Bom, só agora tive oportunidade de visualizar as entrevistas de JBS na TVI e TVI24.
Depois, acompanhei o que por aqui se vai dizendo da prestação e intenções de JBS. Meus caros, confesso que ao ler algumas reflexões, nem sei se me dá vontade de rir, ou de chorar, tal o chorrilho de asneiras que vão sendo aqui postadas, muitas vezes com intenções que desconheço, e outras que bem sei qual o intuito. Deixe-mo-nos de hipocrisias da treta, e por hoje, também vou deixar por breves momentos, o tom diplomático que é timbre das minhas intervenções. Adiante. Das entrevistas de ontem, irei abordar alguns pontos:
1º Entrevista - Como é óbvio, JBS sentiu-se pouco confortável perante as câmaras. Nada de anormal. É a 1ª vez que o faz, e ainda por cima, na TVI, com um jornalista idiota e falacioso, que a única coisa que fez foi interrompê-lo sucessivamente, a fim de impedir que JBS pudesse explanar qualquer ideia. Na TVI 24, a sua prestação melhorou consideravelmente, porque lhe deram mais liberdade, e que apenas pecou por ser curta, e, também por isso, não foram abordados outros assuntos importantes que não a questão do Fundo de Investimento. Estava nervoso? Sim, estava! Mas o homem faz-se, porra! Se calhar andarão aqui alguns saudosistas das paragens cerebrais e de discurso de Dias da Cunha? Das assoberbas de JEB mais as suas caganças? Do Mark Knopfler, que até era bom jogador, mas o Sousa Cintra não o ia contratar? :mrgreen: Das unhas para o Leão de Jorge Gonçalves? Poupem-me, ok? JBS não tem perfil de Vale e Azevedo. Não me parece que tenha arte de pantomineiro. Deixo aqui um verso de Cesário Verde para reflectirem “Sei que pareço um ladrão / Mas há muitos que conheço / Não parecendo que o são / São aquilo que eu pareço” Por isso, não colem à testa do homem um rótulo por antecipação. Não matem uma candidatura à nascença.
2º Fundo de Investimento - Já li por aqui os maiores disparates. Escutem, de novo o que o homem disse - 50 unidades a um milhão cada, ponto! E 50 unidades a serem subscritas por SPORTINGUISTAS, AKA TUGAS, e não angolanos. Se dentro do universo sportinguista (nacional) não existirem interessados suficientes, então sim, o capital será aberto a outros interessados. E mesmo que sejam angolanos, qual é o problema que eu ainda não consegui enxergar? Lavagem de dinheiro? Vamos por partes, o Fundo é do Sporting? Não. O pagamento dos salários é efectuado pelo Fundo? Sim. Em que é que isso vai afectar o nosso clube, para além de podermos beneficiar de atletas que actualmente não temos acesso? Vamos colocar uma hipótese académica. Falam em lavagem de dinheiro. Muito bem. Então isso quer dizer que vamos perseguir o gajo que tem 100 acções da SAD, por que ele as comprou em contrapartida de umas gramitas de coca que vendeu? :mrgreen: Não insultem a minha inteligência, pá! Acordem para a vida. O Fundo é uma coisa. O Sporting e a SAD, são outras. Estou-me perfeitamente a borrifar de onde o dinheiro virá. Se de futuro se descobrir alguma coisa, os accionistas do fundo é que terão de responder perante a Justiça, e não a SAD, nem o Sporting.
3º Relações com outros clubes - Teve uma atitude concreta e correcta - relações institucionais. Ou seja, nada de subserviências nem jeitinhos, nem acordos que invariavelmente nos entalam forte e feio.
4º Corte nas benesses - Nada de Presidentes remunerados, e Directores e compadres com lugares oferecidos no estádio, jamais. É mesmo esse o caminho, para acabar com as chulices a que temos vindo a assistir nos últimos anos.
5º Retirar a SAD da bolsa - Estou mais que de acordo. A SAD, como bem disse, é um modelo esgotado. Como não se pode exterminar, então que o Sporting fique detentor na integra do capital da SAD. Isto sim, é devolver a SAD ao Sporting.
6º Associativismo - Não é possivel que o Sporting tenha, somente, 30 mil sócios pagantes. Isso é escandaloso. Por isso vejo com muitos bons olhos a dinamização de angariação de sócios, aliás como também vem preconizado no projecto de José Eduardo. Garanto-vos que não é dificil alcançarmos os nºs dos Galináceos.
7º Equipa técnica e directiva - Posso dizer que esteve muito bem. Ou acham que nesta altura, em que ainda estamos em competição em várias frentes, que JBS dissesse que ia fazer uma limpeza? Tenham juizo. Só ia afundar ainda mais, o nosso barco. Quando ele lá chegar, e como disse, só quererá ter gente competente, e certamente, muitos haverão que terão que fazer as malas.
8º Actuais e antigos dirigentes - Por acaso, passar-vos-á pela cabeça que JBS estava a elogiar os actuais e anteriores dirigentes, ao falar da consolidação do passivo? Quem não percebeu a ironia, por favor, reveja a entrevista. Tantos de nós falamos incessantemente no corte com o passado, e ainda não perceberam que JBS nada tem a haver com a escumalha que se tem mantido no poder?
Muito teria ainda a dizer, mas como tenho que trabalhar, por aqui vou ficar. Apesar de tudo o que aqui escrevi, quero dizer que ainda não tomei posição sobre a orientação de voto, até porque não conheço outras candidaturas e projectos. Mas JBS pareceu-me ser um candidato com que contar. Ganhou muitos pontos na minha consideração. Tem, ou terá, o que o Sporting necessita - dinheiro para investimento. 50 milhões de euros, darão para contratar 10 jogadores de qualidade extra (na bitola nacional). Se continuarmos com presidentes com o rabinho entalado com a banca, completamente manietados financeiramente, nem agora, nem nunca mais voltarei a saborear aquela alegria imensa que vivenciei, após 18 anos de travessia no deserto. Portanto, parem, escutem e olhem, antes de começarem a diabolizar seja o que for. Este é um momento importantissimo para o Sporting. Mais do que nunca é necessário unidade, mas com pluralidade de opiniões, e não lutas fraticidas.