Edu Costa com proposta do Sporting (Rádio Renascença)

Desses 6 dois vão ficar amuados no banco. A mim não me aflige ver o Veloso a suplente.

Sempre o achei um overrated. Tem bons pés mas não vale o que apregoam. A prova é que ninguém lhe pega.

Para não falar do carácter que ficou evidente nas suas palavras durante o Euro a pressionar para saír.

O Depor dispensou o Tristán…e houve aí um tempo que muita gente o queria cá…

Acho que não tem nada a ver uma coisa com outra. Não é por ter sido dispensado do Espanyol que não pode render noutro lado.

Nao querendo comparar o espanhol ao barcelona, as vezes fazem se grandes negocios: olhem para o caso do rochemback. ninguem dava nada de especial por ele, o barcelona nao contava com ele e aqui foi um jogador sempre importante para a equipa. Ha muitos casos assim. Jogadores dispensados que sao contratados por outros clubes têm uma motivaçao acrescida. De mostrar o seu valor. Eu acho que seria um bom reforço. E se for pelo preço que se diz, melhor. nao é nada caro.

Nem precisa de se tratar de motivação extra ou necessidade de mostrar o valor. Há é jogadores que, devido a variadíssimas circunstâncias, não se conseguem afirmar e adaptar a um clube.

Não foi o Deivid que nós dispensámos e que continuou (no clube para onde foi) a marcar uns bons golos?

Isso não quer dizer rigorosamente nada.

Só mais uma coisa… houve ai alguém mais atrás que disse qualquer coisa como “depois da notícia na Renascença nunca mais se ouviu nada”. Deixem-me só relembrar que antes da Renascença já tinha surgido a notícia n’A Bola, na outra semana.

A vir, penso que será só no caso de falhar a contratação do Grimi.

Passa o Pedro Silva definitivamente para a esquerda, o Pereirinha para lateral direito, e vem mais um médio para suprir a falta do Pereirinha no meio campo.

Acho isso uma opção muito arriscada. Pedro Silva ainda tem muito a provar e Pereirinha apesar das boas exibiçoes nao é um lateral de raiz…

Acho que não terá nada a ver uma coisa com outra.

Pedro Silva é para Lateral Direito…não acredito que vá haver 2 adaptações…perdão…3 (um lateral direito a lateral esquerdo, P. Silva; um central a lateral esquerdo, Caneira e um …(???) cliente do chimarrão a defesa esquerdo, Ronny…).

O Deivid foi vendido por 6M, não foi propriamente dispensado.

6M dos quais só vimos 4M…

Que venha o Edu Costa, é um jogador que faz falta!

Agradecia que não se desviassem do assunto principal do tópico. Obrigado. :arrow:

Não conheço o Edu Costa, mas lendo a informação por ai disponivel, parece-me ser o tipo de jogador que é sempre útil ter numa equipa de futebol.

Se nos lembrar-mos das últimas duas épocas do FCP, toda a gente falava no Lisandro, no Lucho ou no Quaresma, mas foi o próprio Lucho que disse que o jogador mais importante do Porto tinha sido o Paulo Assunção. Na selecção nacional no Euro2004 e no Porto do Mourinho toda a gente referenciou a importância do Costinha na estrutura das respectivas equipas mesmo havendo Deco, Figo, Maniche, Rui Costa ou Ronaldo. E nem vale a pena falar na importância de Marcos Senna na Espanha Campeã da Europa, apesar de Villa, Xavi, Iniesta ou Silva chamarem mais a atenção dos adeptos.

Este tipo de jogador não chama muito a atenção sobre si, mas o seu sentido táctico e posicional, a entrega ao jogo e a capacidade de luta que demonstram tornam a equipa muito mais equilibrada e menos sujeita a ser apanhada em contra pé, permitindo por outro lado que os colegas do meio-campo se libertem mais para o ataque sem tantas preocupações defensivas, pois sabem que lá atrás ficou um autêntico pêndulo que mantém conjunto equilibrado defensivamente.

Ora se olharmos para o Sporting, não há nenhum jogador actualmente com estas caracteristicas.

Por outro lado se virmos os jogadores de meio-campo do Sporting, só Veloso, Moutinho, Roca e Adrien são jogadores com cultura táctica suficiente para exercerem tarefas defensivas. Izmailov é esforçado e trabalhador mas defensivamente é algo limitado e o próprio Adrien ainda não mostrou ser uma alternativa válida aos outros 3.

Se olharmos novamente para o exemplo da Espanha do Europeu (que também jogava em 4-4-2) vemos que dos 4 jogadores de meio-campo, só David Silva tinha menos preocupações defensivas (eu disse menos, não disse nenhumas). Senna era o carregador de piano, a trave mestra, e Xavi e Iniesta tanto atacavam como defendiam. Alguém está a ver o Izmailov, o Pereirinha, o Vukcevic ou o Romagnoli a conseguirem cumprir com eficácia este duplo papel (ataque e defesa)?

Assim sendo, e levando em conta que vamos estar envolvidos em 4 competições (fora a Super Taça), que existem sempre castigos, lesões e momentos de forma menos bons, não me parece má ideia a aquisição de Edu Costa ou outro jogador com caracteristicas semelhantes, mesmo que Veloso não seja vendido.

Se o Veloso for vendido deveriamos era então investir 40% ou 50% dos 20 ou 25 milhões da venda na aquisição de um médio defensivo tipo “volante” (que defenda bem mas tambem saiba sair a jogar) relativamente novo (21-22 anos) mas de grande qualidade, para que daqui por 3 ou 4 anos podesse ser vendido por mais 20 ou 30 milhões.

Ora meus amigos, eu só conheço um sítio onde eles nascem como cogumelos… a bela Argentina…