E o essencial?

Época 1990/91

O Porto está a fazer uma grande época.
O Geraldão é o melhor marcador da equipa e resolve jogos atrás de jogos a favor do Porto.
O Benfica, por intermédio de Gaspar Ramos, dá a golpada, aborda o jogador e convence-o a mudar para o Benfica na época seguinte.
Pinto da Costa, logo em Janeiro, ao saber disso, decide mandar o Geraldão embora.
A equipa nunca mais se recompôs e, graças a esse golpe de bastidores, o Benfica conseguiu ser campeão.

Dados a reter:

  • a desestabilização promovida pelo Gaspar Ramos deu o título ao Benfica.

  • a atitude de Pinto da Costa, sacrificando o seu melhor jogador em nome do grupo, contribuiu para o espírito fortíssimo que se vive naquele clube. Coincidência ou não, a partir dessa altura, o Porto ganhou 7 dos 8 títulos seguintes.

2002/2003

Em Fevereiro de 2003 o Jardel jogava no Sporting.
Num jogo contra o Paços de Ferreira levantou a camisola e mostrou uma mensagem publicitária.
Nessa altura não estava regulamentado que não o podia fazer em competições da Liga.
Apesar disso a Comissão Disciplinar decidiu aplicar um castigo de um jogo ao Super Mário socorrendo-se de uma interpretação escandalosamente tendenciosa de um artigo genérico do Regulamento Disciplinar.
Mas mais: guardou essa decisão na gaveta durante 85 dias (!!!) e aplicou-a na véspera de um… benfica x Sporting, impedindo assim o Sporting de utilizar o jogador no clássico (que ganhámos).

  • ter a gente certa em determinados órgãos de decisão compensa, no futebol português.

Época 2002/2003

Mário Jardel acabado de ser campeão pelo Sporting, regressa de férias e surpreende meio mundo ao afirmar que quer abandonar Alvalade. Alega falta de condições psicológicas.
Sabe-se hoje que o fez a mando de José Veiga, que, na altura, já trabalhava em estreita colaboração com responsáveis (e futuros responsáveis) do Benfica.

Dados a reter:

  • o Benfica não tinha nada a perder. Mesmo que as suas intenções esbarrassem (como veio a suceder) na intransigência do Sporting, conseguia anular um jogador que, a jogar dentro das suas capacidades, resolveria muito provavelmente o título a favor da sua equipa.
    Lixou-se o jogador e lixou-se o Sporting. Golpe de mestre.

Outros casos:

Lisandro Lopez, dado como certo no Benfica. Quando tudo parece estar acertado, o caso prolonga-se, o Benfica fica a ver navios e o jogador aparece no Porto.

Falcão, dado como certo no Benfica. Quando tudo parece estar acertado, o caso prolonga-se, o Benfica fica a ver navios e o jogador aparece no Porto.

Kléber, dado como muito provável no Sporting, a não ser que “alguma das partes roa a corda”. Uma das partes roeu mesmo a corda e rejeitou uma oferta do Sporting, superior a uma do Porto, que tinha aceitado, apenas uns meses antes.

Iturbe, talvez o mais excitante jovem jogador da actualidade, vai parar ao Porto, assinando contrato, poucos dias antes do início do campeonato sul-americano de sub-20, após uma novela de contornos algo difusos.

Dados a reter:

  • o Porto trabalha (e muito bem) debaixo da mesa.

Manolo Vidal

Um bicho de balneário. Um velhote ternurento que se impunha naturalmente junto dos jogadores.
Um homem que promovia um tremendo respeito juntos dos técnicos e jogadores.
Um homem que com uma palmadinha nas costas e umas palavras sábias ditas ao ouvido, pôs na ordem muitas das vedetas que vestiram a nossa camisola.
Ao que se diz, nunca ninguém lhe levantou a voz.

Dado a reter:

  • a qualidade de gestão de um balneário pode fazer a diferença entre um título e um jejum prolongado.

Algumas notas mais recentes:

Palavras de Costinha a propósito do moutinho, ontem, dia 7 de Fevereiro de 2011

“Fui falar com ele quando cheguei ao clube, dizer que contava com ele. ´És o capitão, vamos iniciar um projecto’, disse-lhe e ele respondeu-me, ‘Ok, mas eu quero sair’”.
E atirou: "Isto não foi de um dia para o outro – toda a gente sabe a forma do FC Porto trabalhar”.

Época 2010/2011
João Pereira é expulso por palavras dirigidas ao árbitro no jogo em casa, contra o Portimonense. Faltam duas jornadas para o decisivo jogo na Pedreira, contra o Braga, no qual se vai decidir quem garante o 3º lugar. O jogador do Sporting é castigado com 2 JOGOS DE SUSPENSÃO, tendo sido o único caso em que, durante toda a época, um atleta foi punido com mais de um jogo, por idêntico motivo.

Por que raio é que fui buscar estes exemplos?

Misturar um pouco de história, com alguns factos do presente, pode ensinar muito mais do que se pensa.

Sabem qual é o nome disto tudo? COMPETÊNCIA.

Tenho lido com imensa atenção a grande maioria das intervenções neste fórum, a propósito das eleições de 26 de Março.
Apesar de reconhecer a validade de muitas das ideias apresentadas, parece-me que se está a descurar o essencial.
Mais, muito mais do que um fundo de 50 ou 100 milhões, o que precisamos é de uma equipa de elementos competentes a gerir todo o edifício do futebol do Sporting.

Gente que se saiba movimentar com eficácia no mundo do futebol.
Que saiba como ganhar a corrida pelo concurso de um jogador.
Que saiba perceber a qualidade e potencialidade de um jogador.
Que saiba impor um regime de exigência e sofreguidão pela vitória.
Que saiba baixar a garimpa a certas vedetas.
Que saiba lidar com os empresários.
Que saiba gerir as relações com os outros clubes.
Que saiba como colocar os homens certos nos lugares certos e com isso ganhar certas influências.
Que saiba mexer-se na comunicação social, defendendo-se a si ou gerindo a instabilidade de terceiros.

Enfim, alguns dos ingredientes essenciais para o surgimento dum futebol que ganhe títulos, que dê espectáculo, que entusiasme.
É, de longe, o mais poderoso combustível de Sportinguismo.

E isto, meus caros, é a base sobre a qual assentará tudo o resto: os fundos, os projectos, o marketing, as finanças, o ecletismo do clube e a paixão dos adeptos, etc.

Se esta base for frágil, tudo o resto acaba por cair aos poucos.
Sem isto, quaisquer 50 milhões ou qualquer projecto estruturante, se diluem em mais um mar de desilusão.

Numa altura em que cumpre escolher quem irá estar à frente do Clube, nos próximos anos, saibamos perceber o que é essencial.

Evidente.

(belo post)

tem sido um dos aspectos que mais tenho defendido… é essencial que o clube se saiba, pelo menos, defender… aliás, no tópico de “como deveria ser o presidente do Sporting” falo nisso.

Excelente post, Barbicane :clap:

Gente que se saiba movimentar com eficácia no mundo do futebol.
Que saiba como ganhar a corrida pelo concurso de um jogador.
Que saiba perceber a qualidade e potencialidade de um jogador.
Que saiba impor um regime de exigência e sofreguidão pela vitória.
Que saiba baixar a garimpa a certas vedetas.
Que saiba lidar com os empresários.
Que saiba gerir as relações com os outros clubes.
Que saiba como colocar os homens certos nos lugares certos e com isso ganhar certas influências.
Que saiba mexer-se na comunicação social, defendendo-se a si ou gerindo a instabilidade de terceiros.
Citando o Barbicane
Com este perfil assim á 1ª vista lembro-me do Luis Duque…agora se ele vai aparecer na lista certa ou não…isso já não faço ideia.

Muito bom Barbicane!

Excelente post.

Não sendo um fã incondicional da figura até porque considero que cometeu muitos erros na época pós título a única pessoa que nos últimos 15 anos lá vi com esse perfil foi Luís Duque. Não me desagrada, perante o cenário actual e a necessidade imperiosa de inverter a espiral depressiva do futebol leonino vê-lo regressar mas não pode ser sozinho. Tem de ser acompanhado e tem de ter a sua esfera de acção mais delimitada do que no passado pois parece-me dado a entusiasmos súbitos pouco recomendáveis no nosso estado. Agora uma coisa é inegável: fez o que tinha de ser feito para quebrar o jejum e ainda tem o mérito de ter querido trazer o mourinho, nós (foi mais o Dias da Cunha) é que não quisemos.

O principal erro foi ter deixado aquele Ferrari nas mãos do Inácio, que nitidamente não tinha unhas para ele, mas tambem não era fácil tomar a decisão de despedir o treinador acabado de ser campeão nacional…depois ainda tentou corrigir, mas ai já não o deixaram…para mal dos nossos pecados :inde:

B-R-I-L-H-A-N-T-E

Tenho visto comentários muito válidos que explicam muito da situação actual do SCP e opiniões que me parecem muito interessantes relativamente às soluções para o desastre actual…

Há umas coisas que tenho a dizer relativamente a uma tendência opinativa que sinto relativamente consolidada no fórum: a ideia de projecto… " não quero saber das pessoas mas sim de projectos "… " sem projectos, fulano não é válido "… " o projecto acima de tudo "… enfim… um plano é importante em qualquer instituição vencedora, direcciona as pessoas para um objectivo comum e um clube, que é o caso, para uma visão estratégica… considero isto, repito importante… mas sem pessoas ( competência ) e meios, não há projectos ganhadores, não há ideias, ambiciosas, que sejam concretizáveis… sem pessoas e meios, não há projecto/programa… que não passará de um conjunto de linhas bonitas mas apenas impressas em papel para as pessoas admirarem e congratularem-se por haver alguém que tenha essas ideias, mas que não passam disso… é apenas fumo sem fogo, que depressa se desvanece…

O Sporting, como um todo, está num momento decisivo da sua história e terá que saber o que quer… as coisas têm que mudar… ou redimensionamo-nos e mudamos de paradigma, cortamos por metade os custos com o coração do clube ( futebol, para que não haja mal entendidos ), apostamos sobretudo na Academia e consciencializamos-nos que durante uns anos não vamos ser grandes ou pelo menos não vamos competir como tal… e acreditando que a médio prazo vamos recuperar o nosso lugar ( sabe-se lá como ) ou esperemos que apareça de facto alguém com competências ( próprias e na escolha das competências da equipa que trouxer ) e meios que consiga acordar o clube no curto prazo. Acredito que o clube, por grande que é, seja apelativo ao aparecimento destas pessoas. Já.

Ora nem mais , sem estas coisas todas que mencionastes , nem com 100 milhoes!!
So acescentaria aqui uma coisa , o control dos arbitros!!
Muito bem visto!! :clap:

Não conhecia este user, mas rendo-me que grande texto…Era bom que os candidatos lessem este texto :clap: :clap:

Nisso já discordo. Não que considerasse Inácio um excelente treinador mas penso que boa parte do problema de entrada de Mourinho decorreu da forma como Inácio foi tratado, tendo este justificado carinho dos sócios. Aos critérios de hoje Inácio nunca teria sido despedido (não que os de hoje sejam recomendáveis) mas como o caso do benfica demonstra por vezes deve deixar-se a poeira assentar e dar uma oportunidade às pessoas. O Sporting tinha um excelente plantel e isso haveria de vir ao de cima, sendo que tendo um excelente plantel considero que Duque teve algum deslumbramento o que provocou notórios desequilíbrios (exemplo: Sá Pinto, João Pinto e Rodrigo Fabri, todos grandes jogadores para a mesma zona aproximada de terreno), ao mesmo tempo que cedeu em demasia às exigências dos empresários o que encheu o plantel de entulho (ex. bruno caires, embora saibamos que por vezes para conseguirmos um bom jogador temos de levar com um coxo, sucedeu o mesmo com Liedson, que nos obrigou a levar com o Ronny).

Isto não há fome de redacção que não dê em fartura!

Gosto de retrospectivas e análises concretas. Bom artigo, faz o meu estilo!

Antes demais, Excelente Artigo !

E acho que isto devia ser impresso, para todos os candidatos verem…e abrir a pestana a muitos sócios !

@ barbicane

Análise espectacular. É que não falha nada daquilo que é essencial. Duma forma sucinta, quase lacónica, consegues elaborar as linhas mestras do programa duma candidatura à Presidência do Sporting.

Aqui ficam os meus :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Percebi o objectivo do post e está muito bem conseguido.Parabéns :clap: :clap:

No entanto,e relativamente a transferências, não concordo com este quote.O que o Sporting precisa é de dinheiro,a competência vem por acréscimo.De que nos serve ter gente competente sem dinheiro??O Sporting não tinha hipótese de ir buscar o Falcão ou o Lisando por muita competência que tivesse.Para jogadores desse calibre é preciso ter guita caso contrário a competência dos nossos dirigente vai ser usada a tentar convencer o João Tomás ou o Previtali a deixarem o Rio Ave ou a Naval.

No aspecto das contratações só com a tal competência não íamos muito longe.É preciso é dinheiro,depois ter gente competente capaz de o gastar em jogadores de qualidade.

Quanto a gerir o balneário e a arranjar contactos obviamente que não é com bostinhas nem com coveiros que vamos lá,nesse aspecto tens toda a razão.

A competência vem por acréscimo?

Quando o dinheiro chega antes da competência, normalmente traz com ele kmets e pongoles.
Como em tudo na vida, a competência é a base do sucesso. A não ser que confies na sorte, claro.

E como é que queres ir buscar Lisandros e Falcões só com competência?Pongolo foi um acto de desespero para enganar os adeptos,foi uma vez sem exemplo que essa quantia tão alta foi gasta num jogador,não vamos fazer dele regra geral

Izmailov… tens vários jogadores comprados por nós a 3, 4 ME que não andam longe do custo de um Falcão… e se o tivéssemos ido buscar 1 ano antes, seria mais barato… o mesmo se aplica a outros. Competência é isto e isto gera dinheiro…