[Eleições SCP 2011] O Dia da Verdade

Hoje é, provavelmente, o dia mais importante da história recente do Sporting Clube Portugal.

A Lista que esta noite sair vencedora, tem uma tarefa gigantesca pela frente, que se traduz em devolver-nos a paixão.

A paixão de ir ao estádio, a paixão de rir nas vitórias e sofrer com as derrotas, a paixão por ter orgulho na equipa de futebol.

Nada disto se passa hoje. Ir ao estádio é como ir ao hospital (queremos sair dali o mais depressa possivel), as derrotas deixaram de doer (é como se estivessemos amorfos), a equipa de futebol não nos diz praticamente nada (são onze camisolas em campo sem alma).

Estas campanha provou que o Sporting está muito longe da belenização que muitos apregoam, este clube está ainda muito vivo e mexe como muitos milhões. A prova são os cinco candidatos, os debates em todos os canais de televisão, na rádio, as centenas de páginas de jornal com entrevistas às principais figuras de cada lista.

Por outro lado estas eleições provam que o Sporting ainda é grande, se assim não fosse, nomes conceituados como Rijkaard, Van Basten, Zico ou Dunga não teriam aceite fazer parte desta campanha. O que nos leva a perguntar, o que andamos nós a fazer com Paulos Sergios e Carvalhais, se com um pouco de jeito e vontade, nomes grandes do futebol mundial podia ter-se sentado no banco de suplentes do nosso clube.

Com mais ou menos acerto todos os candidatos poderam expor as suas ideias, nenhum em boa verdade pode se queixar de falta de tempo de antena.

Da mesma forma nenhum sócio verdadeiramente interessado pode dizer que não está esclarecido, pode ter dúvidas, pode estar hesitante entre uma ou outra candidatura, mas com 4 debates na TV, mais uns quantos na rádio, sessões de esclarecimento em Alvalade, só não tirou um “retrato” a cada candidato quem não quis.

Por isso hoje é o dia, o dia em que o Sporting pode libertar-se das amarras do passado e não ter medo de ser feliz, ou pode tão tipico da nossa forma “lusa” de ser, ter medo da novidade e deixar passar esta oportunidade soberana, ficando quase tudo na mesma.

Não sendo o objectivo deste tópico apelar ao voto em nenhuma candidatura, não posso como sócio do Sporting Clube Portugal, deixar de considerar que se logo à noite depois de apurados os votos vencer a lista A, toda a energia despendida nos ultimas semanas, foi em vão.

O Sporting e os seus sócios e adeptos merecem pelo menos o direito a sonhar, e qualquer uma das outras candidaturas com os seus defeitos e virtudes permitem isso. Depois se correr mal, ao menos tivemos a ousadia de querermos ser felizes. E por alguns instantes respirou-se esperança e crença.

Temo que se a Lista A vencer, amanhã a esmagadora maioria dos sócios e adeptos, numa especie de revolta, volte as costas ao clube.

Tá na hora de mudar. Tá na hora de sermos audazes. Tá na hora de começar um ciclo novo.

Tem a palavra os sócios. O Sporting é o que os sócios quiserem que seja. Não há desculpas !!

Eu não acredito que a Lista A ganhe, mas se tal acontecer só espero que aqueles que apoiam as outras opções saibam respeitar a decisão dos sócio. Se se quiserem afastar estão no seu direito, mas façam-no de uma forma civilizada e ordeira.

Da minha parte ficarei muito decepcionado se a escolha recair em Godinho Lopes, mas nesse caso ele passará a ser o Presidente do meu Clube e como tal terá o meu apoio, pois o que quero é o sucesso do Sporting Clube de Portugal seja lá quem for o vencedor desta noite.

Totalmente de acordo, mas temo que dado o clima e a forma como decorreu a campanha que no final podera haver desacatos uma vez que ira ser dificil a alguns aceitar a derrota, e seria bonito no final todos juntos a festejar esta nova vida do grande Sporting Clube de Portugal!!

Espero que este dia da Verdade seja o dia da Viragem, seja o dia de nos levantarmos de novo e começarmos um caminho de glória, voltando a fazer do Sporting um clube temido a nível nacional e europeu.

Tenho medo, muito medo! Mas este tem que ser o dia da mudança, TEM mesmo! Que o Sporting Clube de Portugal hoje regresse, força lista C.

acabei de voltar, está muita gente, participação em massa e ordeiramente, muito bem organizado, apesar de filas que pareciam grandes foi num instante. Estavam ao meu lado o Vidigal, o Beto e o Nelson! E ficaram democraticamente na fila com toda a gente.

Medo…muito medo! ^-^

Sinal de bom senso e respeito pelas sportinguistas.

Com respeito pelo autor do tópico, mas hoje foi o Dia da Mentira. A verdadeira golpada. Fraude. Vergonha.

Hoje algo morreu dentro de mim, não o meu Sportinguismo, mas muito da minha fé, em muitas coisas.

Estou sem forças e ânimo, embora não desista. Afasto-me para reflexão, embora permaneça vigilante.

O meu agradecimento ao Bruno de Carvalho e sua lista, por terem tentado devolver o Clube aos adeptos.

O meu abraço para os que estão como eu, e não deixem de ser sócios porque vocês recuperarão o Clube.

O meu nunca terá!
Sinto-me enojado com o que se passou hoje, foi algo que envergonha 100 anos de história de um clube.

O que vale é que estes pulhas não se aguentam muito mais tempo no clube. Para lá da maioria dos adeptos não-sócios que não os suporta, temos ainda estas eleições que mostram claramente que a maioria dos votantes não o pode ver à frente e que eles, mesmo sustentando-se numa verdadeira chapelada, só conseguem ter apoio numa falange de sócios mais antigos onde os votos contam muito mais. O clube está fraccionado como nunca esteve e não fosse a fraude de hoje tinha tudo para se começar a trabalhar numa nova união.

Fico à espera para ver o que o to-mane, sempre proponente da civilidade e democracia, acha das curiosidades que sucederam esta noite, e se continua a considerar que devemos apoiar um presidente eleito num contexto opaco e a tresandar a ilicitude.

Confesso que estou em estado de choque. Acompanhei pela televisão as peripécias desta madrugada, até ao discurso final de Godinho Lopes, pelo que quando me deitei já passavam das 5 da manhã, mas mesmo assim tive grandes dificuldades em adormecer, e acordei por volta das 8 horas, num estado em que só me lembro de ter estado duas ou três vezes na minha vida.

Pela primeira vez sinto vergonha do Sporting ao ponto de até colocar em causa a minha condição de sócio, porque o que aconteceu ontem foi uma farsa impensável que temo possa ter efeitos irreparáveis no futuro do Clube.

Estava a acompanhar simultâneamente as reportagens da SIC e da RTP que relatavam que já teriam sido anunciados os resultados finais e que os elementos da Lista C estavam lá dentro a festejar, ao mesmo tempo que Rogério Alves saia confirmando a sua vitória e a de Bruno Carvalho com quem assegurava que não teria problemas de convivência institucional, quando de repente surgiu um primeiro rumor do volte face.

Do silêncio à previsível revolta foi um passo e o que se seguiu foi uma vergonha para todos. A versão apresentada por João Lino de Castro negando que houve uma contagem inicial que dava vantagem a Bruno Carvalho e afirmando que começaram por contar os votos das mesas dos sócios mais recentes, faz tanto sentido como dizer-se que Eduardo Barroso ganhou a eleição para Assembleia-Geral, quando se sabe que muitos dos apoiantes da Lista C não gostam dele e não iriam dar-lhe o seu voto, pelo que evidentemente que a Lista C teria de ter mais votos para a Direcção do que para a AG.

De resto toda a cerimonia que ocorreu no auditório do Estádio cheirou a farsa, pelo que nesta altura sou forçado a admitir as razões daqueles que andam há anos a alertar para a probabilidade de terem acontecido coisas muito graves na gestão do Sporting dos últimos anos, e passo a ser mais um a defender a urgente realização de uma auditoria externa.

Para lá disso prevejo um futuro muito negro para o Sporting. Já tinha escrito que estes senhores deveriam ter reconhecido que com eles nunca mais haveria paz retirando-se pacificamente para o bem do Clube, mas não só não o fizeram, como deram ontem uma machadada final nas possibilidades de pacificação do Sporting, de tal forma que não me parece que eles tenham condições para governar e nem me atrevo a prever o que virá a seguir, porque sei que não será nada de bom, ao ponto de estar em perigo a subsistência do Sporting Clube de Portugal, enquanto um grande Clube que sempre foi até à data, e é com uma lágrima no canto do olho que escrevo isto porque não vejo nenhuma solução em perspectiva.

Visto das ilhas, a centenas de Kms e com um oceano pelo meio, mas foi realmente isso.

Muito, muito triste!

100% de acordo to-mane.

Mas o que sucedeu ontem, leva-me a acreditar, que o que se passou nos últimos 15 anos foi tão grave, que eles não se coibiram de falsear uma eleições de modo a esconder a verdade. Essa foi a solução final da continuidade. E será sem dúvida a solução final do Sporting Clube de Portugal, dando origem a sua morte.

Já andava um pouco desligado, e se isso for avante, é o adeus até a sua refundação.

to-mane, eu que havia escrito que esperava a sua reacção, tenho que deixar o meu louvor pela análise que fez e pelo facto de reconhecer, sem pruridos, o que aconteceu hoje. Assim estivessem todos os Sportinguistas…

Estava a pensar fazer-me sócio, apesar de algumas dificuldades económicas em que me encontro. Esqueço isso e preocupo-me com a minha vida. Quando o Sporting voltar avisem-me.

Estou desiludido e abatido. Vergonha desta mentira. Peço aos sócios, verdadeiros sócios, que não deixem ficar isto por aqui. Não é possível que a contagem não tenha tido manipulações. Não acredito.

Fui votar eram 15 horas, tendo ficado 30 minutos debaixo de uma chuva copiosa e sem guarda-chuva. Encharcado, fui ao Pavilhão do Casal Vistoso apoiar a nossa equipa de Andebol, onde acabámos por perder contra os lampiões numa segunda parte com uma arbitragem vergonhosa. De tal forma que a equipa de arbitragem saiu debaixo de uma chuva de cuspo (algo que nunca tinha visto no Casal Vistoso).

Volto para perto de Alvalade para o jantar do Fórum SCP, no Magriço, com a presença de 39 foristas e amigos. O jantar corre de forma espectacular sempre com boa disposição mas também com muito nervoso à mistura. Mas como sou pessimista destrutivo, mantive as minhas esperanças no menor nível possível.

Às 22.30 seguimos para o Hall Vip onde, durante várias horas, foram sempre saindo informações totalmente contraditórias. Fomos então para a sede de campanha do BdC onde muitos Sportinguistas se concentravam. Mas pouco tempo permanecemos por lá, visto que o BdC chegou e disse que iria para o Hall Vip. Segui-mo-lo então sem muito saber ao que íamos.

Após algumas horas, uma enorme confusão! O número 1, Fernando Mendes, e o nº 2, Mustafa, da Juve Leo começam à porrada sem ter percebido qual o motivo. Estaria ali o primeiro indício de que BdC poderia vencer!

Mais uns longos minutos depois, começo a ver alguns apoiantes conhecidos da candidatura de BdC, principalmente da família Aragão Pinto, a saírem de dentro das instalações com grandes sorrisos e a festejar ao mesmo tempo que se sabia cá fora que os membros da lista de GL estavam de trombas. Mas as informações contraditórias não paravam de sair!

Novamente, alguma confusão. Começou tudo a entrar para o Hall Vip e as primeiras confirmações de que BdC tinha ganho por 600 votos começam a sair. Começa assim a festa no Hall Vip, com os maravilhosos cânticos “acabou-se o tacho”. Continuei a manter a esperança ao mínimo, mas era quase impossível não ser contagiado!

De repente, uma voz ecoa no sistema de som: todos para palco na Praça Centenário que os resultados vão ser anunciados. Entretanto, reparo que Rogério Alves já estava na Praça a falar à comunicação social - julgo que terá sido aquela a altura em que ele declarou-se como o vencedor da AG e felicitou BdC pela sua vitória. A esperança começava a crescer, bem como a festa!

Mas os minutos continuavam a passar e ninguém aparecia para dar o resultado oficial. Entretanto, o Hall Vip já estava fechado e trancado. Foi aí que muitos começaram a suspeitar que algo se estivesse a passar! Então mandam-nos cá para fora para anunciar o vencedor e agora nada?!

Como uma bomba, começam os primeiros relatos de que afinal GL tinha ganho! COMO É POSSÍVEL! Ninguém queria acreditar! Era ver na cara de centenas de Sportinguistas o desespero, a angústia, a incredulidade! Como já tinha havido tanta informação contraditória, esta até poderia ser apenas mais uma. Mas era grave de mais para ser verdade.

Alguns longos minutos depois, GL sai das instalações sob fortes medidas de segurança para ser anunciado como o vencedor das eleições. Isto, num palco onde estavam presentes centenas de apoiantes da candidatura de BdC. O desespero de muitos transformou-se em ódio e a violência iniciou-se: choviam garrafas, agressões, GL a fugir para dentro do Estádio protegido por inúmeros guarda-costas; um verdadeiro filme de terror.

Após alguns momentos mais conturbados, BdC aparece no palco onde teve uma pose fantástica ao vir dar a cara para pedir calma. Mas era impossível ter calma com tudo o que estava a acontecer. Enquanto BdC prometia que não iria desistir de perceber o que se estava a passar, na rádio a TSF informava que tinha desaparecido uma urna; uns falavam em 2 recontagens, outros 3 e alguns 4!

Estive na Praça Centenário até às 6:10 da manhã!

GODINHO LOPES NUNCA SERÁ O MEU PRESIDENTE!

Grande relato MRG, enquanto estava a ler parecia que estava a teu lado. Um dia triste para nós Sportinguistas, um obrigado a ti e a todos os que tiveram em Alvalade a tentar mudar o rumo do Sporting.

MRG, urna roubada?

Afinal parece que não houve recontagens nenhumas, o que houve e continua a haver, é um sistema de apuramento de resultados completamente arcaico e inadmissível nos nossos dias, isto para além de muita informação a passar cá para fora perante a insistência da comunicação social.

Apesar disso ainda há muitas coisas que não batem certo e Bruno Carvalho já disse que vai impugnar os resultados, embora sem referir quais as irregularidades em que assenta essa impugnação.

Aguardo com expectativa os pareceres de Dias Ferreira e principalmente Abrantes Mendes, que atendendo aos resultados carrega consigo uma pesada cruz, pois ambos são juristas e pessoas responsáveis pelo que certamente terão uma palavra a dizer sobre esta questão

Estou certo que nesta altura a equipa de Bruno Carvalho está a estudar a situação para dentro da legalidade fazer o que tem de ser feito, sendo que provavelmente Eduardo Barroso vai ter um papel determinante enquanto Presidente da AG.

Independentemente de tudo isto, julgo a situação de Godinho Lopes é de uma fragilidade enorme, pelo que a sua queda se não for uma questão de dias, será quanto muito de meses, disso não tenho dúvidas.

O meu único receio é se o Sporting terá vitalidade para sobreviver a isto tudo.