes tocou )
Uma venda de um Gelson e de um William, e pegando em cerca de 80/90/100 milhões, daria para recomprar aqueles terrenos e construir património para o clube ?
Ex: Naves de treino para as modalidades, ou um “barracao” ao estilo do antigo pavilhao que desse para dividir em 4/5 quadras para treinos
Mini estádio com pista de atletismo, para jogos das camadas jovens, rugby e para pratica do Atletismo.
Isto custaria o que ? 15/20 milhoes ? Menos ?
No caso do estádio der para ter um bom relvado, dá para melhorar o estádio ? Dá para reorganizar a estrutura do estádio, falando numa melhor localização do museu e da loja verde, conjugar isso com as visitas ao estádio por parte de grupos, estrangeiros e afins ?
A ideia é recomprar o alvalaxia ou o pavilhao será o coração do clube com o museu e loja verde ?
Ha algum acordo de principio para no futuro o Sporting poder comprar os terrenos à Camara Municipal de Lisboa, falo dos campos sinteticos que vao ficar junto ao pavilhao.