Não conheço o Edu Costa, mas lendo a informação por ai disponivel, parece-me ser o tipo de jogador que é sempre útil ter numa equipa de futebol.
Se nos lembrar-mos das últimas duas épocas do FCP, toda a gente falava no Lisandro, no Lucho ou no Quaresma, mas foi o próprio Lucho que disse que o jogador mais importante do Porto tinha sido o Paulo Assunção. Na selecção nacional no Euro2004 e no Porto do Mourinho toda a gente referenciou a importância do Costinha na estrutura das respectivas equipas mesmo havendo Deco, Figo, Maniche, Rui Costa ou Ronaldo. E nem vale a pena falar na importância de Marcos Senna na Espanha Campeã da Europa, apesar de Villa, Xavi, Iniesta ou Silva chamarem mais a atenção dos adeptos.
Este tipo de jogador não chama muito a atenção sobre si, mas o seu sentido táctico e posicional, a entrega ao jogo e a capacidade de luta que demonstram tornam a equipa muito mais equilibrada e menos sujeita a ser apanhada em contra pé, permitindo por outro lado que os colegas do meio-campo se libertem mais para o ataque sem tantas preocupações defensivas, pois sabem que lá atrás ficou um autêntico pêndulo que mantém conjunto equilibrado defensivamente.
Ora se olharmos para o Sporting, não há nenhum jogador actualmente com estas caracteristicas.
Por outro lado se virmos os jogadores de meio-campo do Sporting, só Veloso, Moutinho, Roca e Adrien são jogadores com cultura táctica suficiente para exercerem tarefas defensivas. Izmailov é esforçado e trabalhador mas defensivamente é algo limitado e o próprio Adrien ainda não mostrou ser uma alternativa válida aos outros 3.
Se olharmos novamente para o exemplo da Espanha do Europeu (que também jogava em 4-4-2) vemos que dos 4 jogadores de meio-campo, só David Silva tinha menos preocupações defensivas (eu disse menos, não disse nenhumas). Senna era o carregador de piano, a trave mestra, e Xavi e Iniesta tanto atacavam como defendiam. Alguém está a ver o Izmailov, o Pereirinha, o Vukcevic ou o Romagnoli a conseguirem cumprir com eficácia este duplo papel (ataque e defesa)?
Assim sendo, e levando em conta que vamos estar envolvidos em 4 competições (fora a Super Taça), que existem sempre castigos, lesões e momentos de forma menos bons, não me parece má ideia a aquisição de Edu Costa ou outro jogador com caracteristicas semelhantes, mesmo que Veloso não seja vendido.
Se o Veloso for vendido deveriamos era então investir 40% ou 50% dos 20 ou 25 milhões da venda na aquisição de um médio defensivo tipo “volante” (que defenda bem mas tambem saiba sair a jogar) relativamente novo (21-22 anos) mas de grande qualidade, para que daqui por 3 ou 4 anos podesse ser vendido por mais 20 ou 30 milhões.
Ora meus amigos, eu só conheço um sítio onde eles nascem como cogumelos… a bela Argentina…