E se a Taça dos Vencedores das Taças voltasse? porque não?

Agora que o calendário da Liga Europa se tornou gigantesco (dura 11 meses) desde que viu incluída toda a estrutura da Taça Intertoto, porque não restaurar a 2ª competição mais importante da UEFA, que vigorou entre 1960 e 1999 para os vencedores das taças nacionais e que teve o Sporting como vencedor em 1964?

Seria uma competição de eliminação pura, como sempre foi, sem grupos, sem participações múltiplas, para os 53 melhores dos melhores. Porque não?

Mas há uma questão que se põe: Com altas probabilidades de ambos vencedor e vencido de uma, digamos, Taça de Inglaterra participarem na Liga dos Campeões, quem deveria representar o país nesse caso? Poderia haver espaço para participação em duas competições europeias em simultâneo ou será que a Liga dos Campeões matou esta competição de vez?

A viabilidade dessa taça está respondida na 2ª parte da tua última pergunta (se a transformares numa afirmação). :wink:

A Champions é que devia ser reformulada, acho mal uma suposta liga dos CAMPEÕES ter equipas que ficaram em 4º lugar nos seus países, no máximo devia ir o segundo classificado. Aí a taça das taças tornaria a ser viável.

Isso é o que tu querias… bem diferente é o que a UEFA quer. E como são eles que mandam… :inde:

Infelizmente os clubes querem é o dinheiro da Champions. Não há qualquer amor ao prestígio.
A Liga dos Campeões parece uma 1ª divisão da ganância e a Liga Europa uma espécie de acção afirmativa para os pobres.

Os países menores deixaram-se dominar pelos cartéis do G14. A partir do momento em que as equipas podem ser campeãs europeias sem terem ganho o campeonato nacional, está tudo desvirtuado.

Seria muito fácil a UEFA solucionar a questão. Mas outros valores falam mais alto.

Bom tópico!

Já não sou do tempo desta taça, mas gostava que pelo menos se fizesse um esforço para a reactivar.
Outra competição que gostava que se criasse era a Taça Ibérica, que consistia num jogo entre o campeão espanhol e o português.

Estamos todos de acordo quanto a isso, Viridis. Mas o facto é que foi a UEFA a querer tomar este caminho por interesses monetários. E não tenho dúvidas nenhumas que não querem fazer o caminho inverso. Nós podemos com o nosso romantismo discutir isso, mas mais do que isso não podemos.

Estaria mais de acordo com o regresso da Taça Intertoto, mas agora decorrendo durante a época e com o formato a eliminar que a taça UEFA tinha antes da implementação da fase de grupos em 2004 (ou seja, só eliminatórias), sendo que só poderia participar uma equipa de cada país (ou duas, no caso do país vencedor, sendo o vencedor + 1) e a qualificação apenas fosse possível através da classificação na 1ªLiga (os vencedores/vencidos das taças continuariam a ir para a Liga Europa). No caso de Portugal, estariamos a falar do 6º/7º classificado, dependendo dos lugares para a Liga Europa.

Chamem-me Sportinguista-egoista mas, já que acabaram com a competição, eu defendo que se assim se mantenha.

Porque tenho especial orgulho em que o Sporting seja o único Clube português que tem este troféu, e que assim permanecerá.

Melhor, tem esta taça e é o único Clube português que ainda pode juntar todos os troféus Uefa, mesmo que alguns já tenham mudado de aspecto/formato (taça dos campeões europeus - champions league, taça intercontinental - mundial de clubes) ou de nome (taça uefa - liga europa)

Já tivemos perto de juntar a dita Taça Uefa ao que temos… e se houver justiça divina pelos fiéis e grandes Adeptos que tem, o Sporting mais tarde ou mais cedo enriquecerá o palmarés nessa vertente.

:arrow:

mas…

Na minha modesta opinião, sendo por dinheiro ou não… pois é o que a UEFA quer…
Deveria-se ter:

Taça das Taças - Para quem ganhou a Taça do País… não a Taça da Liga.
Liga Europa - Para 2º classificados
Liga dos Campeões - Como o nome indica… Para quem foi Campeão.

Mas… (desculpem outra mas)

Poderia também ser, e talvez fosse engraçado que em vez das Actuais Ligas Europas / Campeões, voltassem a Taças e ser um “mata-mata”… e aí sim… qualquer uma poderia ganhar… daria um gozo especial ver uma equipa de “escalão” inferior, ganhar a um “Grande”, num dia de inspiração total.

pela UEFA era só clubes ingleses, espanhóis, alemães, italianos e franceses na champions

Hás-de reparar que há sempre um conjunto absurdo de vagas na Champions para 6 países: 15 à partida (metade!) mais 6 em playoff. Isto é um abuso,

E 6 países porquê? para garantir que a França tenha sempre 3 equipas, mesmo que seja por vezes ultrapassada por Portugal ou pela Rússia.

Nada é ao acaso.

é isso e o platini ser francês e etc, as mesmas coincidências de sempre ::slight_smile:

Por mim a Champions deveria ser acesso directo somente para os campeões. O resto que fosse a playoff.

exactamente, fazer jus ao nome…

O problema é que isto mexe com muito dinheiro, e os países mais pequenos, que compõem metade da UEFA, vendem-se por pouco. Na última remodelação da Champions, arranjaram mais vagas para os pequenos… à custa dos países médios. E ainda melhoraram o acesso para os 3 da frente, dando 3 vagas directas.

Repara na jogada de mestre! Satisfazem a arraia miúda (Israel, Dinamarca, Suíça) e enfraquecem os países médios que ainda eram os que faziam alguma sombra.

Assim os da frente têm calendários mais tranquilos. O que tá a dar é Real, Barcelona, Manchester, Messi, Sir Alex, Abramovich, casas de apostas. Bora!

:arrow: :arrow: :arrow: Muitas setas para isto. Podia não apagar muitas injustiças que foram cometidas no mundo do futebol (apenas vou referir a relegação para segundo e terceiro plano de clubes históricos em prol da subserviência aos novos ricos) mas era um grande passo em frente para o renascimento do desporto rei na Europa.

como o Viridis também já disse para alguns o futebol está bem é a$$im

Nunca entendi e fui sempre contra a extinsao da Taça das Taças.
Esta Liga Europa é um nojo.
A CL é um negocio puro e duro.

Conclusao:

Regresso ao tempo da Taça dos Campeoes,Taças Taças e Taça Uefa

SL

Quem gostaria de ver o regresso da mítica?