[Eleições SCP 2011] Luis Duque+Carlos Freitas. Trunfol ou tacho?

Ilustres sportinguistas.

Gostava de conhecer a vossa opinião para percebermos se a dupla Duque e Freitas é realmente uma verdadeira mais valia ou se vêm só para o tacho.

Não acredito que esta dupla consiga reeditar o “sucesso” (neste sucesso temos de acrescentar Manolo Vidal, Torcato, Ribeiro Telles, JEB :o , etc…) de outros tempos.
Aliás, ambos saíram a mal com o SCP. Fomos campeões, é verdade. Mas e o resto?!? Não houve uma dinâmica de vitória para se repetirem os triunfos no campeonato e as equipas que foram ganharam o campeonato foram desmanteladas. Porque?!

Curto e grosso modo, não acredito que votar em GL por ter estes 2 srs em funções vá garantir qualquer tipo de sucesso.

Digam de vossa justiça.

O Carlos Freitas era gozado por Pedro Cunha Ferreira, espião deste fórum e agora seu companheiro de lista, como Cácá Mãos-de-Gelatina.

São especializados na Cunha. Alpinistas sociais de profissão.

Carlos Freitas só deu prejuízo ao Sporting. Luís Duque vira para onde soprar o vento. Ambos vivem de uma fama empolada.

Na minha opinião o Luís Duque é sem dúvida um bom trunfo, todos os sportinguistas o identificam como um peça fundamental no titulo de 1999/2000, e realmente graças ao seu conhecimento dos bastidores do futebol português, ele foi capaz de proteger a equipa, de resto nessa matéria julgo que não haverá nenhum sportinguista com tanta bagagem.

O pior foi depois, acho que ele se deslumbrou, mexeu muito na equipa Campeã, investiu forte, acabou às turras com o Presidente Roquete que se demitiu. Voltou a revelar sagacidade quando apostou no Mourinho, mas depois não teve coragem para afrontar meia dúzia de adeptos que o confrontaram na conferência de imprensa em que anunciou a saída do Inácio, e acabou por também sair.

O Freitas esteve tempo de mais no Sporting, foi de gestor de activos até Administrador da SAD, contratando muitos jogadores mas acertando poucas vezes, não só em termos desportivos como em termos financeiros, no entanto está ligado a alguns sucessos do Sporting, mas tem demasiados anti-corpos o que o torna num alvo fácil.

De qualquer forma acho que o Bruno Carvalho antes de o atacar deveria ter-se documentado melhor, parece-me que ele tomou a lista e os números do Boal como correctos e depois espalhou-se.

Eu diria que para os sportinguistas em geral Duque é um ás e Freitas um valete, mas eu cá por mim dispensava bem o segundo mas aproveitava os conhecimentos do primeiro, isto dentro de outro contexto, leia-se uma lista com pessoas e fundamentos diferentes.

:arrow:

Estou de acordo e não tenho vergonha nenhuma de dizer que o Duque lembra-me a equipa e a estrutura que pôs termo ao jejum de 18 anos. A comparação de Ás a Valete para Duque e Freitas é evidente, eu só tenho é medo que seja como na TNA Wrestling onde pegaram no Hulk Hogan só para dar o nome e o Eric Bischoff é que faz tudo… Espero que não seja um negócio desses que GL tem em mente… Duque para dar nome e Freitas em executivo… É que o nome Luís Duque é um grande nome ao contrário de Carlos Freitas que não se compara ao mesmo na minha opinião.

Acho que Duque é o único sportinguista que consegue ler a realidade do futebol nacional, e acho também que, por agora, é o único que dará alguma confiança na gestão dessa área.

Tendo dito isto, adiciono que o próprio Duque cometeu erros básicos e sobretudo saiu do clube de uma forma estranha e mais, penalizadora de toda a organização então montada.

Outro que poderá ficar ao seu nível é Futre, embora aqui sem o factor sportinguista, o que a mim pessoalmente me divide um pouco, uma vez que se por um lado gostaria de ver a gestão entregue a um leão, por outro assumo o profissionalismo da situação. Em todo o caso, vendo em Futre alguém que se movimentará muito bem no estrangeiro (talvez menos em Portugal), ainda assim não o vejo com perfil de Administrador, mais de Director, ou seja, ao nível de Freitas (este sim, um ERRO de todo o tamanho da lista GL).

Inácio, que para mim é o maior sportinguista deles todos, vejo-o como útil na ligação Direcção/SAD, mas honestamente torço um bocado o nariz à sua capacidade para as restantes competências.

Uma vez mais, com o factor Duque, a necessidade eventual de um treinador conceituado não se colocará de forma tão premente como para as outras candidaturas, ainda assim e lembrando o que foi o seu processo de saída do clube, ou a estrutura está mesmo devidamente montada, ou as coisas não correrão lá muito bem!

Respondendo à questão do tópico, “tacho” só mesmo para Freitas, um peão completamente deslocado do cenário, porque se formos falar de “tachos” no clube, teríamos que avaliar posto a posto tudo o que é pago no Sporting Vs resultados obtidos, e aqui sim, se calhar encontraríamos uma tacharia pegada. ::slight_smile:

São os melhores elementos da lista do Godinho Lopes (a par do Carlos Barbosa, parece-me). Especialmente Duque. Freitas poderia ser itneressante, mas apenas domesticado. Com Duque “em cima dele”, talvez tivesse algum exito em termos de contratações.

Basicamente, em relação á pergunta: Duque é um trunfo forte. Freitas é um nome razoavelmente bom. As intenções dos dois não sei, mas reconheço-lhes alguma competencia (especialmente a LD).

A minha alma tá parva, já sabia que o paulo pereira cristovão estava na lista, agora o mauras que tanto criticiou a gestão de activos do “cácá” :xock: Tinha curiosidade em ouvir uma explicação na primeira pessoa

Não é preciso, ele resolveu deixar de participar durante as eleições. Está neste tópico, basta pesquisares. Boa sorte :mrgreen:

Quanto à dupla, não sejamos extremistas. Duque e Freitas, mesmo sendo tachudos, já provaram que quando quiseram trabalhar a sério conseguiram ir buscar jogadores que nos deram títulos. Mas isso foi antes.

A chamada desta dupla não é inocente e visa enganar os mais incautos passando a imagem de que a história se repetirá. Não acontecerá porque na altura o SCP estava ao mesmo nível que os rivais, e e hoje em dia criou-se um fosso enorme. A realidade mudou e não é só a qualdiade de jogadore que está em jogo para se ter sucesso. Antes enchíamos o estádio e havia dinâmica de vitória e pressão sobre adversários, hoje não, qualquer Beira-Mar nos bate o pé. Nessa altura havia fervor e proximidade, hoje em dia os sócios estão afastados e a mentalidade no balneário sofre com isso, os jogadores não têm confiança.

Portanto o problema é estrutural. Começa nos pés dos jogadores mas acaba em nós, sendo que pelo meio a ponte de competência tem de ser dada por dirigentes capazes. Ora esta lista está cheia de dirigentes que não foram capazes durante 15 anos seguidos. Não será agora.

Portanto esta dupla, é só de fachada…

Freitas entra em 1999 como assessor de Luis Duque sendo depois promovido a gestor de activos. É nomeado director geral da SAD em 2004 após a saída de JEB. Sai do Sporting quando entra Paulo Andrade em 2005 mas regressa nesse mesmo ano. Vejamos então as pérolas de Cacá Pulso Mole, assim caracterizado por PCF, elemento da lista de Godinho Lopes.

• André Cruz
  • Mbo Mpenza
  • César Prates
  • Dimas
  • Rodrigo Tello ( 7,5M )
  • Hugo
  • Bruno Caires
  • Horvath
  • Paulo Bento
  • Alan Mahon
  • João Pinto
  • Rodrigo Fabri
  • Sá Pinto
  • Kirovski
  • Spehar
  • Mário Cáceres
  • Luis Filipe
  • Niculae
  • Jardel
  • Nalitzis
  • Contreras´
  • João Paulo
  • Rui Bento
  • Ricardo Fernandes
  • Danny
  • Marcos Paulo
  • Kutuzov
  • Mário Sérgio
  • Polga
  • Rochemback
  • Tinga
  • Silva
  • Ricardo
  • Enakharire
  • Rogério
  • Mota
  • Clayton
  • Liedson
  • Douala
  • Pinilla
  • Caneira
  • Abel
  • Romagnoli
  • Koke
  • Ronny
  • Yannick Pupo
  • Farnerud
  • Paredes
  • Alecsandro
  • Carlos Bueno
  • Stojkovic
  • Pedro Silva
  • Marian Had
  • Grimi
  • Gladstone
  • Izmailov
  • Vukcevic
  • Celsinho
  • Purovic
  • Derlei
  • Tiuí ( 600 mil euros pagos ao Rentistas (?) por um jogador livre )

1981/82, 1999/00, 2001/02

Chega?

E depois de falhar o Mourinho se não me engano tentou contratar o Jaime Pacheco, isso já não teria sido tão sagaz. :lol:

quantos anos andou esta gente por la? 3 campeonatos chega para ti?

e duas epocas a mais de 30 pontos tambem continua a chegar??

Ainda estou parvo com a inclusão do Mauras na mesma lista que o Cáca pulso mole como ele tanto gostava de lhe chamar.

Gosto do Duque porque conhece as “manhas” do futebol.

O Freitas nem o posso ver pintado… :cartao:

:arrow:

Se os virem de preto, não estranhem…

eu sinceramente os considero como trunfos, o problema é a lista onde eles estao

imaginemos que se os dois estivessem na lista do Bruno ou do Dias Ferreira acho que iria ser só elogio para dizer a verdade

mas nao os considero fundamentais para o SCP

Primeiro , para mim nao é liquido a permanência de Luis Duque caso Godinho Lopes vença as eleições. Por agora nao passa de especulação minha.

Sobre os dois elementos. Tive contacto com o Luis Duque na minha vida profissional e dizer que ele é uma enciclopédia de futebol (como eu li hoje num jornaleco) é uma pura mentira. É um adepto vulgaríssimo , que arrota umas postas de pescada sobre futebol.Sobre a pessoa …guardo para mim a opinião.

Sobre o Freitas , é conhecido as suas ligações pessoais a determinados empresários. Para ele o factor numero 1 na compra de jogadores é …o empresário.

Em eleições moderadas , com um escrutínio claro sobre as estas duas pessoas , pelo seu passado e presente no futebol mas tambem na sociedade , seriam duas grandes pedras no sapato. Mas parece que destruir planteis , negociar paquetes cheios de jogadores , e estar envolvidos em casos de corrupcao no Sporting…é trunfo :inde:

Também é uma questão de tempo até ele sair borda fora, no cenário de uma possível vitória desta lista.