E se Varandas...?

Lion73
tenho estado voluntariamente afastado do Forum, a preparar uma espécie de testamento do meu sportinguismo… Torna-se difícil a quem está longe dos meandros do Clube perceber o que se passa. Uma coisa me espanta. Os dirigentes dos clubes com futebol profissional continuam fazer os seus negócios ignorando pandemias e crises anunciadas… Movimentam milhões de euros (que não são deles) sem pensar nos riscos que os seus clubes correm, de pura e simplesmente, desaparecerem. Ou estarão à espera de investidores chineses ou árabes que lhes possam garantir as prebendas? Também me aflige os adeptos não verem que não têm qualquer poder real para interferirem na gestão das SAD’s. Os dirigentes dos clubes ditos desportivos são ignorantes, incompetentes ou criminosos? No nosso Sporting tenho razões para pensar que tanto o RA como o FV não prestam, só ainda não sei qual deles é pior. Que vai acontecer às “modalidades” de pavilhão e ao atletismo e outras que não futebol? Eu apesar de velho não desejo morrer em breve, mas já tenho pensado se o Sporting não irá antes de mim…
Não me esqueci da promessa de lhe enviar o meu livro, mas a editora não há meio de me mandar os 4 que lhe pedi. SL

2 Curtiram

Não és defensor, mas tentas. Já agora diz algo de bom que tenha feito. A troca de colchões não vale…

Quando vi o título do tópico pensei que a ideia era completar a frase e só me veio á cabeca:

E se o varandas…fosse para a ■■■■ que o pariu

Afinal o tópico não era para isso…

3 Curtiram

:face_with_symbols_over_mouth::joy::grin:

1 Curtiu

a app

Tentei onde? Assim a única coisa de que me lembro foi ter atualizado a academia, mas nem isso é nada de transcendente. Nada que qualquer outro presidente não fosse fazer. Agora vais ler isto e achar que eu o adoro e que é o presidente que escolhi. Vê lá se não tens um problema de interpretação. Foi uma pergunta genuína. O @Lion73 teve a simpatia de me esclarecer a dúvida.

Não tenho problemas de interpretação, agora é extraordinário o trabalho do homem na academia, nota-se a maior valia do plantel produzido por ele, bem como os jovens a despontar com a sua chancela. Agora a sério, não consigo digerir quem lhe vê méritos. O homem é uma desgraça completa.

Ai o facebook, os posts no facebook…
ah, não… foi no insta, não tem mal.

1 Curtiu

Tens sim. O que é que eu disse? "Nada que qualquer outro presidente não fosse fazer."

Hellooo… Leste o que escrevi? Vê lá bem quem tem dificuldades de compreensão. Disse e repito, tenho dificuldades sim em perceber como é que algum ser pensante dá méritos ao homem. Se a carapuça serviu temos pena, para mim farás parte dos acéfalos. Agora se és pró ou contra varandas só tu terás a certeza.

Já somos dois,foi logo o que pensei!
Mas no meu caso foi,“e se o Vatangas fosse para o ■■■■■■■ que o foda!”.

1 Curtiu

Um bom texto na senda do que nos habituou o @Lion73.
Coerente, assertivo e reflectivo.
No entanto, não consigo encontrar total compatibilidade no seu discurso apenas e só porque, concordando em absoluto que Varandas está longe de ser a solução para o Sporting, tal prosa não admite uma alternativa suficientemente viável ao actual contexto.

Quero com isto dizer que, desmascarada a farsa em que se insere a gestão de Varandas, que está longe (diria até cada vez mais longe) de provar a sua competência e bom sucesso, quando o faz por contraponto a Bruno de Carvalho peca em não apontar os defeitos que conduziram ao insucesso do último.
Isto é, nunca existiria Varandas se Bruno de Carvalho não tivesse sido tão mal sucedido no desenrolar da sua própria gestão.
E nem está em causa a excelência e o brilhantismo como soube levantar o Sporting das cinzas em que o encontrou mas tão somente a forma como o tornou a arrastar para um cenário que dificilmente não conduziria ao desastre que se instalou.
Joga em abono de Bruno de Carvalho as condições sobretudo exógenas em que conduziu o seu mandato. Tendo sido uma figura pouco creditada no início pelos seus adversários, rapidamente se percebeu que se tornaria uma personagem incomoda e, logo, um alvo a abater. Mas é ele mesmo que constrói um clima de vulnerabilidade em seu redor ao dispensar, aos poucos, aliados necessários à sua eventual estratégia de sucesso.
Isolando-se cada vez mais, contava apenas e sobretudo com a cega devoção dos seus apoiantes e adeptos quando isso se sabe que sempre resulta num enorme estágio de volatilidade.

O que resulta da sua saída nunca poderia ter sido aquilo que se veio a observar.
Varandas esteve e está longe de ser a solução e, eventualmente, não o teriam sido igualmente nenhuma das outras alternativas pese embora o benefício da dúvida sobre elas.
Aquilo que o Sporting demonstra hoje em dia é um estado de resiliência fruto da sua enorme grandeza. O Sporting ainda é, e apesar de tudo, um dos grandes de Portugal, reabilitável até, e só tem a ganhar em se afastar do seu passado à medida que se aproxima da oportunidade de poder vir novamente a reconstruir o seu futuro.

Varandas aproxima-se do final de mandato e será necessariamente muito mais escrutinado agora pelos seus actos que já não podem mais ser branqueados pelos eventuais acontecimentos do passado.
Esta época é, de resto, crítica neste aspecto.
E por mais esperanças e processos de intenção se façam em redor da qualidade dos miúdos que, nesta altura da temporada sempre servem para disfarçar um pouco a menor capacidade evidenciada por aqueles consagrados que têm muito mais obrigação e responsabilidade de se afirmarem, sabemos bem que quando a época começar a doer dificilmente poderemos contar com a qualidade ainda demasiadamente “verde” destas futuras esperanças.
Como tal, o foco está apontado essencialmente à qualidade e competência do plantel, do treinador e, acima de tudo, de quem os dirige.
Não sendo necessariamente um pessimista, sobretudo em matéria de devoção ao meu clube que por mais que me agaste ao verificar como tão mal tratado é ano após ano por quem o dirige sempre acredito que haja uma réstia de esperança para se conseguir objectivos grandiosos, quero crer que teremos um ano muito difícil pela frente onde o mínimo deslize será imediatamente escrutinado com muito maior peso de crítica.
Afinal fizeram-se apostas mais ou menos fortes ao longo deste mandato, com alguns sucessos mas muitos insucessos, pelo que deverá chegar a hora de os seus responsáveis responderem sem mais desculpas pelo seu resultado.

E é neste contexto que deveremos seriamente ponderar uma saída para uma solução futura com novos intervenientes mas onde a sua existência nunca poderá continuar a ser toldada pelo clima do passado.
O Sporting é enorme e necessariamente capaz de se regenerar, pelo que todos deveríamos ser capazes de saber descobrir os caminhos que nos conduzam nova e finalmente à glória. O clube merece isso de todos nós!

E em jeito de graça mas dizendo-o com alguma convicção, diria que o autor deste tópico é, sem duvida alguma, uma mais valia aqui demonstrada ao longo dos anos para servir o clube com a dedicação e devoção que se lhe deseja.
Encontrem-se alternativas, portanto, mas que nunca se confunda a grandeza do Sporting com a providência de um qualquer indivíduo, seja ele quem for.

4 Curtiram

E se o Frederico Varandas teve conhecimento antecipado do ataque a Alcochete, não tendo feito nada para o evitar ?

E se, nos dias seguintes ao ataque, o Frederico Varandas falou/incentivou os jogadores a rescindir ?

6 Curtiram

No fundo, quem me dera que a incompetência fosse o maior problema deste sujeito.
Parabéns pelo texto!

2 Curtiram

Temos um presidente que é um palerma. A partir daqui não há mais o que dissertar. Daquela boca ou daquela mente só saem disparates.

Posso relatar algo a que assisti pessoalmente: um certo colaborador do Sporting, a propósito de um evento onde Frederico Varandas, na qualidade de presidente, iria discursar, perguntou ao “nosso” timoneiro se não levava umas notas ou um discurso já preparado. Resposta do génio que nos lidera: “não preciso, está aqui tudo na cabeça”. Todos conhecemos a qualidade da sua oratória…

2 Curtiram

Isso dos jogadores na seleção de sub21 é o reflexo da politica dos colchões na Academia by Fivelas!

Por norma demora-se se cerca de 5/6 anos a fazer trabalho de formação…

É absolutamente rídiculo um “presidente” que esta num clube há pouco mais de 2 anos chamar a si meritos sem os ter…

O Sporting sempre teve formação de qualidade, e sempre terá, pois a base de recrutamento por si só é suficiente para isso ser garantido, não tem a ver com metodologias, nem treinadores, tão pouco equipamentos ou colchões…

Ronaldo e Quaresma sairam do antigo estádio, nem sequer foram jogadores com formação em Alcochete, pois foi só na parte final da sua formação é que houve o centro de estágios de Alcochete…

O problema não é sequer do Sporting, em Portugal infelizmente há um polvo gigante que se apoderou do negócio do futebol.

Esse polvo consegue mandar e dispor de clubes, empresas e organismos que gravitam a volta do negócio

  • FPF, influênciar convocatórias e inclusivamente convocatórias de camadas jovens.
  • Comunicação social potrefacta que não é mais do que um sector obsoleto de outlet que vive de comissionismos de propaganda paga.
  • Clubes grandes e pequenos, através da necessidade desses clubes em terem encaixes financeiros ou mesmo dirigentes corruptos que se queiram apropriar de verbas.
  • grupois de empresários, treinadores e jogadores que cedem favores em troca de outros ou mesmo de dinheiro (se não pago directamente, pago através de transferências)

No fundo… discutir futebol é uma falácia, um desporto viciado, em que há pessoas a mexer os cordelinhos e que influênciam algo que não é mais um jogo nem tão pouco uma competição.

Um futebol de corrupção e negociatas, nada mais!

3 Curtiram

E se Dátangas…

  1. Fosse para o falo;
  2. Desamparasse a loja;
  3. Pedisse para obrar e saísse;
  4. Se pusesse nas prostitutas;
  5. Fosse fazer um reconhecimento ao bilhar grande…
  6. Desaparecesse!
1 Curtiu

Incutir humildade aos sócios, descalçando-os para entrar em casa. No fundo um visionário que já sabia que vinha aí o bicho e era preciso todo o cuidado. Se há coisa em que Dátangas é bom é a sanear…

1 Curtiu

Mas nós também. Chegará a hora do bicho varandas ir de vela.