[Eleições SCP 2011] Braz da Silva tenta contratar Rui Faria

Preferia Eriksson, pelo currículo e pela experiência. Rui Faria é totalmente desconhecido, nunca treinou uma equipa, tem estado sempre debaixo da asa de Mourinho, no qual relembro é preparador físico. Até podia ser que resultasse mas vale a pena tanto risco depois daquilo que já passamos?

No entanto acho que apostar no Rui Faria é diferente de apostar em Carvalhal ou Paulo Sergio, porque enquanto o primeiro ninguém sabe muito bem se ele é bom ou mas, ou outros já eram fracos antes de chegar ao Sporting.

as dúvidas que tão a ter do Faria são as que muitos tinham do villas boas…aí está a resposta este ano

Que resposta? Uma equipa que mal joga á bola, mas que tem 2/3 jogadores que fazem a diferença e que estão claramente a mais num campeonato pobre como o nosso?

mas quem nos dera tar como eles…Liga Europa e campeonato sem derrotas até ao momento!importavas-te de jogar assim tão mal e ter tantas vitórias?

este será mais um daqueles que, quando o quisermos a sério, já o “bimbo da bosta” o contratou…

se o queria no Sporting? era para ontem!
anos a viver ao lado (ou debaixo da asa, como lhe quiserem chamar) do melhor treinador do mundo podem não fazer dele um dos melhores do mundo, mas não duvido que, nesta altura, deve saber mais da “poda” num dedo mindinho do que o Paulo Serge no corpo inteiro.

é que o estágio deste Rui Faria já dura há muito tempo e com responsabilidades que nenhum outro, que lá vá estagiar, teve ou terá.
depois, lidar com craques e com os seus egos é o seu “pão nosso”. tacticamente, está a aprender com o melhor dos melhores.

é um tiro no escuro? é, mas é daqueles que eu dava sem pensar duas vezes.

podem “fuzilar-me”, mas mais depressa dava o tiro neste do que no 'mingos.

Claro que não caro forista. Mas o que empreendi do teu comentário, foi que este era elogioso para o Vilas Boas. Quem vai para o Porto arrisca-se quase sempre a ganhar ( averdade é essa).

a título de curiosidade:

Rui Faria: «Este método de treinar é único porque é nosso»
RUI FARIA TRABALHA HÁ 10 ANOS COM MOURINHO

Nos primeiros anos, o nome de Rui Faria passava despercebido. O adjunto e preparador físico que acompanha José Mourinho há 10 anos gosta de fazer o seu trabalho na sombra, longe das luzes do estrelato. Acha que não lhe compete aparecer e por isso recusa constantemente dar entrevistas. Só que, com o passar do tempo, este treinador de 35 anos nascido em Barcelos começou a ser reconhecido como uma das chaves do sucesso do líder.

Hoje, 17 títulos depois, continua a pensar da mesma forma, mas juntamente com Mourinho, foi aperfeiçoando um método de trabalho iniciado em 2001/02, nos tempos em que estavam juntos na U. Leiria. E os resultados estão à vista. “São 10 anos a trabalhar juntos num método de treino identificado como único porque é criado e pensado por nós. Temos ideias comuns e os mesmos fundamentos. As únicas discussões que temos visam apenas retificar um ou outro pormenor. Quanto ao resto, há uma convergência total”, explica Rui Faria.

Não se trata de uma fórmula mágica, mas de uma forma particular de encarar o treino e o jogo. “O tipo de treino que realizamos visa identificar os jogadores com a forma de jogar preconizada pelo treinador. Cada exercício tem um objetivo definido, que deve ser assimilado por todos. Isso significa jogar e implica gerir o esforço deles, de forma a que a adaptação seja feita no sentido que pretendemos.”

Rui Faria conta que o seu trabalho “está umbilicalmente ligado ao trabalho do treinador”, e que a aplicação dos métodos de clube para clube varia apenas “com a qualidade dos jogadores, o seu conhecimento tático e com a idade média da equipa”, acrescentando: “Obviamente que as experiências e a cultura tática dos jogadores permite acelerar ou não a progressividade com que as nossas ideias são introduzidas. Por outro lado, a média de idades permite-nos um maior ou menor tempo de atividade na exacerbação dos princípios de jogo.”

Corridas

Quem vê os treinos das equipas de Mourinho percebe que os jogadores não fazem corrida à volta do campo. Rui Faria não é apologista deste trabalho, tal como o trabalho no ginásio, o que até já lhes valeu críticas por parte da nova equipa técnica do Inter.

“Não é o tipo de situações que procuramos em treino. Recentemente, fomos criticados pelo método utilizado no Inter. Pelos vistos, a nossa forma de treinar não permitia trabalhar a força nem a resistência. E na realidade têm razão. Não é essa a força nem a resistência que pretendemos. São coisas completamente diferentes, com uma especificidade também diferente. E os resultados têm falado por nós.” E com uma curiosidade: “Não corremos, da mesma forma que quem pratica atletismo não joga futebol para treinar.”

Com ou sem bola

Outra questão que gera enorme discussão entre os treinadores diz respeito à utilização permanente da bola nos treinos. Ou a sua ausência. Rui Faria é a favor da bola: “A nossa filosofia de trabalho e os métodos de treino estão definidos. A sua operacionalização é um processo natural, apesar de complexo e de difícil execução da parte de outros que tentem imitar ou copiar. Ou seja, quem cria sabe a melhor forma de operacionalizar. Treinar com bola ou sem bola é algo muito relativo. Há muitas formas de trabalhar com bola e sem bola, porque ninguém treina da mesma forma. Para nós, obviamente que a bola é fundamental, porque é assim que atingimos os objetivos. Não estou interessado em discutir se o nosso método é melhor ou pior, porque para nós esta forma tem sucesso.”

E vai mais longe: “Nem todos os exercícios de posse de bola, de finalização ou de organização tática servem para nós. Servem os que dizem respeito à forma de jogar do treinador.”

in rascord.pt

Rui faria nunca seria um tiro no escuro, pelo contrario :great:

dude_green claro que é um risco! mas também nos arrependemos de não apostar no “miúdo”. confesso que também tive dúvidas em apostar num treinador tão jovem, mas acredito que os 2 que tiveram dos melhores “professores” possam vir a ser dos melhores também. mas claro que não são garantia de sucesso

Venha lá esse rapaz :wink:
Conhecimentos e método, não deverão faltar. A única coisa que me preocupa é se Rui Faria terá VOZ e disciplina nas quatro linhas. Viveu sempre numa posição secundária, e nunca se expôs ao comando de uma equipa. Fora isso, tudo bem

Sim, sim… já que conheces pessoas na candidatura JBS, este interesse no Faria é real ou não? :mrgreen:

Não te posso responder. A questão do treinador, bem como dos jogadores a contactar, está na mão de três pessoas, onde não há lugar a fugas de informação. Julgo, no entanto, que a sua visita a Madrid não terá sido inocente, nem em vão. Mas já poderei estar a entrar no campo das coincidências. Quer-me parecer, também, que a história do Scolari não passa de uma especulação sem qualquer sentido.

Não há dúvida que a comunicação desta candidatura sabe o que faz. Uma noticiazinha deste género de tempos em tempos são pontos e pontos a favor.

Boa escolha, quando se falava no Vilas Boas, muitas vezes me interroguei porque não o Rui Faria? A ser verdade, é sinal que esta lista não anda a dormir.

Adaptando-me ao que se especula por aqui:

Erikson para mim nunca. É um treinador da velha guarda, completamente ultrapassado como tem demonstrado nos últimos anos e bastante permeável a distracções extra-futebol.

Já, o Rui Faria até pode vir a ser um grande treinador no futuro, mas penso que não temos em posição de alinhar em experiências.

O Scolari também não me agrada. É demasiado caro e tem um perfil muito mais adequado a selecções.

Não sei se o Bimbo da Costa conseguirá…pois o Villas-Boas falou o coração Azul e Branco…o do Rui Faria é vermelho…às tantas ainda sucede o Jesus.

O Domingos para mim é um bluff.

O AVB fazia uns relatórios para o Mourinho. Se querem o “novo Mourinho” ele é o Rui Faria! Tiro no escuro? Sim! Mas fazê-lo em Abril e averiguar competências não era nada mal pensado.

Eu aposto no Rui Faria como próximo treinador… ele é suficientemente bom para estar no SCP! :great:

Basta ele ser um bom Psicólogo, que as coisas no plantel vão logo ao sitio, pois o que o sporting está a precisar é de confiança e de ânimo. :wink:

Tiro no escuro? No escuro andamos nós há mais de 10 anos!
O Paulo Bento, sendo assim, também era um tiro no escuro, visto nunca ter treinado uma equipa sénior, quando pegou de estaca na equipa do Sporting. Foi um tiro no escuro? Não, não foi. Foi para mim o melhor técnico que tivemos na ultima década e mais não fez no Sporting, devido aos apoios que teve, que foram zero!
Um clube formador que tem fama de dar oportunidades aos mais jovens, nunca pode ser visto como um tiro no escuro. O Rui Faria percebe certamente mais de futebol, do que 10 Paulo Sérgios! Não provou ainda nada? O que tinha provado o Paulo Bento?

Aprovo a contratação do Rui faria, em vez dos nomes mais que desgastados do futebol, que são Scolari e Eriksson. Infelizmente, não acredito que o Rui Faria deixe o bom estatuto que tem hoje em dia, para ir pegar num clube que está ligado às máquinas há bastantes anos. Eu não o faria!

De qualquer das formas aprovaria também sempre um Manuel Fernandes, como adjunto do Sporting e que estivesse sempre disponível a servir o Sporting, para trabalhar com qualquer tipo de treinador, seja ele mais novo ou mais velho que ele. A mística Sporting precisa de ser transmitida às novas pessoas que cheguem ao clube, de forma a conhecerem o que é verdadeiramente o Sporting e não conhecerem apenas por aquilo que conhecem pelos jornais!

Entre Rui Faria e Paulo Sergio …