[Eleições 2009] Comparativo das Candidaturas às Eleições 2009

Abro este tópico para tentar congregar os diferentes Projectos ou Programas (como que lhe queiram chamar) para o Sporting após as eleições que vão decorrer em Junho de 2009. A ideia é que cada um consiga comparar facilmente o que cada candidatura, movimento ou associação propõe concretizar no Sporting após as eleições. Basta carregarem nos links para navegarem automaticamente para a posição pretendida na página. Esperemos então que venha a ser útil. Irei tentar completar e corrigir na medida do possível com as sugestões dos diferentes foristas. Agradeço a colaboração.

CANDIDATURAS
[iurl=#P1]Paulo Pereira Cristóvão[/iurl] | [iurl=#P2]José Eduardo Bettencourt[/iurl]

CANDIDATURAS AO CONSELHO LEONINO
[iurl=#P3]Associação de Adeptos Sportinguistas[/iurl]

AVALIAÇÃO

[anchor=P1]Paulo Pereira Cristóvão[/anchor]
Programa:
“Ser Sporting”
Vantagens:
:mais: Rumo filosófico / Linhas de acção apresentados de forma clara e transparente (Sporting enquanto Clube de Sócios);
:mais: Programa detalhado, com muitas medidas concretas e gerais, metas e objectivos definidos e abrangente no contexto do universo Sporting;
:mais: Originalidade e criatividade de algumas das medidas propostas;
:mais: Abordagem madura, pensada e consciente dos problemas, sendo a maioria das propostas de implementação realista;
:mais: Texto razoavelmente claro e de fácil compreensão;
Desvantagens:
:menos: Rostos pouco conhecidos junto da generalidade dos Sportinguistas. Líder pouco experiente no panorama desportivo;
:menos: Algumas propostas carecem de explicação sobre como vão ser implementadas;
:menos: Pouca penetração “positiva” na comunicação social;
:menos: Conotação algo negativa com oposição / activismo / radicalismo;

[anchor=P2]José Eduardo Bettencourt[/anchor]
Programa:
“Sporting 2009”
Vantagens:
:mais: Rumo assumido de Continuidade com o projecto iniciado por Roquette e prosseguido por Dias da Cunha e Soares Franco;
:mais: Rostos já conhecidos dos Sportinguistas. Líder com carisma, reputação e experiência anterior como dirigente desportivo;
:mais: Muita penetração “positiva” na imprensa e boa imagem junto da opinião pública;
Desvantagens:
:menos: Programa pouco detalhado, com poucas ou nenhumas medidas concretas, sem objectivos e metas definidas;
:menos: Pouca originalidade e criatividade no que respeita às ideias, as quais são praticamente as mesmas da última década;
:menos: Conotação negativa com manipulação da opinião pública e jogos de bastidores (BES e Olivedesportos);

[anchor=P3]Associação de Adeptos Sportinguistas[/anchor]
Programa:
“Programa Estratégico AAS”
Vantagens:
:mais: Rumo e linhas de actuação claras e transparentes (“reabilitação” do Conselho Leonino);
:mais: Programa detalhado, com muitas medidas concretas e gerais e objectivos definidos;
:mais: Abordagem madura, pensada e consciente dos problemas;
Desvantagens:
:menos: Algo desconhecidos da opinião pública sportinguista e com dificuldade para ter ‘tempo de antena’ na imprensa;
:menos: Algumas medidas e objectivos estão mais dependentes dos dirigentes do que da vontade e iniciativa dos próprios;
:menos: Conotação negativa com facção mais crítica do clube;

Edit:
090526 - Actualização da candidatura de Bettencourt com o projecto e correspondentes pontos positivos e negativos;
090520 - Reformulados os projectos e avaliacões, tendo em conta a evolucão das candidaturas.
090504 - Reformulados os projectos, tendo sido acrescentado os prováveis de Pedro Souto, de Paulo Cristóvão e o certo da AAS.
090418 - Adicionado o projecto da ‘continuidade’.
090418 - Adicionadas vantagens e desvantagens de cada projecto.

Devo referir que ainda só coloquei um projecto porque é o único que existe até ao momento. Estive a rever a convocatória da AG de 17 de Abril e as medidas anunciadas nesse texto não estão acopladas, que eu saiba, a qualquer projecto ou candidatura, pelo que me abstenho de as colocar como um “projecto” até existirem mais indicações.

E se calhar é bom que seja mesmo o único (estou a falar de um projecto alternativo ao da continuidade, claro). Estar a dividir a oposição nesta fase é entregar a vitória de bandeja a FSF ou a quem ele nomear para lhe suceder.

Atendendo ao que está em causa e ao atraso que a oposição leva nesta corrida, já não há tempo para lirismos do tipo “primeiro os projectos e ideias e depois as caras”. Para o bem ou para o mal, é atrás das caras e do carisma que as pessoas vão, por isso agora é apenas uma questão de pegar nas ideias que já são do conhecimento comum, pegar num projecto de financiamento alternativo (o apresentado pelo João Mineiro no congresso), fazer os ajustes necessários e colar a isso a cara de Paulo Cristovão, que hoje de madrugada já assumiu a candidatura. Depois é trabalhar trabalhar trabalhar nas vertentes da imagem e da comunicação. De preferência a começar hoje.

Chega de bla bla e passe-se à acção.

Eu não conheço o programa da continuidade. Só conheço a reestruturação que os bancos lhes mandaram aprovar. Estou à espera que daquele lado haja mais vida que pagar aos bancos. :whistle:

Se arranjarem o programa do Paulo Cristóvão (ou ideias soltas se não existir no papel), agradeço imenso e coloco-o no primeiro post. Se arranjarem também o programa de FSF, candidato do BES e da Olivedesportos, VMOCs, continuidade ou o que lhe queiram chamar também acrescento. :great:

E quem e que vai levar esse projecto ‘ser Sporting’ a eleicoes? Quem e a equipa por tras dele? :question:

Acho que era interessante , alem dos projectos listar as competências e pessoas por tras dele, ja que caso contrario e como votar PS ou PSD simplesmente pelo partido , esquecendo quem soa os imcompetentes e corruptos que fazem parte das listas deles (PS e PSD claro esta…).

:boohoo: :boohoo:

Pois, não tenho mais informação nenhuma. Consegues disponibilizar-me nem que seja um bocadinho? Talvez acrescente a linha da “continuidade” com o projecto dos VMOCs, mas acho que é um pouco abusivo colocar uma medida pré-eleições como fazendo parte de um projecto eleitoral. :-\

Pronto, acabei por colocar o projecto da ‘continuidade’ ou o que se sabe deste :inde:. Alguém sabe mais alguma coisa que possa completar este projecto?

Acrescentei no primeiro post um item onde avalio as vantagens e desvantagens de cada projecto, do meu ponto de vista.

Bom tópico :clap:

Considero um excelente tópico desde que o mesmo seja actualizado sempre que os factos assim o justifiquem e os pontos positivos e negativos de cada um projecto seja feito da forma mais imparcial possivel (ParaCelsus espero que consigas :twisted:)

A questão é que no projecto “oposição” falta um rosto. Tal enquina tudo o resto, pois não permite que se desmonte a forma como se concretizarão alguns pontos.

Nos actuais a falta de personificação não é tão relevante, pois já sabemos como será, que o fará é secundário

Tive o factor convicção pessoal em conta, pelo que a minha análise aos projectos de continuidade e/ou alternativos baseia-se em parâmetros mais ou menos mensuráveis, como os que coloquei acima (existência de metas a alcançar, detalhe das medidas, abrangência, realismo, clareza, divulgação, peso dos candidatos, etc).

Não falo agora, deixa aparecer o “bicho” da oposição e com ele as novidades. No calor da discussão vais ter tarefa dificil :mrgreen:

Achei bastante interessante o Projecto nº1, se bem que me pareça que muita coisa não passe apenas de conversa porque não é assim tão simples da atingir.

Já agora gostaria de acrescentar algumas ideias que me surgiram entretanto:

[ul][li]Subscrição de transmissões de jogos/eventos web: No âmbito do projecto Sporting TV poderia ser criado um interface web que permitia a visualização dos jogos (e outros eventos) perante subscrição. O utilizador poderia, por exemplo, pagar através de telemóvel através dos normais serviços de valor acrescentado e perante isso teria acesso ao site com a transmissão do jogo (ou evento) em questão. Acho que acaba por ser uma boa solução porque nem toda a gente tem capacidade ou necessidade de aderir mensalmente à SportTV (ou neste caso uma Sporting TV) apenas para ver os jogos de Sporting, assim teriam uma oportunidade de ver apenas o que pretendiam por preços bastante inferiores à subscrição mensal. [/li]
[li]Gamebox: Para além de se apresentar uma GameBox anual poderia-se criar um produto que consistia num pacote de acesso a X número de jogos. Para não haver problemas com a questão dos lugares os adeptos teriam a obrigação de ir buscar o seu bilhete às bilheteiras, onde seria descontado um jogo do pacote (por exemplo através de um cartão magnético tipo os do Metro).[/li]
[li]Bilheteira: Não sei até que ponto isto será fazível mas poderia-se pensar no uso de maquinas automáticas para a venda de bilhetes. O pagamento poderia ser feito com dinheiro vivo ou multibanco. Esta implementação teria alguns custos de implementação mas passava-mos a ter bilheteiras disponíveis 24h por dia o que, com certeza, metia mais algumas dezenas de adeptos no estádio. [/li]
[li]Estacionamento: Não sei até que ponto já existe alguma politica em relação aos custos nos dias em que não há jogos mas poderia-se pensar na implementação de pacotes de estacionamento mensais, semanais ou diários. Estamos numa das entradas mais movimentadas para a capital, temos Metro e Autocarros ao lado do estádio, porque não conjugar a nosso favor? Lembro que na altura do antigo estádio havia por lá um estacionamento e era bastante usado…[/li][/ul]

Neste projecto fala-se também na implementação de energia fotovoltaica, não sei até que ponto seria permitido a colocação de um elevado número de painéis sobre o estado, isto porque estamos bastante perto do aeroporto e isso poderia provocar alguns reflexos indesejados nos aviões.

Agora que há coisas que me fazem confusão, lá isso há! Como se poderia reduzir mais 15% na despesa? Praticamente todos os anos se ouve que o SCP corta em salários ou outros e eu pergunto: será possível cortar tanto e manter serviços e trabalhadores de excelência? E já agora não podemos esquecer que pelo menos a nível de futebol os nossos jogadores se queixam bastante que já tem de descontar muito e se ainda se cortar os salários tenho certeza que não haverá grande interesse de continuarem por cá ou até mesmo de se juntarem a nós.

Por fim, também se fala bastante na questão de aumentar o número de sócios, trata-se de uma questão que todos prometem mas raramente cumprem. Como se poderia atingir esse objectivo? Apenas esperando por bons resultados nas diversas modalidades?

Ah e já agora ficam mais algumas sugestões:

[ul][li]Visitas de estudo à Academia: De modo a incentivar a pequenada a gostar do SCP poderia-se fazer protocolos com várias escolas para organizar visitas de estudo à Academia no âmbito de um disciplina de Educação Física. Os miúdos teriam acesso ao interior da Academia, viam como todo se processava e poderiam ainda ver um treino do Sporting, entrando em contacto com os nossos jogadores. A escola teria apenas de pagar uma pequena quantia que serviria para financiar os custos com pessoal relacionada com este serviço.[/li]
[li]Sessões de autógrafos nas escolas: No mesmo âmbito que a sugestão anterior o SCP deveria apostar em todas as semanas levar 2 jogadores a uma escola para uma sessão de autógrafos onde também se poderia sortear alguns bilhetes entra a pequenada![/li][/ul]

Tratam-se apenas de ideias para incentivar o gosto da pequenada pelo SCP! Temos de pensar não apenas no presente mas também naquilo que será o nosso futuro e naqueles que, por essa altura, se poderão tornar sócios e financiar o clube.

E se me permites, são ideias bastante válidas. :great: Os meus parabéns! É bom ver que há Sócios anónimos que conseguem apresentar sugestões que na sua simplicidade, podem todas juntas ajudarem o Sporting bem mais do que parece à primeira vista…

Infelizmente, também é assim que o vejo.

Os clubes só têm a ganhar colaborando com os seus sócios e adeptos. Mas ainda não perceberam isto. Estão acima deles.

Já agora aproveito para acrescentar uma ideia que me surgiu na discussão do tópico sobre a evolução do número de sócios:
[url]http://www.forumscp.com/index.php?topic=14150.20[/url]

E já agora aproveito para acrescentar mais uma:

  • Painel de sugestões online: O SCP deveria disponibilizar no seu site um painel que permitisse a introdução de sugestões por parte dos sócios/adeptos. O SCP só tem a ganhar em trabalhar com a sua massa adepta, deste modo, as melhores sugestões deveriam ser premiadas com jogos, camisolas ou até mesmo GameBox para incentivar as pessoas a pensar seriamente em ideias inovadoras para tornar o SCP um clube melhor.