E se os árbitros transportassem uma câmara de filmar durante os jogos?

Excelente ideia!

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?&v=WiXzm_RfB10[/youtube]

A ideia, no que diz respeito ao futebol, parece absurda, mas no râguebi já é uma realidade.

Ao contrário do futebol, um desporto em que os responsáveis pelos dois principais organismos (FIFA e UEFA) se regem por normas demasiado conservadoras, o râguebi tem marcado a diferença por não recear seguir por caminhos inovadores. Prova disso é experiência feita na Austrália e que pode ter mudado para sempre a forma como os adeptos, em casa, através da televisão, vêem o desporto.

Durante um jogo do Super Rugby, uma competição de clubes em que participam cinco clubes da Nova Zelândia e outros tantos da Austrália e África do Sul, o canal de televisão FOX Sports estreou a “Ref-CAM”.

Durante a transmissão em directo do jogo entre os Queensland Reds e os Waratahs, o árbitro neozelandês Chris Pollock transportou uma mini-câmara de filmar na cabeça, possibilitando que os telespectadores assistissem ao que se passava no relvado através da perspectiva do árbitro.

A iniciativa da FOX Sports mereceu elogios por parte dos adeptos, mas também da Federação Australiana de Râguebi (ARU). “Estamos maravilhados por a FOX Sports ter-se mostrado proactiva na procura de expandir e aprofundar a forma como os adeptos vêem o jogo. Este é um excitante passo em frente para o desporto em geral e a ARU tem orgulho em apoiar a FOX Sports nesta inovadora iniciativa”, afirmou Bill Pulver, CEO da ARU.

http://www.publico.pt/desporto/noticia/e-se-os-arbitros-transportassem-uma-camara-de-filmar-durante-os-jogos-1587779

Muito boa ideia! Além de aproximar o espectador do campo de jogo, incute um nível de responsabilidade muito superior nos árbitros e jogadores, pois estão a ser escutados por todo o mundo. Isto no futebol poderia ser um autêntico bálsamo para certas questões e para minimizar os erros dos árbitros, pois também lhes permitia estudar o que fizeram durante o jogo, em concreto.

É uma ideia boa demais para os “interesses” desta liga.

Na organização japonesa (Pride Fighting Championship)do meu desporto favorito , MMA , para evitar mal-entendidos em relação a submissões e knockout´s os árbitros usavam estas câmaras , e foi bastante útil , porque existe muita coisa que escapa ao espectador comum.

Acho particularmente útil no Futebol em relação a dois temas , conversas entre jogadores e árbitros e para verificar a visão que o árbitro teve de determinado lance.Tudo o que seja para tornar o desporto mais limpo tem o meu apoio.

Eu diria que passa essencialmente pelo que pus a bold … e por isso, não me parece que alguma vez seja realidade no futebol.

Há muito interesse em deixar tudo como tá, e isto faria com que fosse impossível os árbitros “fecharem os olhos” a muita coisa dado que a camera ia mostrar a impossibilidade de não verem certas situações.

É simples, a ideia é tão boa que nunca seria implementada no futebol.