[Eleições SCP 2011] José Braz da Silva desiste da corrida

O clube não pode descurar a vertente da formação, ainda para mais quando somos os melhores a fazê-lo. No entanto, o Sporting jamais será campeão unicamente com jogadores da formação, obviamente. Não tendo jogadores “exteriores” para aumentar a qualidade da equipa, o que por si garante mais receita (vitórias cativam os adeptos, naturalmente), o clube nunca terá capacidade financeira para negociar contratos que visem manter jogadores da formação durante mais 1 ou 2 anos.

Se pensarmos num talento como o Falcão, que era reconhecidamente um jogador de extraordinária qualidade na Argentina, que custou 4 milhões de euros ao Porto, uma campanha positiva no campeonato e na Liga Europa permitem vendê-lo por, pelo menos, 20 milhões de euros. E se o clube for financeiramente forte, podes sempre negociar uns 25 milhões de euros, talvez mais. O Porto pode dar-se ao luxo de se sentar na mesa de negociações sem a corda bancária ao pescoço.

:arrow: Para o que está a bold. Se nos lembrarmos do Ajax nos seus grandes tempos de formação, com putos a estrearem-se na Taça dos Campeões Europeus com 16 anos, encontramos jogadores mais rodados contratados a outras equipas. O plantel era maioritariamente composto pela formação, mas não exclusivamente. E era essa combinação que os mantinha no topo europeu, valorizando assim os seus jovens jogadores e vendendo parte deles a preços excelentes…

«E que retorno esperam ter desse investimento? "O futebol é uma indústria e nós temos de o considerar como tal, só assim é possível potenciar um dos melhores e mais rentáveis produtos do País. Portugal faz mais dinheiro com a venda de jogadores do que com outro produto. Ganham os clubes, ganham os jogadores e ganha o Estado, com o pagamento de IVA e outros impostos", responde Braz da Silva, gestor da Finertec, empresa com interesses na área da energia em Angola, Cabo Verde e Portugal, que controla a Construtora do Tâmega (ver perfil).»

Caríssimos, parem um bocadinho (só um bocadinho) para pensar:

O core-business do Sporting é efectivamente o futebol. Aliás, o futebol, é o core-business dos grandes clubes, o que quer dizer que se esses clubes pretendem realizar mais-valias, elas só poderão vir do futebol, certo? Agora detenham-se no seguinte: este tal de fundo de jogadores é constituído por investidores, entenderam? INVESTIDORES! Ora, quando se investe, pretende-se retorno, certo? Se vocês investissem 1 M de Euros, não queriam obter o retorno do vosso investimento o mais depressa possível? É claro que queriam. Ora, como o próprio JBS refere, o que vai proporcionar essas mais-valias, serão as vendas de jogadores, ou seja, em vez de andarmos a criar porcos para a engorda, vamos valorizar essas tais grandes contratações que serão vendidas de acordo com os critérios financeiros desses tais investidores (presumo que logo que valorizem o suficiente) e não segundo critérios de natureza desportiva. Assim, estou em crer que vamos deixar de ser geridos pela Banca, para passarmos a ser uma espécie de «barriga de aluguer» para poder parir os grandes negócios de compra e venda de jogadores.

É melhor do que a situação actual? É, sem dúvida, mas não deixa de ser uma solução que não me agrada nada. Uma coisa, é um jogador ser vendido de acordo com as conveniências desportivas e financeiras do próprio clube e outra completamente diferente, é ele ser negociado de acordo com interesses meramente financeiros de terceiros.

Pensem nisto.

Se reparares, eu só fiz “quote” do post que se encontrava noutro tópico e o coloquei aqui, devido a este ser o tópico que fala de José Braz da Silva. Não escrevi nada, nem nada do que está escrito é da minha autoria. :great:

É preciso ter lata!!!

Nada como uma bonita e apetitosa cenoura…

E nem faz mal que possa ser um dos ratificados pela famiglia de la continuittá.

Depois queixem-se…

e o que é que pensas que acontece, neste momento, no fucolporco? pois… é exactamente isso.

É aguardar para ver, há uma grande indefinição quanto ao que possam ser os termos da constituição e funcionamento deste fundo.

De qualquer modo, a presença de Agostinho Abade - para além do apontamento irónico de se ver associado a um projecto de “salvação” do Clube o elemento que ao nível da fiscalização é o maior responsável pelo estado em que ele se encontra - é um autêntico selo de descrédito.

50M? Não brinquem comigo!
Para votar só com garantias firmes de 500M!

:arrow: :arrow: :arrow:

Isto parece que vai acabar como um leilão…

Acabo de ver que PPC ficou aquém da minha fasquia

"Se alguém apresentasse 400 milhões de euros seria melhor ainda, porque daria para pagar o passivo", atirou Pereira Cristóvão.

Não é nada do meu desagrado o Sporting tem de investir e muito mesmo!
Agora esperemos pelo projecto porque o Sporting não é apenas futebol…
SL

Obviamente querem o retorno, mas todos nós sabemos que se mete investidores angolanos o objectivo deles é apenas um lavar o dinheiro e vão ter de se sujeitar ao tempo que for preciso para ele ficar bem limpinho.

Exactamente, e que melhor maneira de o fazer? Contratando bons jogadores! e com 100 Milhões isso torna se mais facil, não me parece que um homem que invista 100 milhões só vá comprar pongolles e tiuis

Epá, para este não entrar até eu vou para lá com capuz mandar umas pedradas!!!

Anda o pessoal todo contente a mandar abaixo o Milhouse, e de repente quando damos por isso aparece (vamos ver) o novo plano do patrão do Salgado. E o pior é que os tontinhos parece que não aprendem, e depois dos 90% já querem ir todos a correr atrás deste!

DASSSSSSS

Se isto tivesse um pingo de realidade, não iam lá com esses métodos artesanais (bocas no aeroporto e nos fim das ci’s ou calhaus no fim dos jogos)
Era necessário pensar noutro tipo de armas de arremesso
Mas até está a ficar interessante

Vamos ver o que ele nos tem para apresentar.

Bem, isto agora já está a ficar mais sério.

Na SIC Notícias já dizem que a candidatura tem o apoio dos bancos, e que o próprio Rogério Alves pondera desistir da sua candidatura e integrar as listas de JBS… ???

Ora, aqui esta uma afirmaçao que sendo repetida vezes sem conta até se tornou uma “verdade” incontornavel. A isto tenho de responder que o futebol nacional gera receitas televisivas, merchandising, etc e tem uma massa adepta muito consequente. So nao é rentavel porque todos vivem muito ao de cima das receitas geradas. O equilibro esta na gestao rigorosa das receitas vs despesas. O futebol é portanto rentavel desde que seja bem gerido e tem potencial para crescer muito além fronteiras. Dizer que nao é rentavel so porque os resultados visiveis nao sao bons é uma mentira perigosa que esconde o real problema. É preciso gente competente que saiba investir bem e tirar mais valias dos investimentos feitos. That’s it!

Neste contexto, de investir bem, temos um socio que propoe criar um fundo de 50 ou 100 milhoes para comprar jogadores. Nao basta ter os 100 milhoes, é preciso investi-los com muito critério e com um projecto bem delineado que seja benéfico para o Sporting mas também para os investidores.

Apresentar estes numeros nao chega para me convencer que é a pessoa certa para o lugar, é preciso que acompanhe estes numeros com um projecto a médio e longo prazo. A partir dai é que poderei julgar se este investimento é realmente bom ou se contribuira para enfiar o Sporting num buraco ainda maior do que o actual.

Para resumir, se vier mesmo com esse guito todo e com um projecto solido tera o meu voto, isto bem entendido se nao aparecer um ainda melhor, e nao falo so em termos financeiros.