O SCP está MORTO. Quem pegar neste Clube será apenas o gestor de um cadáver. Putrefacto e fétido. Que é como quem diz, lutar para a UEFA no futebol, tentar manter não acabar de vez com as modalidades, e encarar o futuro como verdadeiro espírito de Instituição Pública que seremos quase em exclusivo.
Assim, depois de todo o processo LdV que iniciei há 4 anos com o FLL numa mesa de café do Parque das Nações, depois do processo eleitoral e suas peripécias, depois de se separar o trigo do joio, depois dos resultados obtidos e, por fim, depois de todas as reestruturações financeiras aprovadas, não há nada a fazer.
A não ser RESPONSABILIZAR todos aqueles quantos foram responsáveis por aqui chegarmos! Seria essa a maior ambição aquando da tentativa de organização de AG Extraordinária, por meio da Auditoria externa que se votaria.
Assim, com a autoridade moral de quem o tentou, poderemos retomar esse tema. De forma simples, sem custos e sem ambição de poder: FAZER LISTA AO CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR DO SCP.
As vantagens são todas:
Sem ambição de poder. A ambição é ser Anti-poder ou Contra-poder, com a arma mais eficaz: informação;
Sem custos e/ou limite temporal para organizar o trabalho;
Total acesso a todos os documentos do Clube;
Retomar o tema da Auditoria, abstendo-nos de a levar a votação, pois já teria sido votada em eleições por todos os sócios, sem sequer o controlo de uma AG;
Não esquecer que o órgão denomina-se Conselho Fiscal e DISCIPLINAR. Imagino-me a abrir processos a vários consócios a que, cheira-me, nem o presidente escapará.
Eu posso nascer duas vezes e voltar ao mundos dos (mortos-)vivos leoninos. Vocês?
Na minha humilde opinião aquele inicio de texto não faz sentido.
O Sporting está numa situação complicada é certo mas os sócios vão ter oportunidade de mudar isso.
O que é no mínimo limite uma leitura respeitável. Aceito que se considere demasiado carregada nos tons escuros (abstenho-me para já de comentar), mas não é uma leitura totalmente alienada da realidade!
É tempo de colocar como prioridade máxima do SCP a realização da AUDITORIA de gestão aos anos de governação da geração roquette.
Quem quer que acredite num futuro melhor, deve ter consciência de que é necessário esclarecer o passado para percebermos o porquê da situação actual, por forma a sabermos construir o futuro.
AUDITORIA IMEDIATA com o consequente ESCLARECIMENTO TOTAL dos SÓCIOS!
Não vale a pena estarmos com lisuras. O Sporting neste momento é um cadáver. Não há como negá-lo. Quem se prestar a pegar no clube e romper com passado recente terá que ter noção que está a tentar reanimar um morto. A situação é tão grave, mas tão grave, que não é só presente que está hipotecado mas também o futuro próximo.
Este zequinha que anteontem bateu com a porta fez questão de deixar tudo trancado, senão vejamos:
o passivo mantém-se uma enormidade e nós tirando o estádio não temos rigorosamente nada para dar como garantia;
desportivamente deixou-nos uma manta de retalhos, um conjunto de jogadores que a breve prazo não nos dão qualquer garantia;
fez questão de negociar com fundos percentagens de passe de jogadores por valores que nem teve coragem de divulgar que futuramente poderiam ser mais valias desportivas e financeiras;
passou para a SAD a Academia, aquela que poderia ser uma fonte de rendimento futuro devido à futura valorização dos terrenos;
arranjou maneira de no prazo de 5 anos serem os bancos a mandarem de forma oficial na SAD do clube, bancos esses que tem feito questão de sobrevalorizar os jogadores do fifica;
Para aqueles que insistem em não se falar num “cadáver” eu deixo a pergunta: quais as fontes de rendimento que poderão inverter isto (espero que não me falem em marketing porque isso é uma brincadeira para o problema que temos em mãos)? Como é que o clube pode voltar a ser o “mandão” na SAD perante uma banca que nos tem lixado, sugado até ao tutano, e tem ajudado a concorrência?
Pese embora o exagero do frede em dizer que o Sporting está morto (ainda que a instituição Sporting esteja mesmo “ligada às máquinas”), percebe-se perfeitamentea ideia, e só não digo já que concordo, porque quero ver se nos próximos tempos aparece aí uma lista de salvação institucional, com um “desfibrilador” em punho.
Penso que a banca é vista como bicho papão, mas parece exagerado. Se não fosse a banca já há muito tinhas fechado portas, apesar de tudo continuam a emprestar quando precisamos, com maior ou menor dificuldade em convencê-los a injectar a guita!
O problema não é a banca mas sim quem preside e gere o que a banca dá e o que a banca exige. O SCP tem de pagar o que deve e tem, ponto final. A banca zela pelos interesses dela e obriga o SCP a pagar, que é o que faz a todos nós que temos dívidas. A grande questão está em arranjar um presidente, capaz, e que com um projecto pensado consiga aliar o pagamento dessa dívida ao rendimento desportivo e apresentar esse projecto à banca de modos que ela aceite o risco e aceite a estratégia, porque se eu fosse o BES e tivesse emprestado milhares de milhões ao SCP podem crer que também ia querer saber o que andávamos a fazer e que maluqueiras de investimentos estávamos a orquestrar. E acham que o SCP pode morrer? Algum dia o BES deixava isso acontecer? Tem ali uma fonte de receita com juro garantida durante décadas. Por isso…
A fonte de rendimento que pode inverter isto é, por muito que custe aos protestantes moralistas, o associado com quotas em dia e a presença em massa no estádio, é logo um começo. Depois ser realista, ver a distância a que estamos dos rivais e não desatar a assobiar e a destabilizar quando sacarmos um acesso directo à champions, sim porque é por aí que se começa e é aí que se amealha.
À banca interessa ter o clube da maneira que está: morto. Não no sentido de terminado, extinguido, mas sim controlado, com ambições baixas, e sempre a pingar juros.
A banca não te ajudou a injectar a guita. A banca é a mesma que participa em fundos de jogadores do fifica, sobrevalorizando-os, e permitindo-lhes um forte investimento ao mesmo tempo que a ti vai impondo restrições de vários níveis.
À banca interessa-lhe dominar a SAD do teu clube para serem eles a mandar de vez e sem subterfúgios. Tal será uma questão de tempo (5 anos) até isso acontecer OFICIALMENTE e quando isso acontecer irão lucrar fortemente da venda dos terrenos da Academia que fizeram questão que fosse trespassada do clube a preço de saldo.
Fontes de rendimento? Enumera-as… Mas tem de ser daquelas que não sirvam apenas para fazer cócegas a uma dívida de 400 milhões de euros!