Umas quantas ideias (algumas sem dúvida boas), mais ou menos desconexas e avulsas embrulhadas num pacote algo amador e ridiculamente presunçoso (que se apresenta como “a” solução).
As ideias, sinceramente, já aqui as vi reproduzidas dezenas de vezes, melhor e mais eficazmente explanadas, em contextos/planos bem mais organizados.
Saúdo o esforço e o pensamento, mas acho que foi um tiro de pólvora seca. A expectativa criada e alimentada pelo seu autor foram claramente excessivas para o conteúdo. Ainda assim não lhe retiro absolutamente nenhum mérito por ter dado a cara e o trabalho na sua elaboração. Por curto que seja (como “solução”) é certamente mais do que se produziu de estratégia para o futebol nos últimos 15 anos e infinitamente mais do que se destruiu no mesmo prazo.
Sobre as ideias propriamente ditas, a base formação, a equipa B, o emagrecimento do plantel, o modelo de jogo Sporting, entre outras são sem duvidas boas e merecerão a concordância generalizada, mas não são per si um masterplan para o futebol do clube que foi o que foi anunciado.
Também não posso deixar de apontar a abordagem a uma série de assuntos que na minha opinião, por muito que concorde com eles estão deslocados do que deveria ser o contexto deste plano como sejam fundamentalmente a actualização dos estatutos, o pedido implícito de uma auditoria (o pedido de verdade sobre o estado do clube presente no documento de “visão e missão”) e as eleições.
Estive lá e confirmo a desilusão embora me custe sempre ser tão duro na crítica com alguém que (apesar do óbvio posicionamento “levem-me para a SAD”) deve ser Sportinguista e estar de boa fé.
Muito do que ouvi não foi nada que não tivesse sido na sua esmagadora maioria referido e discutido nas últimas eleições, recordei aliás a sessão de esclarecimento Ser Sporting acerca do futebol que foi bem mais articulada do que o que vi ontem. Apesar de tudo parece-me que a discussão do modelo de equipa B bem como o tema do diálogo organizado com figuras leoninas são ideias a pensar. Percebendo a lógica da camisola premium não me pareceu algo exequível ou realmente recomendável, até contraditória com o que (e bem) José Eduardo defende para a formação. De resto, sobretudo quanto à necessidade de incluir no futebol e formação velhas glórias leoninas totalmente de acordo, mas isso lá está era ponto já sobejamente referido há 18 meses atrás (e levou 10%, o Zé Eduardo é que não se deve lembrar).
Quando eu era miúdo de liceu também me entretinha a idealizar equipas para o Sporting, era capaz de passar uma tarde inteira a comprar e a vender jogadores, a construir um plantel à minha medida e ainda assim obter lucro. O meu ponta-de-lança preferido era o brasileiro Baltazar, na altura no Celta de Vigo, e que depois singrou no Atl.Madrid. Peter Schmeichel era guarda-redes do meu Sporting muito antes de ter sido efectivamente contratado!
Enfim, é aqui que quero chegar: nunca nos meus mais húmidos sonhos de adolescente achei que este meu exercício passasse da simples brincadeira para se tornar algo real. Aquilo que o Zé Eduardo está a fazer, é perder a noção que o exercício-brincadeira que ele anda a fazer (organização do futebol e da SAD) é algo real.
Ora, alguém levar os conselhos do Zé Eduardo a sério seria, como nos meus tempos de adolescente, o Sporting ter seguido a política de construção do plantel que eu defendia, incluindo a contratação do brasileiro Baltazar.
Vejamos, qual será o próximo passo do Zé Eduardo? Escrever a táctica do Real Madrid para vencer o campeonato, e apresentá-la publicamente pedindo ao Mourinho que a aproveite? Com espírito altruísta, claro, ele - José Eduardo - não quer os louros pela conquista do campeonato espanhol, trata-se apenas de ajudar outros portugueses a singrar.
Ridículo.
Qualquer pessoa com um mínimo de experiência profissional sabe que quem constrói as equipas e o modelo de trabalho é quem está lá dentro, nunca quem manda bitaites de fora. Quem sabe daquilo em que se mete, sabe com que modelo deve trabalhar. Tal como nenhum treinador aceita que lhe definam a táctica, nenhum dirigente aceita que lhe definam o organograma. Pensar o contrário é de uma ingenuidade que mete dó.
Pensar o contrário e defendê-lo publicamente só pode ser próprio de alguém cuja vaidade supera em larga medida o sentido de auto-crítica e o sentido da realidade que o rodeia.
José Eduardo, se defende um modelo de futebol para o Sporting, então que se candidate para o apresentar - e se eleito, realizar -, ou então que faça parte do projecto de outro candidato para que este o apresente - e se eleito, realize.
Grafismo da camisola sénior diferenciado dos outros
Road-show mensal em cada concelho do país
2 Órgãos Sociais consultivos adicionais, o Masters e o Universo Sporting
Actualizacão de estatutos para que os sócios à distância possam votar
Administracão do futebol com 1 CEO que recupera empresas falidas, 3 Admins que sejam símbolos do clube e 1 Admin metido pelos accionistas
O restante texto dos documentos não é quantificável, mensurável nem o seu alcance perceptível (por exemplo, dizer que os jogadores têm de “sentir” a camisola não é uma medida).
Agora sem querer desconsiderar nem ser destrutivo olho para aquela lista e a primeira coisa que me interrogo é… então mas isto é “a solução” para o quê exactamente? :eh:
Ele não tinha obrigação nenhuma de apresentar o que quer que fosse. Se não acham boas ideias, não liguem. Se vocês querem fazer o mesmo, façam. Ninguém vos impede. Criticar uma iniciativa deste género é que é infantil.
Foi referido aqui no fórum há uns tempos, já não sei por quem, uma ideia desse tipo, bastante interessante aplicada não só ao futebol jovem na sua transição mas a todo o futebol centrada na Stromp.
Qualquer equipa só tinha direito a vestir a Stromp após a conquista de um objectivo ou após um qualquer feito extraordinário, ficando assim a Stromp como símbolo máximo da excepção no clube.
Nao chamo infantil e também não devo criticar quem pretende ajudar o clube mas…solução ? Eu convidava o José Eduardo a escrever aqui no fórum , pois não é difícil pegar em meia dúzia de posts de alguns users aqui do fórum , junta-los num pdf e existia matéria mais interessante para discutir. Porque é dificil discutir aquilo que não existe , a nao ser um conjunto de banalidades quando comparados com o problema real do Sporting.
Pode-se discutir a equipa b, a camisola dos juniores (que até me parece engraçada) , a estrutura directiva mas achar que este é o problema do Sporting , é já de si assustador pois o diagnostico está errado.
O Sporting nao precisa de um texto a dizer que o clube precisa de aumentar receitas , ter mais socios , diminuir despesas e bla bla bla para encher páginas. Isso é matéria de facto , sem discussao. Soluções não é avaliar o problema , é resolve-lo com ideias Concretas.
Desde que a crítica seja respeitosa e construtiva não deve ser renegada. Mas pegando na chalaça da primeira frase devolvo uma pergunta: e porque não apoiou José Eduardo um programa, há 18 meses atrás, que incluía já muitas das ideias que ontem aflorou, sobretudo a ideia central, a do regresso de referências do Sporting ao futebol leonino, profissional e de formação, optando por apoiar o referido José Eduardo, o Bettencourt?
As iniciativas deste genero, nao tem o sucesso esperado, porque quem as ouve, fica com a clara sensaçao de: “isto nao chega!”, logo duvidam do mensageiro interrogando-se sobre se esta mesmo consciente da real situaçao do Clube. A expectativa criada e alimentada em torno da divulgaçao deste “manual de bons (brandos) costumes” foi claramente uma montanha a parir um rato. Criou expectativas demasiado elevadas…“a soluçao”, que pretensioso. :
Até podem ser, algumas, boas ideias, mas sera este o momento oportuno para as divulgar ou mesmo tentar implementar? Nao sera agora o momento de definir acçoes muito mais estruturantes? Pergunto eu. E pergunto porque tenho a clara sensaçao que desta vez, é o Sporting que esta em jogo e que nao é o momento para um conjunto de ideias, mas sim, um momento de acçao com medidas muito mais radicais. Ou vai, ou racha!
Valeu o esforço e a preocupação. Mas pelos pontos que já li, parece-me manifestamente insuficiente e as mudanças propostas não mudariam significativamente o buraco em que estamos metidos.
Uma coisa que acho essencial é a potencialização da Academia. Os principais investimentos já foram feitos agora é rentabilizar. Deixarmos de ser um clube formador para jogadores da 1ª Liga para passarmos a ser um clube formador para jogadores do Sporting. Temos tido um sub-aproveitamento dos jogadores formados nas camadas jovens.
Acredito que o ponto de viragem e a rentabilização dos activos seja através da Academia.
Tenho reparado na quantidade de jogadores que proliferam pela 1ª liga que foram formados pelo Sporting. Uns vão parar aos nossos principais adversários, outros perdem-se em equipas menores.
Sporting não tem dinheiro esta é a verdade.
É escusado andarmos a gastar dinheiro em jogadores medianos de 1/2 ME (e nem para esses temos dinheiro).
Por exemplo imaginem o que podíamos fazer com os 6 ME do Pongolle. Em vez de comprarmos jogadores de qualidade duvidosa, apostávamos em Escolas de Futebol ou até mini-academias, espalhadas por Portugal e até pelo Mundo.
A ida para Academia seria o prémio final para os melhores jogadores dos pólos/escolas das regiões. A nata dos jogadores jovens frequentariam a Academia.
Se calhar é um pouco irreal, mas para situações desesperadas, medidas desesperadas.
1º Ponto Eu pura e simplesmente deixava de comprar jogadores. Investia o dinheiro na academia em formadores, treinadores, prospecção. Todo o investimento seria redireccionado para a Academia.
2º Ponto assegurar parcerias com clubes medianos de vários campeonatos europeus onde colocaria os jogadores séniores de 1º ano a rodar e ao mesmo tempo a mostrarem-se a outros mercados e a publicitarem a marca Academia Sporting. (Cercle Brugge foi das poucas coisas boas bem feitas)
3º Retorno do Investimento, um jogador formado pelo Sporting será sempre uma renda em todas as transferências. Quaresma e Ronaldo ainda hoje rendem ao Sporting. Maximizar e potenciar os jovens jogadores, para os aproveitar para a equipa principal e também para venda.
Claro isto pode ter lacunas pois foi pensado à medida que ia escrevendo. Mas o ponto essencial é este: A academia e a sua potencialização é a solução. Se não sabem comprar jogadores apostem nos nossos jovens e não os vendam ao desbarato. Temos de valorizar a marca Sporting, qualquer jogador que saia da Academia terá um “certificado de qualidade”.
Talvez a minha opinião seja a de quem não tinha qualquer expectativa acerca desta “solução” se calhar porque percebe que as “soluções” não podem sair da cabeça, e principalmente do trabalho, de uma única pessoa. Se calhar por isso nunca achei que ele fosse apresentar um plano messiânico. Sinceramente, fico espantado é por ver tanta gente a achar que sim! :o :o
Parece-me óbvio que o que ele ali expôs é mais uma opinião acerca do que deve ser o Sporting enquanto Clube, mais do que uma “solução” e aí estou totalmente de acordo com quem critica o pretenciosismo de lhe chamar uma “solução”. Manifestamente exagerado, sem dúvida!
No entanto, lá está, o deserto de ideias é tanto, que existe a necessidade de um sócio se ver na contingência de mandar umas ideias para o ar para ver se alguém pega! É que apesar dos pontos em comum, ainda não vi ninguém a pegar nas ideias do Ser Sporting agora e no momento importante em que estamos e propor-se a executá-las após o devido sufrágio!
A “solução” do Zé Eduardo não é A Solução, mas contém vários aspectos e ideias do que seria uma boa solução para o Sporting, obviamente que é demasiado superficial e não toca na questão essencial, a recuperação financeira pela via desportiva, dá algumas ideias boas e outras sem grande nexo, no entanto não consigo adjectivar esta iniciativa como alguns a adjectivam, aliás, não me sinto confortável a dizer que alguém é idiota, infantil, ridículo ou pretensioso quando esse alguém vais mais longe do que eu, o Zé Eduardo tem a sua opinião e resolveu mostrá-la ao Universo Leonino, fez a sua parte e eu “parabenizo-o” por isso, no momento actual, onde tanta coisa está em jogo, fico contente por ver que ainda há Sportinguistas que pensam diferente e não têm medo ou vergonha de o expor, esteve bem o Zé Eduardo, espero que quem for para o “poleiro” consiga, pelo menos, adoptar algumas das boas ideias expressas pelo Zé! :great:
Percebo a ideia, mas o SCP nunca poderá ser competitivo à medida da sua grandeza alimentando-se somente da formação. Não sendo competitivo não há valorização de valores, não há receitas, continuará o redimensionamento do clube para algo que não um grande.
Ambição e competência. 2 coisas que não há no SCP. Boa gestão dos recursos humanos existentes e escolher os jogadores certos no momento certo… através dos próprios recursos e acesso a fundos e/ou parcerias… enfim, formas alternativas de financiamento. O clube está fora de jogo há demasiado tempo.
O problema é que não há dinheiro, penso que uma aposta na Academia poderia capacitar o clube para no futuro poder comprar jogadores. Por exemplo se não tivéssemos gasto 6 ME no Pongolle e tivéssemos promovido o Wilson Eduardo? 6 ME que não tinham sido gastos e potenciávamos um jogador cujo custo foi o da formação. Maniche…em vez de pagarmos um salário milionário, porque não termos ficado com o Renato Neto? Há jogadores da formação que em nada são inferiores aos que compramos. Teria de ser uma aposta consistente nas camadas jovens para gerarmos retorno financeiro que no futuro nos permitisse comprarmos 2-3 jogadores de classe para juntar à nossa formação. Por exemplo a espinha dorsal do Barcelona é toda made in “cantera” e são neste momento a melhor equipa do mundo. Se é possível lá porque não aqui?
Valdés, Puyol, Piqué (foi muito novo para o manchester e regressou), Xavi, Iniesta, Busquets, Messi, Bojan(suplente) Pedro.
É incrivel passamos a vida a dizer que não ha projectos no Sporting o homem da-se ao trabalho de apresentar um e ainda é amador, infantil, etc…
Como ja disse atras este foi o unico projecto apresentado nos ultimos anos no Sporting, pode-se gostar ou não, mas foi, ainda por cima estando o clube com eleições marcadas, e nenhum dos pseudo-candidatos apresentou nada a não ser um suposto investimento de dinheiros que ninguem sabe de onde vem e pior em que condições o Sporting vai pagar no futuro.
Mas enfim esta é infelizmente a cultura Sporting, entre um projecto infantil ou juvenil ou amador ou la o que lhe queiram chamar, e um tipo qualquer que nem tem projecto, nos queremos sempre o que não tem projecto sempre foi assim e sempre vai ser, por uma razão muito simples quando não se tem projecto não ha nada para criticar.
Concordo com os que dizem que a apresentação tem ideias interessantes, mas também concordo que a montanha pariu um rato; tanta pompa para tão pouco conteúdo… Ao pé disso o programa eleitoral do Ser Sporting é uma lista telefónica e as testes do Congresso Leonino são uma enciclopédia.