O ex-futebolista do Sporting e actualmente empresário José Eduardo vai apresentar esta tarde, pelas 18h30 no Teatro Tivoli, o seu projecto para o futebol do clube, sob o lema “Esforço, dedicação, devoção… não chegam! A solução futebol Sporting” (http://www.asolucaofutebolsporting.pt.vu). José Eduardo pretende criar uma linha de gestão desportiva que possa ser respeitada e seguida pela SAD, independentemente de quem a dirigir, embora assuma que são estas que “transformam em bons ou maus os projectos”. Baseado em quatro pontos fundamentais (1. O porquê; 2. Visão e missão; 3. Plano e 4. Organograma), o projecto ficará sujeito à apreciação dos candidatos às próximas eleições do Sporting e dependente de alguma lista candidata, embora neste momento José Eduardo garanta que não manteve contactos nesse sentido com ninguém.
Li atentamente o pdf que José Eduardo preparou e elaborou e sinceramente estava há espera de bem mais, era isto que iria revolucionar o Sporting? :rotfl:
Vejo algumas boas ideias sim, mas outras nem por isso, a começar pelo organigrama e a criação de mais 1 “grupo” de aconselhamento da direcção (para que serve o CL?).
Gostei da ideia (mesmo que pouco desenvolvida) da criação de uma equipa B, da implementação da tal “camisola sagrada” somente para a equipa principal e quem a quiser vestir tem que fazer por merecê-la.
De resto acho que foi mais fogo de vista do próprio e da Comunicação Social do que outra coisa, como disse e honestamente estava à espera de bem +, mas louve-se o esforço de um confesso sócio e adepto do Sporting Clube de Portugal em tentar ajudar o clube.
jose eduardo deu-se ao trabalho de criar um projecto para o clube que alias seja dita a verdade foi a unica pessoa nos ultimos anos a fazer isso. Curiosamente o unico projecto para o Sporting apresentado desde que as eleições estão marcadas é de um homem que nem é candidato a presidente isto demonstra bem a bandalheira que vai em alvalade.
O candidato de ruptura, ganhava muito em ligar-se a este projecto e ao josé eduardo.
Ao menos alguém está interessado em dar um novo rumo ao futebol do Sporting, mesmo que sejam ideias batidas.
Bem, chegado da apresentação devo dizer que a sala estava bem lotada, inclusive com antigas glórias e companheiros de Zé Eduardo. Um breve resumo do projecto apoiado num papel distribuído no final da apresentação :
O projecto tem 18 pontos distribuídos principalmente por 4 vertentes específicas:
- [i][b]Organização do futebol profissiona[/b][/i]l - A principal medida visava a redução do plantel para 20 jogadores(que permitiria um grupo mais coeso, mais fácil de lidar e uma vantajosa redução de custos. Em segundo plano seria criada uma equipa B, formada por talentos da Academia, que em caso de lesões na equipa principal iriam ocupar essas vagas momentaneamente. Falou-se também que o sistema que é usado nas formações a nível táctico deveria ser também o utilizado no escalão sénior dando-se o exemplo de uma pessoa que está 10 anos a aprender uma língua e no final dos 10 anos lhe fosse pedido para falar outra língua. A nível de equipa técnica seria formada por pelo menos 1 elemento que fosse uma ex-glória.
- [i][b]Academia [/b][/i]- Foi reforçada a ideia de os jovens serem ensinados a respeitar e interiorizarem o jogar à Sporting, seria necessária a inclusão nos quadros de mais velhas glórias que transmitissem este mesmo sentimento. Foi falado também que a Academia devia ser mais explorada a nível económico-financeiro. Uma das ideias do projecto seria ser criada uma camisola "género" premium, de modo a que fosse encarada como um objectivo para os jovens não pensarem que basta ter estado nas camadas jovens do Sporting mas sim chegar à equipa principal e vestir a nossa sagrada camisola.
- [i][b]Reconquista dos adeptos [/b][/i]- Foi falada a realização de um road-show mensal que levaria a todo o Portugal 1 vez por mês uma embaixada Sporting composta por equipas, atletas e ex-atletas, veteranos, artistas, dirigentes entre outros. Foi falado também na criação de 2 grupos(Masters e já não me recordo do outro) que funcionariam como a voz dos adeptos junto da direcção.
-[i][b] Angariação de sócios[/b][/i] - Foi introduzida o tema através de um projecto inédito mas real e exequível segundo o José Eduardo em que chegaríamos aos 150/200 mil sócios a curto prazo. Contudo não foi revelado qual seria o projecto.
Outros pontos frisados foram:
- [i][b]Relvado [/b][/i]- Deixou no ar a pergunta se não seria mais rentável ter um relvado sintético em Alvalade, dando a entender que se poderia por exemplo, ter no dia de jogo de seniores, outros jogos de escalões mais jovens.
- [b][i]Candidato?[/i][/b] - José Eduardo deixou bem claro que não se vai candidatar e que este é um projecto que fez pelo amor que tem ao Sporting e devido ao estado em que vê o seu clube. No final da apresentação informou que não se candidataria pois não se sente preparado e é demasiado novo.
- [i][b]Relação com direcção[/b][/i] - Foi explicado que numa reunião comercial a 1 de Dezembro, Bettencourt foi informado da intenção de José Eduardo de apresentar um projecto contudo passado 3/4 dias no site do Sporting veio a desmarcação da direcção deste projecto. De referir também que foram convidados para a apresentação de hoje e nenhum dirigente compareceu a não ser Meneses Rodrigues.
- [i][b]Estatutos [/b][/i]- José Eduardo disse que estava neste momento uma proposta na gaveta para ser passada em AG para serem alterado alguns estatutos dando como exemplo o caso de Sportinguistas de fora de Lisboa terem que se deslocar para votar.
- [i][b]Estrutura do futebol do Sporting[/b][/i] - Foi apresentado em formato de organograma. A gestão da SAD passaria a ser feita por um grupo composto por 5 pessoas. Um CEO que seria um gestor com experiência na recuperação de empresas em dificuldades financeiras, um administrador proposto por accionistas e depois 3 elementos com passado no Sporting e que fossem figuras históricas. Este grupo ficaria responsável por gerir o orçamento anual negociado com a direcção do Sporting.
É infantil mas tem mais ideias do que as apresentadas pelos últimos 2 presidentes. Ainda por cima concordo com todas elas e destaco três:
A criação de uma equipa B com a redução de elementos no plantel principal.
Uniformização do modelo táctico da formação e do plantel principal.
Reformulação do organograma actual.
Todas estas medidas são necessárias e fundamentais. Dou os parabéns ao José Eduardo por tentar fazer algo para alterar este estado de coisas. Está de parabéns.
Dificilmente se pode dizer que isto seja a solução, mas tem algumas boas ideias, ainda que muitas tenham sido recicladas de outros projectos ou clubes.
Gostei particularmente das que se relacionam com a gestão do plantel:
Criação da equipa B (apenas se puder competir na Liga de Honra)
Academia e equipa(s) sénior(es) a funcionar todas com a mesma táctica e filosofia de jogo “jogar à Sporting”.
Antigas glórias do clube a fazer parte das equipas técnicas da Academia
Redução do número de jogadores do plantel principal (principalmente graças à equipa B)
Usar a Academia e Equipa B como base para a equipa principal
No fundo, o que nós precisamos é de um Cruijff e de um Laporta para pôr Alcochete a funcionar como uma La Masia, para que o Sporting consiga ombrear, como objectivo final, com os Barcelonas desta vida.
Pelo esforço por tentar ajudar o Sporting, e por contribuir de uma forma interessante para a discussão, obrigado José Eduardo.
Estou de acordo com ambos. Esperava algo mais, como direi, profissional, talvez.
Mas as ideias chave para o futebol, com as quais concordo em absoluto, estão lá:
base formação
equipa B
emagrecimento do plantel
modelo de jogo Sporting, o mesmo desde as camadas jovens até aos séniores
E como foi dito, este pdf, de facto muito pouco profissional, tem mais (e a meu ver acertadas) ideias do que em todas as outras entrevistas e declarações de todos os putativos candidatos até agora.
O pdf pode estar infantil ou pouco profissional, mas vejo mais num slide deste projecto infantil do que no suposto “projecto” do croquette nas últimas eleições… Mas como os Sportinguistas tardam em abrir os olhos, siga para o fundo dos 100 milhões!