Já agora, como parece que já existe um tópico do Dias Ferreira e porque também se fala desta personalidade, então cá vai um tópico individual… o PÚBLICO, uma vez mais, também lhe estende a passadeira:
[b]Rogério Alves decide até quinta-feira se avança para a presidência[/b] 05.05.2009 - 02:12 Paulo CuradoRogério Alves decide até amanhã ou quinta-feira se vai ou não avançar para a presidência do Sporting. O presidente da Mesa da assembleia geral (AG) aceitou no último domingo “pensar seriamente” sobre a possibilidade de avançar, na sequência da desistência de Soares Franco de uma recandidatura. Apanhada de surpresa com a decisão do líder leonino na última sexta-feira, a direcção está agora, também ela, a estudar alternativas. Estas podem passar por estabelecer uma ponte com um grupo de reflexão exterior ao poder executivo em Alvalade, que está a promover a candidatura do ex-bastonário da Ordem dos Advogados.
A decisão repentina de Soares Franco em abandonar o Sporting no final deste mandato apanhou desprevenidos, no fim da semana passada, os seus mais directos colaboradores e apoiantes. Até porque o líder leonino deixara transparecer no sábado, dia 25 de Abril, que iria avançar para as urnas, face à ausência de projectos alternativos a poucas semanas do acto eleitoral. Na sexta-feira, o empresário comunicou que, afinal, não estavam criadas as condições para avançar, nomeadamente a nível pessoal. E ontem oficializou publicamente a sua saída, durante uma conferência de imprensa, em Alvalade, ao lado do presidente da Mesa da AG, onde foram agendadas as eleições para o dia 5 de Junho. “O Sporting é passado”, diria horas depois o futuro ex-presidente do clube, durante uma visita ao Estoril Open.
As movimentações para encontrar uma alternativa começaram logo no fim-de-semana. De um lado, um grupo de seis personalidades sportinguistas, que se tem pontualmente reunido nos últimos meses com Soares Franco, que integra o próprio Rogério Alves, Agostinho Abade, presidente do Conselho Fiscal, Paulo de Abreu, presidente do Grupo Stromp, Ernesto Ferreira da Silva, ex-presidente do Conselho Fiscal e organizador do Congresso Leonino, Rui Oliveira e Costa, membro do Conselho Leonino, e José Maria Espírito Santo Ricciardi, vice-presidente do Conselho Fiscal (CF). Todos integram os actuais órgãos sociais, mas fora do Conselho Directivo (CD). Do outro, alguns membros da actual direcção, tal como foi ontem noticiado pelo PÚBLICO.
O primeiro grupo tem mantido reuniões regulares nos últimos meses e, antes de Soares Franco ter reequacionado uma recandidatura (primeiro objectivo dos seis elementos), a 25 de Abril, após as manifestações de apoio recolhidas no Congresso Leonino e na AG de 17 de Abril, tinha em reserva dois potenciais candidatos alternativos: Ernesto Ferreira da Silva e Rogério Alves (inicialmente José Eduardo Bettencourt, ex-administrador executivo da SAD, foi o escolhido e o seu nome voltou a estar em cima da mesa há algumas semanas). Hipóteses que deixaram de o ser com a confirmação da continuidade de Soares Franco, verificada efectivamente entre os dias 25 e 30 de Abril, altura em que o actual presidente voltou a baralhar as contas, saltando de novo os nomes destes dois elementos para cima da mesa. Face a impedimentos familiares do antigo presidente do CF, a escolha recaiu sobre o presidente da Mesa da AG, no último domingo.
Segundo o PÚBLICO apurou, caso decida avançar, Rogério Alves não pretende contar com a grande maioria dos elementos do actual CD. Moniz Pereira, vice-presidente, Mário Jorge Patrício e José Filipe Nobre Guedes (co-responsável com Soares Franco pelo projecto de reestruturação financeira), vogais, serão algumas das excepções. Mas o presidente da Mesa da AG irá também estudar o alargamento da margem de apoio, estendendo algumas vias de diálogo com a oposição.